15 dezembro 2023

Difusora FM avança no processo de migração e inicia operação em nova sintonia no interior do Rio Grande do Sul

 A Difusora FM 88.9 de Três Passos já deu início a sua transmissão na nova sintonia no interior do Rio Grande do Sul. A novidade é decorrente do processo de migração AM-FM. O início da operação foi relatado na última segunda-feira (11).

Tendo iniciado as suas atividades em 1951 e conhecida pela sua atuação em 1350 AM, a Rádio Difusora teve a autorização para funcionamento emitida na última semana pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Com isso, a emissora ativou a sua operação dentro da faixa convencional em FM (87.9 MHz à 107.9 MHz).

Para a transição de sintonia, a emissora investiu em novos equipamentos. Entre as tecnologias está um moderno transmissor da fabricante BT Broadcast Transmitters, processador de áudio digital da Biquad BroadCast, monitor de modulação digital MPX, gerador RDS, antena RLPE da MaximusRF, entre outros equipamentos.

Apesar de efetivado o processo de migração AM-FM, a Rádio Difusora permanecerá com o seu sinal ativo em 1350 AM por um período, para que a audiência se habitue com a nova posição no dial.

A estação que abriga a Difusora FM foi licenciada pela agência reguladora como classe C de operação. Com a migração AM-FM, a Rádio Educadora terá melhores condições de qualidade e abrangência em municípios da Região das Missões.

Transamérica e CNN Brasil encerram parceria de conteúdo no rádio

 São Paulo - Grade das FMs próprias da Rede Transamérica deve ser reformulada a partir da próxima segunda-feira (18)

A parceria de conteúdo jornalístico da CNN Brasil com a Rede Transamérica chegou ao fim nesta sexta-feira (15), segundo comunicados emitidos por ambas as partes na manhã de hoje. A grade, que era preferencialmente transmitida pelas emissoras próprias da Transamérica e que já estava ausente da programação alguns de afiliados, não deverá estar mais presente na programação da rede paulista a partir da próxima semana. A parceria foi iniciada em outubro de 2020.

“Durante esses mais de três anos de parceria entre a rede de rádio e o canal de notícias, informações de qualidade e credibilidade foram de extrema importância em um período histórico no país e no mundo”, diz Fábio Faria, Diretor Executivo da Rede Transamérica de Comunicação.

De acordo com a Rede Transamérica, a emissora “volta seu foco à grade de entretenimento e à programação esportiva, mix que, apesar da valiosa e produtiva parceria com a CNN para notícias, sempre foi a sua maior fortaleza”, diz a rádio em comunicado. Ou seja, a. rede deverá ampliar a sua oferta de conteúdo de entretenimento / grade musical, assim como mais possibilidades para a sua grade esportiva, que é um dos pilares da FM em praças como São Paulo.

Inicialmente ocupado toda a grade da manhã e o início de noite da grade de programação da Transamérica, o espaço da CNN Rádio, projeto como era chamado, foi sendo revisto pela rádio ao longo dos últimos dois anos, inclusive com a opção dos afiliados não repetirem a grade jornalística, ficando restrita às FMs próprias da Transamérica, operantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Curitiba e Recife. A mudança mais recente na grade havia sido comunicada em agosto passado pela rádio.

Em comunicado, ”a CNN Brasil comunica que a partir desta data encerra sua parceria com a rádio Transamérica FM (FM 100,1 em São Paulo) que foi estabelecida em 2020." Diz também que “agradece imensamente a todos os colaboradores que se dedicaram à CNN Rádio ao longo desse período e também à valiosa relação com a Transamérica, uma experiência que acreditamos ter sido produtiva para todos."

"A estratégia de expansão da CNN segue definida com investimento crescente nas nossas plataformas digitais e TV e com o fortalecimento dos pilares de relevância e equilíbrio do nosso jornalismo, amplamente reconhecidos pelo público e pelo mercado.”, informa a CNN Brasil.

Confira o comunicado da Transamérica na íntegra:

“Chega ao fim a parceria entre a Rede Transamérica e a CNN Brasil, firmada em setembro de 2020 e que levava à rede de rádio programação jornalística produzida pelo canal de Pay TV. Assim, a Transamérica volta seu foco à grade de entretenimento e à programação esportiva, mix que, apesar da valiosa e produtiva parceria com a CNN para notícias, sempre foi a sua maior fortaleza.

“Durante esses mais de três anos de parceria entre a rede de rádio e o canal de notícias, informações de qualidade e credibilidade foram de extrema importância em um período histórico no país e no mundo”, diz Fábio Faria, Diretor Executivo da Rede Transamérica de Comunicação.

