18 julho 2023

Rádio Jornal abre as comemorações de 75 anos com shows de forró no Recife

 Recife - Entre o destaque está apresentação de Flávio José

A Rádio Jornal FM 90.3 do Recife completou 75 anos de operação no início deste mês. A emissora iniciou as suas atividades em 780 AM, canal que recentemente passou pelo processo de migração AM-FM. A trajetória será celebrada com shows de artistas do gênero do forró. Entre o destaque está a apresentação de Flávio José.

Previsto para o dia 12 de agosto, o Encontro do Melhor do Forró é uma realização da ES Produções e acontecerá  no Clube Português do Recife. O evento vai reunir artistas, como Flávio José, Petrúcio Amorim, Maciel Melo e Nordestinos do Forró. 

Com uma carreira de 30 anos na música, Flávio José é um dos destaques do evento. Entre os sucessos que o profissional cantará no palco estão "Caboclo Sonhador", "A Casa da Saudade" e "Caia Por Cima de Mim".

"É um momento de celebrar e também de agradecer aos nossos ouvintes, que garantem a nossa audiência, aos parceiros comerciais, porque sem eles isso não seria possível e, principalmente, ao nosso grupo de funcionários que, com muita garra, muito esforço e muita dedicação, leva diariamente as informações para o ouvinte que está em todas as plataformas em que a Rádio Jornal está presente", disse o diretor executivo da Rádio Jornal, Vladimir Melo.

O show será transmitido ao vivo pela Rádio Jornal. Além disso, no dia 19 de agosto os telespectadores da TV Jornal/SBT poderão conferir um especial com os melhores momentos do evento.

Controlada pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, a emissora iniciou suas transmissões no dia 3 de julho de 1948, ainda em 780 AM. A Rádio Jornal tem entre os seus conteúdos de programação o jornalismo, esporte, prestação de serviços e entretenimento.

Panorama: 98 FM amplia vantagem na liderança em Curitiba; Mundo Livre FM continua avançando

 Curitiba - Massa FM mantém-se como vice-líder geral de audiência; Mercosul FM ganha posição no top 10

O mercado de rádio de Curitiba observou uma consolidação de algumas tendências apontadas em pesquisas anteriores que mostram como se dá o consumo do meio na capital paranaense e na região metropolitana. Essa movimentação está relacionada à composição do top 10 de audiência e também de alcance na região, com base na medição realizada de forma regular pela Kantar IBOPE Media. No geral, o FM teve um comportamento diferente da pesquisa anterior, variando de forma negativa em seu índice geral. No entanto, vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2023):

Sem mudanças de posições no top 5

 98 FM 98.9 (popular/hits) pode ser considerada o principal destaque da medição atual por dois motivos: manteve a liderança geral de audiência e alcance máximo conquistados a partir do levantamento passado e cravou nova alta em sua média de ouvintes por minuto, o que a deixa mais isolada no topo do ranking FM. Em alcance, a 98.9 FM está acima de 696 mil ouvintes diferentes.

Quase sem alteração em seu volume de audiência na comparação com a pesquisa anterior, a Massa FM 97.7 (popular/sertaneja) se mantém na vice-liderança neste quesito, estando ainda mais próxima da líder geral do que da sequência do ranking FM. Em alcance máximo, a 97.7 FM continua com o terceiro maior valor da Grande Curitiba, acima de 634 mil ouvintes diferentes.

Um dos principais destaques da medição, a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) superou novamente o seu melhor desempenho histórico em Curitiba ao avançar novamente em audiência, solidificando ainda mais a sua posição no top 3 de audiência. É a terceira pesquisa consecutiva com a 93.9 FM na terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No alcance, a Mundo Livre FM está acima de 407 mil ouvintes diferentes.

Ouro Verde FM Easy FM 105.5 aparece na sequência e manteve a quarta colocação geral de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), condição esta reconquistada pela FM a partir da medição anterior. Em alcance, a 105.5 FM registra mais de 426 mil ouvintes diferentes em 90 dias.

Completando o top 5 de audiência, a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) segue na disputa pela liderança geral em alcance na Grande Curitiba, rádio que detém o segundo maior valor do mercado neste quesito, com mais de 695 mil ouvintes diferentes em 90 dias. No ranking FM de audiência, a 103.9 FM é seguida pela Caiobá FM 102.3 (popular/hits), rádio que está próxima de 500 mil ouvintes no alcance máximo.

Mais destaques

A sequência do ranking FM de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) apresentou novidades na comparação com a pesquisa passada. A movimentação do meio posicionou a Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-esportes) na sétima colocação geral, rádio que também detém o quinto maior alcance máximo do meio, com 424 mil ouvintes diferentes.

Uma das novidades e surpresas do ranking FM de audiência, a Mercosul FM 92.9 (popular/sertaneja) avançou e agora aparece na oitava colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A estação estreou na medição a partir da pesquisa anterior e agora é seguida pela Clube FM 101.5 (popular/hits) em filtros gerais.

Isolada em sua colocação na medição geral de audiência, a BandNews FM 96.3 (jornalismo) continua completando o top 10 nos principais períodos, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 96.3 FM apresentou crescimento em seu índice na comparação com a pesquisa anterior.

