17 outubro 2022

Panorama: Liberdade FM e BHFM disputam a vice-liderança nos detalhes. Rádio Itatiaia segue isolada em Belo Horizonte

 Belo Horizonte - Antena 1 segue evoluindo e renova a sua melhor marca recente de audiência. CDL também cresce

O mercado de Belo Horizonte acompanhou nesta segunda-feira (10) mais uma atualização da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, que mede o consumo de rádio na capital mineira e na região metropolitana. De destaque, foi possível perceber um novo acirramento da disputa pela vice-liderança geral de audiência e o provável impacto da presença do horário eleitoral no rádio, já que houve um ligeiro recuo na média geral do meio. Porém os valores seguem em patamares elevados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/julho a setembro de 2022):

Top 3 movimentado

As emissoras Liberdade FM 92.9 (popular/sertaneja) e BH FM 102.1 (popular/hits) aparecem novamente definindo a vice-liderança nos detalhes. A movimentação do meio na atual medição aproximou as duas concorrentes, com a 102.1 FM apresentando uma nova alta de audiência. É possível que a BHFM passe a ser beneficiada pela saída da Extra FM 103.9, que também era classificada como popular/hits. Já a Liberdade FM sustenta a vice-liderança geral pela quarta atualização consecutiva, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Antes, a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) segue isolada na primeira colocação de audiência e alcance nos principais períodos da pesquisa, emissora que desta vez acompanhou a variação do meio, após apresentar três altas consecutivas na pesquisa, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Itatiaia e a BHFM são as únicas FMs cujo alcance em 30 dias supera a marca de 1.5 milhão de ouvintes diferentes (com a 95.7 FM acima de 1.7 milhão em 30 dias).

Sequência do top 5

A Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) segue isolada na quarta colocação geral nos principais períodos da pesquisa e na liderança isolada entre as FMs de seu formato de programação. Na comparação com a pesquisa passada, a 94.9 FM também aparece um pouco mais próxima da expressiva marca de 1 milhão de pessoas alcançadas em 30 dias. 

Na sequência, a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) aparece um pouco mais próxima da Alvorada FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), completando o top 5 de audiência. A emissora está estável em seu índice, FM que vem de alta na medição anterior. Vale recordar também que a Jovem Pan FM tem o quarto maior alcance da Grande Belo Horizonte, próxima da marca de 1.2 milhão, o que a deixa próxima da Liberdade.

Mais destaques

98 FM 98.3 (jovem/rock-talk) segue posicionada na sétima colocação geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), avançando para a sexta em filtros comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) e também continua isolada como o sexto maior alcance de ouvintes na Grande Belo Horizonte. Antes, um FM não assinante aparece em sexto nos filtros gerais.

Na sequência, a Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) segue em destaque ao avançar em audiência e alcance. Foi observada a melhor marca recente da emissora no mercado mineiro e também a menor distância entre a 105.1 FM e a 98 FM. Vale recordar que a Antena 1 já vem de alta nas pesquisas anteriores e hoje está em um patamar de audiência superior ao que a FM vinha registrando nos últimos anos.

CDL FM 102.9 (adulto/alternativa), que já vinha de uma alta de audiência na pesquisa anterior, voltou a variar de forma positiva e agora aparece na nona colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Além da alta em seu índice de audiência, a CDL foi beneficiada no ranking geral pela saída da Extra FM 103.9 (popular/hits), esta que fecha o top 10 do FM. 

Já a Light FM 103.9 (adulto-contemporânea), sucessora da Extra FM, já começa a pontuar, apesar da pesquisa atual pegar apenas 9 dias com a frequência executando o projeto (e 30 se contada a expectativa no canal, lembrando que a média é trimestral).

Antes, rádio como Transamérica FM 88.7 (jovem/adulto-jornalismo), BandNews FM 89.5 (jornalismo) e CBN FM 106.1 (jornalismo) são as emissoras assinantes da pesquisas que aparecem mais próximas do top 10 do FM mineiro, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Resumo dos destaques/mudanças:
- Rádio Itatiaia mantém boa vantagem e segue na liderança geral
- BHFM cresce e acirra disputa com a Liberdade pela vice-liderança
- Antena 1 renova sua melhor marca recente de audiência e se aproxima um pouco mais da 98
- Extra FM deixa o dial e beneficia a CDL FM em posição geral do ranking FM e também a BHFM numa eventual migração de audiência no formato popular/hits

Veja também:
Panorama: Rádio Itatiaia avança pela terceira vez consecutiva em audiência. Jovem Pan FM e Antena 1 também crescem em Belo Horizonte
Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem em maior ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

14 outubro 2022

Rádio Bandeirantes, BandNews FM, Cultura FM e Rádio Cultura Brasil transmitem primeiro debate entre Lula e Bolsonaro no 2º turno

 São Paulo – Emissoras fazem parte do pool que conta ainda com as TVs Band, BandNews e Cultura, além do UOL, Folha de S.Paulo

O primeiro debate do segundo turno entre os candidatos à Presidência da República, Lula e Jair Bolsonaro, será no domingo (16), na capital paulista. Um pool de veículos de comunicação irá transmitir o evento, entre eles, a Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840, a BandNews FM 96.9, a Rádio Cultura FM 103.3 e a Cultura Brasil FM 77.9 de São Paulo. O encontro será realizado na sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação, a partir das 20h.

Pelo Grupo Bandeirantes, além das emissoras citadas, também irão fazer parte do pool a TV Band, o canal de notícias BandNews, Terraviva, AgroMais, Empreender, Band Internacional e BandNews TV Internacional. A TV Cultura, o UOL e a Folha de S.Paulo também integram a rede que irá transmitir e fazer a cobertura do debate.

O encontro será mediado pelos jornalistas Adriana Araújo e Eduardo Oinegue, do Grupo Bandeirantes, nos dois primeiros blocos. No último, a mediação será feita pelos jornalistas Fabíola Cidral, do UOL, e Leão Serva, da TV Cultura. 

