06 março 2023

Antena 1 divulga campanha sobre liderança no consumo de áudio digital em medição aferida pela Kantar IBOPE Media

 São Paulo - Dados foram repassados nesta semana pela emissora ao mercado. Números são relacionados ao Extended Radio

A Antena 1 FM 94.7 de São Paulo, emissora de formato adulto-contemporâneo líder de uma rede nacional em FM, fez um balanço sobre os números obtidos pela estação através de seu áudio digital ao vivo. O consumo do streaming da Antena 1 apareceu na liderança da plataforma Extended Radio, esta que mede o alcance do streaming de parte das principais emissoras do país. No dado repassado ao mercado, a 94.7 FM aparece com mais de 760 mil ouvintes digitais na atualização feita em janeiro, número que a coloca na liderança do ranking nacional.

Com 760 mil no ranking nacional de ouvintes digitais, a Antena 1 tem boa vantagem para as demais emissoras, que estão entre 170 mil a 336 mil nesse quesito, considerando as primeiras colocadas no Extended Radio. A Rádio Itatiaia (MG), que aparece em segundo geral nesse ranking de ouvintes digitais, também já usou os dados da plataforma digital da Kantar IBOPE Media em campanha institucional ao mercado

 presença da Antena 1 no Extended Radio é recente, plataforma lançada pela Kantar IBOPE Media em 2021 e que teve o acréscimo do “Alcance Estendido” incorporado a partir do ano passado. Porém, a emissora já vinha se destacando no streaming de áudio através de outras formas de medição, como a presença na liderança geral entre as emissoras que estão com seus números disponíveis no diretório global do Shoutcast e também através de outras formas de aferição, que já revelaram mais de 34 mil ouvintes simultâneos em seus pico em 2019. Hoje essa média está próxima de 50 mil pessoas conectadas de forma simultânea.

Recentemente a Antena 1 chegou a divulgar um balanço sobre sua evolução em diferentes plataformas digitais ao longo de 2022, com um comparativo com dados do ano anterior. No streaming, por exemplo, houve um crescimento de 10,2%, com uma média de 49 mil ouvintes simultâneos conectados. A emissora também tem se destacado em plataformas como smart speakers (Amazon Alexa).

Outra observação feita pela Antena 1 sobre o seu desempenho em alcance de ouvintes únicos no Extended Radio, no levamento de aglutina desempenho no dial FM e medição digital, a 94.7 FM aparece na terceira colocação geral no ranking nacional, atrás apenas da Jovem Pan FM 100.9 (SP) e da JB FM 99.9 (RJ). Nesta contagem, é considerado o alcance de ouvintes digitais e o alcance no dial FM, onde a Antena 1 totaliza 2.3 milhões de ouvintes únicos na medição atualizada em janeiro. 

E uma citação alusiva ao desempenho digital da Antena 1 também está publicada em seu sistema de RDS da 94.7 FM de São Paulo, que envia mensagens de texto ao receptor de rádio dos ouvintes.

02 março 2023

Tropical FM anuncia troca de canal e novidades na programação em Porangatu (GO)

 Porangatu - A emissora passará a operar em 90.7 FM. As mudanças estão previstas para serem concretizadas a partir do próximo dia 20

A Tropical FM 90.9 de Porangatu está anunciando uma série de novidades. Uma delas se trata da troca de canal da estação, que passará a operar em 90.7 FM. A mudança deve vir acompanhada de ampliação na abrangência. Também é prevista a estreia de uma nova programação. As mudanças estão previstas para serem concretizadas a partir do próximo dia 20.

Dentro de poucos dias a Rádio Tropical será sintonizada em 90.7 FM, conforme apontado no último domingo (26) pelo Blog.  A alteração de canal virá acompanhada de melhorias técnicas, incluindo elevação de potência. A novidade possibilitará que a estação aumente a sua abrangência em municípios localizados no Norte de Goiás.

Além da alteração técnica, a emissora também anuncia que vai estrear a sua nova programação, esta que será composta por novas atrações, quadros e ações promocionais. Aliada às novidades relacionadas à nova grade, o pacote de mudanças inclui a apresentação da nova plástica da Tropical FM.

A estação que hoje abriga a Tropical FM foi originada por meio de processo de migração AM-FM, este que foi efetivado em setembro de 2020. A transição de sintonia, de 850 AM para 90.9 FM, veio acompanhada de uma série de investimentos realizados pela emissora do interior de Goiás.

 

Rádio C - A rádio pop na internet !