Relativamente próximas no ranking FM de audiência, emissoras como Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica), Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes), Rádio T FM 104.9 (popular/hits) e Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop) aparecem na sequência do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Resumo dos destaques/mudanças:

- 98 FM cresce de novo e se isola na liderança geral de audiência
- Mundo Livre FM segue no top 3 e renova sua melhor marca em Curitiba
- Transamérica e Mercosul FM avançam uma posição cada no top 10 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o Blog acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

14 julho 2023

 

Rádio Cordeiro - Sua rádio na internet !

Fly 99 FM surge na Baixada Santista após migração AM-FM da Rádio Cacique

 Santos – Emissora foi percebida no ar nesta quarta-feira (12)

O dial da Baixada Santista conta com uma novidade. Está no ar desde esta quarta-feira (12), a Fly 99 FM 99.1 de Santos (SP), emissora que tem sua programação voltada ao formato religioso/gospel. A estação é originada da efetivação da migração AM-FM da tradicional Cacique AM 1510 de Santos, que teve autorização para migração publicada no final de 2022.

 Fly 99 FM conta com uma programação musical voltada ao formato gospel. A emissora terá programas ao vivo com interação com os ouvintes da Baixada Santista. A grade contará também com mensagens de líderes religiosos reconhecidos na região. A estação também já apresentou seu site oficial www.fly99fm.com.br.

Migrante AM-FM, a Fly 99 FM é uma concessão de classe A4, tendo uma ampla abrangência no litoral paulista. A autorização de migração da Rádio Cacique ocorreu no início de novembro de 2022 na frequência 79.3 FM. Em janeiro deste ano, a Anatel publicou uma Consulta Pública sugerindo a mudança para 99.1 FM, que foi efetivado.

No litoral paulista, a rádio está sendo sintonizada em regiões como São Vicente, Santos, Praia Grande, Guarujá, Cubatão e outras, alcançando um público diversificado.

Antes da Fly 99 FM, a última migrante AM-FM a estrear no dial FM santista foi a CBN FM 97.3, que iniciou sua transmissão em abril passado e teve sua estreia oficializada no final do mês passado. Ela é originada da antiga AM 590.

Rádio Bandeirantes inicia operação no eFM no Rio de Janeiro

 Rio de Janeiro – Estação foi percebida por ouvintes realizando transmissões da grade da Rádio Bandeirantes de São Paulo

Ouvintes do Rio de Janeiro captaram transmissões da Rádio Bandeirantes FM 84.9 nesta quinta-feira (14). A emissora que faz parte do Grupo Bandeirantes de Comunicação (que não confirmou o início das transmissões) estava retransmitindo a grade da Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo. Segundo informações que foram apuradas pela redação do Blog, a estação interrompeu a transmissão de seu sinal em AM 860 em maio, conforme autorização do Ministério das Comunicações.

De acordo com as informações que foram encaminhadas à redação do portal Blog, a Rádio Bandeirantes estava com transmissão da programação gerada em São Paulo, inclusive, com a partida entre Palmeiras e São Paulo, pelas quartas de final da Copa do Brasil. A redação entrou em contato com a direção do grupo, que não confirmou se a transmissão já é definitiva ou a rádio está em fase de testes.

Em maio, o Grupo Bandeirantes de Comunicações informou que a interrupção do sinal da Rádio Bandeirantes AM 860 do Rio de Janeiro havia sido autorizada pelo Ministério, diante da justificativa apresentada e nos termos da legislação. O processo de migração da rádio aguarda finalização.

A Rádio Bandeirantes iniciou suas transmissões em 860 AM em outubro de 2021. O canal que abrigou a Rádio Mundial e a CBN AM (que atualmente opera em 92.5 FM), que foi desativada em 2018. A mudança da emissora jornalística do Grupo Bandeirantes estava prevista em Consulta Pública da Anatel desde 2020.

Antes, a Rádio Bandeirantes operou em 1360 AM, estação que entrou no ar como Rádio Guanabara e foi adquirida pela família Saad nos anos 1970. A Rádio Bandeirantes iniciou suas transmissões no canal em 2005.

Ciclone extratropical causam prejuízos para emissoras de rádio de Blumenau (SC)

 Blumenau - Algumas emissoras tiveram as suas estruturas técnicas danificadas, como a Antena 1, CBN e Menina FM. As equipes técnicas das emissoras trabalham para o restabelecimento do sinal

A forte ventania causada pela passagem do ciclone extratropical por Santa Catarina causou vários transtornos em municípios do estado, bem como trouxe prejuízos no setor da comunicação. Em Blumenau, algumas rádios tiveram as suas estruturas técnicas danificadas, a exemplo da Antena 1 FM 88.1, CBN FM 95.9 e Menina FM 97.5. As equipes técnicas das emissoras trabalham para o restabelecimento do sinal no dial.

Com ventos que atingiram quase 100 Km/h, Blumenau foi uma das cidades de Santa Catarina que foram afetadas ontem (13) pela passagem das tempestades em forma de redemoinho. Segundo comunicado emitido pela RFC (Rede Fronteira de Comunicação), o fenômeno derrubou a torre da CBN FM e da Antena 1 FM, ambas estações sediadas em Blumenau.

Ainda segundo o comunicado, outra emissora atingida pelo ciclone extratropical foi a Menina FM. Neste caso, a emissora teve parte da torre danificada. Através do perfil no Instagram, a rádio se manifestou informando que estão temporariamente fora do ar e pediu para que a audiência migre para o digital até o restabelecimento das transmissões em 97.5 FM.

