Salvador - GFM é vice-líder geral em audiência, enquanto a Bahia FM é vice-líder em alcance. Piatã FM segue acima de 1 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias
A análise do cenário de audiência e alcance do rádio FM na Bahia, com base em pesquisas atuais e anteriores realizadas pela Kantar IBOPE Media, revela poucas alterações. Em linhas gerais, o panorama é favorável às estações com os maiores volumes de audiência na Grande Salvador, pois mantêm suas posições proeminentes. No geral, a audiência FM registrou uma ligeira queda em relação à pesquisa anterior. Confira os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre de fevereiro a abril de 2023):
Estabilidade no topo
A Piatã FM 94.3 (popular/hits) mantém-se como a líder geral em audiência, além de possuir o maior alcance do rádio FM na Grande Salvador. A estação também detém o maior número de ouvintes únicos. A 94.3 FM preserva uma marca notável, mantendo-se acima de 1 milhão de ouvintes únicos ao longo de um período de 30 dias.
Seguindo a liderança, duas estações da Rede Bahia se alternam na vice-liderança, dependendo do critério em questão. Em termos de audiência, a G FM 90.1 (adulto-contemporâneo) se destaca na segunda posição, situando-se mais próxima da líder geral do que das demais emissoras do ranking FM. Contudo, a Bahia FM 88.7 (popular/hits) assume a vice-liderança no total de ouvintes únicos e alcance, próxima da marca de 800 mil nesse aspecto.
A Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) ocupa a quarta posição geral em termos de audiência e alcance, estando bem próxima do top 3 em ambos os cenários na Grande Salvador.
Mantendo-se no top 5 de audiência e alcance entre as FMs assinantes da pesquisa está a Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop).
Mais destaques
A Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) continua a mostrar um crescimento constante em audiência. Considerando as FMs pesquisadas, a estação se aproxima do top 5. É relevante destacar que a marca tem um volume considerável de audiência na AM 740, posicionando a Rádio Sociedade no quinto lugar geral do rádio baiano quando somadas as duas frequências.
Considerando o ranking de audiência, a Salvador FM 92.3 (popular/hits) permanece isolada na sétima posição entre as FMs pesquisadas, mas possui o sexto maior total de ouvintes únicos.
O top 10 de audiência é finalizado pela Metrópole FM 101.3 (jornalismo), que está isolada em sua posição e mostra um novo crescimento em seu índice. Seguem-se a Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional), que avançou no ranking FM, e a Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes). Emissoras como a Rádio Educadora FM 107.5 (pública/adulto) e a BandNews FM 99.1 (jornalismo) também mostraram índices de audiência próximos aos registrados pela Novabrasil FM.
Outro destaque é a Rádio Mix FM 104.3 (jovem/adulto-pop), que mostrou um crescimento consistente em audiência, atingindo sua melhor marca em Salvador, e gradualmente diminuindo a distância que a separa do top 10.
Resumo dos destaques/mudanças:
- Piatã FM segue líder isolada e acima de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias
- GFM continua isolada na vice-liderança geral de audiência e Bahia FM tem segundo maior alcance
- Rádio Sociedade FM segue avançando em audiência e se aproxima do top 5
- Novabrasil FM ganha posição no top 10 de audiência
- Rádio Mix FM crava sua melhor marca e diminui distância para o top 10
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o Blog acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.