03 novembro 2022

Princesa FM e Rádio Sociedade News FM passam a operar através de energia solar, em Feira de Santana (BA)

 Feira de Santana - O investimento possibilita reduzir os custos com a energia elétrica e promover a sustentabilidade

A Princesa FM 96.9 e a Rádio Sociedade News FM 102.1, ambas emissoras sediadas em Feira de Santana (BA), passaram a se utilizar da energia solar para manter a sua estrutura. O investimento possibilita reduzir os custos com a energia elétrica e promover a sustentabilidade.

A Princesa FM 96.9 e a Rádio Sociedade News FM 102.1, ambas emissoras sediadas em Feira de Santana (BA), passaram a se utilizar da energia solar para manter a sua estrutura. O investimento possibilita reduzir os custos com a energia elétrica e promover a sustentabilidade.

Com estúdios localizados na Fundação Santo Antônio, a Princesa FM e a Rádio Sociedade News FM são as primeiras empresas de comunicação a se utilizar de energia solar para o funcionamento na Região Metropolitana de Feira de Santana. O início da operação se deu na última terça-feira (1), quando equipes da Coelba estiveram no local para efetuar a liberação.

"Estamos trabalhando com energia sustentável, é uma grande contribuição ao meio ambiente. Nós temos uma consciência ecológica dada pela Igreja Católica, nos documentos do Papa Francisco, e na postura que precisamos ter, energia renovável, energia que despolui e que a torna um mundo mais puro e menos imundo. É uma colaboração ecológica, e porque não dizer mundial?", disse frei Jorge Rocha, superintendente e responsável por ativar o novo sistema.

Um caso recente envolvendo a operação de rádio proveniente da energia solar foi registrado em Araxá. Em julho passado o Grupo Imbiara de Comunicação passou a manter a sua estrutura através da energia sustentável. A organização é responsável pelas rádios IMB FM 100.9 e Imbiara FM 91.5.

Localizadas no Centro-Norte da Bahia, ambas as emissoras atuam no formato popular, sendo a Rádio Sociedade News FM com ênfase para o jornalismo. Vale lembrar que a rádio oficializou em 2018 o processo de migração AM-FM.

Rádios AMs da Baixada Santista, Grande São Paulo, Goiânia e Belo Horizonte são autorizadas a migrarem para o FM

 São Paulo - Na lista divulgada pelo Ministério das Comunicações estão estações de marcas como Jovem Pan News, Rádio Difusora Pai Eterno e Rádio América

Ainda na esteira das possíveis novidades que poderão surgir no dial FM em 2022, um ato publicado pelo Ministério das Comunicações nesta terça-feira (1º) autoriza que oito rádios presentes na faixa AM iniciem as suas operações em FM. Na lista estão emissoras da Baixada Santista, Belo Horizonte, Goiânia e também do interior paulista (Rio Claro e Mogi Guaçu). A região de São Paulo (capital) também conta com uma migrante AM-FM na listagem, com transmissão que deverá partir de Santa Isabel. Confira.

A rede Jovem Pan News tem duas emissoras na lista divulgada pelo Ministério das Comunicações. Trata-se da atual Jovem Pan News AM 590 de Santos, emissora que irá operar em 76.1 FM, com classe E3 de operação. A emissora foi noticia recentemente no Blog devido à uma parceria firmada entre o Grupo ABC e o grupo jornalístico Diário de S.Paulo para a operação da estação no litoral.

Rio Claro (SP) é sede da outra afiliada na rede Jovem Pan News presente na lista do MCom. Assim como está ocorrendo nos municípios vizinhos (à exemplo de Limeira), o processo de ida para o FM ocorrerá na faixa estendida (76.1 FM a 87.3 FM). No caso da atual Jovem Pan News AM 1410 de Rio Claro a emissora vai operar em 85.5 FM (classe C). A emissora é afiliada ao Grupo Jovem Pan desde a época da rede Jovem Pan AM, ativa até 2013.

Perto dali, em Mogi Guaçu (SP), a Rádio Difusora AM 1380 conseguiu um espaço no dial FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM) e teve a sua migração AM-FM autorizada. A estação vai operar em 102.5 FM, sendo classe C de operação.

Novamente sobre a Baixada Santista, outras duas emissoras da região tiveram seus processos de migração AM-FM autorizados. Tratam-se da Rádio Cacique AM 1510 e da Rádio Universal AM 810, ambas de Santos. Nos dois casos as operações em FM ocorrerão na faixa estendida do FM. 

Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO)

A atual Rádio América AM 750 de Belo Horizonte (MG) teve o seu processo de migração AM-FM autorizado pelo Ministério das Comunicações. A emissora vai operar a partir de Contagem, cidade de origem de sua concessão, mas deve cobrir toda a área urbana da região metropolitana da capital mineira. A sintonia que será utilizada pela migrante é 107.1 FM, sendo classe A2 de operação.

Já em Goiânia, o nome "Pai Eterno" retorna para frequência 95.5 FM. O canal será ocupado pela atual Rádio Difusora Pai Eterno AM 640 e será classe A2 de operação. No passado, essa sintonia foi utilizada pela estação concessionária que atualmente atua como Clube FM 95.9 (o canal foi alterado no início do ano) e já carregou a programação da antiga Rede Pai Eterno (de formato religioso/católico).

Grande São Paulo

A atual Rádio Vibe Mundial AM 660 de São Paulo, originada em Santa Isabel, também está na lista de migrantes AM-FM autorizadas pelo MCom nesta terça-feira (1º). A emissora, que também atua em conjunto com a Rádio Vibe Mundial FM 95.7 de Jundiaí, vai operar em 83.1 FM, como classe A1 de operação.