O debate contará ainda com a parceria do Google. Diante do interesse público em torno do evento, o sinal está sendo liberado também para diversas emissoras educativas de todo o país por meio da TV Cultura. 

O formato do programa promete dar aos candidatos todas as condições e tempo suficientes para que eles mostrem suas ideias, suas diferenças e suas propostas para o Brasil. “Para o próximo domingo, está agendado um novo momento histórico na Band, talvez o maior desta campanha, quando Lula e Bolsonaro se enfrentarão pela primeira vez nesse segundo turno. Nas regras já aprovadas, com diferenças em relação aos debates estaduais, não faltam inovações e oportunidades para os candidatos finalmente e mais claramente apresentarem o que o país mais espera: soluções programáticas para os problemas da população”, avalia Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação. 

“O debate é o momento adequado para isso e os nossos, com as suas inovações, estão sempre abrindo novos caminhos que certamente serão também aproveitados nos primeiros debates dos próximos anos eleitorais. Tradição que se atualiza”, finalizou Mitre.

Jovem Pan FM inicia programação de expectativa para estreia em Ituiutaba (MG)

 São Paulo – Emissora FM é originada da migração AM-FM e está na classe A1 de operação

Atualizado - A Rede Jovem Pan FM, liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo, vai estrear mais uma afiliada no interior de Minas Gerais. Trata-se da futura Jovem Pan FM 91.7 de Ituiutaba, emissora originada na migração AM-FM e que está na classe A1 de operação. O Blog registrou dia (12) o início da programação de expectativa da rádio, que tem estreia prevista para o dia 26. A emissora mineira será a 87ª FM que irá carregar a marca Jovem Pan FM no dial brasileiro.

No ar em 91.7 FM, a emissora mineira já está veiculando uma programação de expectativa. Segundo veiculações que estão ocorrendo nas redes sociais, a previsão é que a estreia da Jovem Pan FM seja no próximo dia 26. Um vídeo do apresentador do Pânico, Emilio Surita, cita a data para a chegada da nova afiliada.

A futura Jovem Pan FM de Ituiutaba tem seu sistema irradiante na cidade mineira de Capinópolis e conta com uma extensa área de cobertura entre o Triângulo Mineiro e o Sul Goiano. Segundo relatos de ouvintes que entraram em contato com o tudoradio.com, a FM é facilmente captada na região de Itumbiara (GO). Outro detalhe é que a 91.7 FM fará divisa com as áreas de cobertura das afiliadas Jovem Pan FM 103.7 de Uberaba (MG) e Jovem Pan FM 105.7 de Caldas Novas (GO).

O canal que abrigará a Jovem Pan FM teve sua origem como Rádio Cidade AM 810 KHz e depois migrou como Interativa FM 91.7. A nova afiliada da rede paulista é gerida pelo mesmo proprietário que mantém a Interativa FM 101.3 de Ituiutaba, emissora de formato popular/hits que também tem grande abrangencia de sinal no Triângulo Mineiro. A 101.3 FM chegou a ser afiliada da Jovem Pan FM entre os anos de 1996 e 2000.

Com Ituiutaba, a Jovem Pan FM chegará a sua 87ª estação, sendo 12 FMs em território mineiro. As emissoras da marca em Minas Gerais estão nos mercados de Belo Horizonte (Jovem Pan FM 99.1), Montes Claros (Jovem Pan FM 93.5), Uberaba (Jovem Pan FM 103.7), Ipatinga (Jovem Pan FM 102.3), Poços de Caldas (Jovem Pan FM 90.9), Patos de Minas (Jovem Pan FM 103.3), Muriaé (Jovem Pan FM 98.7), Varginha (Jovem Pan FM 107.3), Araxá (Jovem Pan FM 93.5), Passos (Jovem Pan FM 96.9) e Cataguases (Jovem Pan FM 105.7).

A última estreia da rede Jovem Pan FM ocorreu no mês passado, através da Jovem Pan FM 94.3 de Ituverava, no norte paulista. A FM foi a estação será a 28ª emissora em FM a carregar a marca da Jovem Pan FM no estado de São Paulo.

Grupo Band Vale confirma inauguração de seu novo complexo no Vale do Paraíba para a próxima semana

 São José dos Campos – Complexo ficará no Colinas Shopping  e contará com todas as emissoras controladas pelo grupo

O Grupo Band Vale confirmou a inauguração de sua nova sede no Vale do Paraíba. O complexo de comunicação do grupo será no Colinas Shopping, Zona Oeste de São José dos Campos e as instalações foram projetadas para abrigar as rádios do grupo Band Vale FM 102.9, Nativa FM 97.5 e Stereo Vale FM 103.9, um estúdio multifuncional da TV Band Vale e o portal bandvale.com. 

A criação do novo complexo movimenta o mercado de comunicação da região, com muito mais qualidade e interação. A mudança de sede marca a integração das redações para promover a ampliação de oferta das notícias e em diferentes plataformas. 

A redação de jornalismo e todo o time de conteúdo dos programas de entretenimento juntos com jornalistas, radialistas, editores e apresentadores. De acordo com Cláudio Nicolini, editor executivo do grupo, integração dos veículos permite novas possibilidades de produção de conteúdo. “Será um novo momento para o Grupo Band no Vale do Paraíba. A reunião de todo setor de produção de conteúdo num único complexo, com novas tecnologias, traz novas possibilidades de produtos e conteúdos marcando um novo momento para comunicação regional”, ressaltou.

As emissoras funcionam 24 horas, num dos principais shoppings da região e no edifício Colinas Green Tower, que está a equipe administrativa-financeira, o comercial e também a diretoria executiva do grupo. Para Marcel Pereira, diretor comercial do Grupo Band Vale, a mudança oferece mais visibilidade ao grupo. “É o momento mais importante do grupo nos últimos 20 anos. Estamos em um local estratégico de novos negócios e que dará uma melhor visibilidade para o maior grupo de mídia e com a maior audiência do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte”, comentou.

