Acima de 2 milhões
Oito FMs seguem acima desta marca expressiva, grupo que tem novamente a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) puxando a fila. A emissora detém a segunda maior marca em alcance e no total de ouvintes únicos em 30 dias em São Paulo e região metropolitana, com 2.98 milhões, ou seja, a 100.9 FM está se aproximando da expressiva marca de 3 milhões de ouvintes diferentes em 30 dias.
Na sequência, a Band FM 96.1 (popular/hits) aparece com 2.76 milhões de ouvintes diferentes em 30 dias, lembrando que a emissora é a dona do maior volume de audiência do rádio da Grande São Paulo. E, em alta, a Gazeta FM 88.1 (popular/hits) aparece pela segunda vez consecutiva no top 3 de alcance e no total de ouvintes únicos em 30 dias, estando hoje acima da marca de 2.30 milhões nesse quesito.
Completam o grupo acima de 2 milhões de ouvintes diferentes em 30 dias as rádios Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (jovem/adulto-rock/alternativa), que retomou sua posição no grupo em fechamentos de 05h-00h (FM+WEB/todos os locais).
Band FM 96.1 - popular/hits - 2.76 M
Gazeta FM 88.1 - popular/hits - 2.30 M
Alpha FM 101.7 - adulto-contemporâneo - 2.26 M
Metropolitana FM 98.5 - jovem/hits - 2.26 M
Rádio Mix FM 106.3 - jovem/adulto-pop - 2.15 M
Nativa FM 95.3 - popular/sertaneja-romântica - 2.13 M
89 FM A Rádio Rock FM 89.1 - jovem/adulto-rock/alternativa - 2.06 M
Acima de 1 milhão
Após a Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) ter entrado nesse seleto grupo de rádios acima de 1 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias a partir da pesquisa anterior, desta vez a CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) é quem alterou a quantidade de estações nessa condição em São Paulo. A estação voltou para o grupo ao avançar nos quesitos alcance e total de ouvintes únicos.
Band FM 96.1 - popular/hits - 2.76 M
Gazeta FM 88.1 - popular/hits - 2.30 M
Alpha FM 101.7 - adulto-contemporâneo - 2.26 M
Metropolitana FM 98.5 - jovem/hits - 2.26 M
Rádio Mix FM 106.3 - jovem/adulto-pop - 2.15 M
Nativa FM 95.3 - popular/sertaneja-romântica - 2.13 M
89 FM A Rádio Rock FM 89.1 - jovem/adulto-rock/alternativa - 2.06 M
Acima de 1 milhão
Após a Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) ter entrado nesse seleto grupo de rádios acima de 1 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias a partir da pesquisa anterior, desta vez a CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) é quem alterou a quantidade de estações nessa condição em São Paulo. A estação voltou para o grupo ao avançar nos quesitos alcance e total de ouvintes únicos.
O quadro segue: números expressivos e acima da média histórica
Os valores alcançados por essas 10 FMs de São Paulo evidenciam o impacto do rádio na vida cotidiana da população, com cada estação conquistando números que as colocam entre os maiores canais de comunicação em alcance do mundo. Isso é resultado da relevância dos projetos executados pelas emissoras e do tamanho do mercado da Grande São Paulo, um dos maiores do mundo.
Nos últimos dois anos, o FM paulistano passou a concentrar mais rádios com marcas acima de 2 milhões em alcance e total de ouvintes únicos em 30 dias, assim como no corte que supera 1 milhão. Até 2021, era comum ter de três a cinco FMs acima da marca de 2 milhões no primeiro quesito.
No caso das estações com mais de 1 milhão de ouvintes, o valor chegava ao máximo de 17 emissoras nessa condição nos últimos anos, mas a maioria delas apresentava números inferiores aos atuais. Cerca de 10 anos atrás, era comum ter três FMs acima de 2 milhões em alcance e aproximadamente 12 estações acima de 1 milhão.
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o Blog acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 40 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio da Grande São Paulo.