08 junho 2022

Rádio Cultura Brasil e Cultura FM passam a contar com novo noticiário, em São Paulo (SP)

 São Paulo - O noticiário matutino é transmitido em cadeia com a TV Cultura. A estreia foi registrada na última segunda-feira (6)

A Rádio Cultura Brasil FM 87.9 AM 1200 e a Cultura FM 103.3 de São Paulo passaram a contar com um novo programa na grade. Trata-se do "Esta Manhã", noticiário veiculado entre 7h e 7h30 e que é transmitido em cadeia com a TV Cultura. A estreia foi registrada na última segunda-feira (6).

Apresentado por Eduardo Campos, os veículos mantidos pela Fundação Padre Anchieta, em São Paulo, estrearam neste início de semana o "Esta Manhã", noticiário que é levado ao ar no formato multiplataforma, através da TV Cultura, Rádio Brasil Cultura, Cultura FM, além do site da TV Cultura e nas plataformas digitais, incluindo YouTube, Twitter, Facebook e Tik Tok. O novo programa adotou o slogan "Comece o seu dia sabendo" e tem a proposta de levar ao ar um jornalismo ligado com as redes sociais e os principais acontecimentos da sociedade.

O presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, afirma que uma das prioridades de sua gestão, anunciada em 2019 mas adiada durante a pandemia, é a criação de um jornal matutino, mais noticioso, que possa ser visto em várias plataformas. "A TV Cultura já tem uma credibilidade consolidada em jornalismo, com informativos diários na hora do almoço e na faixa noturna. Com o Esta Manhã, levaremos a informação logo cedo, em todas as telas que temos ao nosso alcance".

Acumulando passagens pela TV Bandeirantes, Globo e Rede TV!, Eduardo Campos está há mais de quatro anos na TV Cultura, ocupando o cargo de repórter, do Jornal da Cultura. O profissional iniciou a carreira no jornalismo na Rádio Capital, onde apresentava um programa de notícias e esportes.

Além de contar com a versão ao vivo, veiculada de segunda à sexta-feira, entre 7h e 7h30, o "Esta Manhã" também ganhará uma versão em podcast, esta que ficará disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Apple, Google e Amazon Music.

06 junho 2022

Rádio Sertaneja - A Sertaneja do Brasil !

Grupo Jovem Pan ultrapassa 5 milhões de inscritos no YouTube

 São Paulo – Perfil do programa Pânico bateu a marca de 3 milhões de inscritos na plataforma

O Grupo Jovem Pan (responsável pela Jovem Pan FM 100.9, Jovem Pan News AM 620, TV Jovem Pan News e Panflix) ultrapassou a marca de 5 milhões de inscritos no seu canal oficial no YouTube. O crescimento da emissora na plataforma é 100% orgânico e resultado de uma série de iniciativas, como inovações na grade da programação, conteúdo diferenciado, cobertura de notícias do Brasil e do mundo. Além disso, o YouTube confere ao público a possibilidade de acompanhar os programas em tempo real e os cortes dos melhores momentos da programação gratuitamente. A Jovem Pan FM também é destaque no volume de audiência no dial.

Segundo o levantamento divulgado pelo próprio grupo, a Jovem Pan é líder tanto de inscritos quanto de visualizações no YouTube. “O alcance da liderança no número de inscritos e de visualizações no nosso canal no Youtube muito nos alegra. É um grande reconhecimento ao enorme esforço de todos do Grupo Jovem Pan e uma mostra de que estamos fazendo um bom trabalho e trilhando o caminho certo. Continuaremos trabalhando com muito profissionalismo, dedicação e seriedade para sempre oferecer aos nossos ouvintes a melhor cobertura jornalística e também em entretenimento”, afirma a coordenadora de YouTube da Jovem Pan, Luísa Sena.

O grupo também tem investido na ampliação da sua equipe, da quantidade de pílulas e programas que disponibiliza em seu canal no YouTube e no aprimorado das técnicas de SEO (otimização de mecanismos de busca) para facilitar a localização de seus vídeos. 

Programa Pânico também registra crescimento na plataforma

O canal do programa Pânico no YouTube ultrapassou a marca de 3 milhões de inscritos. “Antes os cortes eram feitos por blocos de perguntas e resposta, mas ao observar o comportamento do público notamos que as imitações, brincadeiras, interações entre o casting e mesmo as "tretas" geravam bastante repercussão, então mudamos o estilo de cortes”, explica Luisa.