A gerente administrativa-financeira, Sueli Alves, também comenta a nova fase do grupo. “Nesta fase tão complicada do país, poder inaugurar a nossa nova sede com 75% da obra já paga e com recurso completamente “Band”, é um orgulho imenso fazer parte de tudo isso”, enalteceu. 

Já o gerente regional de engenharia, José Newton, responsável por toda área técnica, falou sobre a instalação do novo complexo.  “Contamos com uma laje técnica composta por antenas parabólicas de recepção e transmissão de sinais via satélite, um grupo de gerador de energia de alta potência, além de no-breaks que garantem estabilidade de energia elétrica com monitoramento 24 horas através de um moderno sistema de telemetria e controle remoto - item fundamental para que o telespectador tenha disponibilidade ininterrupta do conteúdo dos veículos do Grupo Band Vale”, explicou.

Newton ainda comentou sobre a estrutura física da obra. “Além de uma a estrutura física toda preparada para produção de televisão e rádios com tratamento acústico de excelência, novos cenários, sistema de áudio com protocolo sobre IP, os mais modernos equipamentos de edição e exibição de sons e imagens para levar ao nosso telespectador a melhor experiência somada a um conteúdo com melhoria contínua”, ressaltou.

A mudança da emissora de local já era um objetivo do grupo Band Vale, e que se realizou pela atual gestão. A diretora executiva afirma que essa nova fase faz parte da decisão estratégica da companhia de estar cada vez mais perto e fazendo parte da vida das pessoas, de acordo com Giselle Estefano, “a população vai poder acompanhar o nosso trabalho de perto, com os estúdios das rádios totalmente de vidro e quem vier no Colinas Shopping vai ter a oportunidade ver os veículos acontecendo ao vivo e ainda acompanhar a TV, estar cada vez mais perto da comunidade e fazendo parte da vida das pessoas, esse é o nosso grande objetivo.”

Rodrigo Neves, que já passou pelo Vale como diretor geral, foi para São Paulo e hoje atua como diretor regional do estado, afirma: “A Band está no Vale do Paraíba desde os anos 60 sempre presente no dia a dia, acompanhando o seu desenvolvimento, anseios e conquistas. Com a inauguração de sua nova sede em São José dos Campos, no Colinas Shopping, em um espaço ultra moderno compartilhado entre suas rádios e TV, o grupo vai continuar informando, divertindo e entretendo toda a população com um trabalho sério e com a credibilidade do Grupo Bandeirantes”. São mais de 800 m2 de área construída que vão permitir a operação do Grupo Band Vale.

Panorama: Educadora FM amplia liderança em Campinas. Antena 1 segue vice-líder e Jovem Pan FM avança

 Campinas - Band FM segue no top 3 e CBN ganha posição em filtros gerais de audiência

Na semana passada o mercado de Campinas acompanhou mais uma atualização geral dos dados de consumo de rádio na praça, através da pesquisa realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. No geral, o meio FM campineiro recuou em sua média de audiência, possivelmente impactado pelo começo da propaganda eleitoral obrigatória. Mas vários destaques foram observados, inclusive com elevações em seus respectivos índices. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2022):

Top 5 com as concorrentes mais distantes

A Educadora FM 91.7 (jovem/pop) foi o principal destaque da atual medição de audiência em Campinas. A emissora apresentou um consistente aumento em seu índice na comparação com a pesquisa passada, fato que a isolou na liderança geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A primeira colocação em audiência é mantida pela Educadora FM pelo quinto resultado consecutivo.

Essa ampliação da audiência da 91.7 FM também veio acompanhada de um crescimento no alcance, quesito este que é liderado com folga pela Educadora FM (ouvintes únicos alcançados em 30 dias - 05h-00h). Em alcance, a emissora não costuma sair da primeira colocação em Campinas.

Também é destaque a manutenção da vice-liderança geral de audiência por parte da Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo). A emissora, que voltou a ocupar essa condição a partir da medição anterior, não viu alterações muito significativas em sua média de ouvintes por minuto e avançou em alcance, o que a posicionou em terceiro geral nesse quesito (antes estava em quarto).

Band FM 106.7 (popular/hits) aparece em terceiro geral nos principais filtros da medição de audiência e continua completando o top 3 em Campinas.

Na sequência, mais próxima do top 3, a Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop) ampliou novamente o seu volume de audiência em Campinas, rádio que passou a ocupar a quarta colocação geral a partir da pesquisa anterior. Também em alta, a emissora também segue dona do segundo maior número de ouvintes únicos alcançados em Campinas, atrás apenas da Educadora FM.

E a Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) repete a posição obtida na pesquisa passada e completa o top 5 de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), registrando uma marca muito próxima do índice obtido na medição anterior e variou de forma positiva em alcance.

Mais destaques

Também repetindo a ordem vista no ranking FM de audiência da medição passada, uma FM não assinante e a Cidade FM 92.5 (popular/hits) aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale recordar que a 92.5 FM tem o quinto maior alcance do rádio campineiro, à frente da Laser.

Ao variar de forma positiva no ranking FM, a CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) ganhou uma posição no top 10 de audiência na atual medição e é seguida de perto pela Nativa FM 89.3 (popular/sertaneja-romântica).

E a Novabrasil FM 103.7 (adulto/nacional) segue fechando o top 10 de audiência nos principais períodos da pesquisa, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Uma FM não assinante da pesquisa e a Jovem Pan News FM 100.3 (jornalismo/esportes) continuam sendo as estações mais próximas do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Resumo dos destaques/mudanças:
- Educadora FM segue líder isolada em alcance e amplia vantagem em audiência
- Antena 1 mantém vice-liderança geral de audiência
- Jovem Pan FM segue em alta em audiência e é vice-líder em alcance
- CBN cresce em audiência e ganha posição no top 10 FM

Veja também:
Panorama: Antena 1 retoma vice-liderança geral de audiência em Campinas. Educadora FM segue na ponta
Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem em maior ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022

Dial FM cheio

Cerca de 18 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do Blog: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

13 outubro 2022

Rádio T FM é alvo de furto, em Faxinal (PR)

 Faxinal - Ao todo foram duas ações criminosas no município. Uma delas ocorreu no sistema de transmissão da emissora

A Rádio T FM 107.7 de Faxinal foi alvo de furto na noite da última terça-feira (11). Segundo registro da Polícia Militar, houveram duas ocorrências de furto no município, sendo uma na torre da emissora e outro caso em uma casa localizada em uma chácara. Entre os itens furtados estão cabos de energia.