Ao concluir sua ida para o FM, a Rádio Vibe Mundial deverá ampliar a lista de migrantes AM-FM que já estão em operação na faixa estendida do FM na Grande São Paulo (veja a lista logo abaixo). Outra emissora que também é aguardada é a Jovem Pan AM 620 de São Paulo, que confirmou o início da sua operação em 76.7 FM.

Emissoras eFM em operação na Grande São Paulo:

77.5 FM - Rádio Capital - São Paulo
77.9 FM - Rádio Cultura Brasil - São Paulo
79.9 FM - Rádio Nova Difusora - Osasco
80.7 FM - Super Rádio - São Caetano do Sul
80.9 FM - Rádio RBC Belém - Ibiúna
84.7 FM - GRU FM - Guarulhos
86.3 FM - Rádio Bandeirantes - São Paulo
87.1 FM - Rádio Nacional *
* não é uma migrante AM-FM

01 novembro 2022

Rádio Gazeta completa 39 anos em Vitória (ES) e promove show com Chitãozinho e Xororó

 Vitória - O evento está previsto para o próximo dia 11

A Rádio Gazeta FM 97.1 de Vitória está prestes a completar 39 anos de operação na capital capixaba. Para comemorar, a emissora vai trazer Chitãozinho e Xororó. Na ocasião, o público poderá conferir o show da turnê "50 anos - Por Todos Os Tempos". O evento está previsto para o próximo dia 11.

Considerado um dos principais grupos de comunicação do país, a Rede Gazeta irá comemorar o tempo de operação da emissora mais antiga ligada à organização. Tradicionalmente operando por diversos anos em 820 AM, a emissora, que concluiu em 2019 o seu processo de migração AM-FM, completará 39 anos no próximo dia 13.

“A rádio faz 39 anos sem perder o DNA dela. É popular, com entretenimento, muita música, informação e sempre perto do capixaba. É uma rádio que tem essa característica de estar perto do ouvinte, de ser uma companheira dele”, disse Carlos, ressaltando que a rádio foi uma pioneira no grupo. “Ela abriu portas para as outras rádios que temos hoje. A ideia é continuar fazendo esse trabalho de estar cada vez mais próximo do nosso ouvinte”, pontuou.

Para comemorar, no próximo dia 11 (sexta-feira) haverá um show com Chitãozinho e Xororó. A dupla irá se apresentar no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória. Na ocasião, os cantores se apresentarão dentro da turnê "50 anos - Por Todos Os Tempos". A audiência da emissora está sendo contemplada com diversos sorteios de ingressos para o show. Os sorteios se iniciaram na última segunda-feira (31).

Marcas como Massa FM, Jovem Pan FM, Antena 1 e Xodó FM estão entre as mudanças previstas para o dial

 São Paulo - Jovem Pan FM e Jovem Pan News terá nova operação em Criciúma (SC); Xodó FM troca de canal em Aracaju (SE). Antena 1 tem duas novas afiliadas previstas no Sul

O mercado de rádio brasileiro já conta com algumas mudanças programadas para o mês de novembro, em processo iniciado a partir da reta final de outubro (início da semana). Segundo o que apurou o tudoradio.com, as bandeiras Jovem Pan News e Jovem Pan FM terá uma nova operação em Criciúma (SC); a Massa FM tem mais três afiliadas engatilhadas no Paraná e estreia hoje (1º) mais uma FM no interior paulista, a Xodó FM vai ampliar seu porte técnico em Aracajú (SE) e a rede Antena 1 tem estreias previstas para Foz do Iguaçu (PR) e Blumenau (SC). Acompanhe:

Para novembro, a Rede Massa FM (popular/sertanejo) é a marca que tem mais estreias já previstas, a começar por hoje (1º). A inauguração da "Massa FM Baixa Mogiana", representada pela Massa FM 93.1 de Itapira (SP), estava prevista para ontem (31), mas a condição climática atípica no local obrigou a estação a realizar sua inauguração no dia de hoje. A apresentação da nova afiliada paulista acontece a partir das 12h00. 

E, na sequência de Itapira (SP), a Massa FM tem mais três inaugurações programadas para o Paraná: a Massa FM de Medianeira tem estreia prevista para o dia 14 de novembro, em Toledo a Massa FM 104.5 tem a expectativa de ser inaugurada no próximo dia 21 e a Massa FM 107.3 de Nova Aurora em 28 de novembro

Mais ao sul, em Santa Catarina, as atuais Jovem Pan FM 104.3 e Jovem Pan News FM 101.5 de Criciúma e também a Jovem Pan News FM 95.9 de Tubarão, emissoras controladas pela tradicional marca Hulha Negra, iniciam hoje (1º) uma nova fase em sua gestão. Segundo um anúncio público feito pelo radialista Almi Henrique, ele e sócios de Florianópolis adquiriram a operação das estações.

Almi Henrique é conhecido pela sua passagem no rádio da capital catarinense, onde atuou em áreas de gestão e coordenação das emissoras Jovem Pan FM 101.7 e Jovem Pan News FM 103.3, ambas na capital catarinense. Agora o radialista concentra esforços em três afiliadas ao Grupo Jovem Pan presentes no litoral sul catarinense. Essas emissoras passaram a atuar com o nome Jovem Pan entre 2020 (News em Criciúma) e 2021 (News em Tubarão e FM em Criciúma).

Também no sul, a rede liderada pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo (formato adulto-contemporâneo) prepara as estreias de mais duas emissoras. Em Foz do Iguaçu (PR) a futura Antena 1 FM 104.5 já está em fase de expectativa desde a última quinzena de setembro, mas ainda não indicou uma data para a sua inauguração. E a futura Antena 1 FM 89.1 de Blumenau (SC) tem sua estreia prevista para o próximo dia 14. Vale recordar que a marca iniciou recentemente a operação da Antena 1 FM 104.3 de Curitiba (PR).

