23 fevereiro 2023

Panorama: Massa FM, 98 FM e Jovem Pan FM seguem avançando em Curitiba. Caiobá FM dispara

 Curitiba - Mundo Livre FM também acompanha a alta do FM e cresce em audiência

O panorama de audiência e de alcance do rádio curitibano continua positivo. Segundo a última medição realizada pela Kantar IBOPE Media na praça, o FM local apresentou mais uma alta consistente em seus números, começando 2023 com um dos patamares mais elevados dos últimos anos. Várias FMs impulsionaram a alta do rádio curitibano na atual medição. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2022 a janeiro de 2023):

Líderes em alta

A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) foi um dos destaques da atual medição de audiência da Grande Curitiba por dois motivos considerados principais: a FM registrou mais uma alta em seu índice geral e manteve, de forma isolada, a liderança de audiência nos principais períodos da pesquisa, condição esta que é carregada pela 97.7 FM desde o primeiro semestre de 2020. Em alcance 30 dias, a Massa FM se aproximou da marca de 700 mil ouvintes, após um avanço considerável neste quesito.

Também é destaque o crescimento da 98 FM 98.9 (popular/hits), tanto em audiência, como em alcance. Isso mantém a rádio na perseguição da Massa FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em alcance, a 98.9 FM também conta com o segundo maior valor do mercado curitibano, próxima da expressiva marca de 740 mil ouvintes em 30 dias.

Outra emissora que segue em alta é a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), estação que com o novo avanço consolidou ainda mais a sua colocação no top 3 de audiência nos principais filtros da pesquisa. E o fato mais significativo para a estação está no alcance obtido pela 103.9 FM, com mais um crescimento nesse quesito. São quase 800 mil ouvintes em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o maior valor do rádio curitibano e é uma marca histórica.

A Caiobá FM 102.3 (popular/hits) foi outro importante destaque na evolução da audiência curitibana na atual medição. Após um avanço consistente em sua média de ouvintes por minuto, a 102.3 FM voltou para o top 5 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e apresentou boa evolução em alcance, agora acima de 560 mil em 30 dias. Em audiência a Caiobá FM encostou na Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo).

Na disputa pelo top 5 de audiência nos principais períodos da pesquisa, a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativo) também avançou e está próxima dos índices obtidos pela Ouro Verde e Caiobá FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em alcance, a 93.9 FM está grudada na marca de 400 mil ouvintes em 30 dias, logo na sequência da Ouro Verde FM.

Mais destaques

Também segue em alta a média de audiência da Clube FM 101.5 (popular/hits), estação que apresentou mais uma variação positiva em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e vai consolidando a sétima colocação geral entre as assinantes da pesquisa. A FM também cresceu em alcance e superou a marca de 330 mil em 30 dias.

Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) foi outro importante destaque da pesquisa atual, com crescimento consistente em audiência e variação positiva em alcance. No primeiro quesito, a 100.3 FM segue próxima da Clube FM. E no segundo, a Transamérica detém o quinto maior valor do FM curitibano, próxima de 450 mil em 30 dias.

Completam o top 10 de audiência entre as FMs assinantes as rádios BandNews FM 96.3 (jornalismo) e Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes, rádio que passou a ficar consolidada no top 10). As duas estações estão isoladas em suas respectivas colocações, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

E as emissoras Rádio T FM 104.9 (popular/hits) e Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop) são as FMs mais próximas do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Resumo dos destaques/mudanças:

- Massa FM evolui novamente e segue na liderança geral de audiência
- 98 FM apresenta alta e mantém vice-liderança geral em alcance e audiência
- Jovem Pan FM também cresce e segue na liderança geral de alcance
- Caiobá FM continua crescendo em audiência e retoma posição no top 5

Veja também:
Panorama: Massa FM, Jovem Pan FM e Caiobá FM crescem em audiência na Grande Curitiba

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

17 fevereiro 2023

Rádio Hits FM é percebida em Carapebus e amplia sua marca no Rio de Janeiro

 Carapebus - A emissora iniciou a sua operação em 106.9 FM

A Rádio Hits FM 99.7 de Macaé passou a contar recentemente com mais uma estação em operação no Rio de Janeiro. O município de Carapebus agora recebe a programação da emissora em 106.9 FM. A informação foi relatada na última terça-feira (14).

Com programação voltada ao formato adulto-contemporâneo, a Rádio Hits FM colocou no ar a sua quarta estação no estado carioca, através da Rádio Hits FM 106.9 de Carapebus, município localizado no Norte Fluminense e que recebe o projeto por meio do canal que anteriormente era ocupado pela Pop FM. O canal em 106.9 FM já é mencionado pela rádio em seus canais digitais, incluindo o perfil no Instagram e o site.