A redatora de YouTube do Pânico, Natália Barão, assiste ao programa completo para não perder nenhum desses momentos essenciais e aprimorou também os textos com brincadeiras e memes que fazem sentido para a audiência. Além disso, o editor do canal no YouTube, Kevin Ruffo, produz thumbnails (imagem em miniatura) e artes para a comunidade, que também conversam com esse estilo descontraído. A produção do Pânico também tem aperfeiçoado as técnicas de SEO nos vídeos para que eles atinjam mais pessoas e utilizado mais ferramentas que provocam o engajamento com o público.

“O programa ocupa um nicho bastante único e o crescimento do canal também ocorre de maneira orgânica. O recorde do número de inscritos comprova a relevância do Pânico e a sua capacidade de adaptação aos novos tempos digitais, além, é claro, da aceitação e preferência do público. O número de comentários nos vídeos da atração varia bastante de acordo com os entrevistados. Entretanto, o canal tem uma média de mais de 46 mil comentários por mês em 2022, conclui Luísa.

Jovem Pan FM também registra crescimento no dial

A Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo (jovem/adulto-jornalismo/esportes) também tem registrado crescimento em sua audiência. Nos últimos anos a emissora já estava consolidada entre as FMs que estão acima dos 2 milhões de alcance, além da vice-liderança geral nesse quesito. A novidade agora é a aproximação da 100.9 FM da marca dos 3 milhões. Hoje a Jovem Pan FM alcança 2.9 milhões de pessoas no dial, isso em 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Trata-se do terceiro maior valor do FM brasileiro.

 

 

Polo de Confecções de Pernambuco

Rede Mais FM passa a contar com programa "Banana Show", em Franca

 Franca - Atração estreia nesta segunda-feira (6) e será veiculada diariamente pela emissora

A Rede Mais FM 101.3 de Franca é a próxima emissora brasileira que passará a incluir o programa "Banana Show" na programação. Mais conhecido como "Banana", Hamilton Vessi estreia nesta segunda-feira (6). A emissora irá veicular diariamente a atração e em dois horários durante a programação.

Através de sua página no Instagram, Hamilton Vessi anunciou que passa a integrar, a partir de hoje (6), a grade de programação da Rede Mais FM, emissora localizada em Franca, no interior paulista. O locutor, apresentador e animador fará sua estreia às 11h com o seu tradicional "Banana Show", atração que mescla música e entretenimento. Além disso, o programa contará com reapresentação nas noites da estação, sendo veiculado também às 20h.

Além de estar presente na região de Franca, a Rede Mais FM conta ainda com mais duas estações, sendo em Holambra (88.3 FM) e Jaci (101.1), municípios pertencentes respectivamente às regiões de Campinas e São José do Rio Preto.

Até então a 92 FM 92.1 de São João da Boa Vista foi a última emissora que contou com a estreia do "Banana Show". Desde o início do ano a emissora passou a veicular de forma definitiva a atração.

Hamilton Vessi teve importante passagem pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo, onde ficou bastante conhecido por seus trabalhos, em especial no comando do "Planeta DJ". Também se destacou no Guinness Book por ter sido o radialista que permaneceu por mais tempo no ar, totalizando 99 horas e 43 minutos. O feito foi em 1993, na Jovem Pan FM.

 

Rádio Som Brega - A Mais Popular do Brasil !

CBN estreia programação de forma oficial nesta segunda-feira (6) em Salvador (BA)

 São Paulo – Emissora veiculou seu primeiro programa local às 9h e contará com outros dois horários com produção regional

A Rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 de São Paulo e CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro, voltou a operar em Salvador nesta segunda-feira (6). A marca retornou ao mercado da capital baiana por meio da Rádio Cultura AM 1140 de Salvador, emissora que está em processo da migração AM-FM e que deve operar em breve em 77.7 FM. A afiliada foi apresentada à rede no Jornal da CBN e estreou sua grade local às 9h. A estreia foi registrada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

A CBN Salvador terá programação local em três horários: de 9h ao meio-dia; de 14h às 17h; e de 21h às 23h. Às 9h vai ao ar o programa Direto ao Ponto, ancorado por Cíntia Kelly e Igor Guimarães. Na sequência, a grade terá o CBN Salvador, de 10h às 12h, comandando por Fernanda Cruz e Silva Júnior. No período da tarde, a programação local conta com Gil Dillon e o Conversa sem Filtro. À noite, Ivo Ferraz e equipe comandam a jornada esportiva, com o CBN Esportes.