A parceria se destacou também pela criação de um novo player de mídia que uniu os formatos de rádio e televisão de maneira inovadora, operando sempre em FM, através das emissoras próprias da Rede Transamérica nos principais mercados do país: São Paulo (100.1 FM), Rio de Janeiro (101.3 FM), Brasília (100.1 FM), Salvador (100.1 FM), Belo Horizonte (88.7 FM), Curitiba (100.3 FM), Recife (92.7 FM), Aracaju (90.5), Juiz de Fora (91.3), Governador Valadares (102.7 FM), Barreiras (97.7), Mococa (93.3), Maceió (102.7), Porto Velho (101.9 FM) e Balneário Camboriú (99.7 FM)."

14 dezembro 2023

Massa FM deve anunciar novo diretor artístico para sua rede; Rod Becker assume o cargo

 Curitiba – Segundo o apurado, Rod Becker deve deixar a Mundo Livre FM e assumir a posição na Massa FM após a saída da Gislaine Martins

A Rede Massa FM, liderada pela Massa FM 92.9 de São Paulo e Massa FM 97.7 de Curitiba, deverá apresentar seu novo diretor artístico nos próximos dias. Segundo informações extraoficiais que estão sendo apuradas pela redação do Blog.

Caso confirme a informação, a Rede Massa passará a contar novamente com Rod Becker em sua equipe. Na ocasião, a direção artística da rede era comandada por Márcio Linhares, que deixou a emissora e atualmente presta consultoria para afiliadas da Rede Massa FM. Rod atuou entre 2018 e 2019 no setor de expansão de rede do Grupo Massa.

Becker conta com vasta experiência no FM, tendo também uma passagem pela Rede Jovem Pan FM, liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo. Na Mundo Livre, o profissional foi anunciado em maio de 2019. Também já teve passagens pela gestão artística de outras rádios, como a Jovem Pan FM 103.9 de Curitiba (também gerindo as demais estações do Grupo RIC) e Jovem Pan FM 99.1 de Belo Horizonte. Iniciou sua carreira no Rio de Janeiro.

Atualmente, a direção artística da Rede Massa FM está sob o comando interino de Enio Roberto Silvério, que atua direto de São Paulo. A redação do Blog consultou a direção da Rede Massa FM sobre o assunto, que não negou e informou que deve se pronunciar em breve. Thiago Agostinelli segue como coordenador artístico da praça Curitiba, posição exercida desde fevereiro do ano passado. Já Gislaine Martins retornou para o Grupo Bandeirantes e assumiu horário na Nativa FM 95.3 de São Paulo.


21 novembro 2023

Operação apreende equipamentos de emissora clandestina no interior da Bahia

 Caculé - Ação foi realizada entre a Anatel e a Polícia Militar. Responsável pelos equipamentos não foi localizado

Uma operação entre a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Polícia Militar foi realizada no município de Caculé, no interior da Bahia. O objetivo foi acabar com as transmissões de uma suposta emissora clandestina que estaria operando na região. Os equipamentos foram apreendidos. Já o responsável não havia sido localizado.

A operação foi realizada na última sexta-feira (17) mediante uma denúncia relacionada a existência da emissora irregular no município. Chegando a um imóvel localizado à rua Alves Brito, no bairro São Geraldo, os profissionais efetuaram a apreensão dos equipamentos utilizados para a transmissão irregular.

Já o responsável pelos equipamentos não estava no local no momento da operação e não havia sido localizado até o instante do recolhimento da aparelhagem.

A atividade clandestina de telecomunicação é crime previsto na Lei 9.472/97, artigo 183, com pena de detenção de dois a quatro anos, aumentada pela metade se houver dano a terceiros, além de multa de R$ 10 mil. O Código Penal também prevê o delito em seu artigo 336.

Para denunciar uma rádio ilegal basta entrar em contato com a Anatel pelo telefone 1331 (chamada gratuita) ou enviar uma correspondência para: ARU - Assessoria de Relações com o Usuário da ANATEL, endereço: SAUS Quadra 06, Bloco F, 2º andar, Bairro Asa Sul, CEP: 70.070-940 - Brasília-DF.

20 novembro 2023

Rádio Lembrança - Os bons tempos estão de volta !

Rádio Tangará já opera em FM no interior de Santa Catarina

 Tangará - A emissora já pode ser captada em 104.3 FM. A nova sintonia é fruto de processo de migração AM-FM

 Rádio Tangará FM 104.3 de Tangará (SC) iniciou recentemente operação em caráter experimental através da nova sintonia, proveniente de um processo de migração AM-FM. A novidade é por conta da estreia, que está prevista para esta segunda-feira (20). 

Após uma trajetória de 16 anos operando em 1570 AM, a Rádio Tangará já pode ser sintonizada em em definitivo através de seu novo canal. A operação dela em FM foi notada na última semana. A novidade também vem sendo cogitada desde o início deste mês pelas redes sociais da rádio, incluindo o perfil no Instagram.