Em campanha especial sobre rádio, Grupo RBS destaca números de suas FMs

 Porto Alegre - Campanha "A magia do rádio" foi disparada em fevereiro, alusiva ao "Dia Mundial do Rádio"

Em fevereiro, o Grupo RBS, responsável por importantes emissoras de rádio sediadas em Porto Alegre (RS), divulgou uma campanha especial chamada "A magia do rádio", direcionada ao mercado. Nela, que foi alusiva às comemorações do "Dia Mundial do Rádio" (comemorado no dia 12 passado), o grupo gaúcho destacou o momento positivo vivido por suas emissoras na capital gaúcha, com foco nos números de audiência e alcance obtidos pelas FMs na pesquisa da Kantar IBOPE Media. Na peça, um dos destaques é a liderança de audiência da Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes), condição mantida pela estação nos últimos 7 anos.

"??A magia do rádio é comunicar para muitas pessoas e cada uma delas ao mesmo tempo", destaca a chamada da campanha do Grupo RBS, que prossegue dizendo que "O rádio estimula a imaginação e dá a sensação de ter sempre um amigo ao seu lado. E é assim a nossa relação com os gaúchos: de proximidade, informando sobre o que está acontecendo na sua cidade, no Brasil e no mundo".

O material destaca que "a Rádio Gaúcha está há mais de 7 anos (94 meses) na liderança do meio, na região". Ou seja, a 93.7 FM detém o maior volume de audiência e, no alcance, está entre os maiores valores do país, superando mais de 1.1 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias. E a marca de oito anos será completada na atualização da pesquisa que será feita em abril, considerando a contagem da campanha.

Já a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop), líder de uma rede interestadual em FM, tem como destaque a vice-liderança geral de audiência e o fato de alcançar mais de 800 mil ouvintes diferentes em 30 dias na Grande Porto Alegre. Segundo os dados publicados pela RBS, a Atlântida foi a emissora do grupo que mais avançou no alcance de ouvintes em 12 meses, com um acréscimo de 29,1% nesse número.

A RBS também destaca a evolução de audiência da Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits), que chegou a vice-liderança geral pela primeira vez no início de 2022. O fato é relevante já que a emissora é o projeto mais recente entre as marcas da RBS, projeto iniciado em 2017. A 92 também é a emissora mais nova entre as FMs que disputam as primeiras colocações do ranking FM de audiência na Grande Porto Alegre.

O grupo ainda destaca dois pontos que mostram o bom momento da RBS: a média de audiência das FMs do grupo foi de 116 mil ouvintes por minuto em 2022, um aumento de 10,9% em relação a 2021. E o alcance médio foi de 1.9 milhão de ouvintes únicos em 2022, um aumento de 14,9% na comparação com 2021.

Os dados de alcance por emissoras (dados de dezembro/2022 vs. dezembro/2021):

- Gaúcha: 1,1 milhão na pesquisa de dez/22 (+9,8% relação a dezembro/21)
- Atlântida: 826 mil (+29,1%)
- 92: 566 mil (+5,7%)
- 102.3: 339 mil (+24,5%)

O material finaliza dizendo que "através das nossas marcas, também tocamos as pessoas com a leveza do entretenimento e a emoção da cobertura esportiva. Na região do país que mais consome rádio, temos muito orgulho de oferecer aos gaúchos um portfólio variado de emissoras que conectam as pessoas e contribuem para uma vida melhor."

28 fevereiro 2023

Rádio Mix FM divulga balanço de audiência para o mercado especializado

São Paulo – Rádio registrou crescimento no período de dezembro a janeiro

A Rádio Mix FM 106.3 de São Paulo (SP) divulgou um comunicado ao mercado especializado destacando a evolução de sua audiência na Grande São Paulo. A emissora do formato jovem/adulto-pop ressaltou sua progressão na faixa das 6h às 19h, todos os dias, no período de dezembro/22 a janeiro/23 de acordo com a atualização realizada pela Kantar IBOPE Media.

Segundo as informações que foram repassadas pela Rádio Mix FM, o levantamento abordado pela emissora foi feito pela  Kantar IBOPE Media, em pesquisa realizada no período de novembro de 2022 a janeiro de 2023. Ainda segundo a assessoria de imprensa da rádio, o número total de ouvintes de rádio FM+WEB diminuiu no período, porém, a Rádio Mix FM apresentou um amplo aumento em seu público ouvinte, em comparação aos seus principais concorrentes.

O estudo apontou que a Rádio Mix FM está em evolução constante em alcance na faixa horária dos seus principais programas, como Mix Tudo, Club Mix e Controvérsia, programa apresentado por Alok, que foi considerado pelo segundo ano consecutivo o 4º maior DJ do mundo. O programa teve quase 19 mil ouvintes a mais em janeiro, se comparado com dezembro.

“A Rádio Mix FM, quando comparada com as suas principais concorrentes, é a rádio que mais subiu em audiência por minuto nesse período. Estamos no Top 10 das rádios que mais tiveram evolução em alcance máximo, e quando comparamos com as nossas principais concorrentes somos a única que realmente cresceu, enquanto as outras apresentaram quedas nesse mesmo período. Por conta disso, a Mix também subiu no ranking geral", afirma Marcelo Camargo, diretor de Marketing do Grupo Mix. 