A primeira ocorrência na cidade foi registrada por volta das 21h30. No local há uma chácara, que foi alvo de criminoso (s). O solicitante esteve ausente da residência, sendo que quando retornou percebeu que a porta do local estava arrombada. Foi levado do local um botijão de gás de 13 quilos.

Já cerca de uma hora após o primeiro registro houve outro ato criminoso, desta vez na estrada da Bufadeira, local que abriga o sistema de transmissão da Rádio T FM. A ação foi percebida quando o solicitante monitorava de forma remota as imagens e se deparou com um homem nas dependências da torre.

Na chegada ao local, os policiais encontraram a cerca lateral e o alambrado interno cortados. Além disso, a porta de acesso foi arrombada e os cadeados cortados. Foram notados a falta de alguns itens, como aproximadamente 200 metros de cabo de energia, uma fonte de 12 volts, uma extensão de energia de 25 metros, e outra de 10 metros.

Metropolitana FM apresenta nova identidade visual ao atualizar seu logotipo

São Paulo - Aplicações que seguem o novo logotipo já estão em todos os materiais de divulgação da FM e também em suas plataformas digitais

A Metropolitana FM 98.5 de São Paulo definiu sua nova identidade visual a partir da atualização de seu logotipo. A mudança em sua marca ocorreu há cerca de duas semanas, mas o processo de modernização já era percebido desde o primeiro semestre deste ano. A nova identidade visual prioriza a cor azul, em tons mais escuros, com o desenho do logotipo geralmente em branco, deixando o uso das cores vermelho e amarelo apenas como detalhes em algumas aplicações.

Essa nova identidade visual já está nas plataformas digitais da emissora desde maio, quando a Metropolitana FM renovou o layout de seu portal e também de suas redes sociais. Porém, apesar de seguir as novas cores, o logotipo ainda remetia a detalhes da arte anterior. 

A evolução completa da nova marca foi finalizada no final de setembro, sendo implementada em todas as áreas onde a Metropolitana estampa o seu logotipo, ou seja, em seus carros promocionais, materiais para ações, plataformas institucionais da 98.5 FM, portal, aplicativo, redes sociais, entre outros locais.

O logotipo anterior da Metropolitana estava em utilização desde 2008, quando adotou um conceito 3D da sua arte. Na época, a emissora manteve as cores vermelha (presente na letra M) e amarela (no fundo) em destaque. O azul foi geralmente aplicado no fundo, como já ocorre atualmente. Em 2018 o logotipo anterior teve mais uma modificação, ampliando as suas possibilidades de aplicações ao adotar detalhes mais minimalistas, além de mudar a posição de alguns elementos, como a frequência.

Metropolitana FM em 2022

Conforme destacado recentemente pelo Blog, nos últimos anos a Metropolitana FM tem se firmado entre as 10 maiores audiências do FM da Grande São Paulo, segundo atualizações seguidas da pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media. Porém, nos levantamentos mais recentes, a rádio obteve uma elevação desses números gerais em audiência e alcance.

Na audiência, a 98.5 FM tem o sexto maior volume do mercado da Grande São Paulo (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho e setembro de 2022). Já em alcance, a Metropolitana é dona do quinto maior valor nesse quesito, superando a marca de 2,2 milhões de ouvintes diferentes alcançados em 30 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2022).

11 outubro 2022

Jovem Pan FM realiza o Radio Celebrate com Alok e Dennis DJ para comemorar 25 anos em Florianópolis

 Florianópolis – Alok se apresenta nesta quarta-feira (12), enquanto Dennis DJ será a atração no sábado (15), ambos na casa noturna P12

A Jovem Pan FM 101.7 de Florianópolis vai realizar o Radio Celebrate para comemorar seus 25 anos na capital catarinense. Nesta quarta-feira (12), a emissora recebe o DJ Alok e o trio Rooftime para comandar a festa de aniversário da rádio. Já no sábado (15), a emissora integrante da rede liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo realiza um show com Dennis DJ no P12, na Praia de Jurerê Internacional.

Ao lado de Alok, o evento da Jovem Pan FM contará com trio Rooftime, que conquistou a cena eletrônica por suas produções inusitadas. O trio formado por dois irmãos, Gabriel e Rodrigo Souza, e um amigo, Lisandro Carvalho, uniram-se por amor à música e criaram o Rooftime. Conhecidos por seu set diferenciado, hoje o grupo explora até a cena internacional, colecionando singles e números relevantes.

Já no sábado (15), o maior hitmaker do Brasil se apresenta no P12 para celebrar o aniversário da Pan. O produtor musical e DJ Dennis é um dos artistas mais renomados do cenário do funk brasileiro, sendo responsável pelos hits que marcaram os anos 2000.

Atualmente, o artista coleciona mais de 4 milhões de ouvintes mensais no Spotify, a principal plataforma musical de streaming, e 4 milhões de inscritos no Youtube, registrando que o seu sucesso não ficou somente no passado, Dennis segue conquistando novos espaços no cenário musical.