Além de Carapebus, a emissora está presente em mais três cidades do Rio de Janeiro, sendo em Itaperuna (99.7 FM), São João da Barra (98.9 FM) e Macaé (99.7 FM). A mais nova estação ligada à rede está atuando em conjunto com a Rádio Hits FM 99.7 de Macaé.

 

Rádio Católica - Compartilhando a mensagem de Deus !

JC FM e Rádio Jornal vão transmitir a abertura do Carnaval de Pesqueira (PE)

 Pesqueira – Evento terá início nesta sexta-feira (17) com show do cantor pernambucano, João Gomes

A JC FM 90.9 de Pesqueira (PE) vai transmitir a abertura do Carnaval da cidade nesta sexta-feira (17). Além da emissora, o evento também será transmitido pela Rádio Jornal FM 90.3 AM 780 do Recife (PE). A festa tem início nesta quinta-feira (16) até dia 21 e reúne nomes da música regional e nacional. 

As emissoras controladas pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação vão transmitir o show do cantor pernambucano, João Gomes, a partir da meia-noite (de sexta-feira para sábado). A Rádio Jornal também vai transmitir a apresentação do artista para Recife, Caruaru e Garanhuns.

Sucessos como “Dengo”, “Eu tenho a senha” e “Meu pedaço de pecado” estão no repertório do cantor de piseiro, de 20 anos, que está fazendo o maior sucesso pelo Brasil. Na terça-feira (21) acontece também o tradicional 'Bloco Lira da Tarde', que todos os anos arrasta uma multidão de foliões pelas principais ruas e avenidas do município.

 “Vamos mostrar para todo o estado uma das maiores festas de carnaval de Pernambuco. A JC FM vai transmitir a alegria do Carnaval de Pesqueira, que esse ano conta com grandes atrações, como o cantor pernambucano João Gomes. Montamos uma super estrutura de transmissão para mostrar a diversidade cultural do carnaval de Pernambuco, que tem espaço para todos os ritmos, inclusive o piseiro”, adiantou Izabela Barbosa, gerente de programação da Rádio Jornal no interior.


Panorama: Educadora FM e Antena 1 seguem avançando em Campinas. Cidade FM e Nativa FM disparam em audiência

 Campinas - CBN e Novabrasil FM também avançam em audiência neste início de 2023

Campinas foi outra praça com medição regular de audiência pela Kantar IBOPE Media que registrou notícias positivas para o meio rádio neste início de 2023. A pesquisa atual, que conta com o primeiro mês do ano em sua base trimestral, mostrou números e movimentações importantes, cenário impulsionado principalmente pelas líderes de audiência. Vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2022 a janeiro de 2023):

Líderes em alta

A Educadora FM 91.7 (jovem/pop) segue como principal destaque de audiência no mercado de Campinas. Ao avançar novamente em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora ampliou o teto da medição e apareceu pela nona vez consecutiva no topo do ranking FM, agora de forma mais isolada. A Educadora FM também se destaca no total e ouvintes únicos em 30 dias, próxima da marca de 260 mil nesse quesito, o que também confere uma liderança isolada para a 91.7 FM.

Também é destaque o desempenho da Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo), atual vice-líder geral de audiência em Campinas e isolada no topo entre as FMs de seu formato de programação. Com o avanço, a 107.5 FM apareceu pela terceira vez consecutiva na segunda colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e agora está mais isolada nesta condição. No total de ouvintes únicos, a Antena 1 tem o terceiro maior valor, próximo de 185 mil.

Band FM 106.7 (popular/hits) também se destaca ao permanecer no top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa e detém o quarto maior total de ouvintes únicos do mercado campineiro. A estação tem expectativa de saltos futuros, já que passou recentemente por uma ampliação de seu porte técnico.

Mudanças no top 5

Cidade FM 92.5 (popular/hits) foi um dos principais destaques da atual medição de audiência no mercado de Campinas. A emissora manteve a tendência de alta que já era observada em seu índice e ampliou de forma consistente os seus números na pesquisa atual. Isso fez com que a 92.5 FM saltasse para a quarta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e tem o quinto maior total de ouvintes únicos, acima de 160 mil em 30 dias.

Na sequência, a Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop) completa o top 5 de audiência em filtros gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que segue com a vice-liderança geral no total de ouvintes únicos em Campinas, próxima de 195 mil em 30 dias. Em audiência, a estação é seguida de perto pela Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertaneja).

apresentou uma forte variação positiva em seu índice de audiência, passando a ficar em um patamar que não era visto em seus números nas pesquisas anteriores. A 89.3 FM vem de uma recente ampliação técnica de seu sinal, que começa a surtir efeitos. A distância entre a Cidade e a Nativa é inferior a 1 mil ouvintes na média por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais destaques

A sequência do ranking FM no ??05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é de avanços em Campinas. A CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) ampliou a sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior, seguida de perto pela Novabrasil FM 103.7 (adulto/nacional), estação que também cresceu na medição atual, considerando filtros gerais.

