08 junho 2022

Parceria Rádio Globo/CBN anuncia transmissão dos jogos da Copa do Mundo do Catar

 Rio de Janeiro – Rádios se juntam à lista que já conta com outros sete grupos e rádios que também confirmaram a cobertura do torneio

A Rádio Globo FM 98.1 e a Rede CBN (liderada pela CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro e CBN FM 90.5 de São Paulo) divulgaram um anúncio na programação confirmando suas participações nas transmissões dos jogos da Copa do Mundo 2022, que será disputada em novembro, no Catar. 

Com a confirmação das emissoras, o Brasil já conta, por enquanto, com sete grupos e emissoras de rádios que irão fazer a transmissão e cobertura total do torneio que será disputado no Catar, em novembro. 

Além da parceria entre Rádio Globo e CBN, recentemente a Energia 97 FM 97.7 de São Paulo confirmou que irá fazer a transmissão dos jogos da competição de seleções. Também fazem parte da lista a Rádio Gaúcha FM 93.7 de Porto Alegre e a Rádio Jornal FM 76.1, FM 90.3, AM 780 do Recife, única emissora do Nordeste a ter adquirido os direitos de transmissão da Copa do Mundo do Catar até agora.

Todas as emissoras do Grupo Bandeirantes de Comunicação irão transmitir os jogos, porém, a Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 e a BandNews FM 96.9 de São Paulo, vão cobrir todas as partidas. Rádios como a Nativa FM 95.3, Play FM 92.1 e a Band FM 96.1 de São Paulo também estão envolvidas no projeto de cobertura com notícias e transmissões dos jogos da Seleção Brasileira.

Além do Grupo Bandeirantes, outras marcas importantes do rádio brasileiro também confirmaram a cobertura do torneio. A Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte confirmou a aquisição dos direitos de transmissão da Copa do Mundo Catar. Com isso, a emissora mineira estará em sua 15ª edição do torneio, estando presente desde a Copa do Mundo de 1966, que foi realizada na Inglaterra.

Grupo Jovem Pan também adquiriu os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2022, que será disputada no final do ano no Qatar. Segundo as informações que foram apuradas pela redação do portal tudoradio.com, tanto a rede liderada pela Jovem Pan FM 100.9 e pela Jovem Pan News AM 620 de São Paulo terão a oportunidade de retransmitir as partidas.

rede liderada pela Transamérica FM 100.1 de São Paulo também vai realizar a produção de conteúdo exclusivo e uma programação especial alusiva ao evento. Vale ressaltar que a marca também realizou a cobertura de outros eventos esportivos importantes como os Jogos Olímpicos.

 

Rádio Forró - A melhor do Brasil !

Radiodifusores de São Paulo se reúnem presencialmente em evento relacionado ao NAB Show 2022. Confira os destaques

 São Paulo - Consumo de rádio, novos formatos de entrega de conteúdo, monetização dos inventários e o avanço do digital foram alguns dos pontos discutidos

Ontem (7) os radiodifusores de São Paulo (capital e interior) se reuniram no primeiro evento presencial realizado pela AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado  de São Paulo) desde fevereiro de 2020. Após mais de dois anos sem encontros presenciais devido à pandemia da covid-19, empresários e profissionais do setor puderam se reencontrar e colocar várias pautas em dia. A principal delas, relacionada à programação organizada pela associação, foi o que aconteceu no NAB Show 2022. Radiodifusores e empresários que estiveram no congresso e na feira realizada nos Estados Unidos discutiram sobre o que é relevante para o rádio, com apresentações de dados e equipamentos.

Na abertura do evento, Rodrigo Neves (presidente da AESP) e Eduardo Cappia (líder do comitê técnico da AESP) mostraram alguns dos números relacionados à edição de 2022 da NAB Show, como mais de 52 mil participantes que estiveram presentes entre os dias 16 e 19 de abril, onde 11 mil deles são estrangeiros (representando 155 países). Cerca de 600 brasileiros estiveram presentes em Las Vegas, local do evento.

Rodrigo Neves destacou que o setor norte-americano vive um momento positivo em vários sentidos, seja pelo retorno dos eventos presenciais e também com as possibilidades para a radiodifusão. “Eles estavam transbordando uma euforia com o nosso negócio de rádio”, destaca o presidente da AESP, que se reuniu com líderes do setor durante o evento norte-americano.

O presidente da AESP contextualizou o motivo da euforia dos radiodifusores norte-americanos. Neves mostrou um levantamento da PwC, que mostra um crescimento no mercado de publicidade de rádio, de US $18,2 bilhões em 2016 para US $19,1 bilhões em 2021, dado que não leva em conta a publicidade de rádio via satélite, que representa apenas uma fração da publicidade total de rádio. Os números podem ser encontrados no levantamento Global Entertainment and Media Outlook2017-2021 (PWC).

