08 fevereiro 2023

Rádio Lembrança - Os bons tempos estão de volta !

Udesc FM muda de porte técnico e amplia sua abrangência na Grande Florianópolis

 Florianópolis - A estação já opera com as novas configurações técnicas. Entre os investimentos está a aquisição de um novo transmissor

A Udesc FM 100.1 de Florianópolis finalizou o seu processo de melhorias técnicas e já opera com maior potência na Grande Florianópolis. Entre os investimentos realizados está um novo transmissor. A emissora é integrante da Universidade do Estado de Santa Catarina e já está no ar há 25 anos.

Com as novas configurações técnicas, a Udesc FM avançou de A4 para A3 na sua classe de operação, ampliação que já possibilita melhores condições de abrangência dentro da sua área de cobertura, bem como o avanço na lista de municípios que não recebiam anteriormente o sinal da emissora.

A promoção de classe de operação veio acompanhada de investimentos técnicos, entre eles a aquisição de um novo transmissor, conforme informações da emissora. “A qualidade do sinal é uma questão primordial para prestarmos um bom serviço”. “Subimos de patamar nesse quesito, e isso fará diferença no curto e médio prazo”, afirmou o coordenador da Udesc FM de Florianópolis, Ivan Tonon.

Já para o secretário de Comunicação da Udesc, Rodrigo Schmitt, a melhoria do sinal é uma demanda muito importante. “Fizemos um esforço para conseguir a autorização e efetivar a compra dos equipamentos, reforçando a atuação desse importante veículo de comunicação e divulgação da universidade”.

Com atuação na Grande Florianópolis, a Udesc FM tem programação voltada ao formato adulto-contemporâneo, mesclando em sua programação músicas dentro dos estilos adulto, rock, alternativo e lado B. Além de atuar em Florianópolis, a marca também está presente em Joinville (91.9 FM) e Lages (106.9 FM), municípios localizados respectivamente nas regiões do Norte Catarinense e Meio Oeste.

Receita digital tomba entre o final de 2022 e o começo de 2023. Reação deve vir no 2º semestre

 São Paulo - Curvas no investimento de anúncios digitais foram atípicas em 2022 e apontam um começo de ano fraco

Recentemente o tudoradio.com havia publicado um panorama que relatava a movimentação atípica no final de 2022 sobre a Black Friday brasileira, isso em relação às vendas e orçamentos destinados à anúncios. De fato, o período que tende a ser positivo para quem depende da mídia digital foi "morno" para "fraco" no final do ano passado. E um levantamento feito pela PlayWire mostrou que a frustração do período foi algo mais amplo, que atingiu todo o segundo semestre de 2022 e já afeta 2023. Na conta, segundo análises, estão as incertezas com a economia global.

Para quem depende da mídia local e de vendas off-line, o final de 2022 variou conforme a característica de cada mercado, pensando na publicidade em rádio. Muitos radiodifusores relataram um período abaixo da expectativa, enquanto outros comemoraram os resultados. Já no digital, a movimentação foi mais uniforme: de queda no volume do orçamento para anúncios, muito abaixo dos recordes históricos vistos em 2021. E isso foi global.A baixa do final do ano também impactou no mês de janeiro de 2023, com o período registrando o menor volume de investimento em mídia digital dos últimos cinco anos, inclusive se comparado com o período do início da pandemia da covid-19, que freou os investimentos de diversos setores em todo o planeta.

Modelo digital em cheque?

Não necessariamente. Segundo especialistas do setor ouvidos pelo tudoradio.com, a retração do mercado, que deve continuar nos primeiros meses de 2023, está mais relacionada às notícias de desaceleração da economia mundial ou até mesmo de recessão nos principais mercados globais. E isso inclui o Brasil. Mas há uma perspectiva de melhora para o segundo semestre de 2023.

Por contar com ferramentas que otimizam mais os recursos e até mesmo a possibilidade de pausar campanhas, os volumes de investimento em mídia digital oscilam mais rapidamente do que os outros formatos de publicidade. Porém, notícias positivas que começam a surgir, como o da economia dos Estados Unidos, podem acelerar a retomada.

De qualquer forma, frear investimentos na entrega digital de conteúdo não aparenta ser uma boa estratégia, já que uma das maneiras de tornar esse modelo de negócio viável é ampliar a escala de consumo das plataformas. E isso serve para as emissoras de rádio que investem no digital.



06 fevereiro 2023

 

Rádio Cordeiro - Sua rádio na internet !

