São Paulo - Rádio segue consolidado com 8 FMs acima de 2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias. Transcontinental FM e 105 FM também ampliam suas marcas
A expressiva marca de 8 FMs acima de 2 milhões de ouvintes únicos alcançados por cada estação em 30 dias foi mantida pelo rádio de São Paulo na reta final de 2022. O recorte da pesquisa da Kantar IBOPE Media mostra o bom momento vivido pelo FM paulistano em 2022, mercado que também segue com a expressiva marca de 18 estações cuja marca supera 1 milhão de ouvintes nesse quesito. Os dados foram divulgados ao mercado no início de janeiro, são relacionados ao último trimestre de 2022 e mostram nova alta no alcance do FM. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/outubro a dezembro de 2022/total de ouvintes únicos em 30 dias):
Acima de 2 milhões
Entre as oito estações acima de 2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias na Grande São Paulo, os maiores valores seguem com a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) e a Band FM 96.1 (popular/hits), emissoras que também contam com dois dos três números mais elevados do país nesse quesito. No caso da Jovem Pan FM, a emissora aparece pela terceira vez consecutiva na liderança em alcance e no total de ouvintes únicos, estando acima dos 3.2 milhões em 30 dias. Com isso, a 100.9 FM renovou novamente a sua melhor marca histórica neste quesito.
Também é destaque a movimentação da Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) no total de ouvintes únicos em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais). A estação apresentou uma alta consistente nesse quesito em relação à pesquisa anterior e avançou no top 5, ficando um pouco mais próxima da Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits, que sustenta sua condição de terceiro maior valor no total de ouvintes únicos em São Paulo). Ambas estão acima de 2.2 milhões.
Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os locais), Gazeta FM 88.1 (popular/hits) e Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica) seguem com marcas que superam 2.1 milhões de ouvintes em 30 dias e estão próximas do complemento do top 3 na Grande São Paulo.
Outra FM que apresentou nova variação positiva nesse quesito foi a Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), rádio que vem de alta na pesquisa passada, quando retomou uma marca que supera 2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais). Com o crescimento, a 106.3 FM aparece um pouco mais próxima da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativo), que segue em sétimo geral nesse quesito.
Próximas de 2 milhões
A sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os locais) conta com mais três FMs que estão mais próximas do corte de 2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias do que da virada dos 1.5 milhão. Tratam-se das emissoras Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo). No caso das duas primeiras, ambas estão acima dos 1.8 milhão nesse quesito. Já Transcontinental e Antena 1 se destacaram por apresentarem novas altas no total de ouvintes únicos. Ainda sobre a 94.7 FM, ela passou a superar 1.7 milhão em 30 dias.
Mais destaques
Também é destaque o desempenho da Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes), estação que continua avançando no total de ouvintes únicos e amplia um pouco sua marca na atual medição, estando agora um pouco mais próxima de 1.6 milhão em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais).
Quem também está renovando a sua melhor marca nesse quesito é a BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), estação que vem de uma sequência positiva importante em 2022, renovando em vários momentos o seu maior valor de ouvintes únicos na Grande São Paulo. Esse recorde foi superado novamente com mais um avanço, aproximando a 96.9 FM da marca de 1.5 milhão em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais).
Completam a seleta lista de 18 FMs acima de 1 milhão em 30 dias as rádios Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes, FM que avançou e segue próxima da BandNews FM), Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), Kiss FM 92.5 (adulto/rock) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes, estação que também variou de forma consistente e positiva nesse índice).
Números expressivos e acima da média histórica
Os valores apresentados por essas 18 FMs de São Paulo mostram o impacto que o rádio tem na rotina da população, com cada estação colecionando números que as posicionam entre os maiores canais de comunicação em alcance do planeta, sendo resultado da relevância dos projetos de executados pelas emissoras e também o tamanho do mercado da Grande São Paulo, que está entre os maiores do mundo.
E nos últimos dois anos o FM paulistano passou a concentrar mais rádios acima das marcas de 2 milhões em alcance e total de ouvintes únicos em 30 dias, também no corte que supera 1 milhão. No primeiro quesito, era comum até 2021 ter de três a cinco FMs acima da marca de 2 milhões. Já acima de 1 milhão o valor chegava ao teto de 17 estações nessa condição nos últimos anos, mas a maioria delas apresentava números inferiores aos atuais. E, há cerca de 10 anos, era comum três FMs acima de 2 milhões em alcance e cerca de 12 estações acima de 1 milhão.
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.