Ainda conforme a divulgação da emissora, em relação às transmissões FM+WEB, a Rádio Mix FM é a 2ª rádio com maior crescimento em alcance no período citado, considerando o horário das 5h às 24h, todos os dias, contabilizando mais de 54 mil ouvintes de alcance máximo. A Rádio Mix FM segue forte impactando novos ouvintes todos os dias. O sucesso contínuo e crescimento em relação aos principais concorrentes é prova da sua qualidade de conteúdo.

 

Rádio Católica - Compartilhando a mensagem de Deus !

Panorama: Atlântida FM e 104 FM avançam no top 3. Rádio Gaúcha segue líder geral em Porto Alegre

 Porto Alegre - Rádio 92 FM também apresentou variação positiva em sua média de audiência

Recentemente o mercado da capital gaúcha acompanhou mais uma atualização dos dados da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, que revela como está o consumo de rádio nas principais praças brasileiras. No geral, o FM da Grande Porto Alegre não viu mudanças significativas em seus números gerais na comparação com a medição anterior. Isso mantém o rádio gaúcho em patamar elevado. Acompanhe os destaques (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais):

Líderes em alta

Em relação a evolução de audiência, as emissoras Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) e a 104 FM 104.1 (popular/hits) foram os principais destaques, quando comparado os dados atuais com os anteriores. A Atlântida aparece pela quinta vez consecutiva na vice-liderança geral de audiência, considerando filtros como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a emissora apresentou uma alta consistente em seus números, além de se manter acima dos 800 mil ouvintes únicos em 30 dias, marca que também é a segunda maior do rádio gaúcho.

A 104 FM, por sua vez, também apresentou uma alta consistente de audiência, o que reposicionou a emissora no top 3 de audiência em períodos como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No alcance, a 104.1 FM já detinha o terceiro maior valor do FM na Grande Porto Alegre, próxima da marca de 600 mil ouvintes únicos em 30 dias.

Antes, a Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) segue como um dos principais destaques do rádio brasileiro. Estável, a emissora está há mais de 7 anos na liderança geral de audiência na Grande Porto Alegre, com boa vantagem para a sequência do ranking FM. E no total de ouvintes únicos, a 93.7 FM segue acima da marca de 1 milhão em 30 dias.

Completam o top 5 de audiência as emissoras Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) e Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits). As duas FMs apresentaram variações positivas de audiência e seguem próximas do top 3 no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No total de ouvintes únicos, a 92 segue próxima da 104, estando acima de 560 mil em 30 dias.

Sequência acirrada e mais destaques 

Estável, a Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) foi beneficiada pela atual movimentação do meio FM gaúcho e ficou um pouco mais isolada na sexta colocação geral do ranking em períodos como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A FM também tem o quinto maior alcance do FM gaúcho, acima de 540 mil ouvintes em 30 dias

Na sequência, as emissoras Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo) e Rádio Mix FM 107.1 (jovem/adulto-pop) evoluíram de audiência no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e aparecem mais próximas da Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa). As duas FMs também estão entre os maiores valores no total de ouvintes únicos em 30 dias (sexto e sétimo nesse quesito), com a primeira acima de 514 mil e a segunda com mais de 450 mil.

Logo a seguir, considerando o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), as emissoras Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo), Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits), Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) e Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) aparecem próximas no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). As posições podem variar a depender do filtro analisado, devido às médias parecidas de cada FM na Grande Porto Alegre.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Rádio Gaúcha continua isolada na liderança geral, com mais de 1 milhão de ouvintes diferentes
- Atlântida FM aparece na vice-liderança geral pela 5ª vez consecutiva
- 104 FM apresenta avanço consistente em audiência e pula para o top 3

Veja também:
Panorama: Rádio Gaúcha e Atlântida mantêm dobradinha no topo. Caiçara FM, 104 FM e Rádio 92 avançam em Porto Alegre

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre. 

27 fevereiro 2023

Panorama: Piatã FM, GFM e Bahia FM avançam em audiência na Grande Salvador

 Salvador - Emissoras se distanciam no topo do ranking FM e também ampliam suas marcas no total de ouvintes únicos

A primeira pesquisa sobre o consumo de rádio que abrange um mês de 2023 mostrou que o rádio não viu grandes mudanças em seus números na Grande Salvador, isso se comparada a medição atual com a anterior. Mas no geral, o levantamento da Kantar IBOPE Media mostrou vários destaques na evolução da audiência FM, principalmente nos números das três primeiras colocadas. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2022 à janeiro de 2023):

Líderes em alta

O resultado atual da audiência FM na Grande Salvador foi positivo para as três FMs que são donas dos três maiores volumes de audiência e do total de ouvintes únicos em 30 dias. Sendo assim, a líder geral Piatã FM 94.3 (popular/hits) apresentou mais uma variação positiva em sua média de audiência, o que a mantém isolada em sua condição de destaque. A 94.3 FM também chama a atenção do mercado pelo total de ouvintes únicos, marca que está acima de 1 milhão em 30 dias.