A Jovem Pan News FM 100.3 (jornalismo/esportes) aparece logo na sequência no ranking FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Porém, se considerada a audiência concentrada em AM 1230 (que opera de forma simultânea com a 100.3 FM em Campinas), a marca pula para a oitava maior marca de audiência no ranking campineiro, considerando as emissoras assinantes.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Educadora FM segue líder isolada em alcance e amplia vantagem em audiência
- Antena 1 cresce e segue na vice-liderança geral de audiência
- Cidade FM avança para o top 5 de audiência
- Nativa FM cresce em audiência e acirra disputa pelo top 5

Veja também:
Panorama: Antena 1 e Band FM avançam em Campinas. Educadora FM segue líder geral

Dial FM cheio

Cerca de 18 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do Blog. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog  mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

16 fevereiro 2023

 

 

Rádio Sucesso - Sucesso em Primeiro Lugar !

Onda FM estreia nesta quinta-feira (16) no Litoral Norte paulista

 Caraguatatuba – Emissora, que é controlada pelo Grupo 012, abrigou a programação da Ótima FM

A Onda FM 101.1 de Caraguatatuba (SP) vai estrear a sua programação em definitivo nesta quinta-feira (16). A emissora terá sua programação voltada ao formato popular/hits e está substituindo a Ótima FM, rede que ocupou o canal até o final do ano passado.

Segundo informações que foram apuradas pela redação do Blog, a programação tem início às 7h com o programa Rádio Show, apresentado por Jones Medes. Na sequência, às 10h, vai ao ar o Hoje Show, apresentado por P.A.

No período da tarde, a programação da Onda FM terá o Tardes da Onda, apresentado por Wandy, a partir das 15h. Ainda na grade, a Onda FM terá o quadro de fofocas com o apresentador Leão Lobo. A programação de fim de semana também está definida com o programa Amor Sem Fim, apresentado por Gilson Dutra, das 22h à 0h. Além disso, também vai ao ar o 101 Graus, com DJ Tiago Santos.

A emissora também inicia sua trajetória com algumas promoções. A rádio vai veicular uma ação para alusiva ao Barretão 2023. Também a promoção Onda na Minha Casa, com o sorteio de vários eletrodomésticos, além de 50 quilos de arroz.

Em meados de dezembro, o Grupo 012 anunciou a aquisição da estação e a interrupção da veiculação da grade da Ótima FM. A 101.1 FM deixou a rede no último dia 29, quando passou a transmitir uma programação de expectativa no formato popular.

A aquisição da rádio faz parte do projeto de expansão do Grupo 012, que já conta com outras quatro emissoras sob seu guarda-chuva. O grupo opera a 012 News FM 94.5 de Taubaté (SP), A Rádio Mix FM 94.9 e a Rádio Clube AM 1120 de São José dos Campos (SP). O Grupo também mantém a 012 News FM 98.5 de São Sebastião (SP), emissora que estreou no primeiro semestre do ano passado.

O grupo está em operação há menos de dois anos e se destaca pela operação de rádios no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Com a aquisição da 101.1 FM de Caraguatatuba, o Grupo 012 passa a contar com cinco emissoras na região.

Anatel diz que 72% dos aparelhos celulares vendidos no país têm chip FM ativado

 Brasília - Dados foram repercutidos pelas associações do setor. Expectativa é ampliar esse percentual, que já é considerado alto

O Brasil conta com um grande contingente de aparelhos celulares com o chip FM ativo de fábrica, ou seja, são dispositivos que têm a plena capacidade de captar rádio FM e oferecem esse tipo de serviço como algo padrão de suas funções. Segundo um levantamento da Anatel, são 72% dos aparelhos comercializados no país que dispõe dessa funcionalidade para o usuário, cenário consideravelmente favorável ao rádio brasileiro na comparação com o que é observado em outros países. Os dados foram repercutidos na semana passada por associações do setor, que consideram o resultado "uma conquista da radiodifusão".

Em 2021, a Anatel publicou o Ato nº 10.003/2021, que regulamentou a ativação do chip FM nos aparelhos celulares fabricados e comercializados no Brasil. E o trabalho de ampliação da oferta de receptores nesses dispositivos foi facilitada pelo fato da ampla maioria dos aparelhos presentes no mercado brasileiro serem do sistema operacional Android, que não tem como premissa impedir a ativação do chip, diferente com o que ocorre com a Apple (iPhone, que tem uma parcela maior de mercado nos EUA e na Europa).

Alguns modelos que utilizam o sistema operacional Android não dispõe do FM ativado como função padrão de fábrica, mas ao longo dos últimos dois anos várias marcas anunciaram que farão o processo em etapas. Segundo relatos de usuários que entraram em contato com o Blog, isso tem acontecido em alguns modelos, com a atualização do software da marca e também, em alguns casos, do sistema operacional presente no aparelho.