Ministério das Comunicações publica calendário de flexibilização ou dispensa da transmissão da Voz do Brasil

 Brasília – Portaria nº 8.355 foi publicada nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial da União

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou nesta segunda-feira (6), a Portaria nº 8.355 que estabelece o calendário de flexibilização ou dispensa do horário de retransmissão do programa A Voz do Brasil em 2023. As rádios poderão mudar o horário ou até mesmo suspender a transmissão do programa estatal, dependendo do evento em que a emissora estiver realizando a cobertura.

Segundo a publicação que foi feita nesta segunda-feira, as alterações nas transmissões da Voz do Brasil poderão ser feitas em datas de aniversário de municípios, bem como na dos respectivos padroeiros. Com isso, as emissoras que desejarem veicular ações, eventos ou informações relativas à comemoração estarão dispensadas de retransmitir o programa.

Além disso, a portaria estabelece, ainda, que as rádios que transmitirem os jogos de futebol da seleção brasileira, de equipes brasileiras em campeonatos de futebol estaduais, nacionais, sul-americanos ou internacionais, estão autorizadas a ter o horário flexibilizado em duas ocasiões. Caso a transmissão dos jogos com início marcado entre as 19h e 20h30, o programa poderá ser retransmitido, sem cortes, com início até as 23h do mesmo dia. 

Ou então, a transmissão de jogos com início marcado para depois das 20h30, o programa poderá ser retransmitido, sem cortes, antes do jogo, nos horários originalmente previstos, ou com início até as 23h30 do mesmo dia. A portaria permite, ainda, que a retransmissão da Voz do Brasil seja dispensada no caso de partidas com prorrogação, decisão por cobranças de pênaltis, ou por força maior durante o jogo, que impeça seu término até o horário fixado para o início da transmissão do programa nos dias de jogos.

O MCom também atendeu a pedidos da ABERT e acrescentou autorização de dispensa para os casos de jogos sucessivos que terminem após as 23h30, independentemente de intercorrências. Também a pedido da associação, foi acrescentada a possibilidade de flexibilização ou dispensa, conforme o caso, para cobertura jornalística ao vivo de eventos, manifestações ou acontecimentos de grande apelo ou repercussão pública.

ABERT poderá fazer novas solicitações de flexibilização ou dispensa

Como associação representativa das emissoras de rádio, a ABERT também poderá solicitar a inclusão de casos adicionais de flexibilização ou dispensa de retransmissão do programa, além dos previstos no calendário. Para facilitar o envio dos pedidos pelos radiodifusores associados, a ABERT disponibilizou o formulário eletrônico em seu site.

O formulário deverá ser preenchido com: indicação do evento; previsão de data e horário para flexibilização ou dispensa da retransmissão; abrangência – se nacional, estadual, distrital ou municipal; e uma breve justificativa sobre a importância de transmissão e cobertura jornalística do evento para os ouvintes.

Para os casos não previstos no calendário, o formulário deve ser encaminhado com antecedência mínima de 10 dias da data do evento, salvo quando o fato que der causa ao requerimento não puder ser previsto com maior antecedência.

No entanto, a ABERT recomenda que o formulário seja enviado à Associação 15 dias antes da data do evento. Após o preenchimento e envio do formulário eletrônico com todas as informações, a ABERT tomará as medidas necessárias para formalizar o pedido junto ao Ministério das Comunicações.

Em caso de dúvidas, o setor jurídico da ABERT está à disposição pelo e-mail: juridico@abert.org.br.

Rádio Marconi FM comemora 72 anos com ação solidária e sorteia vale-viagem

 A Rádio Marconi FM 99.9 de Urussanga está completando 72 anos de operação durante o decorrer deste mês. Como forma de comemorar, a emissora está promovendo uma ação solidária, que irá resultar no sorteio de um vale-viagem. Para participar, os interessados devem efetuar a doação de alimentos. O sorteio está previsto para ocorrer nesta sexta-feira (10).

No próximo dia 10 a Rádio Marconi FM, emissora com programação voltada ao formato popular/jornalismo, vai completar 72 anos de atividades. Para comemorar junto à sua audiência, a rádio preparou uma ação com fins solidários. Os alimentos serão direcionados à Cáritas Paroquial e ao Paraíso da Criança, as entidades darão o destino correto para os alimentos.

A cada 1kg de alimento doado, o participante da promoção vai receber um cupom para depositar na urna que está na recepção da emissora. Quanto maior a doação, maiores serão as chances do inscrito ganhar o prêmio, já que este terá direito a mais cupons.