A maior variação positiva de audiência do top 3 do FM na Grande Salvador ficou por conta da vice-líder geral G FM 90.1 (adulto-contemporâneo), considerando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a mantém mais próxima da Piatã FM do que da sequência do ranking FM. Também é destaque a variação positiva no número de ouvintes únicos, hoje acima de 736 mil em 30 dias.

Também foi destaque a nova variação positiva no índice de audiência da Bahia FM 88.7 (popular/hits), estação que fica ainda mais consolidada no top 3 em filtros gerais ao abrir uma vantagem maior para a sequência do ranking FM. Destaque também para o total de ouvintes únicos da Bahia FM, que segue com o segundo maior valor do FM baiano, estando mais próximo da marca de 800 mil em 30 dias (está acima de 780 mil).

Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) é quem está mais próxima do top 3 de audiência e no total de ouvintes únicos na Grande Salvador, ficando mais próxima da Bahia FM do que da sequência do ranking FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Destaque para o total de ouvintes únicos da 97.5 FM, que cresceu e passou a superar a marca de 650 mil em 30 dias.

Acirrada a disputa pelo top 5

A movimentação da audiência FM na Grande Salvador deixou ainda mais próximas as rádios A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) e a Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop). A distância entre as duas é inferior a 1 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já no total de ouvintes únicos, a 91.3 FM segue com o quinto maior valor do rádio baiano: em alta, se aproximou dos 520 mil em 30 dias.

Mais destaques

Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) aparece estável na sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isso na comparação com a pesquisa anterior. Vale recordar que a emissora segue operando de forma simultânea com a 740 AM e, se somada as audiências dos dois canais, a Sociedade tem o quinto maior volume do rádio baiano, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Logo na sequência a Salvador FM 92.3 (popular/hits) segue posicionada na oitava colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com números muitos próximos daqueles registrados pela FM na pesquisa anterior. A 92.3 FM segue com o sétimo maior valor no total de ouvintes únicos no FM baiano, próximo de 320 mil em 30 dias.

Metrópole FM 101.3 (jornalismo) e BandNews FM 99.1 (jornalismo) completam o top 10 de audiência entre as estações assinantes da pesquisa, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). As emissoras Rádio Educadora FM 107.5 (educativa/pública), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes/jornalismo) e Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional) aparecem logo na sequência, próximas do top 10.

Nova no mercado, a Rádio Mix FM 104.3 (jovem/adulto-pop) continua evoluindo em audiência nos filtros gerais, ampliando também seu total de ouvintes únicos. 

Resumo dos destaques/mudanças:

- Piatã FM amplia novamente a liderança de audiência e do total de ouvintes únicos em 30 dias
- GFM e Bahia FM também crescem em audiência e no total de ouvintes únicos em 30 dias
- A Tarde FM e Jovem Pan FM definem o top 5 de audiência nos detalhes

Veja também:
Panorama: Piatã FM amplia liderança geral em Salvador. Bahia FM segue com o segundo maior alcance

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.

 

Rádio C - A rádio pop na internet !

Anatel libera implantação de infraestrutura de 5G para 347 cidades de 23 estados

 Brasília - A liberação ocorre após concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita para a banda Ku

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em reunião na quinta-feira (23), a liberação da faixa de 3,5 GHz para 347 cidades brasileiras para instalação do 5G. A decisão possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis. Até o momento, um total de 487 localidades obtiveram a liberação da autarquia. O setor de rádio tem total interesse na nova tecnologia e, por vários motivos, acompanha a sua implantação.

Com a decisão da Anatel, mais 347 cidades brasileiras foram liberadas para instalação do 5G a partir da próxima segunda-feira (27). Em Minas Gerais serão 50 cidades beneficiadas, entre elas, Brumadinho, Confins, Sete Lagoas e Unaí. Já em Goiás, onde 48 municípios serão liberados para receber o 5G - entre eles destacam-se as turísticas Alto Paraíso, Cavalcante e Pirenópolis. 

A lista segue com Rio Grande do Sul (33), Paraná (32), Santa Catarina (21), Ceará (18), Bahia (17), Rio de Janeiro (15), Rio Grande do Norte (14), São Paulo (13), Maranhão (13), Amazônia (12), Piauí (12), Alagoas (11), Tocantins (9), Pernambuco (9), Paraíba (6), Roraima (4), Mato Grosso (3), Sergipe (3), Amapá (2), Rondônia (1) e Pará (1). As liberações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. 

"Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários", afirmou o ministro Juscelino Filho. Durante reunião com as operadoras de telecomunicações realizada no final de janeiro, ele reforçou que a MCom deve realizar uma pesquisa de opinião a respeito do assunto e sugeriu que as empresas façam um diagnóstico da situação.

O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico. Na reunião de quinta-feira, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pelo Edital do 5G, também lançou um Painel para acompanhamento das atividades.

