17 junho 2022

CBN promove 6ª edição da Corrida Integração em Ribeirão Preto (SP)

 Ribeirão Preto – Evento é organizado pela Oceano Azul, do Grupo EP, que também controla a emissora jornalística no interior paulista

A CBN FM 90.5 de Ribeirão Preto (SP) está promovendo a 6ª edição da Corrida Integração. O evento é organizado pela Oceano Azul, do Grupo EP, que também controla a emissora jornalística (que faz parte da rede liderada pela CBN FM 90.5 de São Paulo e CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro), no interior paulista. As inscrições para a corrida foram estendidas para até o dia 19 de junho (próximo domingo). 

Anteriormente, as inscrições iriam até 10 de junho. A prova acontecerá no próximo dia 26, a partir das 7h, no Jardim Olhos D'Água. As inscrições podem ser realizadas por meio do site da organização. As taxas variam de acordo com a modalidade escolhida pelo competidor, com valores a partir de R$ 90.

Podem se inscrever corredores profissionais e amadores que tenham a idade mínima de 16 anos no dia da corrida. São 3.500 vagas para corredores e 500 vagas para quem quer caminhar.

A 6ª Edição da Corrida contará com duas opções de percurso para os participantes: 5 e 10 km, passando pelo Jardim Olhos D’Água e pelo Jardim Botânico. As inscrições de pessoas com deficiência podem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail tania@tapromocoes.com.br.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto feriados. Para dúvidas a respeito do kit promocional, local do evento e premiação, os participantes devem entrar em contato pelo e-mail integracao@eptv.com.br.

Para dúvidas a respeito da inscrição, como cancelamentos e reembolsos, é preciso acessar o site. A 6ª Corrida Integração Ribeirão Preto é organizada pela Oceano Azul, do Grupo EP.

Prazo de contribuições e sugestões sobre modelo de negócio para TV e Rádio Justiça segue até esta sexta-feira (17)

 Brasília - O objetivo é colher subsídios e informações para novas soluções e modelos de negócio da TV e Rádio Justiça. Os interessados podem encaminhar contribuições em relação ao tema até esta sexta-feira (17)

O STF (Supremo Tribunal Federal) realizou no último dia 9 uma audiência pública sobre novas soluções e modelos de negócio para a TV e a Rádio Justiça. O objetivo é colher subsídios e informações para novas soluções e modelos de negócio da TV e Rádio Justiça FM 104.7 de Brasília. Os interessados podem encaminhar contribuições em relação ao tema até hoje (17).

Durante a audiência pública, realizada na última semana, representantes de nove entidades ligadas ao poder público e à sociedade civil apresentaram opiniões, críticas e sugestões relacionados ao tema, o qual é relacionado ao modelo de negócio para TV e Rádio Justiça. Segundo consta no edital de Audiência Pública n.01/2022, os interessados em participar tem até esta sexta-feira (17) para registrar as contribuições. No documento, há informações referentes ao mecanismo de registro das inscrições, as quais são feitas mediante ao e-mail consultapublicartvj@stf.jus.br.

Além de contribuir com a audiência pública de forma eletrônica, há também a opção de sugestões de forma oral. Neste caso, a exposição oral acontecerá presencialmente, na Praça dos Três Poderes, Supremo Tribunal Federal, Sala de Sessões da Primeira Turma, Anexo II-B, em Brasília, e remotamente. Para esta modalidade, o prazo preferencial de inscrição se encerrou no último dia 7, mas, ainda é possível ainda se inscrever. Neste caso, os que registrarem após essa data , estarão sujeitas à disponibilidade de tempo.


15 junho 2022

Após ataques criminosos, Rádio Difusora AM retorna ao ar, em Franca (SP)

 Franca - As ações ocorreram nos últimos dias 1º e 3 deste mês. As transmissões foram retomadas na última segunda-feira (13)

A Rádio Difusora AM 1030 de Franca teve as suas transmissões restabelecidas na última segunda-feira (13), após atos criminosos praticados no sistema irradiante da estação. As ações ocorreram durante duas vezes, nos últimos dias 1º e 3 deste mês. Após os sucessivos ataques, a emissora adotou medidas de segurança para evitar a continuidade das ações.

Localizada em Franca, no interior paulista, a Rádio Difusora permaneceu inoperante no dial por alguns dias. Tal fato se deve a ações criminosas, estas ocorridas nos dias 1º e 3 deste mês. Durante os atos, indivíduos furtaram mais de 300 metros de fios e a caixa de transmissão. Os equipamentos ficam localizados na Vila Santa Terezinha, região que abriga o parque de transmissão da emissora.