Segundo informações de colaboradores do Blog que residem na região do Vale do Itajaí, outras emissoras também tiveram os seus sinais prejudicados, a exemplo da Jovem Pan FM 88.7 de Blumenau, Clube FM 89.1 de Blumenau e 90 FM Lite Hits FM 90.5, todas estações também instaladas em Blumenau.

13 julho 2023

Rádio Lembrança - Os bons tempos estão de volta !

5G avança pelo Brasil e muda hábitos de usuários. Rádio pode se beneficiar

 São Paulo - Alguns usuários já consideram deixar a banda larga para ficar apenas com a rede móvel. Consumo de streaming de áudio pode ser impactado

Análise - O Blog tem acompanhado uma série de reportagens na mídia com as impressões de usuários sobre o 5G, que começa a pavimentar um caminho de previsões vistas antes da implantação da nova tecnologia no Brasil. Muitos analistas apontam que a conexão com a internet deixará de depender do uso residencial e comercial da banda larga e de aparelhos Wi-Fi, ficando mais acessível com o simples sinal da rede móvel, através do 5G. Com alta velocidade, boa cobertura e baixa latência, usuários já cogitam até abandonar planos de banda larga e ficar apenas com a rede móvel. Mas como isso afeta o rádio? Esse cenário abre uma janela de oportunidades para o crescimento digital das emissoras, mas também traz desafios. Acompanhe:

Quais eram os problemas das redes 4G e 3G? Alta latência, principalmente em áreas de grande concentração de pessoas, sombras no sinal e baixa velocidade. Pois bem, o 5G deve resolver isso: a latência, que é aquele tempo de resposta que o usuário leva até o carregamento de uma mídia, página ou qualquer conteúdo digital, está mais baixa do que a da banda larga na maioria das cidades brasileiras. A velocidade, segundo a editoria Tilt do UOL, supera facilmente os 400 Mbps de média em cidades como Curitiba, Porto Alegre e Teresina. Além das sombras de pontos de Wi-Fi nas residências, dependendo de como o usuário utiliza a internet, a rede móvel já pode dar conta da rotina.

nas cidades. Estando em qualquer lugar, o acesso à rede móvel fica facilitado. Mas algumas questões ainda precisam ser respondidas e provavelmente serão resolvidas com o tempo: custo para o usuário, diminuição de áreas de sombra do 5G, diminuição de gargalos de conexão (como em locais muito movimentados, de alta demanda), entre outros pontos. Pelo investimento empenhado, é possível que esses problemas sejam minimizados rapidamente, mas ainda há um cenário incerto sobre custos, que provavelmente será amenizado conforme a escala aumente.

Isso é ruim para o rádio via dial FM? Não necessariamente. Ainda não se vislumbra uma substituição de tecnologias e muito se fala em um futuro híbrido para o rádiounindo o que há de bom do sinal via FM ou rádio digital terrestre com os dados de internet. Isso tem sido amplamente debatido em fóruns e congressos do setor. O FM ou o rádio digital terrestre (DAB+, HD Rádio, por exemplo) são tecnologias de fácil uso, com receptores melhorando suas qualidades e são gratuitas (um dos pontos mais fortes que ajudam a manutenção da relevância desse tipo de entrega de conteúdo em áudio).

Contudo, o rádio precisa estar atento ao crescimento do 5G. Até onde é possível enxergar, considerando o que temos hoje disponível ao grande público em larga escala, existe uma real possibilidade de crescimento rápido da demanda por conteúdo digital, especialmente áudio via streaming. E isso é positivo para as emissoras, que já disponibilizam esse tipo de conteúdo, tendo como desafio tornar esse acesso de forma simples e rápida para o usuário, similar à lógica do rádio FM. Por ser um fluxo mais leve atualmente, a tendência de crescimento do streaming das emissoras com um 5G mais presente e estável é real, considerando a ampla oferta de smartphones de diferentes preços e marcas disponíveis no Brasil. A combinação de FM disponível nos aparelhos e conexão de dados pode representar um futuro próximo muito promissor para o conteúdo de rádio.

Com  1 ano de sua implantação completado no último dia 6, o 5G brasileiro ainda está expandindo sua implementação e, nas cidades onde já opera, a melhoria do serviço é percebida de forma gradativa. Segundo levantamento do MCom, já foram contempladas todas as 27 capitais; 26 municípios com mais de 500 mil habitantes; 454 de regiões metropolitanas e entornos; e 1.103 cidades com mais de 200 mil habitantes e regiões do entorno. A área de cobertura disponível para instalação beneficia cerca de 141 milhões de brasileiros (66,4% da população do país). E, no final de junho, outras 187 cidades já receberam a autorização para a implantação do 5G.

Panorama: Liberdade FM se consolida na vice-liderança; Rádio Itatiaia segue líder, e Light FM avança no top 10 em Belo Horizonte

 Belo Horizonte - A Rádio 107 FM também avança em audiência e retoma posição no top 10

O rádio mineiro acompanhou mais uma atualização da pesquisa que revela como está o consumo de rádio em Belo Horizonte e na região metropolitana da capital. No geral, o FM viu uma nova oscilação negativa em seus números gerais, mas ainda se mantém em patamar histórico elevado. Ocorreram mudanças no top 10 de audiência em filtros gerais. Acompanhe os destaques observados (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre de abril a junho de 2023):

Sem mudanças no top 5

Se o assunto é composição do ranking de audiência FM, não foram observadas mudanças na ordem das emissoras que ocupam o top 5 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isso em comparação com a pesquisa anterior. Melhor para a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes), que mantém a liderança geral de audiência de forma isolada, com pouca variação em relação à medição passada. No total de ouvintes únicos em 30 dias, a 95.7 FM ampliou sua marca, indo para 1.65 milhão nesse quesito.