+ 5G avança e vira realidade em todas as capitais do Brasil. Tecnologia pode ampliar consumo digital do rádio

5G interessa para o rádio e para todos os setores econômicos do país

O 5G é fundamental para a chamada "economia 4.0", revolução tecnológica que poderá acelerar novos hábitos de consumo de mídia em todo o planeta. O rádio, que já experimenta um avanço de seu alcance digital através de várias iniciativas on-line, impulsionadas pela maior oferta de conexão por parte de ouvintes e também de dispositivos disponíveis (como smartphones e smart speakers), é um grande interessado nesse processo.

Para se ter uma ideia do crescimento da audição digital de rádio, segundo o último Inside Radio 2022, da Kantar IBOPE Media, o consumo de estações on-line já atinge 7,4 milhões de pessoas em 13 regiões brasileiras, com um acréscimo de 85% neste volume de consumo entre 2019 e 2022. 

Em resumo, o interesse nas iniciativas digitais do rádio já cresce de maneira expressiva, mesmo antes da chegada do 5G, que pode potencializar ainda mais essas novas maneiras de consumo do meio.

Como empresas, o rádio também pode experimentar benefícios operacionais através do avanço da conectividade e novas formas de ganhos, como o crescimento do mercado programático através do áudio digital e o fortalecimento de iniciativas como o rádio híbrido, que combina os pontos fortes da operação via dial (FM/AM) com streaming (e outros dados oferecidos pelas estações). 

CEO da NAB prevê rádio evoluindo para uma experiência guiada pela tela em automóveis

Com o avanço do já citado mercado programático, há a expectativa de uma maior participação do rádio no investimento em publicidade digital, conforme a escala de consumo de plataformas on-line das emissoras seja ampliada.

“Não é uma simples evolução, mas uma nova tecnologia de serviços móveis. Ela habilita a conectividade, a distribuição de conteúdo, o processamento e o armazenamento de informações. Isso trará grandes benefícios para diferentes segmentos da economia, como saúde, educação, agricultura e transporte. As aplicações são múltiplas, pois há uma capacidade muito maior de interação com o meio-ambiente. O 5G será adotado muito rapidamente pelo mercado e deve ser o serviço com mais assinantes em cinco anos”, destacou Hermano Pinto, diretor da Informa Markets, durante o SET Expo 2022.


Pedágio Solidário organizado pela AESP arrecada cerca de 20 toneladas de doações que serão destinadas para o Litoral Norte

 São Paulo – Evento realizado no último sábado (25) contou com a participação de 12 emissoras da capital paulista

A Associação das Emissoras Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) realizou no último sábado (25), em São Paulo, o Pedágio Solidário com o objetivo de arrecadar doações para as vítimas das chuvas que atingiram o Litoral Norte Paulista na semana passada. A ação contou com a participação de 12 rádios da capital paulista e faz parte da união de veículos dentro do projeto "100 anos do rádio".

Segundo as informações que foram apuradas pela redação do Blog, as emissoras que participaram da ação no sábado foram: Alpha FM 101.7, 89 FM A Rádio Rock FM 89.17, Rádio Disney FM 91.3, Energia 97 FM 97.7, Gazeta FM 88.1, Kiss FM 92.5, Massa FM 92.9, Rádio Mix FM 106.3, Nativa FM 95.3, Transamerica FM 100.1, Tropical FM 107.9 e Rede Blitz.

De acordo com a AESP, cerca de 20 toneladas de mantimentos foram arrecadadas junto aos ouvintes que participaram da ação e serão entregues no Fundo Social de São Paulo. Foram doados, alimentos, itens de higiene pessoal, roupas, alimentos para os animais.

A tragédia

O corpo da última vítima que estava desaparecida no bairro Vila Sahy, em São Sebastião (SP), depois do temporal que atingiu o Litoral Norte de São Paulo no último fim de semana, foi encontrado na tarde deste domingo (26). A Defesa Civil estadual havia confirmado no período da manhã que a operação de resgate buscava o último desaparecido, o que ocorreu às 15h30 - com isso, as buscas no local foram encerradas.

Depois do encontro da vítima, o Corpo de Bombeiros informou que existe a possibilidade de que ainda haja uma pessoa desaparecida em outra região da cidade: seria no bairro Baleia Verde. A localização do corpo neste domingo aconteceu exatamente uma semana depois da tragédia e é de uma mulher.

Com isso, o número de mortes sobe para 65, sendo 64 em São Sebastião e uma em Ubatuba, outra cidade da região afetada pelo temporal que devastou o Litoral Norte do estado. Segundo o último boletim estadual, divulgado às 18h deste domingo, são 1.109 desalojados e 1.172 desabrigados na cidade.

Rádios da capital paulista realizam Pedágio Solidário para arrecadar doações para vítimas das chuvas no Litoral Norte

24 fevereiro 2023

 

Rádio Almanaque - Qualidade em Músicas !

