Salvador - Itapoan FM também amplia os seus números e segue perto do top 3. A Tarde FM e Jovem Pan FM estão próximas em audiência
O mercado de rádio de Salvador acompanhou mais uma atualização da pesquisa regular realizada pela Kantar IBOPE Media. Os novos dados mostram um cenário de alta no alcance de rádios importantes, inclusive com novas marcas sendo alcançadas. Na audiência também são percebidos vários destaques importantes, com os canais que agregam os maiores volumes ampliando seus índices. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2022):
Avanços e recordes
A Piatã FM 94.3 (popular/hits) segue na liderança de audiência nos principais períodos da medição, condição esta que vem sendo mantida pela FM nos últimos meses. A novidade fica por conta do total de ouvintes únicos alcançados pela 94.3 FM: em filtros como o 05h-05h (FM+WEB/todos os locais), a Piatã FM superou a expressiva marca de 1 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias, o que posiciona a emissora entre os canais em FM de maior concentração de pessoas no país. No 05h-00h (FM+WEB/todos os locais) a marca de 1 milhão também está muito próxima no total de ouvintes únicos.
Também é destaque o desempenho da G FM 90.1. A emissora de formato adulto-contemporâneo avançou novamente em audiência e agora aparece bem mais próxima da líder Piatã FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já no total de ouvintes únicos em 30 dias, a GFM sustenta a vice-liderança geral, acima da marca de 760 mil no 05h-05h (FM+WEB/todos os locais).
A Bahia FM 88.7 (popular/hits) completa o top 3 de audiência na Grande Salvador, rádio que também ampliou seu índice na comparação com a pesquisa passada. No total de ouvintes únicos, a Bahia FM voltou a se aproximar da GFM, estando acima dos 750 mil em 30 dias no 05h-05h (FM+WEB/todos os locais).
Quem segue próxima do top 3 de audiência é a Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes), emissora não está distante da Bahia FM nos principais períodos da medição e detém o quarto maior alcance do mercado baiano, com boa vantagem para a sequência do ranking FM nos dois quesitos.
Por fim, quando o assunto é audiência, o top 5 é completado pela A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo), considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que vê uma proximidade um pouco maior da Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop). Já no total de ouvintes únicos em 30 dias, as posições se invertem, tendo a 91.3 FM em vantagem.
Mais destaques
Na sequência do ranking de audiência FM, a Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) aparece sozinha nos principais períodos da pesquisa, emissora que ampliou o seu índice em relação à pesquisa anterior. Também houve um crescimento no número de ouvintes únicos alcançados pela 102.5 FM. Nos dois quesitos, a Rádio Sociedade aparece em sétimo geral entre as FMs.
Depois, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Salvador FM 92.3 (popular/hits) mantém a oitava posição geral de audiência entre as FMs assinantes da pesquisa, rádio que também ampliou sua marca em alcance, onde tem o nono maior valor do mercado baiano.
A Metrópole FM 101.3 (jornalismo) aparece em nono geral no ranking FM de audiência, considerando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida por Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional), emissora que apresentou um bom avanço de audiência e volta a fechar o top 10 nesse quesito.
Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes, rádio que tem o oitavo maior número de ouvintes únicos alcançados na Grande Salvador), Rádio Educadora FM 107.5 (adulto/pública-educativa) e BandNews FM 99.1 (jornalismo) aparecem na sequência no ranking FM de audiência no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Resumo dos destaques/mudanças:
- Piatã FM supera a marca de 1 milhão de ouvintes em 30 dias (05h-05h/todos os locais)
- GFM mantém crescimento e se aproxima da Piatã FM em audiência
- Jovem Pan FM se aproxima um pouco mais da A Tarde FM em audiência
- Novabrasil FM avança e volta a integrar o top 10 de audiência
Veja também:
> Panorama: Piatã FM e GFM avançam em audiência e alcance na Grande Salvador
> Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem em maior ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.