A situação também é positiva para a Liberdade FM 92.9 (popular/sertaneja). A emissora parece ter consolidado sua condição de vice-líder geral em audiência, posição reconquistada em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a partir da pesquisa anterior. A 92.9 FM também registrou uma nova elevação em sua média de audiência, bem como no total de ouvintes únicos em 30 dias, agora com 1.18 milhão, sendo este o terceiro maior número da pesquisa.

BH FM 102.1 (popular/hits) aparece logo na sequência nos principais períodos da pesquisa, mais próxima da disputa pela vice-liderança geral do que da sequência do ranking FM. No total de ouvintes únicos, a 102.1 FM segue com o segundo maior valor da Grande Belo Horizonte, acima de 1.4 milhão em 30 dias.

Já a Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) aparece sozinha na quarta colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa e também com o quinto maior total de ouvintes únicos, acima de 930 mil em 30 dias.

E a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) também segue sozinha em sua colocação, com boa vantagem para a sequência do ranking FM, completando o top 5. No alcance e total de ouvintes únicos, a 99.1 FM tem o quarto maior número do mercado, acima de 1.12 milhão em 30 dias.

Mudanças no top 10

As mudanças na atual pesquisa de audiência ficaram reservadas para a sequência do ranking FM, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Rádio 107 FM 107.5, líder no formato religioso/gospel, foi um dos principais destaques da pesquisa e reconquistou a sexta colocação geral em filtros gerais. A estação é agora seguida pela 98 FM 98.3 (jovem/adulto-esportes). No total de ouvintes únicos, a 98.3 FM leva ampla vantagem e tem o sexto maior valor do mercado.

Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) continua sozinha na oitava colocação geral de audiência entre as FMs assinantes da pesquisa na Grande Belo Horizonte. No total de ouvintes únicos em 30 dias, a estação se aproxima dos 420 mil, sendo este o sétimo maior número do FM mineiro.

Outra novidade do ranking FM foi a Light FM 103.9 (adulto-contemporâneo), emissora que teve uma consistente variação positiva de audiência e subiu para a nona colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), um feito inédito para o projeto que foi lançado em setembro passado. A estação é seguida pela CDL FM 102.9 (adulto/alternativa) e pela Transamérica FM 88.7 (jovem/adulto-esportes).

Entre as assinantes, após a BandNews FM 89.5 (jornalismo/esportes), emissoras como CBN FM 106.1 (jornalismo/esportes), Rádio Inconfidência FM 100.9 (adulto/nacional) e Rádio Mix FM 90.3 (jovem/adulto-pop) aparecem na sequência, todas com alta de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Resumo dos destaques/mudanças:

- Rádio Itatiaia segue sozinha na liderança geral
- Liberdade FM consolida vice-liderança de audiência ao avançar novamente
- Rádio 107 FM cresce e ganha posição no top 10 no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias
- Light FM crava sua melhor posição no ranking dentro do top 10 no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o Blog acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

28 junho 2023

Transamérica FM anuncia volta do Estúdio Ao Vivo para toda a rede a partir de julho

 São Paulo – Atração contará com transmissão multiplataforma em áudio, vídeo e streaming

A Rede Transamérica, liderada pela Transamérica FM 100.1 de São Paulo, anunciou nesta terça-feira (27) que vai retomar a veiculação do tradicional programa Estúdio Ao Vivo. A atração, que faz parte da história da Transamérica, tem previsão de voltar à grade a partir de julho em parceria com a Showlivre, uma das mais renomadas produtoras e distribuidoras brasileiras de conteúdo audiovisual.

O “Estúdio ao Vivo” surgiu no final da década de 1980 com a apresentação de várias bandas do cenário pop e rock brasileiro que nasceram naquela época. Ganhou relevância nacional com a apresentação do “Estúdio ao Vivo” com Lisa Stansfield, em 25 de janeiro de 1990, inaugurando as transmissões via satélite da Rede Transamérica. O programa se tornou uma vitrine para bandas e artistas naquele momento com foco no áudio. 

“A Transamérica retoma com muita expectativa o programa ‘Estúdio ao Vivo’, numa parceria inédita com o Showlivre, e reforça seu pilar de conteúdo de entretenimento, reativando o programa. Será um marco no cenário musical e que vai mexer com o público ouvinte da emissora de todos os tempos, acostumado a produções exclusivas e com grande qualidade técnica. Nessa nova roupagem, ouvintes e fãs conseguem acompanhar ao vivo além do show, momentos especiais e descontraídos dos artistas, pequenas entrevistas entre uma música e outra, os bastidores do programa e detalhes de sua produção”, conta Fábio Faria, diretor executivo da Rede Transamérica de Comunicação. 