Carolina Sasse (sócia e Diretora de Marketing & Vendas da Cadena) e Raul Abreu (Diretor da Top FM) acompanharam vários painéis do NAB Show 2022, inclusive o 2º Fórum de Rádio em Pequenos e Médios Mercados. A empresária mostrou números de consumo e faturamento do rádio norte-americano e provocou os presentes sobre a necessidade de se repensar o negócio rádio. Para Sasse, é necessário que uma emissora se reposicione como uma empresa de marketing, oferecendo soluções em diferentes modalidades de entrega de conteúdo, seja para clientes e ouvintes (que também devem ser pensados como parceiros da rádio).

Com base no que acompanhou no NAB Show 2022, Sasse destaca algumas oportunidades para o rádio, como aproveitar melhor os talentos da equipe, automatizar o que pode ser automatizado, usar a tecnologia, software e processos a seu favor e também capacitar a si mesmo e a equipe. A empresária também visitou a sede da iHeartMedia Las Vegas e destacou alguns dos processos realizados pela empresa. 

Marcelo Monteiro (Diretor do Grupo Monteiro de Barros de Comunicação) e Lucas Monteiro (Diretor da Rede Vida de Televisão) mostraram os principais destaques de produtos oferecidos por diferentes marcas na feira do NAB Show. As dicas vão desde equipamentos para vídeo, como também novidades na área de inteligência artificial. Em um dos casos, uma empresa já oferece a criação de avatares de pessoas para que seja uma espécie de “apresentador digital”, capaz de ler e falar as notícias publicadas pelos mais diversos veículos. Também foi destaque a possibilidade de criação de cenários virtuais, que otimizam de forma significativa a estrutura de uma empresa voltada a vídeo. 

Também foi destacada a discussão sobre o modelo de assinaturas de serviços de streaming, que atingiu um platô nos Estados Unidos e, em alguns casos, apresentou queda no número de assinantes. Empresas como Netflix planejam outras formas de monetização, que passam pela presença de anúncios nessas plataformas. Também é destaque a existência de agregadores na destruição de conteúdo, como alternativa ao modelo de assinaturas por plataforma. 

O evento da AESP também contou com as apresentações de Martin Bonato (diretor da Brasvídeo), que mostrou os destaques de novidades técnicas para áudio e vídeo na área de software, e também Thiago Perrela, diretor de Engenharia e Tecnologia do Grupo Bandeirantes. 

Perrela deu uma visão detalhada sobre o NAB Show sob sua perspectiva, com destaque para soluções em infraestrutura de áudio e vídeo. E destacou que é importante que as empresas entendam que a feira reflete o momento da tecnologia e todos os questionamentos que essas novidades trazem (custos, qual solução utilizar, como se deve usar e quais serão os processos). Thiago considera que é importante que as empresas preservem seu legado e, a partir disso, entender melhor quais são as necessidades tecnológicas demandadas pelo atual momento. 

Mais NAB Show 2022. 

Na cobertura realizada pelo tudoradio.com sobre o NAB Show 2022, o portal destacou debates realizados por líderes da indústria de rádio norte-americana. Eles consideram que o meio está apenas no começo de sua transformação digital, ou seja, a "indústria do rádio continua a abrir espaço para si mesma – reimaginando as operações, destacando sua importância em tempos de crise e pegando novas tecnologias pelas lapelas". 

"A sensação que tenho é que estamos apenas começando, que temos tremendas oportunidades, que do lado dos ouvintes, você está escolhendo pessoas que no ano anterior valorizavam a paz e a tranquilidade, e agora que têm paz e tranquilidade querem algo, e (a indústria de áudio) é a beneficiária disso", afirmou à época Bob Pittman, CEO da iHeartMedia.

Outra frase marcante é de David Field (CEO da Audacy, antiga Entercom), que diz que “estamos à beira da melhor era para o rádio… a extraordinária explosão de conteúdo e experiências que agora estamos oferecendo aos ouvintes através da tecnologia, estamos à beira do rádio e do áudio avançando e entregando ótimos resultados".

Também foi ponto de discussão o período pré-pandemia da covid-19 e o momento atual para o rádio. Em outro painel, foi destacado de forma categórica que "O negócio de rádio de hoje é diferente daquele de 2019". Esse novo cenário passa pela redução das equipes das emissoras, dificuldade de reter talentos, necessidade de soluções integradas de marketing para os anunciantes e novos hábitos de consumo por parte do público, que ocasiona um crescimento das receitas e da audiência digital das rádios.


Rádio Cultura Brasil e Cultura FM passam a contar com novo noticiário, em São Paulo (SP)

 São Paulo - O noticiário matutino é transmitido em cadeia com a TV Cultura. A estreia foi registrada na última segunda-feira (6)

A Rádio Cultura Brasil FM 87.9 AM 1200 e a Cultura FM 103.3 de São Paulo passaram a contar com um novo programa na grade. Trata-se do "Esta Manhã", noticiário veiculado entre 7h e 7h30 e que é transmitido em cadeia com a TV Cultura. A estreia foi registrada na última segunda-feira (6).