Novos programas vão integrar a grade até o próximo mês, de acordo com os diretores Executivos da CBN Salvador, André Spinola e Daniel Alencar. A CBN Salvador vai alcançar 78 cidades do interior, além da capital. O que representa quase 7 milhões de ouvintes.

Para a coordenadora de jornalismo da rádio, Cíntia Kelly, a CBN chega em um momento crucial para democracia. "É gratificante ser mais um canal de informação, com apuração, precisão e honestidade intelectual exigidas para se fazer o jornalismo. Só o bom jornalismo pode se contrapor às fake news, tão disseminadas. A CBN Salvador se junta a outros canais de comunicação que levam à sério a informação", pontuou a jornalista.

CBN chega pela terceira vez ao mercado de Salvador

CBN iniciou suas operações em Salvador operando na extinta frequência 1050 AM em 2007. Essa estação permaneceu como afiliada da CBN até o final de 2009, quando foi iniciada uma movimentação para levar a rede jornalística ao FM. Em 18 de março de 2010 houve a estreia da CBN FM 100.7 de Salvador.

A rede jornalística operou na frequência até fevereiro de 2013, quando houve a mudança da marca para o canal 91.3 FM. Neste dial, a Rede CBN operou até 1º de novembro de 2016. Desde então, o canal transmite a programação da Jovem Pan FM 91.3 de Salvador.

De acordo com as informações da Rede CBN, a volta da marca à capital baiana está prevista para o dia 6 de junho. A última estreia da rede jornalística ocorreu em Curitiba, em novembro do ano passado.

 

 

Rádio Almanaque - Qualidade em Músicas !

Tendências | Beasley Media Group (EUA) afirma que 40% a 60% da audiência de suas rádios está no digital

São Paulo - Média chama a atenção por contrastar com pesquisas que apontam uma participação de 11% para o streaming na composição da audiência de rádio. Empresa explica o que considera como "digital"

Um dado divulgado pela Beasley Media Group, importante grupo de rádios nos Estados Unidos, tem chamado a atenção da indústria de rádio. Segundo a empresa, cerca de 40% a 60% de toda a audiência de rádio de suas estações estão concentradas no digital. A parcela é bem superior à divisão "dial AM/FM vs. streaming de áudio" apontado por pesquisas recentes, onde 89% está no receptor tradicional e 11% no digital, segundo a Edison Research. E o grupo norte-americano aponta que essa ampliação do digital é um movimento constante e não considera apenas os "níveis de escutas", ou seja, considera sua audiência como algo multiplataforma, inclusive no tipo de conteúdo gerado, compartilhado e consumido

Os dados da Beasley Media Group foram compartilhados durante o evento "Gabelli 14th Annual Entertainment & Broadcasting Symposium" e foi repercutido por portais especializados em mídia, como o Inside Radio. A publicação trouxe alguns exemplos do avanço do digital: 38% da audiência total do Philly rocker WMMR vem de plataformas digitais. O número é de 58% no “98,5 The Sports Hub” WBZ-FM Boston e 60% na WRIF Detroit, de formato rock.

“Estamos vendo uma migração do ar para o online”, afirmou a a CEO da empresa, Caroline Beasley, na conferência onde foram apresentados esses dados.

Porém, quando questionados sobre essa divisão entre offline e digital, a empresa explicou que essas parcelas não são relacionadas aos níveis de escuta de rádio (foco das principais pesquisas), mas sim "pertencem ao público total dessas marcas, que criam e distribuem conteúdo em várias plataformas em várias mídias, incluindo áudio, vídeo e texto". 

Esse crescimento do digital tem um motivo, segundo a imprensa especializada. A Beasley Media Group realizou investimentos significativos nas plataformas digitais em seus canais e atrações que tiveram uma maior adesão à nova tecnologia. Há uma movimentação forte para a criação de podcasts a partir das principais atrações de formato talk das estações do grupo, onde cada programa conta com uma média bem superior a 1 mil episódios disponíveis em ambientes on-line.