O programa também contou com a participação de inúmeros artistas nacionais e internacionais como por exemplo Paul Simon, Alanis Morissette, RPM, entre muitos outros. Grandes nomes como Rita Lee, Titãs, Seal, Lulu Santos, Legião Urbana, Faith no More, Os Paralamas do Sucesso, Roxette, Charlie Brown Jr., Ricky Martin, Mamonas Assassinas, Inner Circle, Capital Inicial, John Secada, Jota Quest, Skank e Anitta, entre muitos outros. Segundo a emissora, são cerca de mil registros nos acervos da rádio.

“Ao longo dos anos se tornou palco das principais atrações musicais brasileiras, mas com o início da pandemia, suas transmissões foram interrompidas. Agora remodelado, o espaço ganhará novamente força e expressão no cenário musical da Rádio Transamérica. Com a evolução técnica das transmissões e da internet, o espaço passa a contar com mais um formato de conteúdo digital, com vários atrativos”, diz Roberto Hais, coordenador artístico da Rede Transamérica.

Novo formato

O novo Estúdio ao Vivo será revitalizado. “O programa retorna suas apresentações em grande estilo, com exibição em várias plataformas digitais e o casting será elaborado pelo Hais. A collab traz de imediato um diferencial ao mercado, pois as atrações artísticas poderão usufruir de uma estrutura moderna, com equipamentos de alta tecnologia e profissionais de renome para realizarem sua produção para o rádio e os meios digitais”, afirma Fábio Faria.

A nova equipe do Estúdio Ao Vivo contará com equipe especializada de produção com direção geral e de imagem, produtores, iluminadores, cinegrafistas, roadies, técnicos de som, edição e transmissão de áudio e vídeo. A ideia é que os profissionais das duas empresas – Transamérica e Showlivre – trabalhem em conjunto para criar, produzir e comercializar novos produtos. 

“Parceiros de longa data, em momentos em que nem havia banda larga, o Showlivre e a Transamérica puderam juntos registrar grandes nomes da música brasileira. Agora, com recursos muito mais eficientes, acreditamos no início de nova fase bastante promissora. A música ganha um novo formato audiovisual multiplataforma, que garantirá acesso a fãs e artistas de todo país”, acrescenta Walter Abreu, diretor executivo do Showlivre. 

A atração estará presente no dial para toda a Rede Transamérica – que conta com 14 emissoras – e por streaming, no canal oficial no Youtube Transamérica FM, com transmissão no site e no Facebook da rádio e nos canais digitais do Showlivre.

 

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Associações emitem notas sobre ação do Ministério Público Federal contra a Jovem Pan

 São Paulo – ABERT, ACAERT, SERT-SC e ASSERPE demonstraram preocupação com pedido de extinção da outorga da emissora, considerando uma medida extrema do MPF

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT), a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Santa Catarina (SERT/SC) emitiram notas oficiais demonstrando preocupação com a ação civil do Ministério Público Federal (MPF), considerando uma medida extrema. Segundo o órgão, a emissora jornalística teria violado diretamente a Constituição e a legislação que trata do serviço público de transmissão em rádio e TV devido “ao alinhamento à campanha de desinformação que se instalou no país ao longo de 2022 até o início deste ano”. O Grupo Jovem Pan disse que ainda não havia sido notificado da ação. E a ASSERPE (Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco) endossou a nota emitida pela ABERT.

De acordo as notas, o pedido de extinção da outorga da emissora controlada pelo Grupo Jovem Pan seria uma medida grave e extrema. Além disso, as associações também ressaltaram que a “liberdade de programação das emissoras é fundamental para o livre exercício do jornalismo e para a existência do pluralismo de opinião, que devem ser sempre preservados.”

Na ação, o MPF também pede que a Jovem Pan seja condenada ao pagamento de R$ 13,4 milhões como indenização por danos morais coletivos. O valor corresponde a 10% dos ativos da emissora apresentados em seu último balanço. Além disso, o órgão também quer que a emissora “repare” os prejuízos da programação à sociedade, veiculando, ao menos 15 vezes por dia entre as 6h e as 21h durante quatro meses, mensagens com informações oficiais sobre a confiabilidade do processo eleitoral.

Outra parte

E contato com a redação do portal tudoradio.com, o Grupo Jovem Pan ressaltou que ficou sabendo da ação por meio da sala de imprensa do MPF e que ainda não havia sido notificado da ação e não há ainda qualquer tipo de manifestação do Judiciário, que seguramente garantirá à Jovem Pan o amplo direito à defesa.

Confira abaixo as notas oficiais da ABERT e da ACAERT/SERT

ABERT

Nota à Imprensa

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) considera muito preocupante a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), que solicita o cancelamento das outorgas concedidas à rádio Jovem Pan News. 

O cancelamento de uma outorga de radiodifusão é uma medida extrema e grave, sem precedentes em nosso Estado Democrático de Direito. 

A liberdade de programação das emissoras é fundamental para o livre exercício do jornalismo e para a existência do pluralismo de opinião, que devem ser sempre preservados.

A ABERT estará vigilante na defesa da liberdade de expressão e de imprensa e acompanhará os desdobramentos da ação.

ABERT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO

ACAERT/SERT

NOTA OFICIAL

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Santa Catarina – SERT/SC acompanham com profunda preocupação a ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) que busca o cancelamento das outorgas concedidas à rádio Jovem Pan.

O cancelamento de uma outorga de radiodifusão é uma medida de extrema gravidade, que flerta novamente com a censura.