O sorteio do vale-viagem no valor de R$3.000,00 está previsto para ser realizado na próxima sexta-feira (10), durante o programa Ponto de Encontro.

Com programação voltada ao formato popular/hits, a Rádio Marconi FM atua no Litoral Sul catarinense. A estação que abriga a emissora é identificada como classe A1 de operação e é originada por meio de processo de migração AM-FM. Entre os municípios que recebem a rádio estão Criciúma, Araranguá, Laguna, Torres, entre outros.

03 fevereiro 2023

Integrado ao chip FM em smartphones, aplicativo Freeradio é lançado na Google Play Store

 São Paulo - Iniciativa conta com a parceria de empresas como Motorola e Samsung e possibilita integração entre streaming e sinal de FM

Um dos futuros apontados para o rádio em todo o planeta é o "modelo híbrido", ou seja, um formato de entrega do conteúdo ao vivo de rádio que une o sinal FM das emissoras e dados de internet, como streaming e metadados. E isso é o que um aplicativo móvel chamado freeradio é capaz de providenciar aos ouvintes. Ou seja: quem possui um dispositivo com sistema operacional Android, pode usar o novo app para ouvir rádio via FM e, no mesmo lugar, ter acesso ao streaming ao vivo das emissoras e outros dados relacionados às estações. A plataforma já foi lançada e conta com a parceria de empresas como Samsung e Motorola.

As duas empresas líderes de celular no país, Samsung e Motorola, estão embarcando o aplicativo freeradio como solução nativa, ou seja, a plataforma já estará disponível no aparelho sem a necessidade de baixá-lo em uma loja, como na Google Play Store. Porém, para quem tem aparelhos mais antigos ou já em uso, basta fazer o download gratuitamente. 

O sistema é fácil de usar: você escolhe a rádio de sua preferência e, se o sinal em FM dela estiver disponível em sua localidade, ele será disponibilizado. Assim, o ouvinte não consome dados de internet com o áudio da emissora e pode acessá-la mesmo se estiver sem conexão de dados. Porém, se você estiver fora da área de cobertura em FM da estação desejada, o sistema entregará o áudio via streaming, necessitando de conexão via internet.

A ideia é similar ao que é discutido nos Estados Unidos e na Europa, principalmente no setor automotivo, porém disponibilizada em dispositivos móveis pela freeradio. Montadoras como a alemã Audi, Mercedes, entre outras, também disponibilizam sistemas "híbridos" que unem o sinal de FM com os dados de internet, alternando automaticamente a depender da recepção. E, assim como ocorre nesses receptores, o freeradio acaba oferecendo mais dados sobre a estação (logotipo, dados de programação, playlists, conteúdos específicos, etc), por contar com conexão com a internet (e não apenas o sinal em FM e o RDS).

Além da Motorola e da Samsung, a Hands Mobile é uma das parceiras do projeto da freeradio na área de publicidade, que conta também com o apoio do tudoradio.com. Emissoras de rádio como 89 FM A Rádio Rock FM 89.1, Alpha FM 101.7 e Rádio Disney FM 91.3 já veiculam chamadas de divulgação da freeradio.

01 fevereiro 2023

 

Polo de Confecções de Pernambuco

Rádio Itatiaia estreia programação em Ipatinga (MG) no dia 1º de março

 Belo Horizonte – Estação faz parte do guarda-chuva da Rede Itasat e atualmente abriga a programação da Jovem Pan FM

A Rede Itasat, liderada pela Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte vai aumentar a sua abrangência no estado mineiro. Segundo informações que foram apuradas pela redação do Blog, a marca passará a transmitir sua programação a partir de Ipatinga, operando na frequência 102.3 FM e será conhecida como Itatiaia Vale do Aço.

Atualmente, o canal abriga a programação da rede liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo. A Jovem Pan FM 102.3 de Ipatinga vai continuar operando até o próximo dia 28. A partir do dia 1ºde março, a futura Rádio Itatiaia FM 102.3 de Ipatinga assume a frequência.

A futura Itatiaia Vale do Aço contará com programação local, aproveitando profissionais que atualmente estão na afiliada mineira da Jovem Pan FM. Além disso, a Rádio Itatiaia deverá reforçar sua equipe com outros profissionais que já estão sendo contratados.

A 102.3 FM de Ipatinga é uma emissora própria da Rede Itasat e que, a partir de março, também terá a transmissão de alguns programas veiculados para toda a rede. Além disso, a emissora contará com prestação de serviço, jornalismo e interação com os ouvintes da região conhecida como Vale do Aço, abrangendo Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, entre cidades.