Um movimento que é aliado ao investimento digital é a atenção maior nos mercados locais. Ou seja, para que seja alavancada a audiência on-line e as possibilidades de negócios, o grupo procura alcançar cerca de 30% do total da divisão do mercado em cada praça. Boston, o maior mercado da Beasley, que é responsável por 25% da receita total do grupo, a empresa suga “43 centavos de cada dólar local nesse mercado”, disse Caroline Beasley. E na Philadelphia a empresa tem 35% do mercado de rádio local.

No geral, a empresa conta com uma proporção de oito em cada dez dólares de anúncios da Beasley vêm de vendas locais, ou seja, a fatia de vendas nacionais é de 21%.

De volta aos níveis de escuta…

A Edison Research aponta que 11% da audiência de rádio nos Estados Unidos está no streaming. Porém, essa não é uma proporção padrão entre os mercados internacionais. Recentemente o tudoradio.com repercutiu os dados relacionados ao Reino Unido, onde lá 22% do consumo de rádio está no streaming. 

O Blog Mundo do Rádio costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

03 junho 2022

 

 

Rádio Forró - A melhor do Brasil !

Emissoras da Rede Correio Sat terão programação especial para a cobertura do São João de Campina Grande (PB)

 João Pessoa – Correio 98 FM de João Pessoa e Campina Grande irão transmitir programa Correio Debate direto do recinto do evento

As rádios controladas pela Rede Correio Sat em João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, terá programação especial na cobertura do São João 2022, considerada uma das maiores festas juninas do país. Após dois anos suspenso devido às restrições da pandemia da Covid-19, o São João de Campina Grande volta a acontecer, entre 10 de junho e 10 de julho.

A Correio 98 FM 98.1 de Campina Grande terá uma cobertura mais completa de todo o período junino na cidade. Entre as atrações confirmadas, destaque para Xand Avião e Flávio José, que estarão na abertura da festa; e para Wesley Safadão, que vai tocar no encerramento. Elba Ramalho, como já é tradição, vai se apresentar no dia 23 de junho, véspera de São João, enquanto a novidade fica por conta de Juliette, que vai subir ao palco no Dia de São João.

Já a Correio 98 FM 98.3 de João Pessoa, vai transmitir o programa Correio Debate especial direto de Campina Grande, ao meio-dia, no próximo dia 10 de junho. O grupo também vai contar com a cobertura da TV e site.

Segundo a prefeitura de Campina Grande, a festa vai contar com atividades culturais regionais, nos distritos de Galante e São José da Mata, para elevar o fluxo de turistas na região. Em Galante, os shows acontecem nos dias 18, 19, 23 (véspera de São João), 24, 25 e 26 de junho. O distrito também terá programação em julho, nos dias 2 e 3.

Já no distrito de São José da Mata, a festa acontece nos dias 23, 24, 25, 26, 29 e 30 de junho, a partir das 20h.

 

 

Rádio Sucesso - Sucesso em Primeiro Lugar !

93 FM confirma realização do Louvorzão 93 para o dia 2 de julho no Rio de Janeiro

 Rio de Janeiro – Evento foi confirmado para ser realizado na Praça da Apoteose

A 93 FM 93.3 do Rio de Janeiro e a MK Music confirmaram a nova data do Louvorzão93. Segundo a organização do evento, o festival voltado à música gospel será no dia 2 de julho, na Praça da Apoteose, na região central da capital fluminense. A maratona de shows reunirá os maiores nomes da música evangélica da atualidade, com início previsto para as 14h. Serão oito horas de apresentações. A entrada é gratuita.

Com o adiamento do evento, programado inicialmente para acontecer no dia 15 de abril na Quinta da Boa Vista, a organização promete ainda mais surpresas, que vão impactar a todos os presentes. O palco contará com uma estrutura inédita de iluminação e projeção de imagens, usando centenas de telas de alta resolução. A ideia é proporcionar uma experiência imersiva durante o evento. Haverá, ainda, momentos para de oração pelo Rio de Janeiro e pelo país.

Para a presidente do grupo MK de Comunicação, Marina de Oliveira, “o objetivo do evento é levar uma mensagem de paz e fé e celebrar a oportunidade de reunir tantas pessoas, após dois anos de isolamento social.”

