Rio de Janeiro - Positividade FM, SulAmérica Paradiso e Transamérica se destacam ao ampliarem suas médias de audiência no top 10
O mercado do Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização da pesquisa da Kantar IBOPE Media, que mostra como está o consumo de rádio na capital e também na região metropolitana. No geral, o FM carioca viu uma oscilação negativa em seu índice de audiência, possivelmente impactado pelo início da campanha eleitoral, já que a medição atual cobre mais de 1 mês da propaganda política nas rádios. Mesmo assim, o rádio fluminense segue em patamar elevado em seus números, com vários destaques. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2022):
Movimentação no top 5
As emissoras JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) e Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) estão ainda mais próximas nos períodos gerais da pesquisa de audiência. Desta vez, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a vantagem fica com a JBFM, que assumiu a vice-liderança geral de audiência nesse período. Porém, a diferença para a Melodia é mínima (menos de 1 mil na média de ouvintes por minuto, pouco para um mercado que registra elevados volumes) e a 97.5 FM ainda leva vantagem em filtros comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).
Antes, a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) continua sozinha no topo do ranking de audiência no Rio de Janeiro e região metropolitana. A emissora é dona dos maiores volumes registrados por uma estação no Brasil e o resultado atual é o sétimo consecutivo que a 100.5 FM aparece na primeira colocação geral de audiência, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
A Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) continua isolada na quarta colocação geral de audiência e está mais próxima do top 3 do que da sequência do ranking FM, considerando os principais períodos, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) está isolada em quinto geral, fechando o top 5.
Mais destaques
A movimentação atual da audiência FM no Rio de Janeiro diminuiu a distância que separa a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) do top 5 de audiência, emissora que apresentou avanço em sua média em filtros comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). A emissora está isolada em sexto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Já a Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) continua sozinha na sétima colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, cravando índices próximos daqueles registrados pela FM nas pesquisas anteriores. A FM é líder em seu formato.
O top 10 é completado por rádios que novamente apresentaram avanços de audiência nos principais períodos da pesquisa. A Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop) puxa essa fila no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), renovando a sua melhor marca de audiência no Rio de Janeiro.
Logo na sequência, a SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo) manteve sua trajetória de alta e foi dona do segundo maior avanço percentual entre os dez maiores volumes de audiência do Rio, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
E o maior avanço percentual foi visto no índice da Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), que segue fechando o top 10 de audiência entre as emissoras assinantes da pesquisa.
Também entre as assinantes, a Antena 1 Lite FM 103.7 (adulto-contemporâneo) apresentou um forte avanço percentual em seu índice de audiência e ganhou uma posição no ranking FM, seguida pela BandNews FM 90.3 (jornalismo), CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes, dona do maior avanço percentual da pesquisa no filtro 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais) e Novabrasil FM 89.5 (adulto/nacional-esportes).
Resumo dos destaques/mudanças:
- FM O Dia aparece na liderança geral pela sétima vez consecutiva
- JBFM já é vice-líder em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Positividade FM, SulAmérica Paradiso e Transamérica ampliam seus índices
- CBN apresenta o maior avanço percentual da pesquisa de audiência, seguida pela Antena 1 Lite
Veja também:
> Panorama: Super Rádio Tupi, Rádio Mix FM, Positividade e SulAmérica Paradiso avançam. FM O Dia lidera no Rio de Janeiro
> Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem em maior ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.