Belo Horizonte - BHFM chega a liderar em filtros comerciais. Jovem Pan FM, 98 FM e Antena 1 ampliam os seus números
Belo Horizonte acompanhou na última segunda-feira (13) mais uma atualização dos dados sobre o consumo de rádio local, em pesquisa que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. No geral, o FM mineiro viu uma pequena oscilação negativa em sua média geral de audiência, mas o meio segue em patamar histórico elevado. Também chama a atenção uma maior aproximação das líderes nos principais períodos da medição. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2022):
Um pouco mais próximas
A movimentação atual da audiência de rádio na Grande Belo Horizonte aproximou um pouco mais as rádios que concentram os maiores volumes na pesquisa. A Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) permanece isolada na liderança em períodos gerais, como no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas vê uma aproximação um pouco maior das rádios BH FM 102.1 (popular/hits) e Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) na comparação com as medições anteriores.
No caso da BHFM, a emissora aparece pela segunda medição consecutiva na liderança geral em filtros comerciais, como o 06h-19h (FM+WEB/segunda a sexta-feira), mas hoje tem a Rádio Itatiaia um pouco mais próxima nesse período. E, para acirrar ainda mais o cenário, a Liberdade FM continua muito próxima da BHFM em filtros gerais e também da Rádio Itatiaia nos recortes de segunda a sexta-feira.
Na sequência, a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) variou de forma positiva na medição de audiência, fato que a mantém em um patamar histórico. E com a movimentação do meio, hoje a emissora aparece um pouco mais próxima da Alvorada FM 94.9 (quarto geral e líder no formato adulto-contemporâneo) em filtros como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já em períodos comerciais, de segunda a sexta-feira, a 94.9 FM está mais isolada no ranking de audiência.
Mais destaques
A 98 FM 98.3 (jovem/rock-Talk/esportes) apresentou um novo avanço em sua média de audiência, sendo a estação que apresentou o maior avanço absoluto entre as emissoras posicionadas no top 10, considerando o período 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Também foi destaque o novo crescimento visto na média da Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo), estação que ganhou uma posição no top 10 ao apresentar o segundo maior avanço absoluto entre os maiores volumes de audiência da Grande Belo Horizonte. No 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a emissora é seguida de perto pela Extra FM 103.9 (popular/hits).
CDL FM 102.9 (adulto/alternativa), Transamérica FM 88.7 (jovem/adulto-jornalismo) e CBN FM 106.1 (jornalismo/esportes) aparecem na sequência no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando apenas as assinantes da medição. Nos casos da Transamérica e da CBN foram observadas altas de audiência na comparação com a pesquisa anterior, considerando o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.