O município de Tangará (SC) está localizado nas proximidades de Videira (SC), na região do Meio-Oeste Catarinense. Segundo o sistema Mosaico da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a estação em 104.3 FM é identificada como classe C de operação, porte técnico que possibilita a sintonia em municípios próximos à Tangará (SC).

A Rádio Tangará iniciou a sua trajetória em 6 de junho de 2007, data em que a estação em 1570 AM entrou no ar em caráter experimental. Na ocasião, os primeiros locutores da emissora foram Luciane Santos, Marcondes Serafini, Gilmar Thibes e Edinei Menegon.

17 novembro 2023

Panorama: Educadora FM dispara em Campinas; Band FM e Antena 1 também crescem em audiência

 Campinas – Rádio Laser FM ampliou seu volume de audiência; Jovem Pan FM ganha posição e entra no top 5

Campinas acompanhou na última segunda-feira (13) mais uma atualização geral da pesquisa que mostra o consumo de rádio na cidade. A medição, realizada pela Kantar IBOPE Media, mostra mais um ligeiro avanço no total de audiência concentrado pelas emissoras, destacando-se o crescimento no alcance máximo do meio na comparação com a pesquisa anterior. Houve mudanças no top 3 e no top 5 de audiência em filtros gerais. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre de agosto a outubro de 2023):

Liderança definida nos detalhes

Educadora FM 91.7 (jovem/pop) voltou a aparecer na primeira colocação de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), condição reconquistada após a emissora apresentar uma alta consistente em seus números, de 7,43%. A melhoria no índice de audiência foi também acompanhada por um consistente aumento no total de ouvintes únicos alcançados pela 91.7 FM, hoje acima de 256 mil no alcance máximo, o maior número do mercado campineiro.

Também é destaque o desempenho da Band FM 106.7 (popular/hits). A emissora apresentou mais uma alta em seu volume de audiência, de 4,65%, e aparece com o maior índice do mercado em filtros como o 05h-05h (FM+WEB/todos os dias e locais) pela segunda pesquisa consecutiva. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a diferença para a Educadora FM é mínima, e a Band FM chegou ao seu maior alcance máximo, próximo de 200 mil ouvintes diferentes.

E a Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) também foi destaque na atual medição, pela rádio sustentar uma posição no top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Neste filtro, houve uma variação positiva da 107.5 FM na comparação com a pesquisa anterior, estando também no top 3 de alcance máximo, com mais de 181 mil ouvintes diferentes.

Mudança no top 5 e mais destaques

A atual movimentação do FM campineiro posicionou a Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop) de volta ao top 5 de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que segue próxima do top 3 em alcance máximo, hoje perto de 180 mil ouvintes diferentes. Em audiência, a 89.9 FM é seguida de muito perto pela Cidade FM 92.5 (popular/hits).

Anteriormente, a Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) também foi um dos destaques da atual medição de audiência, posicionando-se de forma consolidada na quarta colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na comparação com a pesquisa anterior, a Laser ampliou sua média de ouvintes por minuto em 6,47%.

Em alta, a Nativa FM 89.3 (popular/sertaneja-romântica) avançou uma posição no ranking FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estando não distante da disputa pelo top 5 em filtros gerais. A 89.3 FM é seguida de perto pela CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes), que aparece estável no ranking de audiência.

Entre as assinantes da pesquisa, as rádios Novabrasil FM 103.7 (adulto/nacional) e Jovem Pan News FM 100.3 (jornalismo/esportes) completam o top 10 de audiência nos principais períodos da medição, o que inclui o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Emissoras como Massa FM 98.3 (popular/sertaneja), EP FM 84.9 (jovem/adulto-pop) e Life FM 97.7 (adulto-contemporâneo) passaram a ter seus índices mostrados pela pesquisa de Campinas, dados que serão consolidados nas próximas medições.

Avanço de posição no top 10:

Educadora FM: Subiu de 3º para 1º lugar (avançou 2 posições).
Jovem Pan FM: Subiu de 6º para 5º lugar (avançou 1 posição).
Nativa FM: Subiu de 8º para 7º lugar (avançou 1 posição).

Tendências de aumento na audiência no top 10:

Educadora FM: Aumento de 7,43% na audiência.
Band  FM: Aumento de 4,65% na audiência.
Antena 1: Aumento de 0,65% na audiência.
Laser FM: Aumento de 6,47% na audiência.
Nativa FM: Aumento de 4,55% na audiência.

Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre julho a setembro vs. agosto a outubro / 2023

Ultra FM passa por troca de canal e ampliação de sinal em Maricá (RJ)

 Maricá - Emissora passou a operar em 88.1 FM. Alteração de canal ocorreu no último dia 8

A Ultra FM 88.1 de Maricá passou por mudanças técnicas na Grande Rio de Janeiro. A rádio deixou de operar em 91.7 FM e já transmite a partir de sua nova sintonia. A mudança também possibilitou uma ampliação na cobertura da estação. A alteração de canal foi efetivada no último dia 8.

Localizada a cerca de 57 km do Rio de Janeiro (RJ) e com uma população estimada em 197.277 (IBGE/2022), o município de Maricá passou por uma mudança no dial. A audiência que acompanha a programação da Ultra FM teve de deslocar o rádio para a sintonia 88.1 FM.

Além do reposicionamento no dial, a audiência da Grande Rio de Janeiro já pôde perceber uma melhora significativa no desempenho do sinal da estação, que passou de C para a classe B1 de operação. Incluindo Maricá, alguns dos outros municípios que recebem a programação da emissora no dial são Itaboraí, Saquarema, Araruama, entre outros.

Além da alteração técnica, a redação do tudoradio.com também recebeu a informação de uma novidade que a emissora planeja para o início do ano que vem. Com formato de programação voltado ao popular/hits, a rádio deve lançar uma nova grade em janeiro de 2024.


08 novembro 2023

Unitins FM pode ter sinal expandido no Tocantins através do Serviço de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal

 Palmas - Assunto foi tratado durante encontro recente com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho

A Unitins FM 96.1 de Palmas poderá ter o seu sinal expandido no estado do Tocantins por meio de RTR (Serviço de Retransmissão de Rádio). Recentemente representantes da Universidade Estadual do Tocantins e o deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) estiveram reunidos com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para tratar sobre o processo de expansão.

Com o objetivo de pedir celeridade no processo para expandir o sinal da rádio da emissora, o diretor de TV e Rádio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins, Sebastião Vieira de Melo, o diretor de Articulação Institucional e Políticas Públicas da universidade, Paulo Borges, o secretário de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior, e o deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas), se reuniram com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

"Procuramos aumentar a abrangência da Unitins FM com base em uma política de valorização da nossa cultura, difusão de informações de qualidade e promoção de conteúdo educativo, que é a nossa missão. Estamos fazendo esse trabalho, pensando nos municípios que já atendemos, mas principalmente, na possibilidade de democratização de acesso à informação", disse o diretor de TV e Rádio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins, Sebastião Vieira de Melo.

O processo de expansão já está em tramitação junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e solicita a utilização de RTR (Serviço de Retransmissão de Rádio). Atualmente o sinal da emissora atinge cerca de 40 municípios. O objetivo é de que a abrangência suba para mais 38 cidades, fazendo deste modo com que a programação esteja presente em 78 dos 139 municípios do Tocantins.

Atlântida FM divulga novidades em sua programação em Porto Alegre

 Porto Alegre – Entre as novidades, a rádio anunciou a volta do programa Mix Tape

A Atlântida FM 94.3 de Porto Alegre apresentou uma série de novidades em sua programação. De acordo com as informações da emissora do formato pop/jovem controlada pelo Grupo RBS, entre as novidades está a ampliação do horário de programas, além do retorno de atrações, como é o caso do Mix Tape.

Entre os programas que tiveram seu horário ampliado está o Balancinho Bom. Comandado por Rodrigo Adams, a atração amplia seu horário e passa a ocupar a grade nas madrugadas. Além de manter seu tradicional horário aos domingos, das 14h às 15h, o Balancinho Bom também irá ao ar de segunda à sexta-feira, da meia-noite à 1h.

Outra novidade é o retorno do Mix Tape, que voltou a ser comandado por Nitro Di, DJ e integrante do grupo Da Guedes. O programa vai ao ar todos os sábados, das 21h às 22h, com foco no hip hop dos anos 1990 e da atualidade. Aos domingos, a atração é reprisada no mesmo horário.
 
As novidades foram implementadas na programação da Atlântida FM de Porto Alegre, além das emissoras que retransmitem a programação no estado, como a Atlântida FM 105.7 de Caxias do Sul (Serra Gaúcha), Atlântida FM 97.1 de Passo Fundo e a Atlântida FM 93.3 de Santa Cruz do Sul.