A estação fez parte da negociação envolveu todas as emissoras próprias da Rede Itatiaia, que foi adquirida pelo empresário Rubens Menin. Além da 102.3 de Ipatinga, as emissoras próprias que fazem da Rede Itasat são a Rádio Itatiaia AM e FM de Belo Horizonte, além da Rádio Itatiaia FM 105.3 de Juiz de Fora, Rádio Itatiaia FM 100.3 de Montes Claros, Rádio Itatiaia FM 89.3 de Ouro Preto e a Rádio Itatiaia FM 100.9 de Varginha. 

Ainda sobre Ipatinga, a Rádio Itatiaia já atuou na região Vale do Aço através de uma afiliação com a 97.1 FM de Timóteo. A Jovem Pan FM, por sua vez, tem uma longa história na cidade, sendo transmitida na frequência 102.3 FM desde 18 de outubro de 2006, registrando uma trajetória positiva de audiência e reconhecimento local.

EP FM em SP, Rádio Mix FM em SC, JC FM em PE… virada de mês movimentada no dial

 São Paulo - EP FM no Centro Paulista no lugar da CBN. Rádio Mix FM amplia cobertura na capital catarinense e Rádio JC FM estreou na segunda (30)

Segue em ritmo acelerado as mudanças em diferentes mercados de rádio do país. Hoje (1º) ocorre o início das expectativas das emissoras EP FM 103.9 de São Carlos (SP) e também EP FM 95.7 de Araraquara (SP), estações locais geradas pelo Grupo EP e que substituíram a CBN no interior paulista. Quem também substituiu a rede jornalística foi a Rede Mix de Rádio, em troca ocorrida na Grande Florianópolis (SC). Por fim, na última segunda-feira, ocorreu a implantação da Rádio JC FM em quatro mercados pernambucanos. Acompanhe:

Reposicionamento da Rádio Mix em Florianópolis e região

A Rede Mix de Rádio e a CBN estão envolvidas em mudanças no território catarinense neste primeiro dia de fevereiro. Já estão no ar as emissoras Rádio Mix FM 91.3 de Florianópolis e também Rádio Mix FM 102.3 do "Vale Litoral SC", com sede na cidade litorânea de Tijucas. As estações foram reposicionadas à partir do primeiro minuto deste dia 1º de fevereiro e, às 18h00, serão apresentadas em rede nacional, na abertura do programa MixTudo.

O que aconteceu: a Rádio Mix FM chegou a região de Florianópolis em janeiro de 2022, quando inaugurou a atual Rádio Mix FM 102.3, estação que parte com o seu sinal de Nova Trento e é controlada pelo Grupo Roberto Castagnaro. Porém, a cobertura de sinal da emissora era parcial na capital catarinense. Aos poucos a afiliada foi deslocada para a região de Itapema e Tijucas, onde esse mesmo grupo de comunicação mantinha outra afiliada da Rede Mix de Rádio.

A partir de hoje (1º), o Grupo Roberto Castagnaro passa a operar na Grande Florianópolis com a Rádio Mix FM 91.3, estação que parte com o seu sinal de Governador Celso Ramos e tem boa cobertura de sinal na capital catarinense. Já a 102.3 FM fica fixada para a região compreendida entre as cidades de Itapema, Bombinhas, Tijucas, Nova Trento, entre outras, se identificando como "Mix Vale Litoral SC".

Antes de assumir a grade da Rede Mix de Rádio, a 91.3 FM passou os últimos dois anos em operação conjunta com a CBN, do Grupo NSC, reforçando a presença da até então AM 740 no dial FM da região. Com o processo de migração AM-FM da CBN finalizado, a rede jornalística ficará exclusiva em 90.3 FM, estação que iniciou sua operação em julho passado e parte com o seu sinal de Florianópolis.

Grupo EP movimenta dials do interior paulista

Outra mudança significativa prevista para a partir de hoje (1º) afeta os mercados paulistas de São Carlos e Araraquara. Conforme noticiado ontem (31) pelo tudoradio.com, o Grupo EP (afiliado à TV Globo no interior) promove as estreias das emissoras EP FM 95.7 e EP FM 103.9, estações que até ontem estavam operando como afiliadas da Rede CBN. As estreias oficiais estão previstas para a próxima semana e o projeto conta com jornalismo e uma grade musical de formato adulto-contemporâneo.