Para a diretora da rádio 93FM, Andrea Maier, “o Louvorzão93 é um encontro entre gigantes da música gospel  e promete ser uma atração especial, cercada de muita tecnologia, que vai  tirar do chão quem estiver na Praça da Apoteose”.

As atrações confirmadas são: Anderson Freire, Aline Barros, Bruna Karla, Jessé Aguiar, Gabriel Guedes, Fernanda Brum, Cassiane, Delino Marçal, Midian Lima, Elaine Martins, Elizeu Alves, Eula Cris, Eurice Diniz, Fabiana Sinfrônio, Gisele Nascimento, Gislaine e Mylena, Jozyane, Pr Lucas, Léa Mendonça, Marine Friesen, Eyshila, Paulo Neto, Samuel Miranda, Sophia Vitória, Willian Nascimento, Arthur Calazans e Valesca Maysa.

O Louvorzão93 conta com patrocínio: Facility, Light e Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 


Ministério das Comunicações relaciona migração AM-FM com boas ações junto ao Meio Ambiente

 

Brasília – Segundo MCom, processo de adaptação de outorgas auxilia na economia de energia elétrica

O Ministério das Comunicações (MCom) divulgou uma matéria em que relaciona a migração AM-FM com boas práticas junto ao Meio Ambiente, como a preservação de recursos naturais. Como exemplo disso, a pasta ressaltou que o processo de adaptação das outorgas concedidas a emissoras que operam em Ondas Médias (OM) auxilia na economia de energia elétrica. Os resultados alcançados são diluídos ao longo de anos e, nesse aspecto, parecem mais com efeitos indiretos. 

De acordo com o divulgado pelo MCom, a maioria das emissoras de rádios que operam em OM possui transmissores “valvulares”, enquanto as rádios FM trabalham com transmissores “transistorizados”, com potências menores. A mudança implica (dependendo da faixa de frequência e da potência) em redução da energia necessária ao funcionamento dos equipamentos. Ou seja, economia de recurso natural.

Além disso, o Ministério também considerou outros fatores para fazer uma avaliação detalhada sobre as equivalências entre emissoras. Em 2013, existiam 1.781 emissoras operando em OM, em caráter local, quando o Decreto 8.139/13 – que dispôs sobre as condições para a extinção do serviço – foi editado. Deste então, 1.670 rádios aderiram ao processo de adaptação que, gradativamente, vem avançando.

Segundo cálculos divulgados pelo MCom, mesmo com quase mil contratos assinados com a União, cerca de 210 emissoras migrantes ainda não apresentaram projetos técnicos para o FM. No entanto, são eles que vão apontar, em definitivo, a diferença de consumo de energia, uma vez que este fator está relacionado à altitude de instalação da emissora.

“Atento a esse cenário, o MCom estruturou uma política pública que pretende ampliar a qualidade do áudio e da transmissão. Nosso desejo é garantir que emissoras possam continuar a prestação dos serviços no FM, o que amplia a diversidade de conteúdo, a competitividade no setor e melhora o serviço para o cidadão”, afirmou o ministro substituto das Comunicações, Maximiliano Martinhão. 

Na prática, cabe afirmar que as emissoras com grandes potências têm redução significativa no consumo de energia. Este é o caso de uma emissora de grande porte em São Paulo, que atualmente conta com 200 kW (kilowatts) de transmissor em OM. Estima-se que, após a migração para o FM, ela poderá usar um transmissor com 20 kW.

Em condições semelhantes, pode-se afirmar que há uma economia próxima a 40% no consumo de energia elétrica. A redução deve ter menor intensidade para rádios que operam com transmissores cuja potência fica entre 10 kW ou mesmo 1 kW.

A migração das emissoras atende a uma solicitação das próprias emissoras, que há anos sofrem com a perda de sua audiência, pelo fato desse serviço ser mais suscetível à ruídos, interferências, custos elevados de instalação e manutenção de estações e, ainda, grande consumo de energia elétrica na operação. As mudanças também são necessárias porque a operação das OM, em caráter local, será extinta em dezembro de 2023.

 

Rádio Cordeiro - Sua rádio na internet !