Confira como fica a grade de programação da Atlântida

- Despertador (seg-sex, 7h às 9h): Rodrigo Adams e Carol Sanches
- Hashtag (seg-sex, 9h às 11h): Rodrigo Adams e Carol Sanches (unidade móvel)
- Bola nas Costas (seg-sex, 11h às 12h): Lelê Bortholacci, Rodrigo Adams, Luciano Potter, Pedro Espinosa, Rafael Diverio e Rapha Gomes
- Discorama (seg-sex, 12h às 13h): Alexandre Fetter / Rafael Menegazzo
- Pretinho Básico (seg-sex, 13h às 14h): Alexandre Fetter, Rafael Menegazzo, Pedro Espinosa, Porã, Lelê Bortholacci, Rapha Gomes, Léo Oliveira e Rodaika  
- ATL DJ (seg-sex, 14h às 15h): Guz Zannoto
- Tá Vazando (seg-sex, 15h às 17h): Mik Silva e Babi Bitencourt
- ATL Pop Rock (seg-sex, 17h às 18h): Mik Silva
- Pretinho Básico (seg-sex, 18h às 19h): Alexandre Fetter, Rafael Menegazzo, Pedro Espinosa, Lelê Bortholacci, Rapha Gomes, Léo Oliveira e Neto Fagundes  
- Aftter (seg-sex, 19h às 20h)
- ATL DJ (seg-sex, 20h às 21h): Guz Zannoto
- Play nas Brabas (seg-sex, 22h às 23h): Com Ariel B.  
- My Club (seg-sex, 23h): Mik Silva

 

Rádio Cordeiro - Sua rádio na internet !

Ótima FM é cotada para operar em novo canal do Grupo 012 News na Baixa Mogiana (SP)

 Mogi Guaçu - Estação já está em expectativa na região e terá Mogi Guaçu como seu foco principal

Grupo 012 News, responsável pela operação de sete rádios nas regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista, está próximo de fechar uma parceria com a Rede Ótima FM, marca de formato popular/hits também com atuação no estado de São Paulo. A 100,9 FM de Aguaí (SP), com cobertura na região metropolitana da Baixa Mogiana, foi adquirida pelo Grupo 012. Segundo informações extraoficiais, a estação será afiliada à Ótima FM.

100.9 FM iniciou uma programação de expectativa já no formato da Ótima FM, mas sem anunciar a marca e o seu possível futuro nome. Pelo que apurou o portal, a estação terá uma sede em Mogi Guaçu, a cidade mais populosa desta área do estado de São Paulo, trabalhando também os municípios de Mogi Mirim, Aguaí, São João da Boa Vista, entre outros.

A 100.9 FM atuou nos últimos dois anos como AOL FM, também de formato popular/hits, mas ficou conhecida como Interativa FM. Com a nova gestão, há a expectativa de ampliação de sua capacidade de cobertura após a realização de investimentos técnicos.

O Grupo 012 News é formado hoje pelas emissoras 012 News FM 94.5 de Taubaté, 012 News FM 98.5 de São Sebastião, Rádio Mix FM 94.9 de São José dos Campos, Energia FM 91.5 de São José dos Campos, Energia FM 106.5 de Taubaté, Onda FM 101.1 de Caraguatatuba e Rádio Clube AM 1120 de São José dos Campos.

Já a Ótima FM conta com três emissoras ativas em território paulista. São elas: Ótima FM 90.3 de São José dos Campos, Ótima FM 95.5 de Pindamonhangaba / Taubaté e Ótima FM 89.1 da Grande Ribeirão Preto. 

Também foi registrada nesta terça-feira (7) a presença da Rádio Caipirona FM 102.7, de formato popular/sertanejo e música regional. A estação substituiu a Interativa FM Pinhal e também tem foco na cidade de Mogi Guaçu. A 102.7 FM possui seu sistema irradiante instalado em Espírito Santo do Pinhal, cuja altitude elevada auxilia na propagação do sinal da estação.

A Rádio Clube de Pernambuco AM, acaba de comunicar que encerrará suas atividades no dia 07/12/2023

*Blog Mundo do Rádio*






No dia do radialista uma péssima notícia!"

A Rádio Clube de Pernambuco AM, acaba de comunicar que encerrará suas atividades no dia 07/12. Acaba o futebol e se desfaz equipe. O AM 720, encerra.

20 setembro 2023

A Rádio Pop FM completa 46 anos no Vale do Paraíba e apresenta novidades na programação

 Aparecida - Para comemorar, no decorrer de ontem (18)  a emissora realizou uma ação com distribuição de prêmios aos ouvintes

A Rádio Pop FM 90.9 de Aparecida completou 46 anos de operação na região do Vale do Paraíba e realizou ontem (18) uma ação com distribuição de prêmios aos ouvintes. Uma das novidades que a emissora vem apresentando são relacionadas a programação. A estação foi fundada em 1977 e iniciou a sua trajetória como Rádio Aparecida.

