São Paulo - Jovem Pan FM e Jovem Pan News terá nova operação em Criciúma (SC); Xodó FM troca de canal em Aracaju (SE). Antena 1 tem duas novas afiliadas previstas no Sul
O mercado de rádio brasileiro já conta com algumas mudanças programadas para o mês de novembro, em processo iniciado a partir da reta final de outubro (início da semana). Segundo o que apurou o tudoradio.com, as bandeiras Jovem Pan News e Jovem Pan FM terá uma nova operação em Criciúma (SC); a Massa FM tem mais três afiliadas engatilhadas no Paraná e estreia hoje (1º) mais uma FM no interior paulista, a Xodó FM vai ampliar seu porte técnico em Aracajú (SE) e a rede Antena 1 tem estreias previstas para Foz do Iguaçu (PR) e Blumenau (SC). Acompanhe:
Para novembro, a Rede Massa FM (popular/sertanejo) é a marca que tem mais estreias já previstas, a começar por hoje (1º). A inauguração da "Massa FM Baixa Mogiana", representada pela Massa FM 93.1 de Itapira (SP), estava prevista para ontem (31), mas a condição climática atípica no local obrigou a estação a realizar sua inauguração no dia de hoje. A apresentação da nova afiliada paulista acontece a partir das 12h00.
E, na sequência de Itapira (SP), a Massa FM tem mais três inaugurações programadas para o Paraná: a Massa FM de Medianeira tem estreia prevista para o dia 14 de novembro, em Toledo a Massa FM 104.5 tem a expectativa de ser inaugurada no próximo dia 21 e a Massa FM 107.3 de Nova Aurora em 28 de novembro
Mais ao sul, em Santa Catarina, as atuais Jovem Pan FM 104.3 e Jovem Pan News FM 101.5 de Criciúma e também a Jovem Pan News FM 95.9 de Tubarão, emissoras controladas pela tradicional marca Hulha Negra, iniciam hoje (1º) uma nova fase em sua gestão. Segundo um anúncio público feito pelo radialista Almi Henrique, ele e sócios de Florianópolis adquiriram a operação das estações.
Almi Henrique é conhecido pela sua passagem no rádio da capital catarinense, onde atuou em áreas de gestão e coordenação das emissoras Jovem Pan FM 101.7 e Jovem Pan News FM 103.3, ambas na capital catarinense. Agora o radialista concentra esforços em três afiliadas ao Grupo Jovem Pan presentes no litoral sul catarinense. Essas emissoras passaram a atuar com o nome Jovem Pan entre 2020 (News em Criciúma) e 2021 (News em Tubarão e FM em Criciúma).
Também no sul, a rede liderada pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo (formato adulto-contemporâneo) prepara as estreias de mais duas emissoras. Em Foz do Iguaçu (PR) a futura Antena 1 FM 104.5 já está em fase de expectativa desde a última quinzena de setembro, mas ainda não indicou uma data para a sua inauguração. E a futura Antena 1 FM 89.1 de Blumenau (SC) tem sua estreia prevista para o próximo dia 14. Vale recordar que a marca iniciou recentemente a operação da Antena 1 FM 104.3 de Curitiba (PR).
Outro destaque recente foi percebido em Sergipe, através do mercado de Aracajú. A até então Xodó FM 96.5 teve seu canal trocado no último domingo (30), retomando a operação em 89.9 FM. Essa sintonia já foi ocupada pela emissora até novembro de 2021, quando a rádio de formato popular/hits teve seu canal alterado para 96.5 FM. Essa modificação não durou 1 ano, com a Xodó FM retornando para a sua sintonia anterior.
O motivo da mudança de canal da Xodó FM é técnico e a 89.9 FM deverá ter uma ampliação de sua cobertura de sinal, indo de C para A3. Vale destacar que a Xodó FM é uma marca sergipana, que forma uma rede estadual.
Na próxima quinta-feira (3), ocorrerá a inauguração oficial da Rádio Câmara FM 90.3 de Vitória da Conquista (BA), estação que já estava em operação experimental. A nova emissora terá programação voltada para a divulgação das ações de interesse público que acontecem no Poder Legislativo, incluindo a transmissão ao vivo de sessões e audiências públicas.
Também na quinta (3) haverá o início operacional da Rádio Mais FM 88.9 de São José dos Pinhais (PR), emissora originada da atual Rádio Mais AM 1120. A estação de formato popular/sertanejo iniciará na Grande Curitiba a sua transmissão simultânea entre as faixas AM e FM, finalizando o processo em dezembro.
Outras mudanças, como expansão de redes e estreias de novas estações (incluindo migrantes AM-FM), devem ser confirmadas ao longo dos próximos dias.