Outro detalhe relevante é que o rádio é acessível além do FM: ou seja, esse universo de 72% dos aparelhos com chip FM ativo é o principal campo que o rádio explora, afinal o uso de radiofrequência para transmissão de seu conteúdo é de longe o carro-chefe das emissoras em todo o planeta. Mas o streaming de áudio, crescente em uso, é outro complemento importante e está tanto no universo de aparelhos no modelo smartphones com o Chip FM ativado como aqueles que não dispõe do serviço.

Em resumo, segundo os fabricantes de celulares, atualmente existem, no Brasil, 189 modelos com a função do Chip FM habilitada, o que corresponde a cerca de 72% dos 264 aparelhos homologados desde 16 de novembro de 2011. Pela facilidade de atualização dos sistemas, o celular com FM ativado também tem sido um aliado na popularização da faixa eFM (FM estendida, usada hoje nos grandes centros para as AMs que migraram para o FM, em trabalho iniciado em 2021).

A ABERT dispõe de um hotsite que mostra a lista de aparelhos celulares que oferecem o FM ativo em seus dispositivos. Acesse: https://www.abert.org.br/web/celulares.

08 fevereiro 2023

Rádio Lembrança - Os bons tempos estão de volta !

Udesc FM muda de porte técnico e amplia sua abrangência na Grande Florianópolis

 Florianópolis - A estação já opera com as novas configurações técnicas. Entre os investimentos está a aquisição de um novo transmissor

A Udesc FM 100.1 de Florianópolis finalizou o seu processo de melhorias técnicas e já opera com maior potência na Grande Florianópolis. Entre os investimentos realizados está um novo transmissor. A emissora é integrante da Universidade do Estado de Santa Catarina e já está no ar há 25 anos.

Com as novas configurações técnicas, a Udesc FM avançou de A4 para A3 na sua classe de operação, ampliação que já possibilita melhores condições de abrangência dentro da sua área de cobertura, bem como o avanço na lista de municípios que não recebiam anteriormente o sinal da emissora.

A promoção de classe de operação veio acompanhada de investimentos técnicos, entre eles a aquisição de um novo transmissor, conforme informações da emissora. “A qualidade do sinal é uma questão primordial para prestarmos um bom serviço”. “Subimos de patamar nesse quesito, e isso fará diferença no curto e médio prazo”, afirmou o coordenador da Udesc FM de Florianópolis, Ivan Tonon.

Já para o secretário de Comunicação da Udesc, Rodrigo Schmitt, a melhoria do sinal é uma demanda muito importante. “Fizemos um esforço para conseguir a autorização e efetivar a compra dos equipamentos, reforçando a atuação desse importante veículo de comunicação e divulgação da universidade”.

Com atuação na Grande Florianópolis, a Udesc FM tem programação voltada ao formato adulto-contemporâneo, mesclando em sua programação músicas dentro dos estilos adulto, rock, alternativo e lado B. Além de atuar em Florianópolis, a marca também está presente em Joinville (91.9 FM) e Lages (106.9 FM), municípios localizados respectivamente nas regiões do Norte Catarinense e Meio Oeste.

Receita digital tomba entre o final de 2022 e o começo de 2023. Reação deve vir no 2º semestre

 São Paulo - Curvas no investimento de anúncios digitais foram atípicas em 2022 e apontam um começo de ano fraco

Recentemente o tudoradio.com havia publicado um panorama que relatava a movimentação atípica no final de 2022 sobre a Black Friday brasileira, isso em relação às vendas e orçamentos destinados à anúncios. De fato, o período que tende a ser positivo para quem depende da mídia digital foi "morno" para "fraco" no final do ano passado. E um levantamento feito pela PlayWire mostrou que a frustração do período foi algo mais amplo, que atingiu todo o segundo semestre de 2022 e já afeta 2023. Na conta, segundo análises, estão as incertezas com a economia global.

Para quem depende da mídia local e de vendas off-line, o final de 2022 variou conforme a característica de cada mercado, pensando na publicidade em rádio. Muitos radiodifusores relataram um período abaixo da expectativa, enquanto outros comemoraram os resultados. Já no digital, a movimentação foi mais uniforme: de queda no volume do orçamento para anúncios, muito abaixo dos recordes históricos vistos em 2021. E isso foi global.A baixa do final do ano também impactou no mês de janeiro de 2023, com o período registrando o menor volume de investimento em mídia digital dos últimos cinco anos, inclusive se comparado com o período do início da pandemia da covid-19, que freou os investimentos de diversos setores em todo o planeta.

Modelo digital em cheque?

Não necessariamente. Segundo especialistas do setor ouvidos pelo tudoradio.com, a retração do mercado, que deve continuar nos primeiros meses de 2023, está mais relacionada às notícias de desaceleração da economia mundial ou até mesmo de recessão nos principais mercados globais. E isso inclui o Brasil. Mas há uma perspectiva de melhora para o segundo semestre de 2023.