A ACAERT e o SERT ressaltam que a liberdade de programação das emissoras de radiodifusão, e a liberdade de expressão, são pilares essenciais para o livre exercício do jornalismo sério e comprometido com a verdade, preservando assim as opiniões.

Comprometidos com a defesa da liberdade de expressão e da imprensa, a ACAERT e o SERT permanecerão acompanhando com atenção o andamento e desdobramentos dessa ação.

FÁBIO BIGOLIN                                         
Presidente da ACAERT                                          

HUMBERTO OHF DE ANDRADE
Presidente do SERT/SC

23 junho 2023

Ministério das Comunicações concede mais seis novas estações de FM na Amazônia Legal

 Brasília – Ao todo, são 124 autorizações, sendo 90 para o Amazonas, 6 em Rondônia e 28 no Acre

O Ministério das Comunicações concedeu mais seis estações de FM para o serviço de Retransmissão de Rádio (RTR) na Amazônia Legal. As outorgas concedidas irão beneficiar cerca de 313 mil brasileiros que moram em municípios amazonenses. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (21).

Segundo as designações feitas pelo MCom, serão beneficiados os municípios de Novo Airão, Humaitá, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Tabatinga e Rio Preto da Eva com programação de rádio em frequência modulada (FM). O MCom já concedeu 124 autorizações, sendo 90 para o Amazonas, 6 em Rondônia e 28 no Acre.

As outorgas são resultado do edital de chamamento público número 105, publicado em setembro de 2020. A chamada foi realizada exclusivamente para selecionar emissoras interessadas na prestação do serviço de RTR na Amazônia Legal. No início da semana, o Ministério das Comunicações (MCom) liberou três estações do serviço de Retransmissão de Rádio (RTR) na Amazônia Legal para Tefé, Boca do Acre e Carauari com programação de rádio em frequência modulada (FM).

Conforme previsto no Decreto 9.942/2019, as entidades deverão observar, antes de iniciar a execução, os prazos para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a solicitação do licenciamento da estação.


Programação da CNN Rádio conta com parceria com a creator e empresária Fabíola Kassin

 São Paulo – Influenciadora participa semanalmente do programa “CNN Manhã” com análises e curadoria de conteúdo

A CNN Brasil está investindo em editoria sobre estilo de vida, tendências em moda, beleza, bem-estar, decoração, e anuncia parceria com a influenciadora digital Fabíola Kassin. Além da grade da emissora de TV, a empresário também vai ocupar espaço no CNN Manhã, que vai ao ar pela CNN Rádio, em parceria com a Transamérica FM 100.1 de São Paulo.

À frente da plataforma Hypnotique, no ar desde 2017 com site, canal no Youtube, perfil no Instagram, Pinterest e Spotify, a Creator, empresária e influenciadora digital Fabíola Kassin soma quase 2 milhões de seguidores que acompanham diariamente suas experiências cotidianas, referências, tendências, apostas além de dicas de lifestyle, bem-estar, decoração, beleza e moda.

“A editoria ‘CNN LifeStyle’ nos coloca no radar de um público atento e exigente, que consome moda, beleza, bem-estar, decoração e estilo de vida sem abrir mão da legitimidade, qualidade e relevância. Por isso, a parceria com a Fabíola, referência de autenticidade nestes territórios”, reforça Virgilio Abranches, vice-presidente de Conteúdo e Operações da CNN Brasil.

Na CNN Rádio, a influenciadora participa semanalmente do programa “CNN Manhã” com análises e curadoria de conteúdo. “Estou muito feliz com minha chegada à CNN Brasil. Minha intenção é mostrar que moda e lifestyle vão muito além das tendências. Quero trazer um olhar autêntico e contemporâneo, vou desmistificar esses universos, abrindo o olhar das pessoas para uma vida cheia de estilo e inspiração. Prepare-se para mergulhar em um universo de autenticidade e personalidade”, conclui Fabíola.

 

Rádio Cordeiro - Sua rádio na internet !

Antena 1 já conta com mais ouvintes no digital do que no dial FM em São Paulo

 São Paulo - Dados são da plataforma Extended Rádio, que mostram um alcance de ouvintes pela Antena 1 maior no streaming do que em FM, evidenciando a expansão digital da marca

Nos últimos anos, a Antena 1 FM 94.7 de São Paulo (adulto-contemporâneo) tem investido em sua atuação em plataformas digitais, com foco no seu streaming de áudio. No planejamento, foram criadas ferramentas para promover e facilitar o acesso à programação ao vivo via online da emissora de São Paulo, além de uma série de campanhas publicitárias relacionadas. E mais um número parece evidenciar essa expansão digital da rádio: hoje, segundo o Extended Rádio da Kantar IBOPE Media, a Antena 1 São Paulo alcança mais ouvintes pelo digital do que pelo dial em FM. Acompanhe os detalhes:

No alcance terrestre, como é indicado pela plataforma, a Antena 1 conta com 1,5 milhão de ouvintes na Grande São Paulo, na pesquisa considerada para o período de maio na plataforma Extended Rádio, o que a posiciona entre os maiores alcances do rádio no país. E no digital, em alta, a Antena 1 aparece muito próxima da marca de 1,7 milhão de ouvintes, que é o maior valor registrado por uma rádio coberta pelo Extended Radio. No chamado alcance consolidado, que une os dois cenários, a Antena 1 registra 3,1 milhões de ouvintes, sendo o segundo maior valor total registrado na plataforma.