Outro destaque recente foi percebido em Sergipe, através do mercado de Aracajú. A até então Xodó FM 96.5 teve seu canal trocado no último domingo (30), retomando a operação em 89.9 FM. Essa sintonia já foi ocupada pela emissora até novembro de 2021, quando a rádio de formato popular/hits teve seu canal alterado para 96.5 FM. Essa modificação não durou 1 ano, com a Xodó FM retornando para a sua sintonia anterior.

O motivo da mudança de canal da Xodó FM é técnico e a 89.9 FM deverá ter uma ampliação de sua cobertura de sinal, indo de C para A3. Vale destacar que a Xodó FM é uma marca sergipana, que forma uma rede estadual.

Na próxima quinta-feira (3), ocorrerá a inauguração oficial da Rádio Câmara FM 90.3 de Vitória da Conquista (BA), estação que já estava em operação experimental. A nova emissora terá programação voltada para a divulgação das ações de interesse público que acontecem no Poder Legislativo, incluindo a transmissão ao vivo de sessões e audiências públicas.

Também na quinta (3) haverá o início operacional da Rádio Mais FM 88.9 de São José dos Pinhais (PR), emissora originada da atual Rádio Mais AM 1120. A estação de formato popular/sertanejo iniciará na Grande Curitiba a sua transmissão simultânea entre as faixas AM e FM, finalizando o processo em dezembro.

Outras mudanças, como expansão de redes e estreias de novas estações (incluindo migrantes AM-FM), devem ser confirmadas ao longo dos próximos dias.

27 outubro 2022

Jovem Pan FM passa a ter programação mais musical a partir do dia 1º em Curitiba

 Curitiba – Com a mudança, apenas a Jovem Pan News FM vai veicular os programas jornalísticos da rede na capital paranaense

A Jovem Pan FM 103.9 de Curitiba terá mudanças em sua programação a partir do dia 1º. A afiliada da rede Jovem Pan FM, liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo passará a contar com uma grade voltada à música e entretenimento, deixando de veicular os programas jornalísticos da rede, focando também nas produções locais. 

Com a mudança na programação da emissora de formato jovem/pop, a Jovem Pan News FM 107.1 de Curitiba passa a veicular com exclusividade os programas jornalísticos da rede. Um exemplo é a atração Os Pingos nos Is, que será veiculado apenas pela afiliada da rede Jovem Pan News, liderada pela Jovem Pan News AM 620 de São Paulo.

A estação vive sua melhor fase na capital paranaense desde que foi inaugurada, em março passado. A marca é gerida pelo Grupo RIC, que tem mais de 30 anos de parceria com o Grupo Jovem Pan através das operações de três FMs da Jovem Pan FM no Paraná.

No mercado de Curitiba, a Jovem Pan FM completa o top 5 da audiência FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio ignorou a oscilação negativa do meio na última atualização de audiência da Kantar IBOPE Media (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2022).

Enquanto isso, Jovem Pan News FM manteve sua trajetória de crescimento em Curitiba. Com isso, a FM renova a sua melhor marca de audiência e ganha mais uma posição em filtros gerais.

Transcontinental FM realiza evento para comemorar 41 anos na Grande São Paulo

 São Paulo – Emissora também realizou mais uma edição do Acústico da Trans nesta semana

A Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes, emissora que está entre as líderes de audiência da capital paulista, completa 41 anos em 2022 e vai realizar evento musical na Grande São Paulo em novembro. Além disso, nesta semana, a emissora do formato popular/hits promoveu a mais uma edição do Acústico da Trans apenas para ouvintes da emissora.

No dia 18 de novembro na Arena Barra Funda, na capital paulista, o evento de aniversário da Transcontinental contará com apresentações de Tiee, Sorriso Maroto e DiProposito. Os ingressos estão sendo vendido online no site Ticket360. O evento tem previsão de início para as 20h.

Acústico da Trans

A Transcontinental FM promoveu mais uma edição do Acústico da Trans na casa de shows Quintal do Espeto. O evento foi realizado na última segunda-feira (24) e contou com a apresentação do grupo Doce Encontro. Na sequência, houve a apresentação do Katinguelê.

Audiência 

Transcontinental FM está no top 5 das rádios mais ouvidas da Grande São Paulo nos principais períodos da pesquisa. Considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora avançou em audiência e está bem próxima da Alpha FM 101.7 e da Nativa FM 95.3, ou seja, também disputa uma posição no top 3, segundo o último levantamento da Kantar IBOPE Media (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2022):

Coquetel de lançamento marca estreia da Jovem Pan FM em Ituiutaba (MG)

 Ituiutaba - O lançamento se deu na última terça-feira (25) em 91.7 FM. A emissora entra para a lista da 87ª a integrar a rede em território nacional

Já está no ar de forma oficial a Jovem Pan FM 91.7 de Ituiutaba. A estreia foi registrada na última terça-feira (25) e foi comemorada com um coquetel de lançamento, o qual foi realizado no Líder Hotel Ituiutaba. A emissora entra para a lista da 87ª a integrar a rede em território nacional.

Conforme apontou ontem o Blog a Jovem Pan passou a contabilizar a sua primeira afiliada no Triângulo Mineiro, região que compreende importantes municípios, a exemplo de Uberlândia e Uberaba. A estreia acontece poucos dias após a estação iniciar a sua operação em formato de expectativa, fato que foi percebido na primeira quinzena deste mês.

O lançamento foi comemorado com um coquetel, realizado na noite de ontem (25) no Líder Hotel Ituiutaba. Na ocasião, a emissora foi apresentada ao mercado regional. Diversas pessoas registraram presença na cerimônia, segundo os stories publicados pela afiliada em seu perfil no Instagram. Também foi publicado um vídeo no feed, onde os integrantes do programa Pânico dão boas vindas à afiliada mineira.