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Rádio Regional FM tem equipamentos incendiados durante suposto ataque criminoso

 Caçu - A ação causou a interrupção na transmissão do sinal. A Polícia Civil investiga o caso

A Polícia Civil está investigando um suposto ataque criminoso contra a Rádio Regional FM 91.1 de Caçu, no Sudoeste goiano. Segundo as informações dos proprietários da emissora, a ação teria ocorrido durante a madrugada da última terça-feira (21). A ação causou a interrupção na transmissão do sinal, já que vários equipamentos foram queimados.

A ação criminosa foi percebida na manhã de ontem (21) pelos diretores da emissora. Quando chegaram ao local eles constataram que a rádio estava sem sinal. Ao se dirigirem a um outro ponto, onde fica localizado o sistema de transmissão, puderam verificar que os equipamentos haviam sido incendiados e danificados.

De acordo com os gestores, os indivíduos tentaram arrombar a porta de acesso à rádio. Não obtendo êxito, eles aproveitaram de um espaço que foi aberto e teriam jogado um artefato conhecido como “coquetel molotov”, ação que provocou o incêndio.

Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil investiga o caso.

Grupo de rádios dos EUA reporta aumento de receita com estratégias de transformação digital

 São Paulo - Relatórios positivos que são fortalecidos pelas receitas de radiodifusão deixam o setor otimista, apesar das incertezas no cenário econômico

O grupo de rádios norte-americano Beasley Broadcast Group, um dos maiores dos Estados Unidos, anunciou seus resultados operacionais para os períodos de três e doze meses encerrados em 31 de dezembro de 2022. Eles relataram que sua receita líquida no quarto trimestre aumentou 1,8%, para US$ 72 milhões, refletindo principalmente um aumento ano a ano em receita digital e outras fontes de recursos, situação parcialmente compensada por uma ligeira queda na receita de áudio relacionada à suavidade no negócio da agência nacional. Os dados refletem uma mudança de dinâmica no grupo, que prevê movimentações positivas mesmo com um cenário futuro de incertezas econômicas. Acompanhe:

Beasley também relatou uma perda operacional de US$ 33,5 milhões no quarto trimestre de 2022, em comparação com a receita operacional de US$ 6,5 milhões no quarto trimestre de 2021, principalmente devido a US$ 44,2 milhões em perdas não monetárias e maiores despesas operacionais relacionadas ao digital, parcialmente compensadas pela menor despesa corporativa e de depreciação e amortização. Ou seja, a emissora ampliou a frente de investimentos em iniciativas digitais.

Comentando sobre os resultados financeiros, Caroline Beasley, CEO da empresa, disse em parte: “Os resultados financeiros do quarto trimestre de 2022 e do ano inteiro da Beasley refletem o sucesso contínuo de nossas estratégias de transformação digital e diversificação de receita, que impulsionaram ano após ano aumentos na receita e SOI para os períodos de três e doze meses."

Beasley acrescentou: "Ao longo do ano, a Beasley compensou amplamente os desafios contínuos relacionados à economia e à suavidade no mercado spot nacional, pois geramos um crescimento saudável em todas as nossas fontes de receita digital, de áudio local, política e outras, conforme refletido pelo 6.2% de aumento nas receitas líquidas do ano inteiro para US$ 256 milhões". 

Grupos de rádios buscam envolver consumidores de áudio nas mais diversas plataformas
Beasley Media Group (EUA) afirma que 40% a 60% da audiência de suas rádios está no digital

"Esse crescimento de primeira linha foi o principal fator que contribuiu para um aumento de 2,8% ano a ano no SOI do ano inteiro para US$ 43,1 milhões. Embora a incerteza econômica permaneça, Beasley iniciou várias ações em todo o ano que acreditamos fortalecerá a posição de longo prazo do nosso negócio.", completa a executiva do grupo norte-americano".

BIA Advisory lista o top 10 de faturamento em rádio nos Estados Unidos. iHeartMedia segue liderando

Além do Beasley Broadcast Group, outros grandes grupos de rádio dos Estados Unidos também têm destacado desde 2021 o crescimento do digital em suas estratégias de monetização. Empresas como iHeartMedia, Audacy e Cumulus relataram aumento de receita em iniciativas digitais nos últimos anos, sinalizando que a indústria de rádio está cada vez mais buscando se adaptar à oferta digital para consumo de mídia e oferecer soluções multiplataforma aos anunciantes.

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E por qual razão olhar para lá fora?

Blog costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.


 

 

Rádio Sucesso - Sucesso em Primeiro Lugar !

