Curitiba - Massa FM é vice-líder. Mercosul FM é a novidade no top 10 de audiência
Na semana passada, o mercado de rádio em Curitiba acompanhou mais uma atualização da pesquisa da Kantar IBOPE Media que mostra o consumo de rádio na praça. E, no geral, a notícia para o rádio em Curitiba é positiva: houve um aumento na média de ouvintes concentrados no FM local, em comparação com a pesquisa anterior. Vários destaques foram observados, inclusive com mudança no topo do ranking de audiência. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2023):
Nova líder
Após um período de acirramento da disputa pela liderança geral de audiência na Grande Curitiba, a 98 FM 98.9 (popular/hits) assumiu o posto nos principais períodos da pesquisa, o que inclui o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso não acontecia desde o começo de 2020, ou seja, há mais de 3 anos. A concorrência pela primeira colocação ainda segue acirrada, mas na pesquisa atual a 98 garantiu a primeira posição em audiência e também em alcance (liderança que já era mantida pela FM), próxima de 700 mil ouvintes diferentes
A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo), que esteve à frente nos últimos três anos no ranking FM de audiência, segue próxima da 98 FM nos principais períodos da pesquisa. Na medição passada, a 97.7 FM tinha completado 3 anos ininterruptos como líder de audiência, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em alcance máximo, a Massa FM está acima de 650 mil ouvintes diferentes, terceiro maior valor do rádio local.
E, pela segunda vez consecutiva, a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) aparece no top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa, o que inclui o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na pesquisa atual, a Mundo Livre FM renovou o seu melhor desempenho histórico, ampliando sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior.
O avanço da Mundo Livre FM defendeu a rádio em relação ao forte crescimento visto na Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo) em filtros gerais, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com isso, a 105.5 FM voltou a se aproximar na disputa pelo top 3 de audiência e ganhou uma posição em relação à pesquisa anterior, estando hoje à frente da Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop). Na pesquisa passada, a Ouro Verde FM havia retornado ao top 5.
Já sobre a Jovem Pan FM, a rádio completa o top 5 de audiência nos principais períodos do ranking FM, além da liderança entre as FMs de seu formato. No alcance máximo, a 103.9 FM voltou a acirrar a briga pela primeira colocação geral, acima de 696 mil ouvintes diferentes.
Também em alta, a Caiobá FM 102.3 (popular/hits) segue como a rádio mais próxima do top 5 de audiência e diminui a distância que a separa das estações que estão à frente em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Mais destaques
Três rádios cravaram marcas muito próximas no ranking FM de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Clube FM 101.5 (popular/hits) abre essa sequência, tendo a Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-esportes) muito próxima em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 100.3 FM apresentou nova alta em sua média e acirra a disputa pela sétima colocação geral de audiência.
A Mercosul FM 92.9 (popular/sertaneja) é a novidade do top 10 na atual medição. A emissora passou a assinar a pesquisa de audiência e sua média a coloca entre os dez maiores volumes do mercado curitibano, estando muito próxima da Clube FM e da Transamérica em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de uma boa vantagem para a sequência da pesquisa.
Com isso, a BandNews FM 96.3 (jornalismo) volta a ser a rádio em FM que fecha o top 10 de audiência na Grande Curitiba entre as assinantes da pesquisa, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora está sozinha em sua colocação no ranking FM.
A sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com rádios com marcas muito próximas na média de ouvintes por minuto. A lista é iniciada pela Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica), seguida de perto pela Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes), Rádio T FM 104.9 (popular/hits), Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop) e Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes). Se somada à audiência da AM 550, a Banda B tem o nono maior volume da praça. Na comparação com a pesquisa passada, Rádio T e Rádio Mix FM ganharam posições.
Resumo dos destaques/mudanças
- 98 FM assume liderança geral de audiência em filtros como o 05h-00h/FM+WEB/todos os dias
- Mundo Livre FM cresce e se mantém no top 3 de audiência
- Ouro Verde FM Easy ganha posição e se aproxima do top 3 de audiência
- Transamérica acirra disputa por posição em ranking geral de audiência
- Mercosul FM estreia no ranking FM e já aparece no top 10 de audiência
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o Blog acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.