Rádio Mix FM completa 3 anos de operação em Teresina (PI)

 Teresina - No início de suas operações junto à Rede Mix, a afiliada inaugurou sua nova estrutura em um shopping center da cidade

A Rádio Mix FM 91.5 de Teresina completou três anos de operação na última quarta-feira (1). A estação, que é uma migrante AM-FM, conta com um porte técnico considerável e opera na capital do Piauí desde 2019. Um dos principais investimentos da afiliada foi a inauguração de sua estrutura no Shopping Poty, em Teresina.

Liderada pela Rádio Mix FM 106.3 de São Paulo, a afiliada de Teresina completou na quarta-feira (1º) mais um ano de operações. A estação, que atualmente é a única ligada à marca voltada ao formato jovem/pop no Piauí, já foi para o seu terceiro ano de atuação. Em julho do ano passado a emissora de Teresina deu um passo importante em suas operações.

A rádio fez a inauguração do seu novo estúdio-vitrine, estrutura que está localizada no Piso L3, do Shopping Poty, em Teresina. Na ocasião, a rádio promoveu um show aberto da banda Validuaté. O evento marcou a estreia do estúdio da emissora em um dos mais novos centros de compras da cidade.

A estação que abriga a Rádio Mix FM em Teresina é proveniente de um processo de migração AM-FM. Sendo caracterizada como classe A2 de operação, a audiência de toda a capital piauiense pode acompanhar a programação em 91.5 FM. Além disso, a emissora abrange demais regiões do Piauí, como também pode ser sintonizada em alguns municípios do Maranhão.

Panorama: FM 93 e Jangadeiro FM seguem disparadas como as maiores audiências do FM de Fortaleza

Fortaleza - Jovem Pan FM também se destaca ao aparecer na quarta colocação geral. Dom Bosco FM permanece no top 3

O mercado de rádio de Fortaleza é conhecido por contar com FMs populares que concentram um grande volume de audiência e pela grande oferta de estações de diferentes formatos. E nos últimos anos, quando o assunto é a corrida pela audiência, pouca coisa tem se alterado na configuração dos rankings nos principais períodos da pesquisa feita pela Kantar IBOPE Media. Fortaleza está entre as 13 praças regulares da medição, ou seja, conta com atualizações mensais dos dados sobre o consumo de rádio. Acompanhe os destaques da medição mais recente, conhecida pelo mercado em maio (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2022):

Isoladas

Os dois maiores volumes de audiência do rádio na Grande Fortaleza chamam a atenção pela vantagem que possuem em relação às demais FMs medidas na praça e também por estarem entre os maiores valores do rádio brasileiro. E na medição atual a liderança geral nos principais períodos da pesquisa fica por conta da FM 93 FM 93.9, de formato popular/hits. Há uma distância relativamente segura da atual líder em relação à concorrência, ou seja, é possível dizer que a FM 93 está isolada no topo do ranking FM de audiência, além de contar com um volume de audiência superior ao que a FM estava registrando nos primeiros meses da pandemia da covid-19 (em 2020).

E a Jangadeiro FM 88.9 (popular/hits) tem se firmado entre os maiores volumes de audiência do rádio brasileiro e segue mais próxima da líder geral do que das demais FMs medidas na pesquisa. Para efeitos comparativos, o índice obtido pela Jangadeiro em Fortaleza é superior aos valores registrados por líderes de audiência em outros grandes mercados brasileiros.

Também é destaque a permanência da Dom Bosco FM 96.1 (religiosa/católica) entre os três maiores volumes de audiência do rádio da Grande Fortaleza. A emissora está isolada nessa condição, apesar de ter a sequência do ranking FM um pouco mais próxima. Recentemente a Dom Bosco FM passou por investimentos técnicos que podem auxiliar no seu desempenho de audiência na capital cearense.

Jovem Pan FM 94.7 (jovem/pop) também chama a atenção do mercado local por aparecer na quarta colocação geral em filtros gerais de audiência e por não estar distante do top 3. A emissora também tem liderado entre as FMs de seu formato de programação, sendo seguida no ranking FM geral pela 89 FM 89.9 (popular/hits, que completa o top 5 em filtros gerais).

