Belo Horizonte - Antena 1 segue evoluindo e renova a sua melhor marca recente de audiência. CDL também cresce
O mercado de Belo Horizonte acompanhou nesta segunda-feira (10) mais uma atualização da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, que mede o consumo de rádio na capital mineira e na região metropolitana. De destaque, foi possível perceber um novo acirramento da disputa pela vice-liderança geral de audiência e o provável impacto da presença do horário eleitoral no rádio, já que houve um ligeiro recuo na média geral do meio. Porém os valores seguem em patamares elevados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/julho a setembro de 2022):
Top 3 movimentado
As emissoras Liberdade FM 92.9 (popular/sertaneja) e BH FM 102.1 (popular/hits) aparecem novamente definindo a vice-liderança nos detalhes. A movimentação do meio na atual medição aproximou as duas concorrentes, com a 102.1 FM apresentando uma nova alta de audiência. É possível que a BHFM passe a ser beneficiada pela saída da Extra FM 103.9, que também era classificada como popular/hits. Já a Liberdade FM sustenta a vice-liderança geral pela quarta atualização consecutiva, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Antes, a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) segue isolada na primeira colocação de audiência e alcance nos principais períodos da pesquisa, emissora que desta vez acompanhou a variação do meio, após apresentar três altas consecutivas na pesquisa, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Itatiaia e a BHFM são as únicas FMs cujo alcance em 30 dias supera a marca de 1.5 milhão de ouvintes diferentes (com a 95.7 FM acima de 1.7 milhão em 30 dias).
Sequência do top 5
A Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) segue isolada na quarta colocação geral nos principais períodos da pesquisa e na liderança isolada entre as FMs de seu formato de programação. Na comparação com a pesquisa passada, a 94.9 FM também aparece um pouco mais próxima da expressiva marca de 1 milhão de pessoas alcançadas em 30 dias.
Na sequência, a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) aparece um pouco mais próxima da Alvorada FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), completando o top 5 de audiência. A emissora está estável em seu índice, FM que vem de alta na medição anterior. Vale recordar também que a Jovem Pan FM tem o quarto maior alcance da Grande Belo Horizonte, próxima da marca de 1.2 milhão, o que a deixa próxima da Liberdade.
Mais destaques
A 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk) segue posicionada na sétima colocação geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), avançando para a sexta em filtros comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) e também continua isolada como o sexto maior alcance de ouvintes na Grande Belo Horizonte. Antes, um FM não assinante aparece em sexto nos filtros gerais.
Na sequência, a Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) segue em destaque ao avançar em audiência e alcance. Foi observada a melhor marca recente da emissora no mercado mineiro e também a menor distância entre a 105.1 FM e a 98 FM. Vale recordar que a Antena 1 já vem de alta nas pesquisas anteriores e hoje está em um patamar de audiência superior ao que a FM vinha registrando nos últimos anos.
A CDL FM 102.9 (adulto/alternativa), que já vinha de uma alta de audiência na pesquisa anterior, voltou a variar de forma positiva e agora aparece na nona colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Além da alta em seu índice de audiência, a CDL foi beneficiada no ranking geral pela saída da Extra FM 103.9 (popular/hits), esta que fecha o top 10 do FM.
Já a Light FM 103.9 (adulto-contemporânea), sucessora da Extra FM, já começa a pontuar, apesar da pesquisa atual pegar apenas 9 dias com a frequência executando o projeto (e 30 se contada a expectativa no canal, lembrando que a média é trimestral).
Antes, rádio como Transamérica FM 88.7 (jovem/adulto-jornalismo), BandNews FM 89.5 (jornalismo) e CBN FM 106.1 (jornalismo) são as emissoras assinantes da pesquisas que aparecem mais próximas do top 10 do FM mineiro, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Resumo dos destaques/mudanças:
- Rádio Itatiaia mantém boa vantagem e segue na liderança geral
- BHFM cresce e acirra disputa com a Liberdade pela vice-liderança
- Antena 1 renova sua melhor marca recente de audiência e se aproxima um pouco mais da 98
- Extra FM deixa o dial e beneficia a CDL FM em posição geral do ranking FM e também a BHFM numa eventual migração de audiência no formato popular/hits
Veja também:
> Panorama: Rádio Itatiaia avança pela terceira vez consecutiva em audiência. Jovem Pan FM e Antena 1 também crescem em Belo Horizonte
> Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem em maior ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.