05 janeiro 2024

Brasil mantém transmissões ativas na faixa AM; Mudança ocorre na categoria operacional das estações locais

 São Paulo - O serviço de rádio AM permanece ativo no Brasil, apesar de 96% das estações terem migrado para o FM

Desde 1º de janeiro, reportagens sobre o 'fim do rádio AM no Brasil' proliferaram nas redes sociais e motores de busca. Manchetes como 'Fim de uma era. Nesta segunda-feira (1º) marca o primeiro dia sem rádios AM' foram amplamente divulgadas, inclusive por profissionais da área. Realmente, houve mudanças nas rádios AM com a chegada do ano novo, mas não significaram o término desse serviço no país. A alteração consistiu na extinção da 'AM local', ou seja, de baixa potência. As emissoras que continuam na faixa AM terão sua categoria operacional ajustada para regional ou nacional, correspondentes às classes A e B. Veja mais detalhes:

Conforme o decreto de 2021 nº 10.664 do Ministério das Comunicações, as rádios AM classe C passarão para a classe B, adotando um novo contrato de outorga. Ainda assim, haverá AMs locais ativas, já que algumas estações classe C migraram para o eFM e podem continuar operando em AM por até cinco anos como transição.

De fato, o Blog registrou desligamentos de AMs no ano novo através do Mapa da Atualização, mas esses casos estavam ligados às emissoras que optaram pela migração para FM. Estações de destaque como a Rádio JC AM 780 (já em 76.1 FM desde 2021, da antiga Rádio Jornal, esta que está em FM 90.3) do Recife, Rádio Melhor AM 770 de Limeira (agora em 82.9 FM, como Melhor FM), antiga Rádio CMN AM 750 de Ribeirão Preto (que está migrando para FM 99.3), entre outras, foram alguns desses exemplos que podem ter sido interpretados como o fim da faixa AM.

As estações AM de classes B e A, vistas como regionais e nacionais, prosseguirão com suas operações. As raras AM classe C que não passaram para FM sofrerão o reenquadramento após o prazo determinado pelo decreto. No entanto, a maioria já fez a transição para FM, com 699 canais AM classe C vagos, segundo a Anatel. Restam apenas algumas estações operando com potência de 250 a 1000 watts. Até o momento, 96% das emissoras migraram para FMcom mais de 1030 estações já ativas nessa faixa, completando o processo de migração.

Na prática, uma FM de baixa potência cobre mais área que uma AM equivalente, graças à qualidade superior de transmissão e aos receptores mais modernos. O serviço de rádio local se mantém disponível em FM e suas repetidoras em RTFM, estas na Amazônia Legal.

27 dezembro 2023

Rádio F8 já está no ar em FM na região de Botucatu (SP)

 Botucatu – RDS da estação indica “FM Teste”. Não há informação sobre o projeto que será transmitido definitivamente

A Rádio F8 de Botucatu, originária da tradicional AM 1540, iniciou seus testes de operação na frequência FM 100.9. A transmissão começou ontem (26), e há relatos de uma boa cobertura de sinal em toda a região próxima a Botucatu, incluindo Avaré. Em agosto passado, o Blog havia divulgado a informação de que a futura FM estava em fase avançada de montagem de sua estrutura, com previsão de início de operações no final deste ano, fato que se confirmou nesta segunda-feira (26).

Segundo informações recebidas pelo Blog, o sinal da 100.9 FM apresenta boa qualidade em Botucatu e arredores, alcançando também outras regiões próximas, como Avaré. O portal também foi informado que o sinal da estação estava facilmente captável na Rodovia Castelo Branco, desde Pardinho até além de Avaré, chegando nas proximidades de Iaras.

 cobertura regional do sinal é um destaque para as FMs de Botucatu, devido à topografia da cidade, que está entre as mais altas do interior paulista (acima de 800 metros). Como classe A4, a 100.9 FM tem um bom alcance, embora encontre competição de algumas estações vizinhas, como as retransmissoras da Deus é Amor (101.1 FM em Jaú e 100.7 FM em Itaí/Avaré), Clube FM 100.7 de Bariri e o sinal da Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo a partir dos arredores de Tatuí.

Durante a transmissão, a estação toca apenas músicas, sem definir qual será a programação fixa no canal. A 100.9 FM deixa claro que se trata de uma operação experimental, inclusive exibindo “FM Teste” em seu RDS.”

No primeiro semestre do ano passado a Rádio F8 havia anunciado que estaria iniciando em breve as suas transmissões em FM. Na época, apesar da divulgação, ainda não havia uma data oficial para o início das operações na nova sintonia. Depois, em agosto passado, confirmou a possibilidade de ligar a FM no final deste ano, o que se confirmou.

A Rádio F8 iniciou as suas atividades em 30 de outubro de 1939 e é considerada a primeira emissora de rádio de Botucatu (SP). Pela emissora já se passaram alguns dos principais nomes da comunicação do município e região. A estação já abrigou também a rede liderada pela Jovem Pan AM 620 de São Paulo. A estreia foi registrada em outubro de 2017.