Com programação voltada ao formato jovem/hits e integrante da Rede Aparecida de Comunicação, A Rádio Pop FM realizou no decorrer da programação de ontem (18) uma ação especial, onde a audiência teve a oportunidade de concorrer a diversos prêmios. Algumas bexigas foram afixadas no estúdio e numeradas de um a dez. O ouvinte participava e escolhia a numeração preferida e, ao ser estourada pela equipe, o prêmio era revelado.

Já com relação às novidades na programação, a A Rádio Pop FM passou a contar recentemente com uma nova atração. Trata-se do "Sequência Pop Music", que é levado ao ar aos sábados. Outra novidade é em relação ao "Pop Vibes", que teve ampliação no horário. Já o programa Hora + estreou novos quadros e ações.

Entre as ações realizadas pela emissora que visam a aproximação entre a equipe da rádio e o ouvinte está o "Pit Stop", que é realizado em estabelecimentos comerciais e praças da região. A estação também promove o "Pop nas Ruas", este que percorre as cidades da região do Vale do Paraíba.

"O Pop nas Ruas nasceu de uma ideia de apenas um projeto de final de ano, de passar em cada cidade que nos acompanha e presentear o público com brindes, conhecerem o locutor e terem essa interação. Deu muito certo e a gente continuou, a cada mais ou menos um ou dois meses, a gente vai para uma cidade aqui da nossa região e leva toda a nossa equipe. É como se a gente saísse do estúdio e fosse lá para um ponto importante da cidade e realiza toda a nossa programação da manhã, levando os grandes nomes da emissora para conhecer o público", disse a Assistente de Coordenação da rádio, Paula Castro.

Fundada em 18 de setembro de 1977, a estação que hoje abriga A Rádio Pop FM iniciou suas operações como Rádio Aparecida. No início de 2000 foram realizados investimentos técnicos, que possibilitaram uma ampliação no porte da estação, a qual passou a abranger com maior eficácia a região do Vale do Paraíba. Em 2010 a emissora passou a ser identificada como 90.9 FM, nome que permaneceu até 2016, quando A Rádio Pop FM surgiu como uma novidade no dial local.

 

Rádio Católica - Compartilhando a mensagem de Deus !

Inside Áudio 2023: 80% dos brasileiros ouvem rádio nas regiões pesquisadas pela Kantar IBOPE Media; Meio detém forte credibilidade e força publicitária

 São Paulo - Música é o conteúdo de maior preferência pelos ouvintes. 99% dos maiores anunciantes do país investem em publicidade no rádio

Em coletiva de imprensa digital realizada hoje, a Kantar IBOPE Media divulgou uma prévia do estudo "Inside Áudio", revelando que 80% da população brasileira, nas 13 regiões pesquisadas, sintoniza no rádio e 3h55 é o tempo médio que cada ouvinte passa escutando rádio por dia nessas regiões. Além disso, dos top 100 anunciantes do mercado brasileiro, 99% escolheram o rádio como plataforma de anúncio no primeiro semestre de 2023. O tudoradio.com esteve presente para acompanhar a divulgação. O estudo especial que mapeia o consumo de rádio é divulgado pela Kantar IBOPE Media em comemoração ao Dia do Rádio, comemorado em 25 de setembro. Acompanhe as principais descobertas:

O estudo, anteriormente conhecido como "Inside Radio" até 2022, foi atualizado este ano para "Inside Áudio", refletindo a convergência do rádio em diversas plataformas e dispositivos. A Kantar IBOPE Media destaca que o rádio tem se transformado, abraçando diferentes formas de entrega de conteúdo.

Além do rádio, 90% da população pesquisada ouviu algum formato de áudio, incluindo rádio, música, streaming ou podcasts. 76% dos ouvintes reconhecem a modernização do rádio em seus conteúdos e formatos, e 38% afirmam que a opção de ouvir online enriqueceu sua experiência, um aumento em relação aos 30% em 2022.

Reforçando a relevância do rádio no Brasil, nas regiões pesquisadas, a Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre lideram em alcance, com 84% da população sintonizando. São seguidas por Grande Fortaleza, Grande Curitiba e Grande Florianópolis, todas com 83%. Grande Rio de Janeiro (81%), Grande Goiânia (81%), Grande Vitória (80%), Campinas (78%), Grande Salvador (78%), Distrito Federal (78%), Grande São Paulo (77%) e o Grande Recife (77%) completam a lista.

Quando se trata de tempo médio de consumo, o Grande Rio de Janeiro lidera com 4h29 por ouvinte. Grande Recife segue com 3h55, Grande São Paulo com 3h53, Grande Porto Alegre com 3h52, Grande Belo Horizonte com 3h51, Grande Fortaleza com 3h49, Grande Vitória com 3h47, Grande Goiânia com 3h42, Grande Florianópolis com 3h38, Grande Salvador com 3h36, Grande Curitiba com 3h29, Campinas com 3h24 e o Distrito Federal com 3h07.

música segue como principal conteúdo procurado pelos ouvintes de rádio, com 94% da preferência da audiência, seguida por 32% para notícias locais, 26% para noticiários nacionais, 25% para notícias de trânsito e 24% para futebol (notícias e comentários).