Panorama: FM O Dia segue isolada no topo e JBFM vira vice-líder no Rio de Janeiro

 Rio de Janeiro - Positividade FM, SulAmérica Paradiso e Transamérica se destacam ao ampliarem suas médias de audiência no top 10

O mercado do Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização da pesquisa da Kantar IBOPE Media, que mostra como está o consumo de rádio na capital e também na região metropolitana. No geral, o FM carioca viu uma oscilação negativa em seu índice de audiência, possivelmente impactado pelo início da campanha eleitoral, já que a medição atual cobre mais de 1 mês da propaganda política nas rádios. Mesmo assim, o rádio fluminense segue em patamar elevado em seus números, com vários destaques. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2022):

Movimentação no top 5

As emissoras JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) e Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) estão ainda mais próximas nos períodos gerais da pesquisa de audiência. Desta vez, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a vantagem fica com a JBFM, que assumiu a vice-liderança geral de audiência nesse período. Porém, a diferença para a Melodia é mínima (menos de 1 mil na média de ouvintes por minuto, pouco para um mercado que registra elevados volumes) e a 97.5 FM ainda leva vantagem em filtros comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Antes, a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) continua sozinha no topo do ranking de audiência no Rio de Janeiro e região metropolitana. A emissora é dona dos maiores volumes registrados por uma estação no Brasil e o resultado atual é o sétimo consecutivo que a 100.5 FM aparece na primeira colocação geral de audiência, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) continua isolada na quarta colocação geral de audiência e está mais próxima do top 3 do que da sequência do ranking FM, considerando os principais períodos, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) está isolada em quinto geral, fechando o top 5.

Mais destaques

A movimentação atual da audiência FM no Rio de Janeiro diminuiu a distância que separa a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) do top 5 de audiência, emissora que apresentou avanço em sua média em filtros comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). A emissora está isolada em sexto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Já a Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) continua sozinha na sétima colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, cravando índices próximos daqueles registrados pela FM nas pesquisas anteriores. A FM é líder em seu formato.

O top 10 é completado por rádios que novamente apresentaram avanços de audiência nos principais períodos da pesquisa. A Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop) puxa essa fila no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), renovando a sua melhor marca de audiência no Rio de Janeiro.

Logo na sequência, a SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo) manteve sua trajetória de alta e foi dona do segundo maior avanço percentual entre os dez maiores volumes de audiência do Rio, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

E o maior avanço percentual foi visto no índice da Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), que segue fechando o top 10 de audiência entre as emissoras assinantes da pesquisa. 

Também entre as assinantes, a Antena 1 Lite FM 103.7 (adulto-contemporâneo) apresentou um forte avanço percentual em seu índice de audiência e ganhou uma posição no ranking FM, seguida pela BandNews FM 90.3 (jornalismo), CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes, dona do maior avanço percentual da pesquisa no filtro 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais) e Novabrasil FM 89.5 (adulto/nacional-esportes).

Resumo dos destaques/mudanças:

- FM O Dia aparece na liderança geral pela sétima vez consecutiva
- JBFM já é vice-líder em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Positividade FM, SulAmérica Paradiso e Transamérica ampliam seus índices
- CBN apresenta o maior avanço percentual da pesquisa de audiência, seguida pela Antena 1 Lite

Veja também:
Panorama: Super Rádio Tupi, Rádio Mix FM, Positividade e SulAmérica Paradiso avançam. FM O Dia lidera no Rio de Janeiro
Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem em maior ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Novabrasil FM em contagem regressiva para o Festival Novabrasil 2022

 São Paulo – Line-up do festival teve substituição da cantora Gal Costa por Adriana Calcanhoto.

A Novabrasil FM 89.7 de São Paulo está em contagem regressiva para a realização do Festival Novabrasil 2022. O evento que marca uma das principais ações da emissora do formato adulto-contemporâneo será realizado nos dias 15 e 16 de outubro, no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista. O line-up do festival sofreu uma alteração, com a substituição da cantora Gal Costa por Adriana Calcanhoto.

A edição deste ano do Festival Novabrasil FM tem como tema “Chega de saudade”, devido à suspensão da realização do festival nos últimos dois anos por conta da pandemia do coronavírus. Com isso, o evento, que uma das principais ações promocionais da emissora do formato adulto-contemporâneo terá dois dias. 

Segundo a organização do evento, a retomada do festival após dois anos foi pensada para ser uma grande celebração ao longo deste ano. A edição desse ano será realizada novamente no Sambódromo do Anhembi, local que recebeu as primeiras edições do festival.

Equipe da Novabrasil FM faz um tour pelo local onde será realizado o Festival Nova Brasil

Confira abaixo o line-up do festival

Dia 15 – sábado

Adriana Calcanhotto com participação de Rubel;
Lab Fantasma: Emicida, Rael, Drik Barbosa e Fióti com participação de Tuyo;
Zeca Baleiro com participação de Juliana Linhares e Vinícius Cantuária;
Baby do Brasil e Pepeu Gomes;
Jorge Aragão;
Gilsons com participação de Liniker.

Dia 16 - domingo

Elba Ramalho;
Nando Reis;
Frejat;
Diogo Nogueira com participação de Criolo;
Vanessa da Mata com participação de Marina Sena;
Bala Desejo com participação de Duda Beat

Rádio Câmara FM inicia operação em caráter experimental no dial de Vitória da Conquista (BA)

 Vitória da Conquista - A nova emissora já pode ser sintonizada em 90.3 FM

Já está no ar a Rádio Câmara FM 90.3 de Vitória da Conquista. A emissora de caráter público irá levar informações sobre o poder Legislativo Municipal para a audiência local. O início da operação, ainda em caráter experimental, foi percebida na última semana e relatado pelo Blog.

Vitória da Conquista é o próximo município a contar com uma Rádio Câmara. A expectativa de que a emissora estaria presente no dial local ocorreu a partir da obtenção de autorização provisória de funcionamento pelo Ministério das Comunicações, ocorrida em outubro de 2020.

"É um grande canal de comunicação radiofônica que vai levar informações da nossa Câmara Municipal e da Câmara Federal à população conquistense. Temos aqui muitas matérias importantes do interesse dos conquistenses que muitas vezes não chega ao povo, e a 90.3 FM estará publicizando esses projetos", disse o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Luís Carlos Dudé.

Em maio deste ano foi a vez de Assis (SP) passar a contar com a Rádio Câmara FM. Por lá, a emissora surgiu em 95.5 FM, canal em que a audiência local tem a oportunidade de acompanhar as sessões legislativas que acontecem no plenário da Câmara Municipal de Assis, além de informações acerca das atividades parlamentares, por meio de boletins informativos e entrevistas com os vereadores.