A estação que abriga a Jovem Pan FM em Ituiutaba foi originada a partir de Capinópolis e surgiu por meio de processo de migração AM-FM da antiga Rádio Cidade AM 810. A Anatel (Agência Nacional de Comunicações) identificou a estação como classe A1 de operação, porte técnico que garante a cobertura do sinal em diversos municípios entre o Triângulo Mineiro e o Sul Goiano.

Com Ituiutaba, a Jovem Pan FM chegará a sua 87ª estação, sendo 12 FMs em território mineiro. As emissoras da marca em Minas Gerais estão nos mercados de Belo Horizonte (Jovem Pan FM 99.1), Montes Claros (Jovem Pan FM 93.5), Uberaba (Jovem Pan FM 103.7), Ipatinga (Jovem Pan FM 102.3), Poços de Caldas (Jovem Pan FM 90.9), Patos de Minas (Jovem Pan FM 103.3), Muriaé (Jovem Pan FM 98.7), Varginha (Jovem Pan FM 107.3), Araxá (Jovem Pan FM 93.5), Passos (Jovem Pan FM 96.9) e Cataguases (Jovem Pan FM 105.7).

A última estreia da rede Jovem Pan FM antes de Ituiutaba (MG) ocorreu no mês passado, através da Jovem Pan FM 94.3 de Ituverava, no norte paulista. A FM foi a 28ª emissora em FM a carregar a marca da Jovem Pan FM no estado de São Paulo.

Portal de notícias da Nordeste FM é alvo de ataque hacker em Feira de Santana (BA)

 Feira de Santana - O caso foi registrado na última terça-feira (25). O ataque veio acompanhado de críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal)

A Nordeste FM 95.3 de Feira de Santana relatou um ataque hacker em seu portal de notícias. O caso foi registrado na última terça-feira (25) e fez com que a página permanecesse fora do ar durante o período da manhã. O ataque veio acompanhado de críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Na ação, os hackers fizeram uma publicação com uma série de críticas relacionadas às eleições, onde acusaram a emissora de fazer campanha para o candidato à Presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e colocaram em dúvida o resultado das eleições no primeiro turno. Além disso, a publicação declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Outro alvo dos ataques dos hackers foi o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que é também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Alexandre de Moraes? Não está bem claro que o Bolsonaro ganhou no primeiro turno? E sim, aqui na rádio tem mais programações eleitorais do Lula. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Ditadura aqui não", disseram os hackers na publicação.

De acordo com o locutor e membro da direção da Nordeste FM, Lucival Lopes, a imagem que continha as manifestações permaneceu por menos de uma hora no ar. O profissional disse também que a equipe técnica da emissora está procurando entender o que houve para que assim o caso seja registrado na polícia.

CBN completa 31 anos em operação neste mês de outubro

 São Paulo – Rede jornalística do Sistema Globo de Rádio comemorou aniversário no dia 1º

A Rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 de São Paulo e CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro, completa 31 anos em operação. A rede jornalística controlada pelo Sistema Globo de Rádio comemorou seu aniversário no dia 1º de outubro. Idealizada e lançada por José Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo, em 1991, a 'Central Brasileira de Notícias' foi a primeira emissora brasileira com programação 100% voltada para o jornalismo. 

Atualmente, a rede CBN está presente em 86 das cem principais cidades brasileiras. São quatro emissoras próprias e 38 afiliadas, somando 42 emissoras em todo o país, com o potencial de atingir um universo de mais 94 milhões de brasileiros. Junto da Rádio Globo FM 98.1 do Rio de Janeiro, da BH FM 102.1 de Belo Horizonte e da Sound!, a rede CBN integra o Sistema Globo de Rádio (SGR), que reúne as marcas do Grupo Globo.

Entre junho e setembro de 2021, a CBN produziu uma série especial de reportagens, com áudios históricos e curiosos, contando a trajetória de 30 anos da rádio. Lançada em formato de podcast, a série CBN 30 anos de história, com 30 episódios de 3 minutos, está disponível no site da CBN.

Desde janeiro do ano passado, o público também pode acompanhar as programações ao vivo da CBN do Rio e de São Paulo, e os principais podcasts produzidos pela rádio, no Globoplay, a plataforma de streaming do Grupo Globo.

Presidente do TSE, Alexandre de Moraes, nega pedido para investigar inserções nas rádios. Saiba mais sobre o caso

 Brasília – Moraes afirmou que equipe de campanha da reeleição do presidente Bolsonaro “pode ter agido para tumultuar as eleições”

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, divulgou a decisão com relação ao pedido de investigação de irregularidade em inserções eleitorais por emissoras de rádios, feito pela campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o ministro, os dados apresentados pela campanha sobre supostas irregularidades são inconsistentes. O Blog acompanhou os acontecimentos desde a revelação da existencia do relatório, após o anúncio feito na última segunda-feira (24) pela coligaçao do atual presidente. Acompanhe a cobertura completa na segunda metade desta reportagem.

Na decisão, Moraes acionou o Procurador-Geral Eleitoral, Augusto Aras, para apurar "possível cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito" por parte da campanha de Bolsonaro. O presidente do TSE também acionou a Corregedoria-Geral Eleitoral para apurar eventual desvio de finalidade no uso do Fundo Partidário para a contratação da suposta auditoria.

Ainda na decisão divulgada no início da noite desta quarta-feira, Moraes determinou o envio do caso para o Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar a atuação de uma "mílicia digital" que atenta contra a democracia. Ao tomar a decisão, o presidente do TSE afirmou que a campanha levantou suposta fraude às vésperas da eleição "sem base documental crível, ausente, portanto, qualquer indício mínimo de prova". "Os erros e inconsistências apresentados nessa pequena amostragem de oito rádios' são patentes", apontou Moraes.

