São Paulo - iHeartMedia continua liderando em faturamento, enquanto a rádio de jornalismo de Washington (DC) se aproxima de US$ 70 milhões de receita em 2022
O BIA Advisory Services atualizou o ranking de faturamento das rádios nos Estados Unidos, um indicador relevante da saúde financeira das empresas do setor em um mercado altamente competitivo. O relatório Investing In Radio Market da BIA revela que a receita do rádio local continuou crescendo no período pós-pandemia da Covid-19, alcançando US$ 13,6 bilhões em 2022 - um aumento de 7,4% em relação aos US$ 12,6 bilhões de 2021. A receita de publicidade no ar (dial) aumentou 2,2% para US$ 11 bilhões, enquanto a receita digital cresceu 35% para US$ 2,6 bilhões. Destaca-se o avanço da receita das rádios musicais em grandes mercados, principalmente as estações da iHeartMedia.
O relatório da BIA ressalta a importância da presença digital do rádio para manter sua posição nos mercados locais. No ranking por emissora, a jornalística WTOP-FM 103.5 de Washington (DC) lidera com folga, aproximando-se de US$ 70 milhões de receita em 2022. Comparando com 2021, houve uma ligeira queda, já que a WTOP superou os US$ 70 milhões e agora registra US$ 69 milhões. A emissora pertence à Hubbard Broadcasting.
Em relação aos grupos, a iHeartMedia lidera o faturamento, operando o maior número de estações de rádio nos Estados Unidos. No "top 10" nacional, o grupo possui quatro rádios entre os maiores faturamentos. A primeira em receita é a KIIS FM 102.7 de Los Angeles (formato POP CHR), com US$ 44,1 milhões de faturamento em 2022, contra US$ 43 milhões no ano anterior. Rádios como WLTW Lite FM 106.7 de Nova York (adulto-contemporâneo), WHTZ Z100 FM 100.3 de Nova York (POP CHR) e KBIG MyFM 104.3 de Los Angeles (HOT AC) também estão no ranking e apresentam valores entre US$35,1 a US$33,5 milhões.
As receitas de rádios jornalísticas podem variar conforme o contexto político dos Estados Unidos. Geralmente, essas rádios se beneficiam de audiência e receita em temporadas eleitorais, por isso há diferenças entre 2021 e 2022 para a maioria delas, exceto a WIS AM 1010 de Nova York, controlada pela Audacy, que passou a operar em FM no final de 2022, em 92.3 FM.
De acordo com o relatório da BIA, sem gastos políticos significativos, o crescimento da receita em 2023 pode enfrentar desafios, impactando todos os formatos de rádio. Porém, a expectativa é de que a publicidade política em 2024 comece mais cedo do que o habitual e possa se estender até o final de 2023.
E por qual razão olhar para lá fora?
O Blog costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.