Originada a partir de Vitória da Conquista, a Rádio Câmara FM poderá ser sintonizada em diversos municípios da região do Centro-Sul Baiano. A estação é de caráter público e é identificada como classe A4 de operação


10 outubro 2022

Rádio 92 anuncia novidades na sua programação e equipe em Porto Alegre

 Porto Alegre – Estreias estão sendo efetivadas nesta segunda-feira (10)

A Rádio 92 FM 92.1 de Porto Alegre anunciou uma série de novidades em sua programação que estão sendo implementadas a partir desta segunda-feira (10). A emissora controlada pelo Grupo RBS passa a contar com o comunicador Fernando Júnior e mais cinco profissionais que já fazem parte das emissoras do grupo, além de fazer alterações em programas e ampliar o espaço do futebol em sua grade.

Fernando Júnior chega à 92 com mais de 30 anos de carreira no meio musical. O profissional vai somar nas tardes da 92, das 13h às 17h. O apresentador assume a missão de levar músicas, informações promoções e interatividade para a audiência por meio dos programas Tarde Mais e 92 por Hora.  

“Recebo com muito carinho e satisfação o convite para integrar o Grupo RBS. Estou imensamente feliz e com uma grande expectativa na certeza de fazer um trabalho diferenciado e na altura da 92. As tardes da rádio terão uma comunicação leve, descontraída, com muito alto-astral e repleta de interação com os ouvintes. Posso garantir que não vai faltar diversão e muita música”, destaca Fernando Júnior.

Mudanças na grade

Além da contratação de Fernando Júnior, os ouvintes poderão acompanhar o programa Gol a Gol em um novo formato. Os comunicadores Alex Bagé, Hans Ancina, Luciano Périco, Kelly Costa, Maurício Saraiva e Vini Moura estarão à frente da atração para falar de futebol às segundas-feiras. 

O esporte também será abordado nas sextas-feiras da rádio, sob o comando das apresentadoras do Globo Esporte RS Alice Bastos Neves e Kelly Costa. A dupla irá comandar o Sextou das Gu, que também tocará os hits do momento. Ambas as atrações irão ao ar das 19h às 20h.

O programa Fica a Dica, que mescla músicas, interatividade e informações sobre o trânsito, terá apresentadores já conhecidos pelo público que acompanha a rádio. Das 19h às 20h, de terça a quinta-feira, Adriano Domingues, Amanda Souza, Hans Ancina e Mari Araújo assumem a atração. Nos sábados, Bagé será responsável por comandar o Pagoderia, das 18h às 19h. 

“Estamos estreando novos programas e apresentadores. Comunicadores relevantes chegam para se unir ao nosso time. Seguimos na busca do nosso objetivo e vamos entregar a melhor rádio de entretenimento popular da Capital com música, shows e prêmios”, ressalta o líder de Produto e Programação da emissora, Martin TJ.  

As mudanças na programação da 92 ainda atingem o programa Manhã Mais, que será comandado por Albani. Já o comunicador Adriano Domingues, antes responsável pelo Conecte 1ª Edição ao lado de Cris Silva, migra para a apresentação do Conecte 92 como dupla de Mari Araújo. Adriano ainda assume o microfone do Top 15.

Panorama: Jovem Pan FM e 89 FM A Rádio Rock avançam em São Paulo. Band FM lidera

 São Paulo - Nativa FM cresce e se aproxima do top 3 em filtros gerais. Massa FM renova sua melhor marca de audiência

São Paulo acompanhou na última quinta-feira (6) mais uma atualização dos dados sobre o consumo de rádio na cidade e também em sua área metropolitana. A pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media apontou uma leve oscilação negativa na média de audiência do FM paulistano, mas o universo segue em patamar elevado, acima do que vinha registrando desde 2018 e tendo apresentado o seu pico na virada de semestre deste ano. O trimestre atual já cobre um mês completo com a presença do horário político na grade das emissoras. E vários destaques foram observados em filtros gerais. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2022):

Líderes isoladas

Band FM 96.1 (popular/hits) continua sozinha no topo do ranking FM de audiência, considerando os principais filtros da medição. A média cravada pela emissora na atual medição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é muito próxima do valor visto na pesquisa passada. Já em filtros comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) a Band FM voltou a variar de forma positiva, o que a mantém isolada neste filtro. São mais de 7 anos de liderança de audiência da 96.1 FM em São Paulo.

Quem também começa a se distanciar de concorrentes no ranking FM é a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes). A emissora renovou mais uma vez a sua melhor marca de audiência considerando os valores obtidos pela FM na última década. Este é o segundo resultado consecutivo da Jovem Pan FM como vice-líder geral de audiência, rádio que apareceu nessa condição em 3 das últimas 4 atualizações da pesquisa no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) segue em destaque ao sustentar uma colocação no top 3 de audiência em filtros gerais, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas em períodos comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), quem avança para a terceira colocação é a Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica), em uma condição de praticamente empate técnico. A estação popular também cresceu em outros filtros importantes.

E a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) completa o top 5 nos principais períodos da pesquisa. Considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora avançou em audiência e está bem próxima da Alpha FM e da Nativa FM, ou seja, também disputa uma posição no top 3.

Sequência de disputas

Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), emissora que vem de uma de suas melhores marcas recentes na medição, manteve um patamar similar ao que foi observado na pesquisa anterior. Com isso, a rádio aparece um pouco mais isolada em sexto geral em alguns dos principais filtros da pesquisa, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência, uma novidade: a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) apresentou mais uma alta em sua média de audiência, sendo que a variação atual foi mais significativa do que o avanço visto anteriormente. Isso fez com que a emissora pulasse três colocações em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 89 é seguida de perto pela Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) nesse filtro.

A sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com as emissoras Gazeta FM 88.1 (popular/hits), Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) e Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), ordem que também é mantida em filtros de audiência comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Mais destaques

Praticamente estável, a Kiss FM 92.5 (adulto/rock) foi beneficiada pela atual movimentação da audiência FM e agora aparece mais próxima da Rádio Mix FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 92.5 FM é acompanhada pela Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional), emissora que ganha uma posição quando analisado o filtro comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Logo na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), as emissoras Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/.hits) registraram marcas muito próximas. Elas são acompanhadas pela CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes), FM que acompanha esse "pelotão".