A mudança é uma reorganização das operações do Grupo EP na área de rádio. A ideia é priorizar a atuação da jornalística CBN nas praças maiores onde o grupo está presente, casos de Ribeirão Preto e Campinas. Esta última passou a contar com o Grupo EP no rádio em dezembro passado, quando o mesmo anunciou ao mercado a aquisição das operações da CBN FM 99.1

Já a marca EP FM fortalece o nome do grupo das praças de porte médio, como Araraquara e São Carlos. Segundo o comunicado emitido ontem (31) pelo Grupo EP, a partir do dia 8 de fevereiro serão implantadas novas programações com o objetivo de reforçar a produção de conteúdo regional. 

“Agradecemos a parceria de anos com a marca CBN e estamos neste momento voltados a este projeto inovador. As novas emissoras de rádio reforçam a presença do Grupo EP no cenário da mídia regional, ampliando o compromisso institucional de prestação de serviços com qualidade e credibilidade, desenvolvimento da região de atuação e fortalecimento das comunidades”, ressaltar o copresidente do Grupo EP, André Coutinho Nogueira

A grade programação das emissoras EP FM 103.9 de São Carlos (SP) e EP FM 95.7 de Araraquara (SP) terão programas de notícias, quadros musicais diversificados, entretenimento, esportes, variedades e cultura. O conteúdo será produzido pela equipe de jornalistas que já fazem parte do Grupo EP, estações que também contarão com a estrutura comercial do grupo paulista.

O Grupo EP responde atualmente pelas duas rádios EP FM (São Carlos e Araraquara), CBN FM 90.5 de Ribeirão Preto, CBN FM 99.1 de Campinas e Jovem Pan FM 93.1 de Ribeirão Preto. O atual nome do grupo vem de um reposicionamento da antiga "Empresas Pioneiras", ocorrido em janeiro de 2021.

Rádio JC FM em Pernambuco

Outra importante mudança percebida nesta virada de mês ocorreu no estado de Pernambuco. Conforme noticiado na última segunda-feira (30) pelo tudoradio.com, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação lançou a sua nova rede estadual de rádios em FM, projeto que tem foco no entretenimento popular, música regional e prestação de serviços. Trata-se da Rádio JC FM 76.1 do Recife, marca que também já iniciou suas operações no interior de Pernambuco, através das praças de Petrolina, Pesqueira e Limoeiro.

A Rádio JC FM tem como slogan a frase "A rádio que toca Pernambuco", que dá uma dimensão do norte da nova rádio. A programação é recheada de personalidades já conhecidas pela população através de outros veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, oferecendo conteúdos no formato de entretenimento e serviços. A grade conta com música, com foco nas produções locais e também terá transmissão de futebol. 

 

Rádio Sertaneja - A Sertaneja do Brasil !

Nativa FM muda de porte técnico e amplia sua abrangência na região de Campinas (SP)

 Campinas - A estação já opera com as novas configurações técnicas

A Nativa FM 89.3  de Campinas finalizou o seu processo de melhorias técnicas e já opera com um sinal mais potente na região de Campinas. A novidade ocorre após a estação obter um aumento do seu porte técnico. A emissora está promovendo uma campanha que enfatiza a ampliação do sinal.

Com as novas configurações técnicas, a Nativa FM avançou de A2 para a classe A1 de operação, ampliação que já possibilita melhores condições de abrangência dentro da sua área de cobertura, bem como o avanço na lista de municípios que não recebiam anteriormente o sinal da emissora. 

A promoção de classe de operação já fez com que a estação atualizasse o seu sistema de transmissão dentro das novas configurações técnicas regulamentadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Desde a efetivação do processo de ampliação, o tudoradio.com vêm recebendo mensagens de colaboradores que relatam as melhorias, inclusive com registro de captação oriunda de São Paulo.

A última novidade relacionada ao aspecto técnico da estação que abriga a Nativa FM em Campinas foi registrada em 2016. Na ocasião, a emissora estreou o seu novo parque de transmissão e em novo local. Além de novos equipamentos, a estrutura ficou mais próxima de Campinas, o que fez com que o sinal ganhasse mais força no município.

Com foco na Grande Campinas, a estação em 89.3 FM é originada a partir de Amparo, no Circuito das Águas. A topografia do local onde se encontra a torre é privilegiada e conta com 1.036 metros de altitude. Devido a essa questão e também do porte técnico considerável, a Nativa FM conta atualmente com uma das maiores abrangências do interior paulista.