Dia de novidades no interior paulista

A segunda-feira (26) também foi marcada por novidades em outras regiões do interior de São Paulo. Conforme reportado pelo Blog, a futura Nativa FM 101.9 de Ribeirão Preto iniciou sua transmissão em um novo canal, substituindo a Rádio Bandeirantes FM 85.3. Próximo a essa localidade, houve um aumento no sinal da Inovadora FM Gospel FM 89.1 de Porto Ferreira.

Todas essas alterações foram registradas ontem (26) , incluindo a mudança na 100.9 FM em Botucatu.

22 dezembro 2023

Rádio amplia novamente alcance; São Paulo tem 19 FMs acima de 1 milhão de ouvintes diferentes

São Paulo - Após a Rádio Bandeirantes ter entrado no grupo das FMs acima de 1 milhão, a CBN retorna e amplia a marca para 19 FMs nessa condição

O rádio de São Paulo continua colecionando números importantes quando o assunto é alcance de ouvintes diferentes e também o total de ouvintes únicos concentrados em cada estação FM que atua na capital paulista. Com a nova alta nesse quesito, o rádio paulistano alcançou a marca histórica de 19 FMs cujo alcance de cada uma supera a marca de 1 milhão de ouvintes diferentes, marca atingida pela primeira vez em medições de 2021 e registradas em alguns momentos de 2022. Acompanhe os detalhes (05h-00h/FM+WEB/todos os locais/total de ouvintes únicos/trimestre setembro a novembro de 2023):

Acima de 2 milhões

Oito FMs seguem acima desta marca expressiva, grupo que tem novamente a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) puxando a fila. A emissora detém a segunda maior marca em alcance e no total de ouvintes únicos em 30 dias em São Paulo e região metropolitana, com 2.98 milhões, ou seja, a 100.9 FM está se aproximando da expressiva marca de 3 milhões de ouvintes diferentes em 30 dias.

Na sequência, a Band FM 96.1 (popular/hits) aparece com 2.76 milhões de ouvintes diferentes em 30 dias, lembrando que a emissora é a dona do maior volume de audiência do rádio da Grande São Paulo. E, em alta, a Gazeta FM 88.1 (popular/hits) aparece pela segunda vez consecutiva no top 3 de alcance e no total de ouvintes únicos em 30 dias, estando hoje acima da marca de 2.30 milhões nesse quesito.

Completam o grupo acima de 2 milhões de ouvintes diferentes em 30 dias as rádios Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (jovem/adulto-rock/alternativa), que retomou sua posição no grupo em fechamentos de 05h-00h (FM+WEB/todos os locais).

Jovem Pan FM 100.9 - jovem/adulto-jornalismo/esportes - 2.98 M
Band FM 96.1 - popular/hits - 2.76 M
Gazeta FM 88.1 - popular/hits - 2.30 M
Alpha FM 101.7 - adulto-contemporâneo - 2.26 M
Metropolitana FM 98.5 - jovem/hits - 2.26 M
Rádio Mix FM 106.3 - jovem/adulto-pop - 2.15 M
Nativa FM 95.3 - popular/sertaneja-romântica - 2.13 M
89 FM A Rádio Rock FM 89.1 - jovem/adulto-rock/alternativa - 2.06 M

Acima de 1 milhão

Após a Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) ter entrado nesse seleto grupo de rádios acima de 1 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias a partir da pesquisa anterior, desta vez a CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) é quem alterou a quantidade de estações nessa condição em São Paulo. A estação voltou para o grupo ao avançar nos quesitos alcance e total de ouvintes únicos.

Jovem Pan FM 100.9 - jovem/adulto-jornalismo/esportes - 2.98 M
Band FM 96.1 - popular/hits - 2.76 M
Gazeta FM 88.1 - popular/hits - 2.30 M
Alpha FM 101.7 - adulto-contemporâneo - 2.26 M
Metropolitana FM 98.5 - jovem/hits - 2.26 M
Rádio Mix FM 106.3 - jovem/adulto-pop - 2.15 M
Nativa FM 95.3 - popular/sertaneja-romântica - 2.13 M
89 FM A Rádio Rock FM 89.1 - jovem/adulto-rock/alternativa - 2.06 M

Acima de 1 milhão

Após a Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) ter entrado nesse seleto grupo de rádios acima de 1 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias a partir da pesquisa anterior, desta vez a CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) é quem alterou a quantidade de estações nessa condição em São Paulo. A estação voltou para o grupo ao avançar nos quesitos alcance e total de ouvintes únicos.

O quadro segue: números expressivos e acima da média histórica

Os valores alcançados por essas 10 FMs de São Paulo evidenciam o impacto do rádio na vida cotidiana da populaçãocom cada estação conquistando números que as colocam entre os maiores canais de comunicação em alcance do mundo. Isso é resultado da relevância dos projetos executados pelas emissoras e do tamanho do mercado da Grande São Paulo, um dos maiores do mundo.

Nos últimos dois anos, o FM paulistano passou a concentrar mais rádios com marcas acima de 2 milhões em alcance e total de ouvintes únicos em 30 dias, assim como no corte que supera 1 milhão. Até 2021, era comum ter de três a cinco FMs acima da marca de 2 milhões no primeiro quesito.