Destaque para a Massa FM 92.9 (popular/sertanejo), emissora que já vem de alta na pesquisa anterior e agora renova a sua melhor marca de audiência, avançando também no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora é acompanhada de perto pela Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes/jornalismo) em filtros gerais. Já no comercial, a Massa FM aparece bem próxima da CBN.

A sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e com a Play FM 92.1 (adulto/popular), esta última cravou sua melhor marca de audiência na comparação com os últimos resultados.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Band FM mantém a liderança isolada e evolui em filtros comerciais
- Jovem Pan FM consolida a vice-liderança de audiência
- Nativa FM amplia disputa pelo top 3 com a Alpha FM. Transcontinental FM acompanha
- 89 FM A Rádio Rock ganha quatro colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Massa FM ganha posição e renova a sua melhor marca de audiência em SP

06 outubro 2022

Rádio Clube avança no processo de migração AM-FM e já opera em caráter experimental no Leste Paulista

 Itapira - O início das transmissões em 93.1 FM foi percebido recentemente

O processo de migração AM-FM tem movimentado o dial de várias regiões do país, sendo ele na faixa estendida ou na convencional do FM. Desta vez a novidade fica por conta da Rádio Clube FM 93.1 de Itapira, emissora que iniciou no dia 22 de setembro a sua operação em caráter experimental na nova sintonia. 

Conhecida por sua atuação em 930 AM,  a Rádio Clube está desde a segunda quinzena do ano passado sob nova gestão administrativa. Cerca de um ano após as novidades relacionadas à gerência, a emissora agora deu início a operação na nova sintonia, fruto da conclusão do processo de migração AM-FM, este que posicionou a estação dentro da chamada faixa convencional do FM (87.5 MHz a 107.9 MHz).

Com a migração AM-FM da emissora Itapira, a região de Campinas passa a contabilizar a marca de cinco estações. A primeira da lista foi a Rádio Bandeirantes FM 85.7 de Campinas, seguida pela Rádio Melhor FM 82.9 de LimeiraRádio Brasil FM 81.9 de Santa Bárbara D’OesteRádio Azul FM 82.5 de Americana e, mais recentemente, a Rádio Clube Ararense FM 101.7 de Araras.

Sediada em Itapira, na região da Baixa Mogiana, a estação 93.1 FM foi outorgada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) como classe B2 de operação, porte técnico suficiente para fazer com que a emissora seja captada em diversos municípios do Leste Paulista e Circuito das Águas, incluindo Mogi Guaçu, Águas de Lindóia, São João da Boa Vista, Jaguariúna, entre outras.


Tendências | Investimento em anúncios digitais avançam 12% no 1º semestre de 2022

 São Paulo - IAB Brasil afirma que a publicidade digital movimentou R$14,7 bi na primeira metade deste ano

Acessível ao rádio, o volume de investimento em anúncios digitais apresentou um considerável avanço na primeira metade de 2022. Segundo o estudo Digital AdSpend Brasil, conduzido pela IAB Brasil e pela Kantar IBOPE Media, houve um crescimento de 12% em comparação ao mesmo período de 2021. E a tendência para a segunda metade deste ano é também de alta, considerando as tradicionais datas comemorativas do varejo. O rádio participa desse bolo, através de iniciativas em plataformas digitais.

O estudo divulgado pelo IAB Brasil indicou que os segmentos comércio (25%), serviços (24%), mídia (7%), eletrônicos (7%) e financeiro (6%) são os cinco que mais que mais investiram, representando 68% de todo o investimento em publicidade digital no 1º semestre deste ano, totalizando R$ 14,7 bilhões para essa modalidade de investimento.

O IAB Brasil também aponta que mais da metade do total do investimento em publicidade digital no primeiro semestre deste ano se destinou às plataformas de mídias sociais (52%), ou seja, boa parte dos recursos estão concentrados nesse tipo de planejamento que envolve as redes. Já search (29%) e publishers e verticais (18%) aparecem na sequência. 

Quanto aos formatos de publicidade digital, 36% dos investimentos foram direcionados a imagens (formatos estáticos e animados como banners ads, posts, gifs e etc.), 35% a vídeos e 29% a search (sites de busca).

Colaborando com a previsão otimista para essa modalidade de investimento publicitário para todo o ano de 2022, o comunicado emitido pelo IAB Brasil sobre o estudo indica que 81% das agências e anunciantes questionados sinalizaram que os aportes devem aumentar neste período, enquanto 10% devem diminuir seus investimentos e 8% pretendem manter os mesmos valores.

“Se analisarmos os investimentos em publicidade digital nos dois últimos anos, observa-se que o segundo semestre concentra uma fatia maior do investimento anual, impulsionada por datas significativas para o varejo como Black Friday e Natal, ainda mais neste ano com a Copa do Mundo”, pontua Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Como o rádio participa dessa fatia?

A publicidade digital é aquela exibida através de qualquer plataforma acessível por smartphones, computadores, tablets, smart-speakers, entre outros dispositivos. Estão em redes sociais, portais de internet, streaming de áudio, áudio on-demand, vídeo on-demand, vídeo on-line ao vivo, publieditoriais, entre outros. Através de seus aplicativos, portais web, podcasts e streaming de áudio, as emissoras de rádio participam desse setor da publicidade. Seja via vendas diretas e programáticas.

Há uma expectativa de ampliação da demanda pela publicidade em áudio digital, já que o consumo desse formato de mídia está apresentando evolução constante. O próprio rádio já é um agente importante nesse cenário: segundo o último Inside Radio 2022, da Kantar IBOPE Media, o consumo de estações on-line já atinge 7,4 milhões de pessoas em 13 regiões brasileiras, com um acréscimo de 85% neste volume de consumo entre 2019 e 2022.