Rádios intensificam campanhas de doações para famílias vítimas das chuvas no litoral de SP

 São Paulo – Na capital paulista, Jovem Pan e emissoras do Grupo Bandeirantes estão com cobertura da tragédia e divulgação de associações que estão recebendo donativos

Rádios estão intensificando a cobertura da tragédia causada pelas chuvas no Litoral Norte Paulista e divulgando campanhas para doações para as pessoas que foram atingidas, principalmente em São Sebastião (SP), local que conta com maior número de mortos até o momento. A Jovem Pan News AM 620, a Rádio Bandeirantes FM 90.9 FM 86.3 AM 840 e a BandNews FM 96.9 de São Paulo estão com boa parte de suas programações voltadas para a prestação de serviço sobre o evento.

O Grupo Jovem Pan está apoiando diversas campanhas de doações para as 2.500 famílias que ficaram desalojadas ou desabrigadas nas cidades do litoral norte atingidas por fortes chuvas nos últimas dias. As pessoas, que foram levadas para abrigos temporários da administração pública, estão precisando de itens básicos como água mineral, comida, roupas e colchões. O Grupo Jovem Pan está apoiando diversas campanhas de doações para as 2.500 famílias que ficaram desalojadas ou desabrigadas nas cidades do litoral norte atingidas por fortes chuvas nos últimas dias. As pessoas, que foram levadas para abrigos temporários da administração pública, estão precisando de itens básicos como água mineral, comida, roupas e colchões. 

Quem quiser ajudar pode escolher a entidade e campanha para contribuir. Dentre elas está a Cruz Vermelha de São Paulo, com duas formas de arrecadação. A primeira é o recebimento de dinheiro via PIX, por meio da chave soschuvas@cruzvermelhasp.org.br; a segunda é com doações de itens presencialmente, que devem ser feitas diretamente à instituição, na sede da Cruz Vermelha em São Paulo, na avenida Moreira Guimarães, 699, Indianópolis, na zona sul da capital paulista.

As emissoras do Grupo Bandeirantes estão realizando entrevistas com autoridades federais, estaduais e locais sobre a tragédia no Litoral Norte Paulista. Boa parte da programação das emissoras jornalísticas do grupo estão dedicadas ao tema. As rádios também divulgam em suas redes sociais e site, associações que estão recebimento doações.

Cobertura local

A Morada FM 95.5 de São Sebastião (SP) está veiculando chamadas sobre doações para os atingidos pelas chuvas, além de atualizar as condições das estradas. A emissora do formato popular/hits também está acompanhando as entrevistas coletivas que estão sendo realizadas diariamente pelas autoridades públicas.

A 012 News FM 94.5 de Taubaté (SP) e a 012 News FM 98.5 de São Sebastião (SP) também estão com boletins informativos e cobertura das entrevistas coletivas. As emissoras também estão recolhendo doações que serão encaminhadas para serem distribuídas para pessoas que foram atingidas pelas chuvas.

LongPlay FM vai substituir a programação da Play FM no Sudoeste Paulista

 Capão Bonito – Emissora tem previsão de estreia para o dia 1º de março

Após a interrupção da programação da extinta Play FM 92.1 de São Paulo, emissoras que integravam a rede tiveram que adotar outras programações. A atual Play FM 90.7 de Capão Bonito (SP) continua no ar até o dia 28. A partir do dia 1º de março, a emissora passa a se chamar LongPlay FM 90.7 de Capão Bonito.

Segundo as informações que foram apuradas pela redação do Blog, a futura LongPlay FM vai adotar a programação no formato adulto, com sua playlist voltada ao flashback. Além disso, a emissora irá manter alguns programas que eram da grade da Play FM, como o Love is Love, contará com três atrações que ainda estão sendo definidas e um jornalístico com duas edições diárias.

A futura LongPlay FM vai manter a supervisão artística do radialista Nando Moraes (conhecido no meio por passagens por diversas rádios da capital paulista), que é o atual responsável pela área da Play FM e da Band FM 88.7 de Ribeirão Grande (SP) - conhecida como Band FM Sudoeste Paulista. As duas emissoras fazem parte do Grupo ABR Comunicação Rádio e TV, que também controla a Rádio Mix FM 102.9 de Capão Bonito, a Difusora FM 94.5 de Itapetininga (SP) e a Antena 1 FM 88.3 de Sorocaba (SP).

A futura LongPlay FM conta com seus estúdios em Capão Bonito e tem cobertura de sinal em cidades da região Sudoeste Paulista, como Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Guapiara, Ribeirão Grande, Ribeirão Bonito, Apiaí e Buri.

23 fevereiro 2023

 

Rádio Som Brega - A Mais Popular do Brasil !

Jovem Pan News já conta com novo estúdio em Rio Claro (SP)

 Rio Claro - A novidade foi anunciada recentemente durante a edição local do "Jornal da Manhã"

A Jovem Pan News AM 1410 de Rio Claro já transmite mais atrações de sua programação através de uma nova estrutura no interior paulista. A novidade foi anunciada recentemente durante a edição local do "Jornal da Manhã". O novo estúdio conta com melhores condições tecnológicas para a transmissão de programas em formato multiplataforma.