"Foram dias de muito trabalho. Engenheiros e técnicos se desdobrando para colocar a rádio no ar novamente. Nossos ouvintes ficaram tão preocupados quanto nós. E isso mostra a importância da Difusora na vida dos ouvintes", ressaltou a diretora artística Cintia Flávia.

Após as ações criminosas, a emissora reforçou algumas medidas de segurança, isso, para tentar evitar novos ataques.

Segundo informação veiculada pelo portal GCN, no período que a Rádio Difusora de Franca permaneceu fora do ar em AM 1030, a audiência pôde acompanhar normalmente a programação por meio do aplicativo da rádio.

Constantemente as emissoras de rádio vêm sofrendo com ações como essas. Na última segunda-feira (13) o tudoradio.com veiculou a informação relacionada a Rádio Difusora HD FM 94.5 de Pouso Alegre. Na ocasião, a emissora mineira teve as suas transmissões interrompidas no último final de semana em virtude de um furto na rede elétrica que fornece energia elétrica ao sistema irradiante da emissora.

Panorama: Líderes ficam um pouco mais próximas na corrida pela audiência em Belo Horizonte

 Belo Horizonte - BHFM chega a liderar em filtros comerciais. Jovem Pan FM, 98 FM e Antena 1 ampliam os seus números

Belo Horizonte acompanhou na última segunda-feira (13) mais uma atualização dos dados sobre o consumo de rádio local, em pesquisa que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. No geral, o FM mineiro viu uma pequena oscilação negativa em sua média geral de audiência, mas o meio segue em patamar histórico elevado. Também chama a atenção uma maior aproximação das líderes nos principais períodos da medição. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2022):

Um pouco mais próximas 

A movimentação atual da audiência de rádio na Grande Belo Horizonte aproximou um pouco mais as rádios que concentram os maiores volumes na pesquisa. A Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) permanece isolada na liderança em períodos gerais, como no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas vê uma aproximação um pouco maior das rádios BH FM 102.1 (popular/hits) e Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) na comparação com as medições anteriores.

No caso da BHFM, a emissora aparece pela segunda medição consecutiva na liderança geral em filtros comerciais, como o 06h-19h (FM+WEB/segunda a sexta-feira), mas hoje tem a Rádio Itatiaia um pouco mais próxima nesse período. E, para acirrar ainda mais o cenário, a Liberdade FM continua muito próxima da BHFM em filtros gerais e também da Rádio Itatiaia nos recortes de segunda a sexta-feira.

Na sequência, a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) variou de forma positiva na medição de audiência, fato que a mantém em um patamar histórico. E com a movimentação do meio, hoje a emissora aparece um pouco mais próxima da Alvorada FM 94.9 (quarto geral e líder no formato adulto-contemporâneo) em filtros como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já em períodos comerciais, de segunda a sexta-feira, a 94.9 FM está mais isolada no ranking de audiência. 

Mais destaques 

98 FM 98.3 (jovem/rock-Talk/esportes) apresentou um novo avanço em sua média de audiência, sendo a estação que apresentou o maior avanço absoluto entre as emissoras posicionadas no top 10, considerando o período 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Também foi destaque o novo crescimento visto na média da Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo), estação que ganhou uma posição no top 10 ao apresentar o segundo maior avanço absoluto entre os maiores volumes de audiência da Grande Belo Horizonte. No 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a emissora é seguida de perto pela Extra FM 103.9 (popular/hits).

CDL FM 102.9 (adulto/alternativa), Transamérica FM 88.7 (jovem/adulto-jornalismo) e CBN FM 106.1 (jornalismo/esportes) aparecem na sequência no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando apenas as assinantes da medição. Nos casos da Transamérica e da CBN foram observadas altas de audiência na comparação com a pesquisa anterior, considerando o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

 

 

Rádio Forró - A melhor do Brasil !

Ministério das Comunicações conclui processos sobre serviços de radiodifusão executados na Faixa de Fronteira

 Brasília - Mudança torna o assentimento prévio restrito à obtenção de outorga, mediante processo licitatório ou seletivo, e à operação de transferência direta com capital estrangeiro

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou nesta segunda-feira (13) dois despachos sobre a prestação dos serviços de radiodifusão – sonora ou de sons e imagens – na Faixa de Fronteira. Segundo a pasta, a medida se deu com o intuito de desburocratizar, dando celeridade e acarretando economia processual. Com isso, desde as alterações feitas no decreto que regulamenta a legislação relativa à Faixa de Fronteira (Decreto 85.064/80), parte considerável dos processos que demandavam o assentimento prévio perdeu a sua razão, o que resultou em arquivamento. 

