Porto Alegre - Campanha "A magia do rádio" foi disparada em fevereiro, alusiva ao "Dia Mundial do Rádio"
Em fevereiro, o Grupo RBS, responsável por importantes emissoras de rádio sediadas em Porto Alegre (RS), divulgou uma campanha especial chamada "A magia do rádio", direcionada ao mercado. Nela, que foi alusiva às comemorações do "Dia Mundial do Rádio" (comemorado no dia 12 passado), o grupo gaúcho destacou o momento positivo vivido por suas emissoras na capital gaúcha, com foco nos números de audiência e alcance obtidos pelas FMs na pesquisa da Kantar IBOPE Media. Na peça, um dos destaques é a liderança de audiência da Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes), condição mantida pela estação nos últimos 7 anos.
"??A magia do rádio é comunicar para muitas pessoas e cada uma delas ao mesmo tempo", destaca a chamada da campanha do Grupo RBS, que prossegue dizendo que "O rádio estimula a imaginação e dá a sensação de ter sempre um amigo ao seu lado. E é assim a nossa relação com os gaúchos: de proximidade, informando sobre o que está acontecendo na sua cidade, no Brasil e no mundo".
O material destaca que "a Rádio Gaúcha está há mais de 7 anos (94 meses) na liderança do meio, na região". Ou seja, a 93.7 FM detém o maior volume de audiência e, no alcance, está entre os maiores valores do país, superando mais de 1.1 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias. E a marca de oito anos será completada na atualização da pesquisa que será feita em abril, considerando a contagem da campanha.
Já a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop), líder de uma rede interestadual em FM, tem como destaque a vice-liderança geral de audiência e o fato de alcançar mais de 800 mil ouvintes diferentes em 30 dias na Grande Porto Alegre. Segundo os dados publicados pela RBS, a Atlântida foi a emissora do grupo que mais avançou no alcance de ouvintes em 12 meses, com um acréscimo de 29,1% nesse número.
A RBS também destaca a evolução de audiência da Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits), que chegou a vice-liderança geral pela primeira vez no início de 2022. O fato é relevante já que a emissora é o projeto mais recente entre as marcas da RBS, projeto iniciado em 2017. A 92 também é a emissora mais nova entre as FMs que disputam as primeiras colocações do ranking FM de audiência na Grande Porto Alegre.
O grupo ainda destaca dois pontos que mostram o bom momento da RBS: a média de audiência das FMs do grupo foi de 116 mil ouvintes por minuto em 2022, um aumento de 10,9% em relação a 2021. E o alcance médio foi de 1.9 milhão de ouvintes únicos em 2022, um aumento de 14,9% na comparação com 2021.
Os dados de alcance por emissoras (dados de dezembro/2022 vs. dezembro/2021):
- Gaúcha: 1,1 milhão na pesquisa de dez/22 (+9,8% relação a dezembro/21)
- Atlântida: 826 mil (+29,1%)
- 92: 566 mil (+5,7%)
- 102.3: 339 mil (+24,5%)
O material finaliza dizendo que "através das nossas marcas, também tocamos as pessoas com a leveza do entretenimento e a emoção da cobertura esportiva. Na região do país que mais consome rádio, temos muito orgulho de oferecer aos gaúchos um portfólio variado de emissoras que conectam as pessoas e contribuem para uma vida melhor."