Nativa FM promove campanha para destacar ampliação de sinal

A Nativa FM 89.3 de Campinas vem trabalhando uma campanha para divulgar as melhorias relacionadas ao seu sinal nas mais diversas regiões onde o sinal é captado.

Uma das formas que a emissora está trabalhando a ação é em sua programação e também por meio das redes sociais, através de publicações que informam a audiência sobre a ampliação do sinal e convidam estes para sintonizar a emissora. A campanha também inclui um vídeo, que foi publicado no canal da Nativa no YouTube.

Integrante ao Grupo Bandeirantes de Comunicação, a Nativa FM também conta com o apoio da Band Mais TV para a veiculação da campanha, através de chamadas que são executadas no decorrer dos intervalos comerciais.

31 janeiro 2023

Grupo EP lança EP FM para substituir CBN em Araraquara (SP) e São Carlos (SP)

 Ribeirão Preto – Nova marca vai estrear nesta quarta-feira (1º) com programação própria

O Grupo EP, um dos principais grupos de mídia do interior de São Paulo, divulgou na manhã desta terça-feira (31) que vai lançar a EP FM. A nova marca vai substituir a CBN FM 103.9 de São Carlos e a CBN FM 95.7 de Araraquara (SP). Segundo informações enviadas pela assessoria de imprensa do Grupo EP, que foram encaminhadas para a redação do tudoradio.com, o início da transição para as novas emissoras será nesta quarta-feira (1º).

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do Grupo EP, a partir do dia 8 de fevereiro serão implantadas novas programações com o objetivo de reforçar a produção de conteúdo regional. “Agradecemos a parceria de anos com a marca CBN e estamos neste momento voltados a este projeto inovador. As novas emissoras de rádio reforçam a presença do Grupo EP no cenário da mídia regional, ampliando o compromisso institucional de prestação de serviços com qualidade e credibilidade, desenvolvimento da região de atuação e fortalecimento das comunidades”, ressaltar o copresidente do Grupo EP, André Coutinho Nogueira

A grade programação das futuras EP FM 103.9 de São Carlos (SP) e EP FM 95.7 de Araraquara (SP) terão programas de notícias, quadros musicais diversificados, entretenimento, esportes, variedades e cultura. O conteúdo será produzido pela equipe de jornalistas que já fazem parte do Grupo EP e a área comercial das rádios, com novas oportunidades para o mercado publicitário, liderada pelo executivo Tiago Somensati. A programação musical é conduzida por Walter Ponce, coordenador de programação da EP FM, que está trabalhando no novo formato e deve imprimir uma linguagem mais dinâmica e leve, intercalando com as notícias e mantendo a credibilidade do Grupo EP. 

Expansão

O diretor de relações institucionais do Grupo EP, Paulo Brasileiro, disse que será anunciada a expansão da marca para outras regiões da área de abrangência da empresa de comunicação. As rádios EP FM em Araraquara e São Carlos abrangem 42 municípios na região, totalizando cerca de 2 milhões de habitantes. “O formato mais dinâmico inaugura um novo posicionamento da rádio EP FM, que investe no conceito de infoentretenimento, alcançando diversos públicos. A rádio continua a fazer parte da comunidade local para entender suas preferências e necessidades e gerar conteúdos relevantes, emocionantes e acessíveis”, comentou brasileiro.

No fim do ano passado, o Grupo EP anunciou a aquisição do controle da CBN FM 99.1 de Campinas (SP). Além disso, o conglomerado de comunicação também controla a CBN FM 90.5 de Ribeirão Preto (SP), além da Jovem Pan FM 93.1, também da cidade de Ribeirão Preto.

Já a implantação da CBN em São Carlos ocorreu em dezembro de 2019, logo após o Grupo EP adquirir a antiga Intersom FM 103.9 (hoje em 103.3 FM). E em Araraquara, a CBN chegou em dezembro de 2018, quando substituiu a Jovem Pan FM no canal.


 

Rádio Som Brega - A Mais Popular do Brasil !