No caso das estações com mais de 1 milhão de ouvintes, o valor chegava ao máximo de 17 emissoras nessa condição nos últimos anos, mas a maioria delas apresentava números inferiores aos atuais. Cerca de 10 anos atrás, era comum ter três FMs acima de 2 milhões em alcance e aproximadamente 12 estações acima de 1 milhão.

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o Blog acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio da Grande São Paulo.


15 dezembro 2023

Rádio Cordeiro - Sua rádio na internet !

Difusora FM avança no processo de migração e inicia operação em nova sintonia no interior do Rio Grande do Sul

 A Difusora FM 88.9 de Três Passos já deu início a sua transmissão na nova sintonia no interior do Rio Grande do Sul. A novidade é decorrente do processo de migração AM-FM. O início da operação foi relatado na última segunda-feira (11).

Tendo iniciado as suas atividades em 1951 e conhecida pela sua atuação em 1350 AM, a Rádio Difusora teve a autorização para funcionamento emitida na última semana pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Com isso, a emissora ativou a sua operação dentro da faixa convencional em FM (87.9 MHz à 107.9 MHz).

Para a transição de sintonia, a emissora investiu em novos equipamentos. Entre as tecnologias está um moderno transmissor da fabricante BT Broadcast Transmitters, processador de áudio digital da Biquad BroadCast, monitor de modulação digital MPX, gerador RDS, antena RLPE da MaximusRF, entre outros equipamentos.

Apesar de efetivado o processo de migração AM-FM, a Rádio Difusora permanecerá com o seu sinal ativo em 1350 AM por um período, para que a audiência se habitue com a nova posição no dial.

A estação que abriga a Difusora FM foi licenciada pela agência reguladora como classe C de operação. Com a migração AM-FM, a Rádio Educadora terá melhores condições de qualidade e abrangência em municípios da Região das Missões.

Transamérica e CNN Brasil encerram parceria de conteúdo no rádio

 São Paulo - Grade das FMs próprias da Rede Transamérica deve ser reformulada a partir da próxima segunda-feira (18)

A parceria de conteúdo jornalístico da CNN Brasil com a Rede Transamérica chegou ao fim nesta sexta-feira (15), segundo comunicados emitidos por ambas as partes na manhã de hoje. A grade, que era preferencialmente transmitida pelas emissoras próprias da Transamérica e que já estava ausente da programação alguns de afiliados, não deverá estar mais presente na programação da rede paulista a partir da próxima semana. A parceria foi iniciada em outubro de 2020.

“Durante esses mais de três anos de parceria entre a rede de rádio e o canal de notícias, informações de qualidade e credibilidade foram de extrema importância em um período histórico no país e no mundo”, diz Fábio Faria, Diretor Executivo da Rede Transamérica de Comunicação.

De acordo com a Rede Transamérica, a emissora “volta seu foco à grade de entretenimento e à programação esportiva, mix que, apesar da valiosa e produtiva parceria com a CNN para notícias, sempre foi a sua maior fortaleza”, diz a rádio em comunicado. Ou seja, a. rede deverá ampliar a sua oferta de conteúdo de entretenimento / grade musical, assim como mais possibilidades para a sua grade esportiva, que é um dos pilares da FM em praças como São Paulo.

Inicialmente ocupado toda a grade da manhã e o início de noite da grade de programação da Transamérica, o espaço da CNN Rádio, projeto como era chamado, foi sendo revisto pela rádio ao longo dos últimos dois anos, inclusive com a opção dos afiliados não repetirem a grade jornalística, ficando restrita às FMs próprias da Transamérica, operantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Curitiba e Recife. A mudança mais recente na grade havia sido comunicada em agosto passado pela rádio.

Em comunicado, ”a CNN Brasil comunica que a partir desta data encerra sua parceria com a rádio Transamérica FM (FM 100,1 em São Paulo) que foi estabelecida em 2020." Diz também que “agradece imensamente a todos os colaboradores que se dedicaram à CNN Rádio ao longo desse período e também à valiosa relação com a Transamérica, uma experiência que acreditamos ter sido produtiva para todos."

"A estratégia de expansão da CNN segue definida com investimento crescente nas nossas plataformas digitais e TV e com o fortalecimento dos pilares de relevância e equilíbrio do nosso jornalismo, amplamente reconhecidos pelo público e pelo mercado.”, informa a CNN Brasil.

Confira o comunicado da Transamérica na íntegra:

“Chega ao fim a parceria entre a Rede Transamérica e a CNN Brasil, firmada em setembro de 2020 e que levava à rede de rádio programação jornalística produzida pelo canal de Pay TV. Assim, a Transamérica volta seu foco à grade de entretenimento e à programação esportiva, mix que, apesar da valiosa e produtiva parceria com a CNN para notícias, sempre foi a sua maior fortaleza.

“Durante esses mais de três anos de parceria entre a rede de rádio e o canal de notícias, informações de qualidade e credibilidade foram de extrema importância em um período histórico no país e no mundo”, diz Fábio Faria, Diretor Executivo da Rede Transamérica de Comunicação.