Nesta segunda, a equipe de campanha de Bolsonaro alegou no TSE que rádios deixaram de exibir inserções da propaganda eleitoral do candidato. A equipe pediu a investigação da denúncia e também que, para compensar, propagandas do rival, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deixassem de ser exibidas.

Moraes, que também o ministro do STF, afirmou que, ao complementarem o pedido inicial protocolado no TSE, os representantes da campanha de Bolsonaro "abandonaram o pedido inicial e passaram a indicar uma 'pequena amostragem de oito rádios', o que representa 0,16% do universo estatístico apontado". "Diante de discrepâncias tão gritantes, esses dados jamais poderiam ser chamados de 'prova' ou 'auditoria'", conclui Moraes após detalhar uma série de falhas encontradas no material apresentado pela coligação.

"Não restam dúvidas de que os autores - que deveriam ter realizado sua atribuição de fiscalizar as inserções de rádio e televisão de sua campanha - apontaram uma suposta fraude eleitoral às vésperas do segundo turno do pleito sem base documental crível, ausente, portanto, qualquer indício mínimo de prova, em manifesta afronta à Lei n. 9.504, de 1997, segundo a qual as reclamações e representações relativas ao seu descumprimento devem relatar fatos, indicando provas, indícios e circunstâncias", escreveu o ministro.

Panorama: Piatã FM supera a marca de um milhão de ouvintes em Salvador. GFM e Bahia FM avançam

 Salvador - Itapoan FM também amplia os seus números e segue perto do top 3. A Tarde FM e Jovem Pan FM estão próximas em audiência

O mercado de rádio de Salvador acompanhou mais uma atualização da pesquisa regular realizada pela Kantar IBOPE Media. Os novos dados mostram um cenário de alta no alcance de rádios importantes, inclusive com novas marcas sendo alcançadas. Na audiência também são percebidos vários destaques importantes, com os canais que agregam os maiores volumes ampliando seus índices. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2022):

Avanços e recordes

Piatã FM 94.3 (popular/hits) segue na liderança de audiência nos principais períodos da medição, condição esta que vem sendo mantida pela FM nos últimos meses. A novidade fica por conta do total de ouvintes únicos alcançados pela 94.3 FM: em filtros como o 05h-05h (FM+WEB/todos os locais), a Piatã FM superou a expressiva marca de 1 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias, o que posiciona a emissora entre os canais em FM de maior concentração de pessoas no país. No 05h-00h (FM+WEB/todos os locais) a marca de 1 milhão também está muito próxima no total de ouvintes únicos.

Também é destaque o desempenho da G FM 90.1. A emissora de formato adulto-contemporâneo avançou novamente em audiência e agora aparece bem mais próxima da líder Piatã FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já no total de ouvintes únicos em 30 dias, a GFM sustenta a vice-liderança geral, acima da marca de 760 mil no 05h-05h (FM+WEB/todos os locais).

Bahia FM 88.7 (popular/hits) completa o top 3 de audiência na Grande Salvador, rádio que também ampliou seu índice na comparação com a pesquisa passada. No total de ouvintes únicos, a Bahia FM voltou a se aproximar da GFM, estando acima dos 750 mil em 30 dias no 05h-05h (FM+WEB/todos os locais).

Quem segue próxima do top 3 de audiência é a Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes), emissora não está distante da Bahia FM nos principais períodos da medição e detém o quarto maior alcance do mercado baiano, com boa vantagem para a sequência do ranking FM nos dois quesitos.

Por fim, quando o assunto é audiência, o top 5 é completado pela A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo), considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que vê uma proximidade um pouco maior da Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop). Já no total de ouvintes únicos em 30 dias, as posições se invertem, tendo a 91.3 FM em vantagem.

Mais destaques

Na sequência do ranking de audiência FM, a Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) aparece sozinha nos principais períodos da pesquisa, emissora que ampliou o seu índice em relação à pesquisa anterior. Também houve um crescimento no número de ouvintes únicos alcançados pela 102.5 FM. Nos dois quesitos, a Rádio Sociedade aparece em sétimo geral entre as FMs.

Depois, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Salvador FM 92.3 (popular/hits) mantém a oitava posição geral de audiência entre as FMs assinantes da pesquisa, rádio que também ampliou sua marca em alcance, onde tem o nono maior valor do mercado baiano.

Metrópole FM 101.3 (jornalismo) aparece em nono geral no ranking FM de audiência, considerando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida por Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional), emissora que apresentou um bom avanço de audiência e volta a fechar o top 10 nesse quesito.

Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes, rádio que tem o oitavo maior número de ouvintes únicos alcançados na Grande Salvador), Rádio Educadora FM 107.5 (adulto/pública-educativa) e BandNews FM 99.1 (jornalismo) aparecem na sequência no ranking FM de audiência no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Resumo dos destaques/mudanças:

- Piatã FM supera a marca de 1 milhão de ouvintes em 30 dias (05h-05h/todos os locais)
- GFM mantém crescimento e se aproxima da Piatã FM em audiência
- Jovem Pan FM se aproxima um pouco mais da A Tarde FM em audiência
- Novabrasil FM avança e volta a integrar o top 10 de audiência

Veja também:
Panorama: Piatã FM e GFM avançam em audiência e alcance na Grande Salvador
Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem em maior ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.

25 outubro 2022

Rádio Chapecó completou 74 anos no ar neste domingo (23)

 Chapecó – Emissora entrou no ar às 15h30 de 23 de outubro de 1948

A Rádio Chapecó, que atualmente opera em 100.1 FM de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, completou 74 anos de operação neste domingo (23). A emissora entrou no ar às 15h30 do dia 23 de outubro de 1948, operando em 1.550 AM. Neste domingo, a rádio também completou dois anos da efetivação da migração AM-FM.