Panorama: Jovem Pan FM renova melhor marca de ouvintes únicos em São Paulo. Alpha, Mix e Antena 1 também avançam

 São Paulo - Rádio segue consolidado com 8 FMs acima de 2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias. Transcontinental FM e 105 FM também ampliam suas marcas

A expressiva marca de 8 FMs acima de 2 milhões de ouvintes únicos alcançados por cada estação em 30 dias foi mantida pelo rádio de São Paulo na reta final de 2022. O recorte da pesquisa da Kantar IBOPE Media mostra o bom momento vivido pelo FM paulistano em 2022, mercado que também segue com a expressiva marca de 18 estações cuja marca supera 1 milhão de ouvintes nesse quesito. Os dados foram divulgados ao mercado no início de janeiro, são relacionados ao último trimestre de 2022 e mostram nova alta no alcance do FM. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/outubro a dezembro de 2022/total de ouvintes únicos em 30 dias):

Acima de 2 milhões

Entre as oito estações acima de 2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias na Grande São Paulo, os maiores valores seguem com a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) e a Band FM 96.1 (popular/hits), emissoras que também contam com dois dos três números mais elevados do país nesse quesito. No caso da Jovem Pan FM, a emissora aparece pela terceira vez consecutiva na liderança em alcance e no total de ouvintes únicos, estando acima dos 3.2 milhões em 30 dias. Com isso, a 100.9 FM renovou novamente a sua melhor marca histórica neste quesito.

Também é destaque a movimentação da Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) no total de ouvintes únicos em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais). A estação apresentou uma alta consistente nesse quesito em relação à pesquisa anterior e avançou no top 5, ficando um pouco mais próxima da Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits, que sustenta sua condição de terceiro maior valor no total de ouvintes únicos em São Paulo). Ambas estão acima de 2.2 milhões.

Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os locais), Gazeta FM 88.1 (popular/hits) e Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica) seguem com marcas que superam 2.1 milhões de ouvintes em 30 dias e estão próximas do complemento do top 3 na Grande São Paulo.

Outra FM que apresentou nova variação positiva nesse quesito foi a Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), rádio que vem de alta na pesquisa passada, quando retomou uma marca que supera 2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais). Com o crescimento, a 106.3 FM aparece um pouco mais próxima da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativo), que segue em sétimo geral nesse quesito.

Próximas de 2 milhões 

A sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os locais) conta com mais três FMs que estão mais próximas do corte de 2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias do que da virada dos 1.5 milhão. Tratam-se das emissoras Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo). No caso das duas primeiras, ambas estão acima dos 1.8 milhão nesse quesito. Já Transcontinental e Antena 1 se destacaram por apresentarem novas altas no total de ouvintes únicos. Ainda sobre a 94.7 FM, ela passou a superar 1.7 milhão em 30 dias. 

Mais destaques 

Também é destaque o desempenho da Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes), estação que continua avançando no total de ouvintes únicos e amplia um pouco sua marca na atual medição, estando agora um pouco mais próxima de 1.6 milhão em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais).

Quem também está renovando a sua melhor marca nesse quesito é a BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), estação que vem de uma sequência positiva importante em 2022, renovando em vários momentos o seu maior valor de ouvintes únicos na Grande São Paulo. Esse recorde foi superado novamente com mais um avanço, aproximando a 96.9 FM da marca de 1.5 milhão em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais).

Completam a seleta lista de 18 FMs acima de 1 milhão em 30 dias as rádios Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes, FM que avançou e segue próxima da BandNews FM), Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), Kiss FM 92.5 (adulto/rock) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes, estação que também variou de forma consistente e positiva nesse índice). 

Números expressivos e acima da média histórica 

Os valores apresentados por essas 18 FMs de São Paulo mostram o impacto que o rádio tem na rotina da população, com cada estação colecionando números que as posicionam entre os maiores canais de comunicação em alcance do planeta, sendo resultado da relevância dos projetos de executados pelas emissoras e também o tamanho do mercado da Grande São Paulo, que está entre os maiores do mundo.

nos últimos dois anos o FM paulistano passou a concentrar mais rádios acima das marcas de 2 milhões em alcance e total de ouvintes únicos em 30 dias, também no corte que supera 1 milhão. No primeiro quesito, era comum até 2021 ter de três a cinco FMs acima da marca de 2 milhões. Já acima de 1 milhão o valor chegava ao teto de 17 estações nessa condição nos últimos anos, mas a maioria delas apresentava números inferiores aos atuais. E, há cerca de 10 anos, era comum três FMs acima de 2 milhões em alcance e cerca de 12 estações acima de 1 milhão. 

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

30 janeiro 2023

Rede Transamérica FM está com oportunidade de emprego

 São Paulo - As inscrições estão abertas e os interessados podem efetuar o processo pela internet

A rede liderada pela Transamérica FM 100.1 de São Paulo está com oportunidade de emprego. Segundo as informações no site Notícias Concursos, a vaga é para Gerente Executivo de Contas em âmbito nacional. As inscrições estão abertas e os interessados podem efetuar o processo pela internet.