Por contar com ferramentas que otimizam mais os recursos e até mesmo a possibilidade de pausar campanhas, os volumes de investimento em mídia digital oscilam mais rapidamente do que os outros formatos de publicidade. Porém, notícias positivas que começam a surgir, como o da economia dos Estados Unidos, podem acelerar a retomada.

De qualquer forma, frear investimentos na entrega digital de conteúdo não aparenta ser uma boa estratégia, já que uma das maneiras de tornar esse modelo de negócio viável é ampliar a escala de consumo das plataformas. E isso serve para as emissoras de rádio que investem no digital.



06 fevereiro 2023

 

Rádio Cordeiro - Sua rádio na internet !

Ministério das Comunicações publica calendário de flexibilização ou dispensa da transmissão da Voz do Brasil

 Brasília – Portaria nº 8.355 foi publicada nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial da União

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou nesta segunda-feira (6), a Portaria nº 8.355 que estabelece o calendário de flexibilização ou dispensa do horário de retransmissão do programa A Voz do Brasil em 2023. As rádios poderão mudar o horário ou até mesmo suspender a transmissão do programa estatal, dependendo do evento em que a emissora estiver realizando a cobertura.

Segundo a publicação que foi feita nesta segunda-feira, as alterações nas transmissões da Voz do Brasil poderão ser feitas em datas de aniversário de municípios, bem como na dos respectivos padroeiros. Com isso, as emissoras que desejarem veicular ações, eventos ou informações relativas à comemoração estarão dispensadas de retransmitir o programa.

Além disso, a portaria estabelece, ainda, que as rádios que transmitirem os jogos de futebol da seleção brasileira, de equipes brasileiras em campeonatos de futebol estaduais, nacionais, sul-americanos ou internacionais, estão autorizadas a ter o horário flexibilizado em duas ocasiões. Caso a transmissão dos jogos com início marcado entre as 19h e 20h30, o programa poderá ser retransmitido, sem cortes, com início até as 23h do mesmo dia. 

Ou então, a transmissão de jogos com início marcado para depois das 20h30, o programa poderá ser retransmitido, sem cortes, antes do jogo, nos horários originalmente previstos, ou com início até as 23h30 do mesmo dia. A portaria permite, ainda, que a retransmissão da Voz do Brasil seja dispensada no caso de partidas com prorrogação, decisão por cobranças de pênaltis, ou por força maior durante o jogo, que impeça seu término até o horário fixado para o início da transmissão do programa nos dias de jogos.

O MCom também atendeu a pedidos da ABERT e acrescentou autorização de dispensa para os casos de jogos sucessivos que terminem após as 23h30, independentemente de intercorrências. Também a pedido da associação, foi acrescentada a possibilidade de flexibilização ou dispensa, conforme o caso, para cobertura jornalística ao vivo de eventos, manifestações ou acontecimentos de grande apelo ou repercussão pública.

ABERT poderá fazer novas solicitações de flexibilização ou dispensa

Como associação representativa das emissoras de rádio, a ABERT também poderá solicitar a inclusão de casos adicionais de flexibilização ou dispensa de retransmissão do programa, além dos previstos no calendário. Para facilitar o envio dos pedidos pelos radiodifusores associados, a ABERT disponibilizou o formulário eletrônico em seu site.

O formulário deverá ser preenchido com: indicação do evento; previsão de data e horário para flexibilização ou dispensa da retransmissão; abrangência – se nacional, estadual, distrital ou municipal; e uma breve justificativa sobre a importância de transmissão e cobertura jornalística do evento para os ouvintes.

Para os casos não previstos no calendário, o formulário deve ser encaminhado com antecedência mínima de 10 dias da data do evento, salvo quando o fato que der causa ao requerimento não puder ser previsto com maior antecedência.

No entanto, a ABERT recomenda que o formulário seja enviado à Associação 15 dias antes da data do evento. Após o preenchimento e envio do formulário eletrônico com todas as informações, a ABERT tomará as medidas necessárias para formalizar o pedido junto ao Ministério das Comunicações.

Em caso de dúvidas, o setor jurídico da ABERT está à disposição pelo e-mail: juridico@abert.org.br.

Rádio Marconi FM comemora 72 anos com ação solidária e sorteia vale-viagem

 A Rádio Marconi FM 99.9 de Urussanga está completando 72 anos de operação durante o decorrer deste mês. Como forma de comemorar, a emissora está promovendo uma ação solidária, que irá resultar no sorteio de um vale-viagem. Para participar, os interessados devem efetuar a doação de alimentos. O sorteio está previsto para ocorrer nesta sexta-feira (10).