A parceria se destacou também pela criação de um novo player de mídia que uniu os formatos de rádio e televisão de maneira inovadora, operando sempre em FM, através das emissoras próprias da Rede Transamérica nos principais mercados do país: São Paulo (100.1 FM), Rio de Janeiro (101.3 FM), Brasília (100.1 FM), Salvador (100.1 FM), Belo Horizonte (88.7 FM), Curitiba (100.3 FM), Recife (92.7 FM), Aracaju (90.5), Juiz de Fora (91.3), Governador Valadares (102.7 FM), Barreiras (97.7), Mococa (93.3), Maceió (102.7), Porto Velho (101.9 FM) e Balneário Camboriú (99.7 FM)."

14 dezembro 2023

Massa FM deve anunciar novo diretor artístico para sua rede; Rod Becker assume o cargo

 Curitiba – Segundo o apurado, Rod Becker deve deixar a Mundo Livre FM e assumir a posição na Massa FM após a saída da Gislaine Martins

A Rede Massa FM, liderada pela Massa FM 92.9 de São Paulo e Massa FM 97.7 de Curitiba, deverá apresentar seu novo diretor artístico nos próximos dias. Segundo informações extraoficiais que estão sendo apuradas pela redação do Blog.

Caso confirme a informação, a Rede Massa passará a contar novamente com Rod Becker em sua equipe. Na ocasião, a direção artística da rede era comandada por Márcio Linhares, que deixou a emissora e atualmente presta consultoria para afiliadas da Rede Massa FM. Rod atuou entre 2018 e 2019 no setor de expansão de rede do Grupo Massa.

Becker conta com vasta experiência no FM, tendo também uma passagem pela Rede Jovem Pan FM, liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo. Na Mundo Livre, o profissional foi anunciado em maio de 2019. Também já teve passagens pela gestão artística de outras rádios, como a Jovem Pan FM 103.9 de Curitiba (também gerindo as demais estações do Grupo RIC) e Jovem Pan FM 99.1 de Belo Horizonte. Iniciou sua carreira no Rio de Janeiro.

Atualmente, a direção artística da Rede Massa FM está sob o comando interino de Enio Roberto Silvério, que atua direto de São Paulo. A redação do Blog consultou a direção da Rede Massa FM sobre o assunto, que não negou e informou que deve se pronunciar em breve. Thiago Agostinelli segue como coordenador artístico da praça Curitiba, posição exercida desde fevereiro do ano passado. Já Gislaine Martins retornou para o Grupo Bandeirantes e assumiu horário na Nativa FM 95.3 de São Paulo.


21 novembro 2023

Operação apreende equipamentos de emissora clandestina no interior da Bahia

 Caculé - Ação foi realizada entre a Anatel e a Polícia Militar. Responsável pelos equipamentos não foi localizado

Uma operação entre a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Polícia Militar foi realizada no município de Caculé, no interior da Bahia. O objetivo foi acabar com as transmissões de uma suposta emissora clandestina que estaria operando na região. Os equipamentos foram apreendidos. Já o responsável não havia sido localizado.

A operação foi realizada na última sexta-feira (17) mediante uma denúncia relacionada a existência da emissora irregular no município. Chegando a um imóvel localizado à rua Alves Brito, no bairro São Geraldo, os profissionais efetuaram a apreensão dos equipamentos utilizados para a transmissão irregular.

Já o responsável pelos equipamentos não estava no local no momento da operação e não havia sido localizado até o instante do recolhimento da aparelhagem.

A atividade clandestina de telecomunicação é crime previsto na Lei 9.472/97, artigo 183, com pena de detenção de dois a quatro anos, aumentada pela metade se houver dano a terceiros, além de multa de R$ 10 mil. O Código Penal também prevê o delito em seu artigo 336.

Para denunciar uma rádio ilegal basta entrar em contato com a Anatel pelo telefone 1331 (chamada gratuita) ou enviar uma correspondência para: ARU - Assessoria de Relações com o Usuário da ANATEL, endereço: SAUS Quadra 06, Bloco F, 2º andar, Bairro Asa Sul, CEP: 70.070-940 - Brasília-DF.

20 novembro 2023

Rádio Lembrança - Os bons tempos estão de volta !

Rádio Tangará já opera em FM no interior de Santa Catarina

 Tangará - A emissora já pode ser captada em 104.3 FM. A nova sintonia é fruto de processo de migração AM-FM

 Rádio Tangará FM 104.3 de Tangará (SC) iniciou recentemente operação em caráter experimental através da nova sintonia, proveniente de um processo de migração AM-FM. A novidade é por conta da estreia, que está prevista para esta segunda-feira (20). 

Após uma trajetória de 16 anos operando em 1570 AM, a Rádio Tangará já pode ser sintonizada em em definitivo através de seu novo canal. A operação dela em FM foi notada na última semana. A novidade também vem sendo cogitada desde o início deste mês pelas redes sociais da rádio, incluindo o perfil no Instagram.

O município de Tangará (SC) está localizado nas proximidades de Videira (SC), na região do Meio-Oeste Catarinense. Segundo o sistema Mosaico da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a estação em 104.3 FM é identificada como classe C de operação, porte técnico que possibilita a sintonia em municípios próximos à Tangará (SC).