Mais destaques

A Cidade FM 99.1 (jovem/pop) é outro destaque da atual medição de audiência em filtros gerais, aparecendo muito próxima de uma FM não assinante e relativamente próxima das rádios que completam o top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Outras três FMs não assinantes da pesquisa completam o top 10 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo acompanhadas pela Jovem Pan News FM 92.9 (jornalismo/esportes), estação que é líder em seu formato de programação na faixa FM. A emissora é seguida pelas rádios Novabrasil FM 106.5 (adulto/nacional) e Atlântico Sul FM 105.7 (adulto-contemporâneo) em filtros gerais.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

02 junho 2022

 

TV Cordeiro - Sua TV na Internet !

WhatsApp

Rádio Itatiaia realiza segunda edição do GoUp com nomes conhecidos do marketing, da publicidade e do futebol em Belo Horizonte

 A Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte se prepara para realizar o segundo GoUp, encontro que vai reunir grandes nomes da publicidade e do futebol numa manhã de debates e troca de experiências sobre as principais tendências do marketing esportivo. Nesta edição, o evento contará com o tema “O Multiverso no Marketing Esportivo”, e terá como palestrante central o premiado publicitário brasileiro Washington Olivetto. O evento será realizado na terça-feira, 7 de junho, das 8h30 às 12h, no auditório da CDL-BH (avenida João Pinheiro, 495).  

O publicitário Washington Olivetto (ganhador de 50 Leões no Festival de Criatividade de Cannes e criador de campanhas icônicas na propaganda brasileira), ressaltou suas expectativas em relação ao Itatiaia GoUp. “Vai ser um evento gostoso, com muita gente interessante e meus amigos da Itatiaia”, comentou. 

Ao lado de Olivetto, a Rádio Itatiaia também irá reunir nomes de referência no meio publicitário, principalmente envolvendo o futebol: Felipe Bratfisch, diretor de marketing de experiências e patrocínios da Ambev, Rafael Menin, CEO da MRV, empresa investidora do Clube Atlético Mineiro, e Lênin Franco, novo diretor de negócios do Cruzeiro e responsável por grandes campanhas no Bahia e Botafogo.   

Para Bruno Bianchini, diretor comercial da emissora e a quem caberá conduzir os painéis com os convidados, promover a segunda experiência do GoUp com foco no marketing esportivo em um ano de Copa do Mundo confirma o salto de profissionalismo, inovação e modernidade que a Itatiaia tem dado nas parcerias que envolvem a propaganda em um mundo cada vez mais digital. “Teremos um encontro recheado de verdadeiros craques. Vamos falar de publicidade, do mundo digital e das múltiplas experiências que vivemos no mercado de comunicação atualmente”, comenta. 

Rafael Duarte, diretor de marketing da empresa, confirma o quanto a Itatiaia tem se renovado e vem investindo em inovação. Para ele, o GoUp aponta para o mercado a visão da Itatiaia sobre o futuro da mídia e como as empresas têm se posicionado com o público nas mais diversas plataformas. “O GoUp traduz a imagem da atual Itatiaia, quebrando paradigmas e mostrando a mudança que estamos vivendo internamente”, diz Duarte, que lidera a equipe de profissionais responsáveis pela nova imagem e pelo novo posicionamento da marca Itatiaia. 

Credenciamento: 
Os jornalistas interessados em participar da cobertura da segunda edição do GoUp poderão se credenciar pelo e-mail: carla.alves@linkcomunicacao.com.br. O prazo vai até segunda-feira, dia 6 de junho, às 12h.

Junho começa com mudanças no dial FM em São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará e Mato Grosso

São Paulo - No interior paulista é percebida a operação da Rádio Hertz Serviço em FM. Vitória da Conquista (BA) e Garanhuns (PE) também contam com novidades

Como de costume, a ida de um mês para o outro tem sido movimentada no rádio brasileiro quando o assunto é novidades no dial. E a transição de maio para junho não foi diferente. Estados como São Paulo, Bahia, Pernambuco, Ceará e Mato Grosso apresentaram alguma mudança na configuração de seus dials em FM. O interior paulista contou com duas novidades em áreas populosas do estado, como a presença da tradicional Rádio Hertz AM de Franca no dial FM, entre outras alterações. Acompanhe os detalhes:


Em Franca, cidade que está muito próxima da marca de 400 mil habitantes residentes no município, a tradicional Rádio Hertz AM 970 teve sua transmissão em FM percebida por ouvintes. A atual Rádio Hertz Serviço foi sintonizada em 101.7 FM, canal que está em transmissão experimental, mas que já foi possível perceber a capacidade de cobertura regional que a nova FM terá. O Blog recebeu relatos de escutas da rádio num raio de 80km de Franca, situação possível devido à topografia favorável do município paulista. A Rádio Hertz Serviço FM 101.7 é de classe B1 de operação.