No próximo dia 10 a Rádio Marconi FM, emissora com programação voltada ao formato popular/jornalismo, vai completar 72 anos de atividades. Para comemorar junto à sua audiência, a rádio preparou uma ação com fins solidários. Os alimentos serão direcionados à Cáritas Paroquial e ao Paraíso da Criança, as entidades darão o destino correto para os alimentos.

A cada 1kg de alimento doado, o participante da promoção vai receber um cupom para depositar na urna que está na recepção da emissora. Quanto maior a doação, maiores serão as chances do inscrito ganhar o prêmio, já que este terá direito a mais cupons.

O sorteio do vale-viagem no valor de R$3.000,00 está previsto para ser realizado na próxima sexta-feira (10), durante o programa Ponto de Encontro.

Com programação voltada ao formato popular/hits, a Rádio Marconi FM atua no Litoral Sul catarinense. A estação que abriga a emissora é identificada como classe A1 de operação e é originada por meio de processo de migração AM-FM. Entre os municípios que recebem a rádio estão Criciúma, Araranguá, Laguna, Torres, entre outros.

03 fevereiro 2023

Integrado ao chip FM em smartphones, aplicativo Freeradio é lançado na Google Play Store

 São Paulo - Iniciativa conta com a parceria de empresas como Motorola e Samsung e possibilita integração entre streaming e sinal de FM

Um dos futuros apontados para o rádio em todo o planeta é o "modelo híbrido", ou seja, um formato de entrega do conteúdo ao vivo de rádio que une o sinal FM das emissoras e dados de internet, como streaming e metadados. E isso é o que um aplicativo móvel chamado freeradio é capaz de providenciar aos ouvintes. Ou seja: quem possui um dispositivo com sistema operacional Android, pode usar o novo app para ouvir rádio via FM e, no mesmo lugar, ter acesso ao streaming ao vivo das emissoras e outros dados relacionados às estações. A plataforma já foi lançada e conta com a parceria de empresas como Samsung e Motorola.

As duas empresas líderes de celular no país, Samsung e Motorola, estão embarcando o aplicativo freeradio como solução nativa, ou seja, a plataforma já estará disponível no aparelho sem a necessidade de baixá-lo em uma loja, como na Google Play Store. Porém, para quem tem aparelhos mais antigos ou já em uso, basta fazer o download gratuitamente. 

O sistema é fácil de usar: você escolhe a rádio de sua preferência e, se o sinal em FM dela estiver disponível em sua localidade, ele será disponibilizado. Assim, o ouvinte não consome dados de internet com o áudio da emissora e pode acessá-la mesmo se estiver sem conexão de dados. Porém, se você estiver fora da área de cobertura em FM da estação desejada, o sistema entregará o áudio via streaming, necessitando de conexão via internet.

A ideia é similar ao que é discutido nos Estados Unidos e na Europa, principalmente no setor automotivo, porém disponibilizada em dispositivos móveis pela freeradio. Montadoras como a alemã Audi, Mercedes, entre outras, também disponibilizam sistemas "híbridos" que unem o sinal de FM com os dados de internet, alternando automaticamente a depender da recepção. E, assim como ocorre nesses receptores, o freeradio acaba oferecendo mais dados sobre a estação (logotipo, dados de programação, playlists, conteúdos específicos, etc), por contar com conexão com a internet (e não apenas o sinal em FM e o RDS).

Além da Motorola e da Samsung, a Hands Mobile é uma das parceiras do projeto da freeradio na área de publicidade, que conta também com o apoio do tudoradio.com. Emissoras de rádio como 89 FM A Rádio Rock FM 89.1, Alpha FM 101.7 e Rádio Disney FM 91.3 já veiculam chamadas de divulgação da freeradio.

01 fevereiro 2023

 

Polo de Confecções de Pernambuco

Rádio Itatiaia estreia programação em Ipatinga (MG) no dia 1º de março

 Belo Horizonte – Estação faz parte do guarda-chuva da Rede Itasat e atualmente abriga a programação da Jovem Pan FM

A Rede Itasat, liderada pela Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte vai aumentar a sua abrangência no estado mineiro. Segundo informações que foram apuradas pela redação do Blog, a marca passará a transmitir sua programação a partir de Ipatinga, operando na frequência 102.3 FM e será conhecida como Itatiaia Vale do Aço.

Atualmente, o canal abriga a programação da rede liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo. A Jovem Pan FM 102.3 de Ipatinga vai continuar operando até o próximo dia 28. A partir do dia 1ºde março, a futura Rádio Itatiaia FM 102.3 de Ipatinga assume a frequência.

A futura Itatiaia Vale do Aço contará com programação local, aproveitando profissionais que atualmente estão na afiliada mineira da Jovem Pan FM. Além disso, a Rádio Itatiaia deverá reforçar sua equipe com outros profissionais que já estão sendo contratados.

A 102.3 FM de Ipatinga é uma emissora própria da Rede Itasat e que, a partir de março, também terá a transmissão de alguns programas veiculados para toda a rede. Além disso, a emissora contará com prestação de serviço, jornalismo e interação com os ouvintes da região conhecida como Vale do Aço, abrangendo Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, entre cidades.