Apresentado por Eduardo Campos, os veículos mantidos pela Fundação Padre Anchieta, em São Paulo, estrearam neste início de semana o "Esta Manhã", noticiário que é levado ao ar no formato multiplataforma, através da TV Cultura, Rádio Brasil Cultura, Cultura FM, além do site da TV Cultura e nas plataformas digitais, incluindo YouTube, Twitter, Facebook e Tik Tok. O novo programa adotou o slogan "Comece o seu dia sabendo" e tem a proposta de levar ao ar um jornalismo ligado com as redes sociais e os principais acontecimentos da sociedade.

O presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, afirma que uma das prioridades de sua gestão, anunciada em 2019 mas adiada durante a pandemia, é a criação de um jornal matutino, mais noticioso, que possa ser visto em várias plataformas. "A TV Cultura já tem uma credibilidade consolidada em jornalismo, com informativos diários na hora do almoço e na faixa noturna. Com o Esta Manhã, levaremos a informação logo cedo, em todas as telas que temos ao nosso alcance".

Acumulando passagens pela TV Bandeirantes, Globo e Rede TV!, Eduardo Campos está há mais de quatro anos na TV Cultura, ocupando o cargo de repórter, do Jornal da Cultura. O profissional iniciou a carreira no jornalismo na Rádio Capital, onde apresentava um programa de notícias e esportes.

Além de contar com a versão ao vivo, veiculada de segunda à sexta-feira, entre 7h e 7h30, o "Esta Manhã" também ganhará uma versão em podcast, esta que ficará disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Apple, Google e Amazon Music.

06 junho 2022

Rádio Sertaneja - A Sertaneja do Brasil !

Grupo Jovem Pan ultrapassa 5 milhões de inscritos no YouTube

 São Paulo – Perfil do programa Pânico bateu a marca de 3 milhões de inscritos na plataforma

O Grupo Jovem Pan (responsável pela Jovem Pan FM 100.9, Jovem Pan News AM 620, TV Jovem Pan News e Panflix) ultrapassou a marca de 5 milhões de inscritos no seu canal oficial no YouTube. O crescimento da emissora na plataforma é 100% orgânico e resultado de uma série de iniciativas, como inovações na grade da programação, conteúdo diferenciado, cobertura de notícias do Brasil e do mundo. Além disso, o YouTube confere ao público a possibilidade de acompanhar os programas em tempo real e os cortes dos melhores momentos da programação gratuitamente. A Jovem Pan FM também é destaque no volume de audiência no dial.

Segundo o levantamento divulgado pelo próprio grupo, a Jovem Pan é líder tanto de inscritos quanto de visualizações no YouTube. “O alcance da liderança no número de inscritos e de visualizações no nosso canal no Youtube muito nos alegra. É um grande reconhecimento ao enorme esforço de todos do Grupo Jovem Pan e uma mostra de que estamos fazendo um bom trabalho e trilhando o caminho certo. Continuaremos trabalhando com muito profissionalismo, dedicação e seriedade para sempre oferecer aos nossos ouvintes a melhor cobertura jornalística e também em entretenimento”, afirma a coordenadora de YouTube da Jovem Pan, Luísa Sena.

O grupo também tem investido na ampliação da sua equipe, da quantidade de pílulas e programas que disponibiliza em seu canal no YouTube e no aprimorado das técnicas de SEO (otimização de mecanismos de busca) para facilitar a localização de seus vídeos. 

Programa Pânico também registra crescimento na plataforma

O canal do programa Pânico no YouTube ultrapassou a marca de 3 milhões de inscritos. “Antes os cortes eram feitos por blocos de perguntas e resposta, mas ao observar o comportamento do público notamos que as imitações, brincadeiras, interações entre o casting e mesmo as "tretas" geravam bastante repercussão, então mudamos o estilo de cortes”, explica Luisa.

A redatora de YouTube do Pânico, Natália Barão, assiste ao programa completo para não perder nenhum desses momentos essenciais e aprimorou também os textos com brincadeiras e memes que fazem sentido para a audiência. Além disso, o editor do canal no YouTube, Kevin Ruffo, produz thumbnails (imagem em miniatura) e artes para a comunidade, que também conversam com esse estilo descontraído. A produção do Pânico também tem aperfeiçoado as técnicas de SEO nos vídeos para que eles atinjam mais pessoas e utilizado mais ferramentas que provocam o engajamento com o público.

“O programa ocupa um nicho bastante único e o crescimento do canal também ocorre de maneira orgânica. O recorde do número de inscritos comprova a relevância do Pânico e a sua capacidade de adaptação aos novos tempos digitais, além, é claro, da aceitação e preferência do público. O número de comentários nos vídeos da atração varia bastante de acordo com os entrevistados. Entretanto, o canal tem uma média de mais de 46 mil comentários por mês em 2022, conclui Luísa.

Jovem Pan FM também registra crescimento no dial

A Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo (jovem/adulto-jornalismo/esportes) também tem registrado crescimento em sua audiência. Nos últimos anos a emissora já estava consolidada entre as FMs que estão acima dos 2 milhões de alcance, além da vice-liderança geral nesse quesito. A novidade agora é a aproximação da 100.9 FM da marca dos 3 milhões. Hoje a Jovem Pan FM alcança 2.9 milhões de pessoas no dial, isso em 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Trata-se do terceiro maior valor do FM brasileiro.

 

 

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