O avanço da Antena 1 no digital tem chamado a atenção, principalmente por seu foco no áudio online. Outra interpretação importante dos números é o fato de a 94.7 FM estar vivendo um bom momento em alcance na Grande São Paulo, onde estar acima de 1,5 milhão em 30 dias é um desempenho superior ao que a FM vinha registrando até 2020. Em resumo, é possível dizer que a Antena 1 ampliou seu alcance de ouvintes no dial, mas avançou de forma exponencial no digital, superando a marca de 1 milhão no online em março passado.

Desde o início do ano, a Antena 1 tem investido em campanhas para mostrar ao mercado e também para a audiência sobre o seu desempenho no digital. São peças veiculadas em veículos especializados, imprensa em geral, buscadores, redes sociais e também na própria emissora, com chamadas e citações até no RDS da rádio em São Paulo, em 94.7 FM.

E, paralelamente a isso, a Rede Antena 1 segue em expansão. Na segunda-feira (19) passada, a marca estreou em mais uma capital: foi inaugurada a Antena 1 FM 97.7 de Maceió (AL). E ainda sobre audiência, a rede se destacou ao alcançar a liderança geral no mercado de Campinas (SP), através da Antena 1 FM 107.5.

20 junho 2023

Ministério das Comunicações facilita comunicação de interrupção de serviço de radiodifusão

 Brasília - Processo é feito pelo Portal de Serviços do Governo Federal e analisado pelo Ministério das Comunicações

O Ministério das Comunicações (MCom) vem desburocratizando o setor de Radiodifusão e otimizando a qualidade dos serviços públicos prestados. Entre os serviços que estão com mais agilidade na comunicação é a informação da interrupção de serviço de radiodifusão, que pode ser feito pelo site do Ministério das Comunicações (MCom). O requerente precisa ser um representante legal da entidade, devidamente cadastrado na plataforma Gov.br ou estar vinculado à empresa na mesma plataforma.

O processo é feito pelo Portal de Serviços do Governo Federal e o solicitante deve ter um cadastro ativo na plataforma Gov.br. Após realizar o login, utilizando o CPF vinculado à respectiva Pessoa Jurídica, o usuário deve preencher um formulário informando o serviço que será interrompido, bem como as razões para a interrupção. 

Também é preciso registrar o período da interrupção e a data do retorno do serviço. Caso seja necessário, o documento será devolvido para correção e o solicitante terá um prazo de 10 dias para realizar os ajustes e reenviar o formulário para nova análise.

Além disso, o Ministério das Comunicações disponibiliza vários serviços digitais no Portal de Serviços do Governo Federal. Todas as páginas trazem uma breve explicação sobre cada um dos serviços, quem pode utilizá-lo, quais etapas para a sua realização e outras informações.

Na última terça-feira (13), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, se reuniu com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para discutir a elaboração da Estratégia Nacional de Governo Digital. A ação pretende modernizar e desburocratizar a administração pública por meio da adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para promover o acesso aos serviços digitais na plataforma Gov.Br.

Rádio Manchete confirma estreia de nova programação no Rio de Janeiro para o dia 3 de julho

 Rio de Janeiro – Emissora está em trâmite da migração AM-FM e vai operar em 76.9 FM

A Rádio Manchete AM 760 do Rio de Janeiro confirmou junto à redação do Blog que vai estrear sua nova programação no próximo dia 3. A emissora do formato popular/hits (que está em trâmite da migração AM-FM) também confirmou os nomes dos novos profissionais que irão integrar sua equipe artística, entre eles, o de William Travassos, que deixou o Grupo Jovem Pan em janeiro deste ano. O site Audiência Carioca já vem acompanhando a movimentação da Rádio Manchete desde maio.

No mês em que vai completar 43 anos no ar, a Rádio Manchete também deve começar a operar no dial FM da capital fluminense. Segundo informações do Mosaico da Anatel, a estação vai ocupar a frequência 76.9 FM, no chamado eFM. Além da transmissão no dial, a programação da Rádio Manchete também será distribuída em multimídia com site, áudios, vídeos, mídias sociais, transmissão pelo YouTube, caixas de som inteligentes, entre outros meios.

Além disso, a emissora também vai apresentar, a partir do dia 3, sua programação que será voltada para jornalismo, esportes, prestação de serviços, entretenimento e grade musical. “Montamos uma programação baseada no tripé: notícia, esporte e música. Vamos mesclar nomes consagrados e fórmulas de sucesso à jovens talentos, apostando na renovação e na integração total das mídias digitais e Internet”, destaca o CEO da Manchete, Raphael de França.

Pelo que foi informado ao Blog, a Rádio Manchete já está autorizada para operar em FM, mas a transmissão da 76.9 FM deverá ser fixada entre o final de julho e o mês de agosto. Até lá, a estação deverá realizar testes e finalizar a implantação da FM.

Novidades na equipe

A nova programação da Rádio Manchete também contará com nomes conhecidos. A emissora anunciou a volta do jornalista e radialista William Travassos na faixa matinal, com os programas “Bora pra Vida” de 6h às 7h e o “Café da Manhã” de 7h às 9h.  Logo depois chega Raphael de França e seu “Conexão no Ar”, das 9h às 12h. 

