03 abril 2023

General Motors e Google criam novo painel para carros elétricos, deixando de lado Apple CarPlay e Android Auto

 São Paulo - Chevrolet Blazer 2024 será o primeiro veículo elétrico da GM a ter o novo painel do Google

A General Motors (GM) e o Google estão se unindo para criar um novo painel para a próxima geração de veículos elétricos, mas a Apple ficará de fora. O novo painel apresentará o Google Maps e o Google Assistant, além do Spotify e Audible, incluídos automaticamente. Com isso, a tendência é que a GM deixe de lado o Apple CarPlay e o Android Auto, desenvolvido pelo Google, em seus novos veículos elétricos. 

A mudança tem como objetivo reduzir a conectividade telefônica e aumentar a receita de assinaturas de carros. O Chevrolet Blazer 2024 será o primeiro veículo elétrico da GM a ter o novo painel do Google.

O diretor digital da GM, Edward Kummer, e o diretor executivo de experiência de cockpit digital, Mike Hichme, afirmaram à Reuters que estão abandonando o Apple CarPlay e o Android Auto, enquanto introduzem novos recursos de assistência ao motorista mais estreitamente acoplados à navegação. "Não queremos projetar esses recursos de forma que dependam de uma pessoa ter um telefone celular", disse Hichme.

Embora a mudança possa ser vista como uma má notícia para a Apple, pode ser uma boa notícia para o rádio, já que sempre foi implantado em carros. No entanto, a GM está de olho em outras oportunidades de receita de assinatura, visando US$ 25 bilhões em receita anual de assinaturas até 2030.

A GM continuará colocando o CarPlay e o Android Auto em todos os seus veículos com motor de combustão até que sejam eliminados em 2035. A General Motors e a Mercedes Benz foram as duas únicas grandes montadoras que se recusaram a compartilhar com o Congresso se tinham planos de manter ou remover o rádio AM de seus veículos elétricos.