A estação fez parte da negociação envolveu todas as emissoras próprias da Rede Itatiaia, que foi adquirida pelo empresário Rubens Menin. Além da 102.3 de Ipatinga, as emissoras próprias que fazem da Rede Itasat são a Rádio Itatiaia AM e FM de Belo Horizonte, além da Rádio Itatiaia FM 105.3 de Juiz de Fora, Rádio Itatiaia FM 100.3 de Montes Claros, Rádio Itatiaia FM 89.3 de Ouro Preto e a Rádio Itatiaia FM 100.9 de Varginha. 

Ainda sobre Ipatinga, a Rádio Itatiaia já atuou na região Vale do Aço através de uma afiliação com a 97.1 FM de Timóteo. A Jovem Pan FM, por sua vez, tem uma longa história na cidade, sendo transmitida na frequência 102.3 FM desde 18 de outubro de 2006, registrando uma trajetória positiva de audiência e reconhecimento local.

EP FM em SP, Rádio Mix FM em SC, JC FM em PE… virada de mês movimentada no dial

 São Paulo - EP FM no Centro Paulista no lugar da CBN. Rádio Mix FM amplia cobertura na capital catarinense e Rádio JC FM estreou na segunda (30)

Segue em ritmo acelerado as mudanças em diferentes mercados de rádio do país. Hoje (1º) ocorre o início das expectativas das emissoras EP FM 103.9 de São Carlos (SP) e também EP FM 95.7 de Araraquara (SP), estações locais geradas pelo Grupo EP e que substituíram a CBN no interior paulista. Quem também substituiu a rede jornalística foi a Rede Mix de Rádio, em troca ocorrida na Grande Florianópolis (SC). Por fim, na última segunda-feira, ocorreu a implantação da Rádio JC FM em quatro mercados pernambucanos. Acompanhe:

Reposicionamento da Rádio Mix em Florianópolis e região

A Rede Mix de Rádio e a CBN estão envolvidas em mudanças no território catarinense neste primeiro dia de fevereiro. Já estão no ar as emissoras Rádio Mix FM 91.3 de Florianópolis e também Rádio Mix FM 102.3 do "Vale Litoral SC", com sede na cidade litorânea de Tijucas. As estações foram reposicionadas à partir do primeiro minuto deste dia 1º de fevereiro e, às 18h00, serão apresentadas em rede nacional, na abertura do programa MixTudo.

O que aconteceu: a Rádio Mix FM chegou a região de Florianópolis em janeiro de 2022, quando inaugurou a atual Rádio Mix FM 102.3, estação que parte com o seu sinal de Nova Trento e é controlada pelo Grupo Roberto Castagnaro. Porém, a cobertura de sinal da emissora era parcial na capital catarinense. Aos poucos a afiliada foi deslocada para a região de Itapema e Tijucas, onde esse mesmo grupo de comunicação mantinha outra afiliada da Rede Mix de Rádio.

A partir de hoje (1º), o Grupo Roberto Castagnaro passa a operar na Grande Florianópolis com a Rádio Mix FM 91.3, estação que parte com o seu sinal de Governador Celso Ramos e tem boa cobertura de sinal na capital catarinense. Já a 102.3 FM fica fixada para a região compreendida entre as cidades de Itapema, Bombinhas, Tijucas, Nova Trento, entre outras, se identificando como "Mix Vale Litoral SC".

Antes de assumir a grade da Rede Mix de Rádio, a 91.3 FM passou os últimos dois anos em operação conjunta com a CBN, do Grupo NSC, reforçando a presença da até então AM 740 no dial FM da região. Com o processo de migração AM-FM da CBN finalizado, a rede jornalística ficará exclusiva em 90.3 FM, estação que iniciou sua operação em julho passado e parte com o seu sinal de Florianópolis.

Grupo EP movimenta dials do interior paulista

Outra mudança significativa prevista para a partir de hoje (1º) afeta os mercados paulistas de São Carlos e Araraquara. Conforme noticiado ontem (31) pelo tudoradio.com, o Grupo EP (afiliado à TV Globo no interior) promove as estreias das emissoras EP FM 95.7 e EP FM 103.9, estações que até ontem estavam operando como afiliadas da Rede CBN. As estreias oficiais estão previstas para a próxima semana e o projeto conta com jornalismo e uma grade musical de formato adulto-contemporâneo.

A mudança é uma reorganização das operações do Grupo EP na área de rádio. A ideia é priorizar a atuação da jornalística CBN nas praças maiores onde o grupo está presente, casos de Ribeirão Preto e Campinas. Esta última passou a contar com o Grupo EP no rádio em dezembro passado, quando o mesmo anunciou ao mercado a aquisição das operações da CBN FM 99.1

Já a marca EP FM fortalece o nome do grupo das praças de porte médio, como Araraquara e São Carlos. Segundo o comunicado emitido ontem (31) pelo Grupo EP, a partir do dia 8 de fevereiro serão implantadas novas programações com o objetivo de reforçar a produção de conteúdo regional. 