A Rádio Tangará iniciou a sua trajetória em 6 de junho de 2007, data em que a estação em 1570 AM entrou no ar em caráter experimental. Na ocasião, os primeiros locutores da emissora foram Luciane Santos, Marcondes Serafini, Gilmar Thibes e Edinei Menegon.

17 novembro 2023

Panorama: Educadora FM dispara em Campinas; Band FM e Antena 1 também crescem em audiência

 Campinas – Rádio Laser FM ampliou seu volume de audiência; Jovem Pan FM ganha posição e entra no top 5

Campinas acompanhou na última segunda-feira (13) mais uma atualização geral da pesquisa que mostra o consumo de rádio na cidade. A medição, realizada pela Kantar IBOPE Media, mostra mais um ligeiro avanço no total de audiência concentrado pelas emissoras, destacando-se o crescimento no alcance máximo do meio na comparação com a pesquisa anterior. Houve mudanças no top 3 e no top 5 de audiência em filtros gerais. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre de agosto a outubro de 2023):

Liderança definida nos detalhes

Educadora FM 91.7 (jovem/pop) voltou a aparecer na primeira colocação de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), condição reconquistada após a emissora apresentar uma alta consistente em seus números, de 7,43%. A melhoria no índice de audiência foi também acompanhada por um consistente aumento no total de ouvintes únicos alcançados pela 91.7 FM, hoje acima de 256 mil no alcance máximo, o maior número do mercado campineiro.

Também é destaque o desempenho da Band FM 106.7 (popular/hits). A emissora apresentou mais uma alta em seu volume de audiência, de 4,65%, e aparece com o maior índice do mercado em filtros como o 05h-05h (FM+WEB/todos os dias e locais) pela segunda pesquisa consecutiva. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a diferença para a Educadora FM é mínima, e a Band FM chegou ao seu maior alcance máximo, próximo de 200 mil ouvintes diferentes.

E a Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) também foi destaque na atual medição, pela rádio sustentar uma posição no top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Neste filtro, houve uma variação positiva da 107.5 FM na comparação com a pesquisa anterior, estando também no top 3 de alcance máximo, com mais de 181 mil ouvintes diferentes.

Mudança no top 5 e mais destaques

A atual movimentação do FM campineiro posicionou a Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop) de volta ao top 5 de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que segue próxima do top 3 em alcance máximo, hoje perto de 180 mil ouvintes diferentes. Em audiência, a 89.9 FM é seguida de muito perto pela Cidade FM 92.5 (popular/hits).

Anteriormente, a Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) também foi um dos destaques da atual medição de audiência, posicionando-se de forma consolidada na quarta colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na comparação com a pesquisa anterior, a Laser ampliou sua média de ouvintes por minuto em 6,47%.

Em alta, a Nativa FM 89.3 (popular/sertaneja-romântica) avançou uma posição no ranking FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estando não distante da disputa pelo top 5 em filtros gerais. A 89.3 FM é seguida de perto pela CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes), que aparece estável no ranking de audiência.

Entre as assinantes da pesquisa, as rádios Novabrasil FM 103.7 (adulto/nacional) e Jovem Pan News FM 100.3 (jornalismo/esportes) completam o top 10 de audiência nos principais períodos da medição, o que inclui o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Emissoras como Massa FM 98.3 (popular/sertaneja), EP FM 84.9 (jovem/adulto-pop) e Life FM 97.7 (adulto-contemporâneo) passaram a ter seus índices mostrados pela pesquisa de Campinas, dados que serão consolidados nas próximas medições.

Avanço de posição no top 10:

Educadora FM: Subiu de 3º para 1º lugar (avançou 2 posições).
Jovem Pan FM: Subiu de 6º para 5º lugar (avançou 1 posição).
Nativa FM: Subiu de 8º para 7º lugar (avançou 1 posição).

Tendências de aumento na audiência no top 10:

Educadora FM: Aumento de 7,43% na audiência.
Band  FM: Aumento de 4,65% na audiência.
Antena 1: Aumento de 0,65% na audiência.
Laser FM: Aumento de 6,47% na audiência.
Nativa FM: Aumento de 4,55% na audiência.

Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre julho a setembro vs. agosto a outubro / 2023

Ultra FM passa por troca de canal e ampliação de sinal em Maricá (RJ)

 Maricá - Emissora passou a operar em 88.1 FM. Alteração de canal ocorreu no último dia 8

A Ultra FM 88.1 de Maricá passou por mudanças técnicas na Grande Rio de Janeiro. A rádio deixou de operar em 91.7 FM e já transmite a partir de sua nova sintonia. A mudança também possibilitou uma ampliação na cobertura da estação. A alteração de canal foi efetivada no último dia 8.

Localizada a cerca de 57 km do Rio de Janeiro (RJ) e com uma população estimada em 197.277 (IBGE/2022), o município de Maricá passou por uma mudança no dial. A audiência que acompanha a programação da Ultra FM teve de deslocar o rádio para a sintonia 88.1 FM.