Ao longo do ano diversas ações marcaram o aniversário, como a tradicional festa na praça Coronel Bertaso, no dia 25 de agosto, data em que é festejado aniversário de Chapecó. Além disso, a rádio também recebeu homenagens, destaque para a Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores, recebida na sessão do dia 21 de outubro. A Secretaria de Especial de Comunicação Social do Governo Federal também parabenizou a Rádio Chapecó pelos 74 anos.

Após iniciar sua operação em 1948, em novembro de 1953, Francisco Norberto Bohner, em passagem pela região de Chapecó, ficou sabendo da intenção de venda da rádio por parte de seus sócios fundadores. Em uma atitude empreendedora, adquiriu as cotas e passou a dirigir a emissora com a colaboração da esposa Augusta Müller Bohner.

Em 4 de novembro de 1969 houve a transferência dos estúdios da Avenida Getúlio Vargas, 791, para rua Marechal Floriano Peixoto, 161, edifício Francisco Norberto Bohner, onde funcionou até 2021. Hoje a Rádio Chapecó está localizada na rua Israel, 2085 D, bairro Esplanada, onde também opera o seu parque de transmissões.

Antes de migrar para o FM, a emissora operava com potência de 10.000 Watts em frequência 1330 AM. Desde 23 de outubro de 2020 a Rádio Chapecó transmite em FM na frequência 100.1 FM. A programação da Rádio Chapecó é basicamente local, com jornalismo, entretenimento, música e esportes.

Rede Aleluia já opera em novo canal em Curitiba (PR) após processo de migração AM-FM

 Curitiba - A emissora iniciou nesta semana a sua operação em caráter experimental em 83.7 FM

Já está no ar em caráter experimental a Rede Aleluia FM 83.7 de Curitiba. A emissora foi a segunda da capital paranaense a efetivar o processo de migração AM-FM no dial estedindo (76.1 FM a 87.5 FM). O início das transmissões se deu na última terça-feira (18) e a informação foi relatada pelo Blog.

O processo de migração AM-FM segue acelerado por todo o país e promovendo alterações nos dials de diversas regiões brasileiras. Nesta semana Curitiba passou a contar com mais uma estação no chamado FM estendido (76.1 MHz à 87.3 MHz). Trata-se da Rádio Atalaia, emissora que faz parte da rede liderada pela Rede Aleluia FM 99.5 de São Paulo e que já pode ser captada em 83.7 FM, canal que foi originado em 1170 AM.

A novidade no dial de Curitiba também faz com que a Rede Aleluia fortaleça a sua presença em FM na Grande Curitiba, haja visto que a marca com formato de programação religioso/gospel está também presente em 93.3 FM, estação originada a partir de Colombo e que passou a contar com a rede em maio passado.

Com a transição de canal da Rede Aleluia, Curitiba já contabiliza duas emissoras que efetivaram o processo de migração AM-FM. A primeira foi a Rádio Banda B FM 79.3, esta que iniciou a operação na nova sintonia no dia 24 de maio do ano passado.

Polícia Federal fecha emissora clandestina em Nilópolis (RJ)

 Nilópolis - Durante a ação um radialista responsável foi foi autuado em flagrante e liberado mediante o pagamento de fiança

Na última sexta-feira (21) a PF (Polícia Federal) fechou uma emissora de rádio clandestina em Nilópolis, na região da Baixada Fluminense. Na ocasião, um radialista responsável foi foi autuado em flagrante e liberado mediante o pagamento de fiança. Segundo a PF, a estação funcionava sem autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A ocorrência foi registrada na rua Moraes Cardoso, no Centro de Nilópolis. Chegando lá, os agentes da Polícia Federal interromperam o funcionamento da estação. Foram recolhidos equipamentos de transmissão, material que passará para a perícia técnica.

Além disso um radialista responsável foi levado à Delegacia da Polícia Federal, em Nova Iguaçu, onde foi autuado em flagrante e liberado mediante o pagamento de fiança.

O radialista foi levado à Delegacia da Polícia Federal, em Nova Iguaçu, onde foi autuado em flagrante e liberado mediante o pagamento de fiança. Na rádio, os agentes da PF recolheram 

A atividade clandestina de telecomunicação é crime previsto na Lei 9.472/97, artigo 183, com pena de detenção de dois a quatro anos, aumentada pela metade se houver dano a terceiros, além de multa de R$ 10 mil. O Código Penal também prevê o delito em seu artigo 336.

Para denunciar uma rádio ilegal basta entrar em contato com a Anatel pelo telefone 1331 (chamada gratuita) ou enviar uma correspondência para: ARU - Assessoria de Relações com o Usuário da ANATEL, endereço: SAUS Quadra 06, Bloco F, 2º andar, Bairro Asa Sul, CEP: 70.070-940 - Brasília-DF.

Transamérica anuncia abertura de vagas de emprego em três praças da rede

 São Paulo - Ao todo são quatro oportunidades, distribuídas em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro

A Rádio Transamérica FM 100.1 de São Paulo anunciou a abertura de vagas de trabalho. Ao todo são quatro oportunidades, distribuídas em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas e os interessados podem efetuar o processo pela internet.

Segundo divulgado, na emissora de São Paulo há oportunidade para os cargos de Analista de Contas a Receber e de Auxiliar de Manutenção. Todos os cargos disponíveis são na modalidade efetivo.

A marca também está presente em outras regiões brasileiras, a exemplo de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, capitais onde a emissora é sintonizada respectivamente em 88.7 FM e 101.3 FM. Nestas localidades, há disponibilidade para a função de Gerente Executivo de Negócios, cargo que também é efetivo.

Os interessados em se candidatar às vagas devem acessar o site 123empregos, realizar o cadastro, procurar pelas oportunidades referentes a Rádio Transamérica e encaminhar as informações requeridas.