No litoral norte paulista também há a veiculação de chamadas de expectativa da 012 News através da até então Band Vale FM 98.5 de São Sebastião (que permaneceu no ar até o dia 31). A previsão de estreia da nova programação é para o próximo dia 15.

E antes, no dia 30, a marca tradicional Tropical FM de Araras deixou em definitivo a sintonia 104.1 FM. A estação passou a adotar o nome fantasia Conecta FM 104.1, operando no formato adulto-contemporâneo. Vale recordar que a emissora já estava em transição desde fevereiro, sendo chamada de "Conecta FM Tropical". Em dezembro a 104.1 FM foi adquirida pela São Leopoldo Mandic.

Uma mudança que era aguardada para esta quarta-feira (1º), mas que foi adiada, é a troca de sintonias entre duas migrantes AM-FM que já estavam ativas em FM. A Play FM 90.1 de Birigui (SP) vai para 88.7 FM, canal hoje ocupado pela Clube de Saudade FM. Em relação à cobertura de sinal da Play FM na região de Araçatuba (SP), a troca não resultará numa restrição de sua abrangência anterior, já que as duas concessões possuem características técnicas muito semelhantes, ambas sendo B1 da classe de operação.

Bahia

A reta final de maio reservou duas novidades para os ouvintes de rádio residentes entre o Centro-Sul e o litoral sul baiano. Em Vitória da Conquista, cidade que está entre os centros mais populosos da Bahia, foi percebida a operação da Nossa Rádio FM 101.9, emissora de formato religioso/gospel que é originada da faixa AM, em 760 KHz. A emissora evangélica é ligada à Rede Nossa Rádio, cuja matriz fica na capital paulista.

Já na região de Eunápolis ocorreu o fim da curta passagem da Jovem Pan FM 90.3, estação que transmite a partir de Itabela. Segundo relatos de ouvintes da região, um projeto chamado de Nossa FM 90.3 passou a ser captado na sintonia nesta terça-feira (31), retornando o canal ao perfil popular/hits. Com a mudança, a Jovem Pan FM ficou apenas seis meses no ar, ou seja, teve o seu projeto interrompido antes do que é de praxe nesses processos de afiliações.

E para os próximos dias é aguardada a estreia da CBN AM 1140 de Salvador, emissora que vai substituir a antiga Rádio Cultura e tem sua inauguração oficial prevista para o próximo dia 6.

Pernambuco

Garanhuns, que é um dos municípios mais populosos do interior pernambucano, passou a contar com a sua primeira migrante AM-FM. Trata-se da Rede Aleluia FM 90.3, emissora de formato religioso/evangélico que é originada em AM 550. Chama a atenção o porte técnico da nova FM, superior ao de outras duas FMs tradicionais da cidade: a migrante AM-FM é de classe A1 em operação. A novidade foi percebida por ouvintes nesta terça-feira (31).

Minas Gerais

A região de Lavras, localizada entre Barbacena e Varginha, também teve uma novidade importante nesta reta final de maio. Foi percebida na segunda-feira (30) a entrada da Rádio Cultura FM 96.5, emissora popular que passou a contar com um considerável alcance de sinal na porção sul do interior mineiro. A emissora é originada em 770 AM e no FM é de classe A2 de operação.

Mato Grosso

Ocorreu ontem (1º) o início da expectativa da segunda afiliada da Rede Clube FM Brasil no estado de Mato Grosso. Trata-se da futura Clube FM 97.3 de Sapezal, emissora que tem sua estreia prevista para o próximo dia 13. Quem operava neste canal do interior matogrossense era a Mega 97 FM, marca que conta com uma rede estadual e aos poucos tem cedido espaços para outros projetos.

Ceará

Grande Fortaleza teve o retorno de uma emissora que já chegou a ser captada nos arredores da capital cearense. Trata-se da Rádio Shalom FM 91.7 de Pacajus (CE) que, segundo relatos de ouvintes que entraram em contato com o tudoradio.com, informaram a retomada das transmissões da FM de formato religioso/evangélico.