Além do reposicionamento no dial, a audiência da Grande Rio de Janeiro já pôde perceber uma melhora significativa no desempenho do sinal da estação, que passou de C para a classe B1 de operação. Incluindo Maricá, alguns dos outros municípios que recebem a programação da emissora no dial são Itaboraí, Saquarema, Araruama, entre outros.

Além da alteração técnica, a redação do tudoradio.com também recebeu a informação de uma novidade que a emissora planeja para o início do ano que vem. Com formato de programação voltado ao popular/hits, a rádio deve lançar uma nova grade em janeiro de 2024.


08 novembro 2023

Unitins FM pode ter sinal expandido no Tocantins através do Serviço de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal

 Palmas - Assunto foi tratado durante encontro recente com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho

A Unitins FM 96.1 de Palmas poderá ter o seu sinal expandido no estado do Tocantins por meio de RTR (Serviço de Retransmissão de Rádio). Recentemente representantes da Universidade Estadual do Tocantins e o deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) estiveram reunidos com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para tratar sobre o processo de expansão.

Com o objetivo de pedir celeridade no processo para expandir o sinal da rádio da emissora, o diretor de TV e Rádio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins, Sebastião Vieira de Melo, o diretor de Articulação Institucional e Políticas Públicas da universidade, Paulo Borges, o secretário de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior, e o deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas), se reuniram com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

"Procuramos aumentar a abrangência da Unitins FM com base em uma política de valorização da nossa cultura, difusão de informações de qualidade e promoção de conteúdo educativo, que é a nossa missão. Estamos fazendo esse trabalho, pensando nos municípios que já atendemos, mas principalmente, na possibilidade de democratização de acesso à informação", disse o diretor de TV e Rádio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins, Sebastião Vieira de Melo.

O processo de expansão já está em tramitação junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e solicita a utilização de RTR (Serviço de Retransmissão de Rádio). Atualmente o sinal da emissora atinge cerca de 40 municípios. O objetivo é de que a abrangência suba para mais 38 cidades, fazendo deste modo com que a programação esteja presente em 78 dos 139 municípios do Tocantins.

Atlântida FM divulga novidades em sua programação em Porto Alegre

 Porto Alegre – Entre as novidades, a rádio anunciou a volta do programa Mix Tape

A Atlântida FM 94.3 de Porto Alegre apresentou uma série de novidades em sua programação. De acordo com as informações da emissora do formato pop/jovem controlada pelo Grupo RBS, entre as novidades está a ampliação do horário de programas, além do retorno de atrações, como é o caso do Mix Tape.

Entre os programas que tiveram seu horário ampliado está o Balancinho Bom. Comandado por Rodrigo Adams, a atração amplia seu horário e passa a ocupar a grade nas madrugadas. Além de manter seu tradicional horário aos domingos, das 14h às 15h, o Balancinho Bom também irá ao ar de segunda à sexta-feira, da meia-noite à 1h.

Outra novidade é o retorno do Mix Tape, que voltou a ser comandado por Nitro Di, DJ e integrante do grupo Da Guedes. O programa vai ao ar todos os sábados, das 21h às 22h, com foco no hip hop dos anos 1990 e da atualidade. Aos domingos, a atração é reprisada no mesmo horário.
 
As novidades foram implementadas na programação da Atlântida FM de Porto Alegre, além das emissoras que retransmitem a programação no estado, como a Atlântida FM 105.7 de Caxias do Sul (Serra Gaúcha), Atlântida FM 97.1 de Passo Fundo e a Atlântida FM 93.3 de Santa Cruz do Sul.

Confira como fica a grade de programação da Atlântida

- Despertador (seg-sex, 7h às 9h): Rodrigo Adams e Carol Sanches
- Hashtag (seg-sex, 9h às 11h): Rodrigo Adams e Carol Sanches (unidade móvel)
- Bola nas Costas (seg-sex, 11h às 12h): Lelê Bortholacci, Rodrigo Adams, Luciano Potter, Pedro Espinosa, Rafael Diverio e Rapha Gomes
- Discorama (seg-sex, 12h às 13h): Alexandre Fetter / Rafael Menegazzo
- Pretinho Básico (seg-sex, 13h às 14h): Alexandre Fetter, Rafael Menegazzo, Pedro Espinosa, Porã, Lelê Bortholacci, Rapha Gomes, Léo Oliveira e Rodaika  
- ATL DJ (seg-sex, 14h às 15h): Guz Zannoto
- Tá Vazando (seg-sex, 15h às 17h): Mik Silva e Babi Bitencourt
- ATL Pop Rock (seg-sex, 17h às 18h): Mik Silva
- Pretinho Básico (seg-sex, 18h às 19h): Alexandre Fetter, Rafael Menegazzo, Pedro Espinosa, Lelê Bortholacci, Rapha Gomes, Léo Oliveira e Neto Fagundes  
- Aftter (seg-sex, 19h às 20h)
- ATL DJ (seg-sex, 20h às 21h): Guz Zannoto
- Play nas Brabas (seg-sex, 22h às 23h): Com Ariel B.  
- My Club (seg-sex, 23h): Mik Silva

 

Rádio Cordeiro - Sua rádio na internet !