Entre afiliadas e emissoras próprias, a Rede Transamérica é composta por 12 emissoras a nível nacional. Atualmente a marca está presente em diversas capitais, com a maioria sendo estações próprias da marca. São elas: a matriz na capital paulista (100.1 FM), Rio de Janeiro (101.3 FM), Brasília (100.1 FM), Salvador (100.1 FM), Belo Horizonte (88.7 FM), Curitiba (100.3 FM) e Recife (92.7 FM).

Tendências | Grupos de rádios buscam envolver consumidores de áudio nas mais diversas plataformas

 São Paulo - Segundo executivos ouvidos durante o NAB Show Nova York, o áudio digital está finalmente alcançando marcas consideradas eficazes, seja no streaming digital, no rádio e no podcast

Executivos responsáveis pelas áreas digitais dos dois maiores grupos de rádios dos Estados Unidos foram ouvidos sobre a expansão do áudio entre os consumidores. As falas foram acompanhadas durante o NAB Show Nova York 2022, realizado na semana passada. Segundo eles, que representam a iHeartMedia e a Audacy, o áudio tem se mostrado muito eficaz para estratégias de marketing e também tem alcançado a relevância desejada através de suas iniciativas digitais. A intenção é "envolver os consumidores onde quer que – e como – eles consumam áudio". Outro ponto é o consumo em via de mão dupla entre o conteúdo on-demand e o rádio linear. Acompanhe:

O painel, que reuniu os executivos de digital dos dois maiores grupos de rádios dos EUA e foi moderada por Stephanie Donovan, Global Head of Revenue da Triton Digital, buscou mostrar qual é o atual momento do formato áudio no mercado e suas vantagens. Segundo a reportagem especial do norte-americano Inside Rádio, empresas como a iHeartMedia e a Audacy (antiga Entercom) utilizaram seus consideráveis ??recursos e experiência para ampliar o consumo e a relevância do áudio digital, em frentes como streaming (linear e on-demand) e podcasts.

“Precisamos que nossos anunciantes possam aproveitar isso, com facilidade e acessibilidade, em todos os dispositivos, plataformas e modalidades de conteúdo”, disse Tim Clarke, vice-presidente sênior de conteúdo de áudio digital da Audacy. Para a empresa, que é o segundo maior grupo de rádios dos Estados Unidos, o foco é "tornar mais fácil para os anunciantes alcançarem os 250 milhões de consumidores" que o grupo "atinge todos os meses em todas as suas plataformas".

Carter Brokaw, presidente de estratégia de receita digital do iHeartMedia Digital Audio Group, disse no painel que o grupo de rádios está otimista quanto à eficácia do áudio em 2023. “Estamos ouvindo da comunidade de publicidade que eles estão procurando alternativas para visão, som e movimento”, afirma o executivo, que completa dizendo que  “rádio, streaming digital e podcasting estão realmente começando a atingir a marca em termos de eficácia", diz Brokaw.

A escala tem sido importante para as iniciativas digitais da iHeartMedia, que acabam condizente com o tamanho do grupo (mais de 850 emissoras de rádio nos Estados Unidos). Segundo a reportagem do Inside Radio, são cerca de 50 milhões de downloads por mês na área de podcast para a empresa. Brokaw disse que a iHeart tem encontrado muitos anunciantes que veem o podcasting como uma ferramenta de marketing eficaz para agrupar o público por mercados locais, psicografia e gêneros. 

“Isso dá à comunidade de marketing uma tonelada de opções para começar em nível local e talvez progredir para um nível regional, ou começar em nível nacional e descer para um nível local”, afirmou o executivo da iHeartMedia. 

Clarke, da Audacy, também  enfatizou a importância de dar aos anunciantes “fácil acesso a esses públicos de maneira avançada”, sobre a entrega de podcasts. 

NAB Show de Nova York contará com ampla programação sobre rádio

Podcasts / áudio on-demand e Rádio: consumo em via de mão dupla

Outro ponto de interesse debatido pelos executivos é sobre o movimento de consumo de áudio digital entre os podcasts e o rádio. O executivo da Audacy dá um exemplo sobre esse cenário: o estúdio de podcast 2400 Sports, ligado à empresa, aproveita os apresentadores de seu portfólio de estações de rádio esportivas locais nos principais mercados para criar podcasts dedicados a equipes individuais. 

“O que vemos é que estamos trazendo muitas pessoas para o funil dessa maneira”, afirma Clarke, da Audacy. Segundo ele, esse movimento está ajudando na descoberta de estações locais. Por exemplo, um fã fora do mercado da Filadélfia descobre o apresentador de esportes WIP-FM Joe Giglio através de um podcast. Com isso, o fã quer obter mais informações sobre sua opinião sintonizando a estação. “Descobrimos que é uma ótima maneira de trazer fãs apaixonados por um tópico e conectá-los ao conteúdo que criamos e que eles podem não ter conhecido ou passado muito tempo recentemente”, explicou Clarke.

Para fazer essa troca, é importante que os ambientes digitais estejam conectados, oferecendo em todas as plataformas possíveis um fácil acesso ao conteúdo linear de rádio e também ao que é produzido on-demand, ou seja, como definiu o executivo da iHeart, um ambiente que “abrange todo o continuum de escuta”. “Essa foi uma ótima maneira de galvanizar o público que pode não estar gastando muito tempo em experiências de audição ao vivo, mas mais em artistas”, afirma Brokaw, que também destacou o caminho inverso: "os consumidores que preferem recursos sob demanda podem ser apresentados ao streaming de rádio ao vivo", destaca a reportagem.