Rankings de setores

O Digital AdSpend 2022 revela também os três setores que concentraram mais da metade da verba em publicidade digital no 1º semestre deste ano: comércio (25% do total de investimentos), serviços (24%) e mídia (7%). E no top 5, além dos setores já citados, completam os de eletrônicos (7%) e o financeiro (6%) -- este último, que no primeiro semestre de 2021 figurava em terceiro lugar, ainda se mantém entre os cinco principais no ranking. E juntos, os cinco setores representam 68% dos aportes em digital no período.


04 outubro 2022

Tendências | iHeartMedia passa a medir consumidor e impacto de anúncios em toda sua cadeia de transmissão de rádio

 São Paulo - Atribuição de marketing de ponta a ponta é usada para medir o envolvimento do público com o anúncio de rádio. Gigante fecha parceria com Neustar

Na semana passada, a Neustar, uma empresa especializada em marketing, anunciou uma parceria com a iHeartMedia, grupo de rádios norte-americano que é líder no universo de áudio no continente. A novidade visa implantar uma atribuição de marketing de ponta a ponta na transmissão de rádio, ou seja, medindo o comportamento de consumidores que estão sintonizados no FM e no AM das emissoras da iHeart. Trata-se de uma movimentação inédita para o cenário "offline" de rádio, onde será possível medir o engajamento do público à publicidade veiculada pelas estações.

Segundo o comunicado da Neustar, a parceria "expande a Neustar Unified Measurement Solution, que abrange a solução de Marketing Mix Modeling (MMM) e Marketing Attribution para incluir o universo de rádio de transmissão iHeart", sendo a primeira empresa de serviço de atribuição "a unificar a medição de rádio". "Essa inovação fornece insights críticos sobre a contribuição incremental que o alcance massivo da transmissão de rádio tem no comportamento de compra do consumidor", detalha.

“A escala e a eficácia da transmissão de rádio são inegáveis”, afirma Brian Kaminsky, diretor de dados e presidente de estratégias de receita da iHeartMedia, em anúncio sobre a parceria. “Agora, com a Neustar, podemos oferecer às marcas um novo nível de análise granular do consumidor em nível de usuário, para garantir que todos os canais de mídia – incluindo rádio de transmissão, sejam usados ??para otimizar seus planos de marketing e gerar os resultados que buscam", completa o executivo.

Segundo uma reportagem do portal businesswire.com, a inclusão de rádio na solução de medição da Neustar é "a única solução para integrar perfeitamente os dados de engajamento de rádio da iHeart com os modelos de atribuição de marketing em nível de cliente da Neustar'', afirma o texto. A reportagem destaca que as soluções de atribuição de marketing da Neustar "aproveitam recursos mais abrangentes de identidade e de 'machine learning' disponíveis, que potencializam a resolução de identidade avançada e a análise de marketing para 70% das marcas da Fortune 100" (grupo das 100 marcas mais valiosas).

De acordo ainda com o anúncio realizado na semana passada, ferramentas como essas visam ajudar os anunciantes a entender melhor o comportamento dos consumidores, inclusive a transmissão de rádio, para medir e otimizar seus investimentos em marketing de forma holística em todos os canais. 

Isso possivelmente resolve uma situação apontada como problema crônico do rádio (e de outros veículos offline) sobre a aferição dos resultados publicitários com base de dados instantâneos, de fácil rastreio ou confiabilidade, como ocorre com o digital. O rádio já dispõe de cenários de dados através de iniciativas on-line, como no streaming de áudio, mas a transmissão terrestre sempre dependeu mais do recall. E isso, provavelmente, influencia na percepção equivocada dos agentes de marketing sobre a efetividade do rádio para o mercado publicitário.

“A iHeartMedia sempre esteve na vanguarda da medição e atribuição e estamos entusiasmados em ajudar os profissionais de marketing a obter mais visibilidade sobre como seus investimentos em rádio de transmissão estão impactando a jornada do cliente (..) Ao adicionar rádio de transmissão em escala aos nossos recursos atuais de medição de áudio de streaming, completamos a imagem de medição de áudio" afirma Joe Pagano, vice-presidente de serviços de consultoria da Neustar.

Equipe da Novabrasil FM faz um tour pelo local onde será realizado o Festival Novabrasil

 São Paulo – Evento será realizado nos dias 15 e 16 no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista

A Novabrasil FM 89.7 de São Paulo está com intensa divulgação do Festival Novabrasil 2022. O evento tradicional do calendário promocional da emissora do formato adulto-contemporâneo será realizado nos dias 15 e 16, no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista. Como forma de divulgar o evento, a equipe da rádio fez um tour pelo local para que o ouvinte que pretende ir ao festival fique mais familiarizado com o recinto.

A equipe da Novabrasil foi até o Sambódromo do Anhembi para fazer um vídeo explicando detalhadamente onde ficará cada lugar. É possível observar também onde se localiza cada setor com a simulação da visão de cada um deles. 

A entrada da pista e arquibancada serão em portões diferentes com acesso pela Avenida Olavo Fontoura, no vídeo é possível conhecer o caminho até o setor escolhido. A organização do evento recomenda que o deslocamento até o festival seja feito através de transporte público (ônibus, metrô, taxi e apps). 

A rota dos ônibus que passam na região do evento tem como caminho as mais variadas localidades da cidade de São Paulo, além de estar ao lado do terminal rodoviário do Tietê, que é um dos maiores de São Paulo. A abertura de portões está prevista para as 13h. O primeiro show tem previsão de começar às 15h.

A lista de artistas que está sendo divulgada pela Novabrasil FM conta com Gal Costa, Frejat, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Gilsons, Nando Reis, Baby do Brasil e Pepeu Gomes, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Vanessa da Mata, Bala Desejo e Laboratório Fantasma (composto pelos cantores Emicida, Drik Barbosa, Fióti e Rael).

A edição deste ano do Festival Novabrasil FM tem como tema “Chega de saudade”, devido à suspensão da realização do festival nos últimos dois anos por conta da pandemia do coronavírus. Com isso, o evento, que uma das principais ações promocionais da emissora do formato adulto-contemporâneo terá dois dias.