São Paulo - EP FM no Centro Paulista no lugar da CBN. Rádio Mix FM amplia cobertura na capital catarinense e Rádio JC FM estreou na segunda (30)
Segue em ritmo acelerado as mudanças em diferentes mercados de rádio do país. Hoje (1º) ocorre o início das expectativas das emissoras EP FM 103.9 de São Carlos (SP) e também EP FM 95.7 de Araraquara (SP), estações locais geradas pelo Grupo EP e que substituíram a CBN no interior paulista. Quem também substituiu a rede jornalística foi a Rede Mix de Rádio, em troca ocorrida na Grande Florianópolis (SC). Por fim, na última segunda-feira, ocorreu a implantação da Rádio JC FM em quatro mercados pernambucanos. Acompanhe:
Reposicionamento da Rádio Mix em Florianópolis e região
A Rede Mix de Rádio e a CBN estão envolvidas em mudanças no território catarinense neste primeiro dia de fevereiro. Já estão no ar as emissoras Rádio Mix FM 91.3 de Florianópolis e também Rádio Mix FM 102.3 do "Vale Litoral SC", com sede na cidade litorânea de Tijucas. As estações foram reposicionadas à partir do primeiro minuto deste dia 1º de fevereiro e, às 18h00, serão apresentadas em rede nacional, na abertura do programa MixTudo.
O que aconteceu: a Rádio Mix FM chegou a região de Florianópolis em janeiro de 2022, quando inaugurou a atual Rádio Mix FM 102.3, estação que parte com o seu sinal de Nova Trento e é controlada pelo Grupo Roberto Castagnaro. Porém, a cobertura de sinal da emissora era parcial na capital catarinense. Aos poucos a afiliada foi deslocada para a região de Itapema e Tijucas, onde esse mesmo grupo de comunicação mantinha outra afiliada da Rede Mix de Rádio.
A partir de hoje (1º), o Grupo Roberto Castagnaro passa a operar na Grande Florianópolis com a Rádio Mix FM 91.3, estação que parte com o seu sinal de Governador Celso Ramos e tem boa cobertura de sinal na capital catarinense. Já a 102.3 FM fica fixada para a região compreendida entre as cidades de Itapema, Bombinhas, Tijucas, Nova Trento, entre outras, se identificando como "Mix Vale Litoral SC".
Antes de assumir a grade da Rede Mix de Rádio, a 91.3 FM passou os últimos dois anos em operação conjunta com a CBN, do Grupo NSC, reforçando a presença da até então AM 740 no dial FM da região. Com o processo de migração AM-FM da CBN finalizado, a rede jornalística ficará exclusiva em 90.3 FM, estação que iniciou sua operação em julho passado e parte com o seu sinal de Florianópolis.
Grupo EP movimenta dials do interior paulista
Outra mudança significativa prevista para a partir de hoje (1º) afeta os mercados paulistas de São Carlos e Araraquara. Conforme noticiado ontem (31) pelo tudoradio.com, o Grupo EP (afiliado à TV Globo no interior) promove as estreias das emissoras EP FM 95.7 e EP FM 103.9, estações que até ontem estavam operando como afiliadas da Rede CBN. As estreias oficiais estão previstas para a próxima semana e o projeto conta com jornalismo e uma grade musical de formato adulto-contemporâneo.
A mudança é uma reorganização das operações do Grupo EP na área de rádio. A ideia é priorizar a atuação da jornalística CBN nas praças maiores onde o grupo está presente, casos de Ribeirão Preto e Campinas. Esta última passou a contar com o Grupo EP no rádio em dezembro passado, quando o mesmo anunciou ao mercado a aquisição das operações da CBN FM 99.1.
Já a marca EP FM fortalece o nome do grupo das praças de porte médio, como Araraquara e São Carlos. Segundo o comunicado emitido ontem (31) pelo Grupo EP, a partir do dia 8 de fevereiro serão implantadas novas programações com o objetivo de reforçar a produção de conteúdo regional.
“Agradecemos a parceria de anos com a marca CBN e estamos neste momento voltados a este projeto inovador. As novas emissoras de rádio reforçam a presença do Grupo EP no cenário da mídia regional, ampliando o compromisso institucional de prestação de serviços com qualidade e credibilidade, desenvolvimento da região de atuação e fortalecimento das comunidades”, ressaltar o copresidente do Grupo EP, André Coutinho Nogueira
A grade programação das emissoras EP FM 103.9 de São Carlos (SP) e EP FM 95.7 de Araraquara (SP) terão programas de notícias, quadros musicais diversificados, entretenimento, esportes, variedades e cultura. O conteúdo será produzido pela equipe de jornalistas que já fazem parte do Grupo EP, estações que também contarão com a estrutura comercial do grupo paulista.
O Grupo EP responde atualmente pelas duas rádios EP FM (São Carlos e Araraquara), CBN FM 90.5 de Ribeirão Preto, CBN FM 99.1 de Campinas e Jovem Pan FM 93.1 de Ribeirão Preto. O atual nome do grupo vem de um reposicionamento da antiga "Empresas Pioneiras", ocorrido em janeiro de 2021.
Rádio JC FM em Pernambuco
Outra importante mudança percebida nesta virada de mês ocorreu no estado de Pernambuco. Conforme noticiado na última segunda-feira (30) pelo tudoradio.com, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação lançou a sua nova rede estadual de rádios em FM, projeto que tem foco no entretenimento popular, música regional e prestação de serviços. Trata-se da Rádio JC FM 76.1 do Recife, marca que também já iniciou suas operações no interior de Pernambuco, através das praças de Petrolina, Pesqueira e Limoeiro.
A Rádio JC FM tem como slogan a frase "A rádio que toca Pernambuco", que dá uma dimensão do norte da nova rádio. A programação é recheada de personalidades já conhecidas pela população através de outros veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, oferecendo conteúdos no formato de entretenimento e serviços. A grade conta com música, com foco nas produções locais e também terá transmissão de futebol.