Porto Alegre - Rádio Mix FM e Rádio 88,7 ganham posições no top 10 em filtros gerais. Rádio Grenal também avança no ranking FM
Está movimentada a corrida pela audiência FM na Grande Porto Alegre, segundo os mais recentes dados da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, que mede o consumo de rádio nas principais praças brasileiras. Na comparação com a medição anterior, o FM local viu uma pequena oscilação em sua média geral de audiência e também de alcance das estações. Mas o FM gaúcho segue em patamar elevado em seus índices e com vários destaques positivos. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2022 a fevereiro de 2023):
Isoladas
A movimentação atual da audiência FM na Grande Porto Alegre acabou deixando isoladas as estações que concentram os maiores índices do mercado. A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) já detinha essa condição nos últimos anos, seguindo assim sozinha na liderança geral de audiência e também no alcance de ouvintes, com uma marca que supera 1 milhão de pessoas em 30 dias. Vale recordar que a Rádio Gaúcha comemora oito anos consecutivos na liderança de audiência no FM da Grande Porto Alegre.
Quem está um pouco mais isolada é a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop). A emissora ignorou de novo a tendência de oscilação negativa do FM local e cresceu em audiência nos filtros gerais, deixando ainda mais assegurada a vice-liderança geral na Grande Porto Alegre. Trata-se da sexta medição consecutiva da Atlântida FM em segundo geral, posição que também é mantida com mais facilidade em alcance de ouvintes, onde a 94.3 FM supera a marca de 835 mil ouvintes em 30 dias.
Mais próximas
A sequência do ranking FM de audiência é definida nos detalhes, considerando filtros como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Neste, a 104 FM 104.1 (popular/hits) puxa a fila, mantendo a sua colocação no top 3, conquistada na pesquisa passada. Mas a FM é acompanhada de muito perto pelas estações Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) e Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits).
A Rádio Caiçara chega a levar vantagem e pula para o top 3 de audiência em filtros de segunda à sexta-feira, como o 07h-19h (FM+WEB). Já em alcance de ouvintes em 30 dias, a vantagem é da 104 FM, seguida pela Rádio 92, com as duas acima de 550 mil nesse quesito (a 104 FM está próxima dos 600 mil ouvintes alcançados em 30 dias).
Novamente em audiência, a diferença entre a 104 e a 92, considerando o filtro 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), é inferior a 2 mil ouvintes na média por minuto.
Movimentação no top 10
A medição atual também foi positiva para a Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo), rádio que aparece mais isolada na sexta colocação geral de audiência, considerando períodos como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora também se destaca em alcance, com mais de 550 mil ouvintes em 30 dias, sendo o quinto maior valor do FM gaúcho.
Na sequência, no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Rádio 102 FM 102.3 (adulto/alternativa) aparece consolidada em sua colocação, praticamente estável em audiência. E passa a ter a Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) na sequência, estação que ganhou uma posição no ranking FM de audiência e também detém a sétima colocação no ranking FM de alcance, acima da marca de 450 mil ouvintes em 30 dias.
A Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertaneja) aparece logo na sequência no ranking FM, considerando o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e detém o sexto maior alcance do FM gaúcho, acima de 495 mil ouvintes em 30 dias.
Já a Rádio 88,7 FM 88.7 de Novo Hamburgo (popular/hits) foi um dos destaques da atual pesquisa, ganhando uma posição no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), fechando o top 10 geral, seguida de perto pela Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo). A 88,7 FM também completa o top 10 em filtros de segunda à sexta-feira e aparece com o maior volume de audiência em FM no Vale dos Sinos, área de maior influência da emissora.
Mais destaques
A movimentação atual da audiência FM local reposicionou a Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) à frente da Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) em filtros como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Mas a 90.7 FM se destaca na quantidade de ouvintes alcançados em 30 dias, com mais de 430 mil nesse quesito, sendo o oitavo maior valor do FM da Grande Porto Alegre.
Também fruto da movimentação da audiência local, a Rádio Eldorado FM 104.9 (popular/hits) aparece pela primeira vez à frente da Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo), considerando o filtro 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isso desde quando a estação passou a operar em 104.9 FM.
Resumo dos destaques/mudanças:
- Rádio Gaúcha completa 8 anos na liderança geral de audiência
- Atlântida FM se isola na vice-liderança geral
- Cresce disputa entre 104 FM, Rádio Caiçara e Rádio 92
- Continental FM avança e se isola em 6º no ranking FM de audiência
- Rádio Mix FM e Rádio 88,7 FM ganham posições no top 10 de audiência
A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.