Segundo divulgado pelo portal, a Rede Transamérica FM disponibilizou aos interessados oportunidade de trabalho para atuação nacional. Os interessados em se candidatar à vaga devem acessar o site 123empregos, realizar o cadastro, procurar pelas oportunidades referentes à Rede Transamérica e encaminhar as informações requeridas.

Transamérica FM está presente em diversas e importantes regiões brasileiras, a exemplo de Recife-PE (92.7 FM), São Paulo-SP (100.1 FM), Brasília-DF (100.1 FM), Curitiba-PR (100.3), Belo Horizonte-MG (88.7 FM), Juiz de Fora-MG (91.3 FM), Rio de Janeiro-RJ (101.3 FM), Salvador-BA (100.1 FM), Governador Valadares-MG (102.7 FM), entre outras.

 

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FM Vitória anuncia mudança de canal e ampliação de sinal no Centro-Sul Baiano

 Gandu - Emissora passará a operar em 103.1 FM. A mudança está prevista para ocorrer na próxima quinta-feira (2)

A FM Vitória FM 103.3 de Gandu (BA) está anunciando em sua programação e nos seus canais digitais expectativa acerca da sua troca de canal. A emissora passará a operar em 103.1 FM, fato que possibilitará uma ampliação de seu porte técnico. A novidade foi relatada na última terça-feira (24).

A partir desta quinta-feira (2) a audiência da região do Centro-Sul da Bahia passará a receber a FM Vitória em nova sintonia e também com um sinal mais abrangente. Trata-se do deslocamento de canal, que passará do atual 103.3 FM para 103.1 FM.

Além da nova frequência, a mudança de configuração no dial fará com que a FM Vitória atinja um raio maior de cobertura, já que a estação subirá da B1 para a classe A3 de operação. A elevação aumentará o raio de proteção de seu sinal na região, como também vai proporcionar uma maior abrangência.

Rádio JC FM surge no Recife e também em mais três cidades do interior pernambucano

 Recife - Estação popular e de entretenimento também passa a ser ouvida em Petrolina, Pesqueira e Limoeiro

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação lança nesta segunda-feira (30) a sua nova rede estadual de rádios em FM, projeto que terá foco no entretenimento popular, música regional e prestação de serviços. Trata-se da Rádio JC FM 76.1 do Recife, marca que também já iniciou suas operações no interior de Pernambuco, através das praças de Petrolina, Pesqueira e Limoeiro. Em todos os casos as FMs envolvidas na novidade estavam carregando a marca da Rádio Jornal. As mudanças nesses quatro canais em FM foram relatadas neste domingo (29).

A Rádio JC FM já está no ar no Recife através da estação 76.1 FM, originada da migração AM-FM da tradicional Rádio Jornal AM 780. Desde 7 de maio de 2021, quando foi inaugurada a nova faixa do FM estendida (iniciada justamente em 76.1 FM), a Rádio Jornal passou a operar nesta nova sintonia, repetindo a programação que já é ouvida em 90.3 FM desde dezembro de 2014. Agora a 76.1 FM deixa a operação simultânea com a 90.3 FM e inicia uma trajetória de cabeça de rede da nova marca "Rádio JC FM".

Outras três FMs que estavam carregando a marca da Rádio Jornal no interior pernambucano também reforçaram a presença da nova marca no estado. Já estão no ar as estações Rádio JC FM 90.5 de Petrolina, Rádio JC FM 99.5 de Limoeiro e Rádio JC FM 90.9 de Pesqueira. Essas duas últimas são originadas na faixa AM, à exemplo da cabeça de rede no Recife. A até então Rádio Jornal de Pesqueira havia migrado para o FM em 2018 e Limoeiro estreou no canal atual em 2021.

A Rádio JC FM tem como slogan a frase "A rádio que toca Pernambuco", que dá uma dimensão de como será o norte da nova rádio. A programação é recheada de personalidades já conhecidas pela população através de outros veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, oferecendo conteúdos no formato de entretenimento e serviços. A grade conta com música, com foco nas produções locais e também terá transmissão de futebol. 

Já a Rádio Jornal, consolidada entre as maiores audiências do FM no Grande Recife, ainda segue com outras emissoras no interior. Até o momento, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação não incluiu as atuais Rádio Jornal FM 91.3 de Caruaru e Rádio Jornal FM 107.5 de Garanhuns na nova rede, estações que também foram originadas na faixa AM e fizeram as suas migrações para o FM no ano passado.