Clarke, da Audacy, também destacou que essas iniciativas de áudio digital também permitem o acesso dos grupos de rádios a mais públicos diversos, ou seja, o conteúdo on demand está permitindo que o rádio amplie ainda mais seu alcance e se torne mais inclusivo. “O que o podcasting fez foi nos permitir acessar públicos mais diversos e nos deu a capacidade de pensar em mais qualidade, imersão profunda", diz o executido, que completa afirmando que "juntamente com recursos e tecnologia avançados, podemos alcançar públicos mais segmentados e criar mais eficácia para os anunciantes.”

E por qual razão olhar para lá fora?

O Blog costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

21 outubro 2022

Panorama: Massa FM e 98 FM seguem isoladas como as maiores audiências de Curitiba. Mundo Livre FM avança no top 5

 Curitiba - Ouro Verde FM Easy segue posicionada no top 3 em filtros gerais. Rádio T FM e Jovem Pan News crescem

Curitiba acompanhou na semana passada mais uma atualização da pesquisa da Kantar IBOPE Media que mostra como está o consumo de rádio na praça. O mercado da capital paranaense viu uma pequena oscilação em seu universo médio de ouvintes, muito provavelmente por causa dos efeitos causados pela presença da campanha eleitoral na grade das emissoras. De qualquer forma, vários destaques foram observados na evolução da audiência FM. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2022):

Isoladas

Os dois canais que concentram os maiores volumes de audiência do rádio na Grande Curitiba continuam isolados no topo do ranking FM. Com isso, a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) sustenta por mais um mês a liderança isolada de audiência nos principais períodos da pesquisa, condição mantida pela estação desde o primeiro semestre de 2020 (a partir da atualização de março/2020).

A 98 FM 98.9 (popular/hits) também se destacou ao variar de forma positiva na pesquisa de audiência, fazendo um movimento contrário ao que foi visto na média geral do FM. Com isso, a emissora diminui um pouco a distância que a separa da Massa FM e amplia a diferença existente para a sequência do ranking FM, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

E pela quarta vez consecutiva, a Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo) aparece como o terceiro maior volume de audiência na Grande Curitiba, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Novidade no top 5

Quem também cresceu em audiência foi a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativo), fato que possibilitou uma situação inédita para a emissora no ranking de audiência: a estação aparece na quarta colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Ou seja, a emissora avançou duas posições na comparação com o que a Mundo Livre FM vinha registrando nos últimos meses, que também já representava um patamar histórico para a FM.

A Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) completa o top 5 da audiência FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e foi outra emissora que também ignorou a oscilação negativa do meio. Isso foi o suficiente para a Jovem Pan FM manter sua colocação no top 5 e próxima da Mundo Livre FM.

Já a Caiobá FM 102.3 (popular/hits), que passa por mudanças artísticas e reativou sua cobertura original de sinal, aparece bem próxima do top 5 em filtros gerais.

Mais destaques

Entre as FMs assinantes da pesquisa, a sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) segue diferente do que era normalmente observado até o começo deste ano. A Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esporte) aparece pela segunda vez consecutiva na sétima colocação geral de audiência. A estação é seguida pela Clube FM 101.5 (popular/hits), sendo que as duas FMs praticamente não viram mudanças significativas em suas médias na comparação com a pesquisa passada.

BandNews FM 96.3 (jornalismo/esportes) aparece na sequência do ranking FM, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Considerando as FMs assinantes, a emissora é seguida mais de perto pela Rádio T FM 104.9 (popular/hits), estação que apresentou uma boa variação positiva em seu índice em filtros gerais. 

Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes) mantém sua trajetória de crescimento em Curitiba, rádio que foi inaugurada em março deste ano. Com isso, a FM renova a sua melhor marca de audiência e ganha mais uma posição em filtros gerais. 

Logo na sequência, o FM curitibano conta com a Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes, rádio que avançou e, se somada a audiência obtida por sua transmissão em 550 AM a marca passa a ter o sétimo maior volume do rádio curitibano), Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica) e a também novata Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop).

Resumo dos destaques/mudanças:
- Massa FM e 98 FM seguem disparadas como os maiores volumes de audiência em Curitiba
- Mundo Livre FM crava sua melhor colocação no ranking FM
- Rádio T FM apresenta avanço considerável e Jovem Pan News mantém trajetória de alta

Veja também:
Panorama: Massa FM volta a ficar isolada na liderança de audiência. Ouro Verde FM segue no top 3 de Curitiba
Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem em maior ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Rede Pampa é a mídia oficial do RS Fashion Week em Porto Alegre

 Porto Alegre – Evento será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre

A Rede Pampa está divulgando que é parceira de mídia oficial do RS Fashion Week, evento que ocorre no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre nos dias 08 e 09 de novembro de 2022, das 17h às 21h. Entre os veículos do grupo que estarão fazendo a cobertura do evento, estão a Rádio Pampa FM 97.5 e a Rádio Liberdade FM 83.3 de Porto Alegre.

O Circuito Nacional Fashion Week (CNWF) é o organizador de semanas de moda em todo o Brasil. A Rede Pampa é apoiadora oficial do circuito e realiza a divulgação e cobertura multimídia do evento. A cobertura conta com equipe integrada e presente, mostrando ao público gaúcho cada detalhe do evento que promete oxigenar a cena fashion e a indústria da moda.

O RSFW contará com estrutura de arena de desfiles, doze pop-up stores, ambientes fotogramáveis, instalações para exposições, lounge VIP, palcos para apresentações musicais e palestras talk fashion, tudo visando trazer ótimo resultado para as empresas participantes. O Rio Grande do Sul Fashion Week estimula uma ampla integração entre público, estilistas, lojistas, fabricantes e formadores de opinião, por meio de atividades distintas, de âmbito econômico e cultural, para um público de convidados especiais.

Os veículos de comunicação do grupo estarão presentes em cobertura ativa, pré e durante a fashion week. A apresentadora Ali Klemt, da TV Pampa, vai atuar como embaixadora do evento.