23 agosto 2023

Panorama: 98 FM, Massa FM e Mundo Livre FM avançam no top 3 de Curitiba; Jovem Pan FM lidera em alcance

 Curitiba - Ouro Verde FM Easy e Caiobá FM também ampliam suas médias de audiência; Clube FM ganha posição no top 10

O mercado de Curitiba foi outra praça importante na medição de rádio que registrou uma alta no volume geral, segundo dados da pesquisa mais recente feita pela Kantar IBOPE Media. A maioria das estações participou da alta do FM, com destaque para as rádios que concentram os maiores volumes na capital paranaense e também na região metropolitana. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2023):

Líderes em alta

Pela terceira pesquisa consecutiva, a 98 FM 98.9 (popular/hits) liderou em audiência nos principais períodos da pesquisa, incluindo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Essa manutenção na primeira colocação veio após nova alta em sua média de ouvintes por minuto, o que ampliou o teto da pesquisa. Em alcance máximo de ouvintes diferentes, a 98.9 FM voltou a superar a marca dos 700 mil, estando hoje acima de 720 mil nesse quesito.

Na sequência, a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) voltou a crescer em audiência e não permitiu que a atual líder abrisse uma vantagem ainda maior. Com isso, a 97.7 FM se mantém bem mais próxima da primeira colocada do que das demais no ranking FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No total de ouvintes diferentes alcançados, a Massa FM também cresceu, ficando próxima dos 675 mil.

Já a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) renovou sua melhor marca histórica de audiência, apresentando variação positiva em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a manteve no top 3 de audiência pela quarta vez consecutiva, um feito significativo para a trajetória da FM e também para o seu formato de programação. No alcance máximo, a 93.9 FM está próxima da marca dos 400 mil ouvintes diferentes.

Destaque também para a Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo), que apresentou mais um crescimento de audiência e mostra uma trajetória de alta consistente, aproximando-se do top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No alcance máximo, a 105.5 FM detém o sexto maior valor, estando próxima de 425 mil ouvintes diferentes.

Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) exibiu uma boa alta de audiência nos principais períodos da pesquisa, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com isso, a 103.9 FM também se aproximou do top 3 de audiência. No alcance máximo, a Jovem Pan FM retomou a liderança geral nesse quesito, com o maior valor do rádio curitibano: 726 mil ouvintes diferentes.

E a Caiobá FM 102.3 (popular/hits) se mantém como a rádio mais próxima do top 5 de audiência, com uma distância bem menor para as estações que aparecem à frente do que para as subsequentes no top 10. Registrou uma boa alta de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No alcance, a 102.3 FM voltou a superar a barreira dos 520 mil ouvintes diferentes, que é o quarto maior número do FM curitibano.

Mais destaques

Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-esportes) se destacou ao manter a sétima colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No alcance máximo, a 100.3 FM também está em alta e se mantém no top 5 do rádio curitibano, ficando acima de 432 mil ouvintes diferentes.

Na sequência, a primeira mudança entre as FMs assinantes: a Clube FM 101.5 (popular/hits) reassumiu a oitava colocação geral de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), devido a uma alta em sua média de ouvintes por minuto. A 101.5 FM está próxima da Transamérica e é seguida pela Mercosul FM 92.9 (popular/sertaneja).

BandNews FM 96.3 (jornalismo) completa o top 10 de audiência entre as estações assinantes da pesquisa, mantendo-se isolada em sua colocação.

A movimentação de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) diminuiu a distância do top 10 para as emissoras que aparecem na sequência. Com isso, a Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes) beneficiou-se ao exibir mais uma alta em seus números, seguida por Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica), Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop, que ganhou uma posição), Rádio T FM 104.9 (popular/hits) e Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes - se somada à audiência da AM 550, a marca entra no top 10).

Resumo dos destaques/mudanças:

- 98 FM segue isolada na liderança geral de audiência
- Mundo Livre FM renova de novo a sua melhor marca em Curitiba
- Jovem Pan FM reassume liderança geral em alcance
- Clube FM ganha posição no top 10 de audiência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o Blog acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.