Segundo o conteúdo do Decreto 11.076/22, a concessão do assentimento prévio se faz necessária em apenas duas situações: para a outorga de direito à exploração dos serviços de radiodifusão (sonora ou de sons e imagens) em municípios localizados — total ou parcialmente — na Faixa de Fronteira ou para a operação de transferência direta, quando a parte interessada em obter a outorga possuir participação estrangeira em seu capital social.

"Anteriormente, as entidades solicitavam o assentimento prévio, que é uma espécie de anuência do Poder Público, para então realizarem seus registros perante as respectivas juntas comerciais ou cartórios. Os despachos do MCom reforçam que atividades de caráter meramente empresarial, a exemplo de mudança do nome comercial ou endereço da sede, eleição de novo administrador, ingresso de sócio/cotista ou reforma de estatutos ou contratos sociais, não necessitam mais desta autorização", explicou o Secretário de Radiodifusão substituto, William Zambelli.

Ainda de acordo com a mudança, as alterações contratuais (ou estatutárias) levadas a efeito perante os órgãos de registro deverão ser encaminhadas ao MCom, acompanhadas de documentos que comprovam atendimento à legislação em vigor, no prazo de 60 dias a contar da realização do ato. Em um dos despachos publicados na segunda-feira (13) (Despacho 178/2022), foram relacionadas 295 entidades que atuam em 177 municípios localizados na Faixa de Fronteira, as quais precisam atentar ao cumprimento da exigência legal.

14 junho 2022

Grupo Bandeirantes de Comunicação renova direitos de transmissão da Fórmula 1 por mais três anos

 São Paulo – Emissoras do grupo irão transmitir a competição com exclusividade até 2025

O Grupo Bandeirantes de Comunicação divulgou que renovou o contrato de direito de transmissão da Fórmula 1 até 2025. Com isso, as emissoras do grupo terão exclusividade para a transmissão de todas as etapas do Campeonato Mundial FIA em 2023, 2024 e 2025. O atual contrato terminaria no final da temporada de 2022. Além das emissoras de TV, a Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 e a BandNews FM 96.9 de São Paulo participam da cobertura.

“Estamos muito felizes com a renovação. A Fórmula 1 é hoje o principal produto do esporte do Grupo Bandeirantes. Acredito que a sequência da parceria entre Band e Fórmula 1 é fruto do bom trabalho feito do ano passado até agora. Importante ressaltar que Band e Fórmula 1 são parceiros no Brasil e vamos trabalhar sempre juntos para o crescimento da categoria no nosso país”, afirma Denis Gavazzi, diretor de Esportes do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

“Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Band por mais um período e continuar o impressionante crescimento que testemunhamos no ano passado. A Fórmula 1 sempre teve uma presença significativa no Brasil e uma história ilustre associada ao país. O esporte desfrutou de um grande interesse nas últimas temporadas e parece que estamos vivendo outra grande batalha pelo título nesta emocionante nova era da F1”, diz Ian Holmes, diretor de Direitos de Mídia e Criação de Conteúdo da Fórmula 1®.

“A Band tem o DNA do esporte. Sempre foi e continua sendo o Canal do Esporte na memória dos brasileiros. E a chegada da Fórmula 1 fortaleceu esse pilar e se tornou um grande sucesso. Os números comprovam isso. Temos um time brilhante na cobertura de toda a temporada e temos espaço dentro dos veículos do Grupo para tratar a Fórmula 1 com o tamanho que ela merece e os telespectadores querem”, avalia Rodolfo Schneider, Diretor Nacional de Conteúdo do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Além da transmissão da corrida, a Rádio Bandeirantes também transmite o programa Bandeirada com o jornalista especialista em F1, Reginaldo Leme. O programa conta com vários quadros e o jornalista contará histórias inéditas de sua carreira que estavam sendo guardadas para um livro que ele pretende publicar. Com a experiência de quatro décadas vividas dentro da Fórmula 1, o jornalista é o responsável por levar aos ouvintes o noticiário atualizado, entrevistas com pilotos e demais integrantes do mundo da velocidade, além de uma análise técnica precisa, marca registrada do jornalista.Grupo Bandeirantes adquiriu os direitos de transmissão da Fórmula 1 no ano passado. O grupo transmitiu a temporada de 2021 tendo a BandNews FM 96.9 de São Paulo realizando a transmissão no rádio.