Além deles, a equipe também é formada por nomes como Fernando Ribeiro – Cabeção, Jorge Baccarin, Márcio Mio, Cláudia Jones e Elói De Carlo. A equipe esportiva terá o comando de Beto Jr. - Betão do Charla Podcast e Bruno Torelly, o Vegeta.

Histórico

A Rádio Manchete foi inaugurada em 15 de julho de 1980 pelo empresário Adolpho Bloch, então dono do Grupo Bloch, que havia adquirido sua antecessora, a Rádio Federal, na década de 1970, e começou com programação popular, chegando a posicionar-se entre uma das três mais ouvidas do Rio de Janeiro. 

Pela emissora passaram comunicadores cujos nomes que contam a história do rádio carioca, como Luiz De França, Roberto Canázio, Mário Belisário, Alexandre Ferreira, Mário Esteves, David Rangel, Cidinha Campos, Kleber Sayão, Paulo Bob, Edmo Luiz, João Guilherme, Daniel Pereira, Ronaldo Castro, Waldir Luiz, Marcus Vinícius, entre outros

 

 

Rádio Forró - A melhor do Brasil !

Panorama: 98 FM assume liderança de audiência em Curitiba. Mundo Livre FM avança no top 3 e Ouro Verde FM Easy no top 5

 Curitiba - Massa FM é vice-líder. Mercosul FM é a novidade no top 10 de audiência

Na semana passada, o mercado de rádio em Curitiba acompanhou mais uma atualização da pesquisa da Kantar IBOPE Media que mostra o consumo de rádio na praça. E, no geral, a notícia para o rádio em Curitiba é positiva: houve um aumento na média de ouvintes concentrados no FM local, em comparação com a pesquisa anterior. Vários destaques foram observados, inclusive com mudança no topo do ranking de audiência. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2023):

Nova líder

Após um período de acirramento da disputa pela liderança geral de audiência na Grande Curitiba, a 98 FM 98.9 (popular/hits) assumiu o posto nos principais períodos da pesquisa, o que inclui o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso não acontecia desde o começo de 2020, ou seja, há mais de 3 anos. A concorrência pela primeira colocação ainda segue acirrada, mas na pesquisa atual a 98 garantiu a primeira posição em audiência e também em alcance (liderança que já era mantida pela FM), próxima de 700 mil ouvintes diferentes

Massa FM 97.7 (popular/sertanejo), que esteve à frente nos últimos três anos no ranking FM de audiência, segue próxima da 98 FM nos principais períodos da pesquisa. Na medição passada, a 97.7 FM tinha completado 3 anos ininterruptos como líder de audiência, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em alcance máximo, a Massa FM está acima de 650 mil ouvintes diferentes, terceiro maior valor do rádio local.

E, pela segunda vez consecutiva, a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) aparece no top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa, o que inclui o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na pesquisa atual, a Mundo Livre FM renovou o seu melhor desempenho histórico, ampliando sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior.

O avanço da Mundo Livre FM defendeu a rádio em relação ao forte crescimento visto na Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo) em filtros gerais, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com isso, a 105.5 FM voltou a se aproximar na disputa pelo top 3 de audiência e ganhou uma posição em relação à pesquisa anterior, estando hoje à frente da Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop). Na pesquisa passada, a Ouro Verde FM havia retornado ao top 5.

Já sobre a Jovem Pan FM, a rádio completa o top 5 de audiência nos principais períodos do ranking FM, além da liderança entre as FMs de seu formato. No alcance máximo, a 103.9 FM voltou a acirrar a briga pela primeira colocação geral, acima de 696 mil ouvintes diferentes.

Também em alta, a Caiobá FM 102.3 (popular/hits) segue como a rádio mais próxima do top 5 de audiência e diminui a distância que a separa das estações que estão à frente em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais destaques

Três rádios cravaram marcas muito próximas no ranking FM de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Clube FM 101.5 (popular/hits) abre essa sequência, tendo a Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-esportes) muito próxima em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 100.3 FM apresentou nova alta em sua média e acirra a disputa pela sétima colocação geral de audiência.

Mercosul FM 92.9 (popular/sertaneja) é a novidade do top 10 na atual medição. A emissora passou a assinar a pesquisa de audiência e sua média a coloca entre os dez maiores volumes do mercado curitibano, estando muito próxima da Clube FM e da Transamérica em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de uma boa vantagem para a sequência da pesquisa.

Com isso, a BandNews FM 96.3 (jornalismo) volta a ser a rádio em FM que fecha o top 10 de audiência na Grande Curitiba entre as assinantes da pesquisa, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora está sozinha em sua colocação no ranking FM.

A sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com rádios com marcas muito próximas na média de ouvintes por minuto. A lista é iniciada pela Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica), seguida de perto pela Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes), Rádio T FM 104.9 (popular/hits), Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop) e Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes). Se somada à audiência da AM 550, a Banda B tem o nono maior volume da praça. Na comparação com a pesquisa passada, Rádio T e Rádio Mix FM ganharam posições.

Resumo dos destaques/mudanças

- 98 FM assume liderança geral de audiência em filtros como o 05h-00h/FM+WEB/todos os dias
- Mundo Livre FM cresce e se mantém no top 3 de audiência
- Ouro Verde FM Easy ganha posição e se aproxima do top 3 de audiência
- Transamérica acirra disputa por posição em ranking geral de audiência
- Mercosul FM estreia no ranking FM e já aparece no top 10 de audiência

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o Blog acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.