Ótima FM é cotada para operar em novo canal do Grupo 012 News na Baixa Mogiana (SP)

 Mogi Guaçu - Estação já está em expectativa na região e terá Mogi Guaçu como seu foco principal

Grupo 012 News, responsável pela operação de sete rádios nas regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista, está próximo de fechar uma parceria com a Rede Ótima FM, marca de formato popular/hits também com atuação no estado de São Paulo. A 100,9 FM de Aguaí (SP), com cobertura na região metropolitana da Baixa Mogiana, foi adquirida pelo Grupo 012. Segundo informações extraoficiais, a estação será afiliada à Ótima FM.

100.9 FM iniciou uma programação de expectativa já no formato da Ótima FM, mas sem anunciar a marca e o seu possível futuro nome. Pelo que apurou o portal, a estação terá uma sede em Mogi Guaçu, a cidade mais populosa desta área do estado de São Paulo, trabalhando também os municípios de Mogi Mirim, Aguaí, São João da Boa Vista, entre outros.

A 100.9 FM atuou nos últimos dois anos como AOL FM, também de formato popular/hits, mas ficou conhecida como Interativa FM. Com a nova gestão, há a expectativa de ampliação de sua capacidade de cobertura após a realização de investimentos técnicos.

O Grupo 012 News é formado hoje pelas emissoras 012 News FM 94.5 de Taubaté, 012 News FM 98.5 de São Sebastião, Rádio Mix FM 94.9 de São José dos Campos, Energia FM 91.5 de São José dos Campos, Energia FM 106.5 de Taubaté, Onda FM 101.1 de Caraguatatuba e Rádio Clube AM 1120 de São José dos Campos.

Já a Ótima FM conta com três emissoras ativas em território paulista. São elas: Ótima FM 90.3 de São José dos Campos, Ótima FM 95.5 de Pindamonhangaba / Taubaté e Ótima FM 89.1 da Grande Ribeirão Preto. 

Também foi registrada nesta terça-feira (7) a presença da Rádio Caipirona FM 102.7, de formato popular/sertanejo e música regional. A estação substituiu a Interativa FM Pinhal e também tem foco na cidade de Mogi Guaçu. A 102.7 FM possui seu sistema irradiante instalado em Espírito Santo do Pinhal, cuja altitude elevada auxilia na propagação do sinal da estação.

A Rádio Clube de Pernambuco AM, acaba de comunicar que encerrará suas atividades no dia 07/12/2023

*Blog Mundo do Rádio*






No dia do radialista uma péssima notícia!"

A Rádio Clube de Pernambuco AM, acaba de comunicar que encerrará suas atividades no dia 07/12. Acaba o futebol e se desfaz equipe. O AM 720, encerra.

20 setembro 2023

A Rádio Pop FM completa 46 anos no Vale do Paraíba e apresenta novidades na programação

 Aparecida - Para comemorar, no decorrer de ontem (18)  a emissora realizou uma ação com distribuição de prêmios aos ouvintes

A Rádio Pop FM 90.9 de Aparecida completou 46 anos de operação na região do Vale do Paraíba e realizou ontem (18) uma ação com distribuição de prêmios aos ouvintes. Uma das novidades que a emissora vem apresentando são relacionadas a programação. A estação foi fundada em 1977 e iniciou a sua trajetória como Rádio Aparecida.

Com programação voltada ao formato jovem/hits e integrante da Rede Aparecida de Comunicação, A Rádio Pop FM realizou no decorrer da programação de ontem (18) uma ação especial, onde a audiência teve a oportunidade de concorrer a diversos prêmios. Algumas bexigas foram afixadas no estúdio e numeradas de um a dez. O ouvinte participava e escolhia a numeração preferida e, ao ser estourada pela equipe, o prêmio era revelado.

Já com relação às novidades na programação, a A Rádio Pop FM passou a contar recentemente com uma nova atração. Trata-se do "Sequência Pop Music", que é levado ao ar aos sábados. Outra novidade é em relação ao "Pop Vibes", que teve ampliação no horário. Já o programa Hora + estreou novos quadros e ações.

Entre as ações realizadas pela emissora que visam a aproximação entre a equipe da rádio e o ouvinte está o "Pit Stop", que é realizado em estabelecimentos comerciais e praças da região. A estação também promove o "Pop nas Ruas", este que percorre as cidades da região do Vale do Paraíba.

"O Pop nas Ruas nasceu de uma ideia de apenas um projeto de final de ano, de passar em cada cidade que nos acompanha e presentear o público com brindes, conhecerem o locutor e terem essa interação. Deu muito certo e a gente continuou, a cada mais ou menos um ou dois meses, a gente vai para uma cidade aqui da nossa região e leva toda a nossa equipe. É como se a gente saísse do estúdio e fosse lá para um ponto importante da cidade e realiza toda a nossa programação da manhã, levando os grandes nomes da emissora para conhecer o público", disse a Assistente de Coordenação da rádio, Paula Castro.