No último dia 9 a audiência que acompanhou a versão local do "Jornal da Manhã" foi informada de que a partir daquele dia a atração estaria sendo levada ao ar através do novo estúdio. Mais moderna e tecnológica, a nova estrutura proporciona ao ouvinte uma qualidade superior de áudio e também vídeo, já que alguns programas da rádio são tradicionalmente transmitidos em formato multiplataforma e já estavam sendo apresentados através do novo local.

Além do "Jornal da Manha", a Jovem Pan News de Rio Claro também transmite em áudio e vídeo os programas Jornal de Esportes, Giro de Sexta, JC Business, além das jornadas esportivas. O público pode acompanhar as transmissões em multiplataforma através do perfil da rádio no Facebook e do canal no YouTube do Jornal Cidade.

A Jovem Pan News de Rio Claro é aguardada para, em breve, concluir o seu processo de migração AM-FM. Após a transição, a emissora estará posicionada em 106.1 FM, faixa convencional do FM (87.5 MHz a 107.9 MHz). A estação já se encontra licenciada para a classe C de operação, segundo o sistema Mosaico da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Panorama: Massa FM, 98 FM e Jovem Pan FM seguem avançando em Curitiba. Caiobá FM dispara

 Curitiba - Mundo Livre FM também acompanha a alta do FM e cresce em audiência

O panorama de audiência e de alcance do rádio curitibano continua positivo. Segundo a última medição realizada pela Kantar IBOPE Media na praça, o FM local apresentou mais uma alta consistente em seus números, começando 2023 com um dos patamares mais elevados dos últimos anos. Várias FMs impulsionaram a alta do rádio curitibano na atual medição. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2022 a janeiro de 2023):

Líderes em alta

A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) foi um dos destaques da atual medição de audiência da Grande Curitiba por dois motivos considerados principais: a FM registrou mais uma alta em seu índice geral e manteve, de forma isolada, a liderança de audiência nos principais períodos da pesquisa, condição esta que é carregada pela 97.7 FM desde o primeiro semestre de 2020. Em alcance 30 dias, a Massa FM se aproximou da marca de 700 mil ouvintes, após um avanço considerável neste quesito.

Também é destaque o crescimento da 98 FM 98.9 (popular/hits), tanto em audiência, como em alcance. Isso mantém a rádio na perseguição da Massa FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em alcance, a 98.9 FM também conta com o segundo maior valor do mercado curitibano, próxima da expressiva marca de 740 mil ouvintes em 30 dias.

Outra emissora que segue em alta é a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), estação que com o novo avanço consolidou ainda mais a sua colocação no top 3 de audiência nos principais filtros da pesquisa. E o fato mais significativo para a estação está no alcance obtido pela 103.9 FM, com mais um crescimento nesse quesito. São quase 800 mil ouvintes em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o maior valor do rádio curitibano e é uma marca histórica.

A Caiobá FM 102.3 (popular/hits) foi outro importante destaque na evolução da audiência curitibana na atual medição. Após um avanço consistente em sua média de ouvintes por minuto, a 102.3 FM voltou para o top 5 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e apresentou boa evolução em alcance, agora acima de 560 mil em 30 dias. Em audiência a Caiobá FM encostou na Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo).

Na disputa pelo top 5 de audiência nos principais períodos da pesquisa, a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativo) também avançou e está próxima dos índices obtidos pela Ouro Verde e Caiobá FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em alcance, a 93.9 FM está grudada na marca de 400 mil ouvintes em 30 dias, logo na sequência da Ouro Verde FM.

Mais destaques

Também segue em alta a média de audiência da Clube FM 101.5 (popular/hits), estação que apresentou mais uma variação positiva em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e vai consolidando a sétima colocação geral entre as assinantes da pesquisa. A FM também cresceu em alcance e superou a marca de 330 mil em 30 dias.

Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) foi outro importante destaque da pesquisa atual, com crescimento consistente em audiência e variação positiva em alcance. No primeiro quesito, a 100.3 FM segue próxima da Clube FM. E no segundo, a Transamérica detém o quinto maior valor do FM curitibano, próxima de 450 mil em 30 dias.

Completam o top 10 de audiência entre as FMs assinantes as rádios BandNews FM 96.3 (jornalismo) e Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes, rádio que passou a ficar consolidada no top 10). As duas estações estão isoladas em suas respectivas colocações, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

E as emissoras Rádio T FM 104.9 (popular/hits) e Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop) são as FMs mais próximas do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Resumo dos destaques/mudanças:

- Massa FM evolui novamente e segue na liderança geral de audiência
- 98 FM apresenta alta e mantém vice-liderança geral em alcance e audiência
- Jovem Pan FM também cresce e segue na liderança geral de alcance
- Caiobá FM continua crescendo em audiência e retoma posição no top 5

Veja também:
Panorama: Massa FM, Jovem Pan FM e Caiobá FM crescem em audiência na Grande Curitiba

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.