Sobre o hábito de se ouvir rádio no dial ou no online, a jornada de audiência revela um padrão consistente. Entre 05h e 00h00, o pico de audiência no dial ocorre das 09h às 11h, enquanto online é por volta das 08h. O dial mantém o maior volume de audiência entre os dois modos e as curvas de consumo apresentam comportamentos similares ao longo do dia.

Já sobre a audiência online do rádio, ela tem mostrado vigor. O tempo médio diário dedicado à audiência online é de 2h45, e 12% das pessoas nas regiões pesquisadas sintonizaram em rádios web nos últimos 30 dias. A maioria (67%) usa seus celulares para sintonizar, 29% pelo computador e 11% por outros dispositivos.

“O sucesso do Rádio reflete sua capacidade de se adaptar ao consumo cada vez mais transversal de conteúdo, cuja jornada se dá em diferentes devices e plataformas. Essa adaptabilidade garante ao áudio, de forma geral, uma presença crossmedia, engajando as audiências em diversos formatos e pontos de contato, gerando oportunidades nas janelas de conteúdo, monetização e publicidade”, diz Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios regionais da Kantar IBOPE Media.

A credibilidade do rádio é inquestionável. 83% dos ouvintes reconhecem que o rádio apresenta notícias com agilidade e 64% confiam nas notícias que ouvem

Já sobre a publicidade no meio, entre os top 100 anunciantes do mercado brasileiro, 99% anunciaram no rádio no primeiro semestre de 2023. 

53% dos ouvintes prestam atenção nos anúncios em áudio. Desses, 50% preferem comerciais no rádio entre os programas e as músicas, 27% para ações publicitárias por locutores durante os programas de rádio e 25% para promoções da emissora.

23 agosto 2023

BandNews FM, Kiss FM, Novabrasil FM e JB FM são parceiras de mídia do Digitalks Expo 2023 em São Paulo

 São Paulo – Evento será realizado nos dias 23 e 24 de agosto, na capital paulista

A BandNews FM 96.9, Kiss FM 92.5, Novabrasil FM 89.7 de São Paulo e a JB FM 99.9 do Rio de Janeiro estão como parceiras de mídia do Digitalks Expo 2023. O evento acontecerá entre os dias 23 e 24 de agosto em São Paulo, e irá reunir tudo o que diz respeito à negócios sobre o mundo do Digital. O Digitalks Expo é o principal evento de negócios do Universo Digital do Brasil e segue a linha dos maiores encontros digitais da Europa.

Serão dois dias de evento com muito conteúdo e atividades, reunindo os principais formadores de opinião de nível internacional e as principais empresas do mercado digital. Dentre as personalidades que já participaram palestrando no evento, temos nomes como Phelipe Siani, Ana Paula Padrão e Fábio Coelho.

Nesta edição, o evento contará com cinco palcos onde em cada um deles será abordado um tema diferente, além de auditórios, entrevistas, painéis de debates e talkshows. A edição de 2022 reuniu mais de 8 mil pessoas, que tiveram acesso a mais de 144 horas de conteúdo, 120 expositores, 12 auditórios e 370 palestrantes.

Para a edição de 2023, a expectativa é reunir mais de 9 mil pessoas. Serão dois dias de evento com atividades, auditórios com muito conteúdo, área de negócios com as principais empresas do setor e a presença dos principais formadores de opinião e tendências do mercado nacional e internacional.

Rádio F8 avança no processo de migração AM-FM com a instalação da nova torre em Botucatu (SP)

 Botucatu - A previsão é de que até o final deste ano a rádio inicie a operação em 100.9 FM

A Rádio F8 de Botucatu deve restabelecer a sua operação no dial do interior paulista. A novidade é que, após o anúncio do processo de migração AM-FM, o sistema irradiante da emissora já foi instalado. A previsão é de que até o final deste ano a rádio inicie a operação em 100.9 FM.

Com uma trajetória de 83 anos em Botucatu (SP) e conhecida pela sua atuação em 1540 AM, em breve o município paulista passará a contar com uma nova emissora na faixa convencional em FM (87.9 MHz à 107.9 MHz). Isso porque, a torre da emissora já foi instalada, estrutura que pode ser avistada aos que transitam pelo Elevado Bento Natel, segundo apontou o Botucatu Online e o jornal Leia Notícias.

Ainda de acordo com as fontes acima, a previsão é de que até o final deste ano a Rádio F8 já esteja transmitindo em 100.9 FM. A estação já se encontra licenciada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) como classe A4 de operação.