“Agradecemos a parceria de anos com a marca CBN e estamos neste momento voltados a este projeto inovador. As novas emissoras de rádio reforçam a presença do Grupo EP no cenário da mídia regional, ampliando o compromisso institucional de prestação de serviços com qualidade e credibilidade, desenvolvimento da região de atuação e fortalecimento das comunidades”, ressaltar o copresidente do Grupo EP, André Coutinho Nogueira

A grade programação das emissoras EP FM 103.9 de São Carlos (SP) e EP FM 95.7 de Araraquara (SP) terão programas de notícias, quadros musicais diversificados, entretenimento, esportes, variedades e cultura. O conteúdo será produzido pela equipe de jornalistas que já fazem parte do Grupo EP, estações que também contarão com a estrutura comercial do grupo paulista.

O Grupo EP responde atualmente pelas duas rádios EP FM (São Carlos e Araraquara), CBN FM 90.5 de Ribeirão Preto, CBN FM 99.1 de Campinas e Jovem Pan FM 93.1 de Ribeirão Preto. O atual nome do grupo vem de um reposicionamento da antiga "Empresas Pioneiras", ocorrido em janeiro de 2021.

Rádio JC FM em Pernambuco

Outra importante mudança percebida nesta virada de mês ocorreu no estado de Pernambuco. Conforme noticiado na última segunda-feira (30) pelo tudoradio.com, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação lançou a sua nova rede estadual de rádios em FM, projeto que tem foco no entretenimento popular, música regional e prestação de serviços. Trata-se da Rádio JC FM 76.1 do Recife, marca que também já iniciou suas operações no interior de Pernambuco, através das praças de Petrolina, Pesqueira e Limoeiro.

A Rádio JC FM tem como slogan a frase "A rádio que toca Pernambuco", que dá uma dimensão do norte da nova rádio. A programação é recheada de personalidades já conhecidas pela população através de outros veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, oferecendo conteúdos no formato de entretenimento e serviços. A grade conta com música, com foco nas produções locais e também terá transmissão de futebol. 

 

Rádio Sertaneja - A Sertaneja do Brasil !

Nativa FM muda de porte técnico e amplia sua abrangência na região de Campinas (SP)

 Campinas - A estação já opera com as novas configurações técnicas

A Nativa FM 89.3  de Campinas finalizou o seu processo de melhorias técnicas e já opera com um sinal mais potente na região de Campinas. A novidade ocorre após a estação obter um aumento do seu porte técnico. A emissora está promovendo uma campanha que enfatiza a ampliação do sinal.

Com as novas configurações técnicas, a Nativa FM avançou de A2 para a classe A1 de operação, ampliação que já possibilita melhores condições de abrangência dentro da sua área de cobertura, bem como o avanço na lista de municípios que não recebiam anteriormente o sinal da emissora. 

A promoção de classe de operação já fez com que a estação atualizasse o seu sistema de transmissão dentro das novas configurações técnicas regulamentadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Desde a efetivação do processo de ampliação, o tudoradio.com vêm recebendo mensagens de colaboradores que relatam as melhorias, inclusive com registro de captação oriunda de São Paulo.

A última novidade relacionada ao aspecto técnico da estação que abriga a Nativa FM em Campinas foi registrada em 2016. Na ocasião, a emissora estreou o seu novo parque de transmissão e em novo local. Além de novos equipamentos, a estrutura ficou mais próxima de Campinas, o que fez com que o sinal ganhasse mais força no município.

Com foco na Grande Campinas, a estação em 89.3 FM é originada a partir de Amparo, no Circuito das Águas. A topografia do local onde se encontra a torre é privilegiada e conta com 1.036 metros de altitude. Devido a essa questão e também do porte técnico considerável, a Nativa FM conta atualmente com uma das maiores abrangências do interior paulista.

Nativa FM promove campanha para destacar ampliação de sinal

A Nativa FM 89.3 de Campinas vem trabalhando uma campanha para divulgar as melhorias relacionadas ao seu sinal nas mais diversas regiões onde o sinal é captado.

Uma das formas que a emissora está trabalhando a ação é em sua programação e também por meio das redes sociais, através de publicações que informam a audiência sobre a ampliação do sinal e convidam estes para sintonizar a emissora. A campanha também inclui um vídeo, que foi publicado no canal da Nativa no YouTube.

Integrante ao Grupo Bandeirantes de Comunicação, a Nativa FM também conta com o apoio da Band Mais TV para a veiculação da campanha, através de chamadas que são executadas no decorrer dos intervalos comerciais.