São Paulo - Na lista divulgada pelo Ministério das Comunicações estão estações de marcas como Jovem Pan News, Rádio Difusora Pai Eterno e Rádio América
Ainda na esteira das possíveis novidades que poderão surgir no dial FM em 2022, um ato publicado pelo Ministério das Comunicações nesta terça-feira (1º) autoriza que oito rádios presentes na faixa AM iniciem as suas operações em FM. Na lista estão emissoras da Baixada Santista, Belo Horizonte, Goiânia e também do interior paulista (Rio Claro e Mogi Guaçu). A região de São Paulo (capital) também conta com uma migrante AM-FM na listagem, com transmissão que deverá partir de Santa Isabel. Confira.
A rede Jovem Pan News tem duas emissoras na lista divulgada pelo Ministério das Comunicações. Trata-se da atual Jovem Pan News AM 590 de Santos, emissora que irá operar em 76.1 FM, com classe E3 de operação. A emissora foi noticia recentemente no Blog devido à uma parceria firmada entre o Grupo ABC e o grupo jornalístico Diário de S.Paulo para a operação da estação no litoral.
Rio Claro (SP) é sede da outra afiliada na rede Jovem Pan News presente na lista do MCom. Assim como está ocorrendo nos municípios vizinhos (à exemplo de Limeira), o processo de ida para o FM ocorrerá na faixa estendida (76.1 FM a 87.3 FM). No caso da atual Jovem Pan News AM 1410 de Rio Claro a emissora vai operar em 85.5 FM (classe C). A emissora é afiliada ao Grupo Jovem Pan desde a época da rede Jovem Pan AM, ativa até 2013.
Perto dali, em Mogi Guaçu (SP), a Rádio Difusora AM 1380 conseguiu um espaço no dial FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM) e teve a sua migração AM-FM autorizada. A estação vai operar em 102.5 FM, sendo classe C de operação.
Novamente sobre a Baixada Santista, outras duas emissoras da região tiveram seus processos de migração AM-FM autorizados. Tratam-se da Rádio Cacique AM 1510 e da Rádio Universal AM 810, ambas de Santos. Nos dois casos as operações em FM ocorrerão na faixa estendida do FM.
Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO)
A atual Rádio América AM 750 de Belo Horizonte (MG) teve o seu processo de migração AM-FM autorizado pelo Ministério das Comunicações. A emissora vai operar a partir de Contagem, cidade de origem de sua concessão, mas deve cobrir toda a área urbana da região metropolitana da capital mineira. A sintonia que será utilizada pela migrante é 107.1 FM, sendo classe A2 de operação.
Já em Goiânia, o nome "Pai Eterno" retorna para frequência 95.5 FM. O canal será ocupado pela atual Rádio Difusora Pai Eterno AM 640 e será classe A2 de operação. No passado, essa sintonia foi utilizada pela estação concessionária que atualmente atua como Clube FM 95.9 (o canal foi alterado no início do ano) e já carregou a programação da antiga Rede Pai Eterno (de formato religioso/católico).
Grande São Paulo
A atual Rádio Vibe Mundial AM 660 de São Paulo, originada em Santa Isabel, também está na lista de migrantes AM-FM autorizadas pelo MCom nesta terça-feira (1º). A emissora, que também atua em conjunto com a Rádio Vibe Mundial FM 95.7 de Jundiaí, vai operar em 83.1 FM, como classe A1 de operação.
Ao concluir sua ida para o FM, a Rádio Vibe Mundial deverá ampliar a lista de migrantes AM-FM que já estão em operação na faixa estendida do FM na Grande São Paulo (veja a lista logo abaixo). Outra emissora que também é aguardada é a Jovem Pan AM 620 de São Paulo, que confirmou o início da sua operação em 76.7 FM.
Emissoras eFM em operação na Grande São Paulo:
77.5 FM - Rádio Capital - São Paulo
77.9 FM - Rádio Cultura Brasil - São Paulo
79.9 FM - Rádio Nova Difusora - Osasco
80.7 FM - Super Rádio - São Caetano do Sul
80.9 FM - Rádio RBC Belém - Ibiúna
84.7 FM - GRU FM - Guarulhos
86.3 FM - Rádio Bandeirantes - São Paulo
87.1 FM - Rádio Nacional *
* não é uma migrante AM-FM