No primeiro semestre do ano passado a Rádio F8 havia anunciado que estaria iniciando em breve as suas transmissões em FM. Na época, apesar da divulgação, ainda não havia uma data oficial para o início das operações na nova sintonia.

A Rádio F8 iniciou as suas atividades em 30 de outubro de 1939 e é considerada a primeira emissora de rádio de Botucatu (SP). Pela emissora já se passaram alguns dos principais nomes da comunicação do município e região. A estação já abrigou também a rede liderada pela Jovem Pan AM 620 de São Paulo. A estreia foi registrada em outubro de 2017.

Rádio Lembrança - Os bons tempos estão de volta !

Panorama: 98 FM, Massa FM e Mundo Livre FM avançam no top 3 de Curitiba; Jovem Pan FM lidera em alcance

 Curitiba - Ouro Verde FM Easy e Caiobá FM também ampliam suas médias de audiência; Clube FM ganha posição no top 10

O mercado de Curitiba foi outra praça importante na medição de rádio que registrou uma alta no volume geral, segundo dados da pesquisa mais recente feita pela Kantar IBOPE Media. A maioria das estações participou da alta do FM, com destaque para as rádios que concentram os maiores volumes na capital paranaense e também na região metropolitana. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2023):

Líderes em alta

Pela terceira pesquisa consecutiva, a 98 FM 98.9 (popular/hits) liderou em audiência nos principais períodos da pesquisa, incluindo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Essa manutenção na primeira colocação veio após nova alta em sua média de ouvintes por minuto, o que ampliou o teto da pesquisa. Em alcance máximo de ouvintes diferentes, a 98.9 FM voltou a superar a marca dos 700 mil, estando hoje acima de 720 mil nesse quesito.

Na sequência, a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) voltou a crescer em audiência e não permitiu que a atual líder abrisse uma vantagem ainda maior. Com isso, a 97.7 FM se mantém bem mais próxima da primeira colocada do que das demais no ranking FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No total de ouvintes diferentes alcançados, a Massa FM também cresceu, ficando próxima dos 675 mil.

Já a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) renovou sua melhor marca histórica de audiência, apresentando variação positiva em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a manteve no top 3 de audiência pela quarta vez consecutiva, um feito significativo para a trajetória da FM e também para o seu formato de programação. No alcance máximo, a 93.9 FM está próxima da marca dos 400 mil ouvintes diferentes.

Destaque também para a Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo), que apresentou mais um crescimento de audiência e mostra uma trajetória de alta consistente, aproximando-se do top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No alcance máximo, a 105.5 FM detém o sexto maior valor, estando próxima de 425 mil ouvintes diferentes.

Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) exibiu uma boa alta de audiência nos principais períodos da pesquisa, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com isso, a 103.9 FM também se aproximou do top 3 de audiência. No alcance máximo, a Jovem Pan FM retomou a liderança geral nesse quesito, com o maior valor do rádio curitibano: 726 mil ouvintes diferentes.

E a Caiobá FM 102.3 (popular/hits) se mantém como a rádio mais próxima do top 5 de audiência, com uma distância bem menor para as estações que aparecem à frente do que para as subsequentes no top 10. Registrou uma boa alta de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No alcance, a 102.3 FM voltou a superar a barreira dos 520 mil ouvintes diferentes, que é o quarto maior número do FM curitibano.

Mais destaques

Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-esportes) se destacou ao manter a sétima colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No alcance máximo, a 100.3 FM também está em alta e se mantém no top 5 do rádio curitibano, ficando acima de 432 mil ouvintes diferentes.

Na sequência, a primeira mudança entre as FMs assinantes: a Clube FM 101.5 (popular/hits) reassumiu a oitava colocação geral de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), devido a uma alta em sua média de ouvintes por minuto. A 101.5 FM está próxima da Transamérica e é seguida pela Mercosul FM 92.9 (popular/sertaneja).

BandNews FM 96.3 (jornalismo) completa o top 10 de audiência entre as estações assinantes da pesquisa, mantendo-se isolada em sua colocação.

A movimentação de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) diminuiu a distância do top 10 para as emissoras que aparecem na sequência. Com isso, a Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes) beneficiou-se ao exibir mais uma alta em seus números, seguida por Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica), Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop, que ganhou uma posição), Rádio T FM 104.9 (popular/hits) e Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes - se somada à audiência da AM 550, a marca entra no top 10).

Resumo dos destaques/mudanças:

- 98 FM segue isolada na liderança geral de audiência
- Mundo Livre FM renova de novo a sua melhor marca em Curitiba
- Jovem Pan FM reassume liderança geral em alcance
- Clube FM ganha posição no top 10 de audiência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o Blog acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.