Fundada em 18 de setembro de 1977, a estação que hoje abriga A Rádio Pop FM iniciou suas operações como Rádio Aparecida. No início de 2000 foram realizados investimentos técnicos, que possibilitaram uma ampliação no porte da estação, a qual passou a abranger com maior eficácia a região do Vale do Paraíba. Em 2010 a emissora passou a ser identificada como 90.9 FM, nome que permaneceu até 2016, quando A Rádio Pop FM surgiu como uma novidade no dial local.

 

Rádio Católica - Compartilhando a mensagem de Deus !

Inside Áudio 2023: 80% dos brasileiros ouvem rádio nas regiões pesquisadas pela Kantar IBOPE Media; Meio detém forte credibilidade e força publicitária

 São Paulo - Música é o conteúdo de maior preferência pelos ouvintes. 99% dos maiores anunciantes do país investem em publicidade no rádio

Em coletiva de imprensa digital realizada hoje, a Kantar IBOPE Media divulgou uma prévia do estudo "Inside Áudio", revelando que 80% da população brasileira, nas 13 regiões pesquisadas, sintoniza no rádio e 3h55 é o tempo médio que cada ouvinte passa escutando rádio por dia nessas regiões. Além disso, dos top 100 anunciantes do mercado brasileiro, 99% escolheram o rádio como plataforma de anúncio no primeiro semestre de 2023. O tudoradio.com esteve presente para acompanhar a divulgação. O estudo especial que mapeia o consumo de rádio é divulgado pela Kantar IBOPE Media em comemoração ao Dia do Rádio, comemorado em 25 de setembro. Acompanhe as principais descobertas:

O estudo, anteriormente conhecido como "Inside Radio" até 2022, foi atualizado este ano para "Inside Áudio", refletindo a convergência do rádio em diversas plataformas e dispositivos. A Kantar IBOPE Media destaca que o rádio tem se transformado, abraçando diferentes formas de entrega de conteúdo.

Além do rádio, 90% da população pesquisada ouviu algum formato de áudio, incluindo rádio, música, streaming ou podcasts. 76% dos ouvintes reconhecem a modernização do rádio em seus conteúdos e formatos, e 38% afirmam que a opção de ouvir online enriqueceu sua experiência, um aumento em relação aos 30% em 2022.

Reforçando a relevância do rádio no Brasil, nas regiões pesquisadas, a Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre lideram em alcance, com 84% da população sintonizando. São seguidas por Grande Fortaleza, Grande Curitiba e Grande Florianópolis, todas com 83%. Grande Rio de Janeiro (81%), Grande Goiânia (81%), Grande Vitória (80%), Campinas (78%), Grande Salvador (78%), Distrito Federal (78%), Grande São Paulo (77%) e o Grande Recife (77%) completam a lista.

Quando se trata de tempo médio de consumo, o Grande Rio de Janeiro lidera com 4h29 por ouvinte. Grande Recife segue com 3h55, Grande São Paulo com 3h53, Grande Porto Alegre com 3h52, Grande Belo Horizonte com 3h51, Grande Fortaleza com 3h49, Grande Vitória com 3h47, Grande Goiânia com 3h42, Grande Florianópolis com 3h38, Grande Salvador com 3h36, Grande Curitiba com 3h29, Campinas com 3h24 e o Distrito Federal com 3h07.

música segue como principal conteúdo procurado pelos ouvintes de rádio, com 94% da preferência da audiência, seguida por 32% para notícias locais, 26% para noticiários nacionais, 25% para notícias de trânsito e 24% para futebol (notícias e comentários).

Sobre o hábito de se ouvir rádio no dial ou no online, a jornada de audiência revela um padrão consistente. Entre 05h e 00h00, o pico de audiência no dial ocorre das 09h às 11h, enquanto online é por volta das 08h. O dial mantém o maior volume de audiência entre os dois modos e as curvas de consumo apresentam comportamentos similares ao longo do dia.

Já sobre a audiência online do rádio, ela tem mostrado vigor. O tempo médio diário dedicado à audiência online é de 2h45, e 12% das pessoas nas regiões pesquisadas sintonizaram em rádios web nos últimos 30 dias. A maioria (67%) usa seus celulares para sintonizar, 29% pelo computador e 11% por outros dispositivos.

“O sucesso do Rádio reflete sua capacidade de se adaptar ao consumo cada vez mais transversal de conteúdo, cuja jornada se dá em diferentes devices e plataformas. Essa adaptabilidade garante ao áudio, de forma geral, uma presença crossmedia, engajando as audiências em diversos formatos e pontos de contato, gerando oportunidades nas janelas de conteúdo, monetização e publicidade”, diz Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios regionais da Kantar IBOPE Media.

A credibilidade do rádio é inquestionável. 83% dos ouvintes reconhecem que o rádio apresenta notícias com agilidade e 64% confiam nas notícias que ouvem

Já sobre a publicidade no meio, entre os top 100 anunciantes do mercado brasileiro, 99% anunciaram no rádio no primeiro semestre de 2023. 

53% dos ouvintes prestam atenção nos anúncios em áudio. Desses, 50% preferem comerciais no rádio entre os programas e as músicas, 27% para ações publicitárias por locutores durante os programas de rádio e 25% para promoções da emissora.