Campinas - Antena 1 segue no top 3; Rádio Laser FM e Cidade FM completam o top 5 de audiência em filtros gerais
A dinâmica da audiência de rádio em Campinas intensificou a competição entre as emissoras listadas no ranking FM. Esta conclusão é baseada na mais recente pesquisa conduzida pela Kantar IBOPE Media na região, que foi divulgada ao público na última semana. A disputa pelas primeiras posições do top 3 de audiência se acentuou e o setor FM registrou uma ligeira queda em sua média geral. Confira os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre de fevereiro a abril de 2023):
Líderes mais próximas
A Educadora FM 91.7 (jovem/pop) permanece na liderança geral de audiência nos principais períodos do estudo, incluindo o intervalo de 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso resultou na rádio completando um ano ininterrupto nessa posição de destaque, considerando que é a única emissora de seu formato a liderar a audiência geral entre os maiores mercados de rádio do país. No quesito alcance, a Educadora FM lidera por um período ainda maior, com cerca de 240 mil ouvintes únicos em 30 dias.
No entanto, a diferença entre as maiores audiências na praça vem diminuindo, um cenário que já era esperado nas pesquisas anteriores. A Band FM 106.7 (popular/hits) se beneficiou dessa tendência e reassumiu a vice-liderança geral em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em ascensão, a emissora também conquistou a segunda maior audiência em alcance, hoje com um número superior a 182 mil em 30 dias.
A Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) ocupa o terceiro lugar na audiência nos principais períodos do estudo e está próxima de competir pelas duas primeiras posições, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Nos últimos três anos, a 107.5 FM se firmou no top 3, posição que atualmente também ocupa em termos de alcance.
Outros destaques
Assim como na pesquisa anterior, as emissoras Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertaneja) e Cidade FM 92.5 (popular/hits) continuam no top 5 de audiência nos principais períodos do estudo, com cada uma mantendo a sua respectiva colocação. A Cidade FM ocupa a quinta posição tanto em audiência quanto em alcance, enquanto a Laser está em sexto lugar neste critério.
Uma estação FM não assinante da pesquisa e a Nativa FM 89.3 (popular/sertaneja-romântica) aparecem em sequência no intervalo 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguidas pela Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop). Essa última registrou um aumento em sua audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e está em quarto lugar em termos de alcance na região de Campinas, com mais de 160 mil ouvintes únicos em 30 dias.
A CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) aparece logo em seguida no intervalo 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) no ranking de audiência FM, critério que também inclui a Novabrasil FM 103.7 (adulto/nacional) entre as dez primeiras colocadas.
Resumo dos destaques/mudanças:
- Educadora FM completa 1 ano ininterrupto como líder geral de audiência
- Band FM reassume a vice-liderança geral
- Antena 1 também está próxima da briga pela liderança geral de audiência
Dial FM com muitas emissoras
A pesquisa da Kantar IBOPE Media em Campinas mede aproximadamente 23 emissoras. É importante ressaltar que a cidade está entre as regiões com maior concentração de estações no dial FM, conforme pode ser verificado no site Blog: clique aqui para visualizar e ouvir a lista de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas localmente ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.
Vale mencionar também que a pesquisa de audiência de Campinas não abrange a região metropolitana, que está entre as mais populosas do país.
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o Blog acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.