06 março 2023

Antena 1 divulga campanha sobre liderança no consumo de áudio digital em medição aferida pela Kantar IBOPE Media

 São Paulo - Dados foram repassados nesta semana pela emissora ao mercado. Números são relacionados ao Extended Radio

A Antena 1 FM 94.7 de São Paulo, emissora de formato adulto-contemporâneo líder de uma rede nacional em FM, fez um balanço sobre os números obtidos pela estação através de seu áudio digital ao vivo. O consumo do streaming da Antena 1 apareceu na liderança da plataforma Extended Radio, esta que mede o alcance do streaming de parte das principais emissoras do país. No dado repassado ao mercado, a 94.7 FM aparece com mais de 760 mil ouvintes digitais na atualização feita em janeiro, número que a coloca na liderança do ranking nacional.

Com 760 mil no ranking nacional de ouvintes digitais, a Antena 1 tem boa vantagem para as demais emissoras, que estão entre 170 mil a 336 mil nesse quesito, considerando as primeiras colocadas no Extended Radio. A Rádio Itatiaia (MG), que aparece em segundo geral nesse ranking de ouvintes digitais, também já usou os dados da plataforma digital da Kantar IBOPE Media em campanha institucional ao mercado

 presença da Antena 1 no Extended Radio é recente, plataforma lançada pela Kantar IBOPE Media em 2021 e que teve o acréscimo do “Alcance Estendido” incorporado a partir do ano passado. Porém, a emissora já vinha se destacando no streaming de áudio através de outras formas de medição, como a presença na liderança geral entre as emissoras que estão com seus números disponíveis no diretório global do Shoutcast e também através de outras formas de aferição, que já revelaram mais de 34 mil ouvintes simultâneos em seus pico em 2019. Hoje essa média está próxima de 50 mil pessoas conectadas de forma simultânea.

Recentemente a Antena 1 chegou a divulgar um balanço sobre sua evolução em diferentes plataformas digitais ao longo de 2022, com um comparativo com dados do ano anterior. No streaming, por exemplo, houve um crescimento de 10,2%, com uma média de 49 mil ouvintes simultâneos conectados. A emissora também tem se destacado em plataformas como smart speakers (Amazon Alexa).

Outra observação feita pela Antena 1 sobre o seu desempenho em alcance de ouvintes únicos no Extended Radio, no levamento de aglutina desempenho no dial FM e medição digital, a 94.7 FM aparece na terceira colocação geral no ranking nacional, atrás apenas da Jovem Pan FM 100.9 (SP) e da JB FM 99.9 (RJ). Nesta contagem, é considerado o alcance de ouvintes digitais e o alcance no dial FM, onde a Antena 1 totaliza 2.3 milhões de ouvintes únicos na medição atualizada em janeiro. 

E uma citação alusiva ao desempenho digital da Antena 1 também está publicada em seu sistema de RDS da 94.7 FM de São Paulo, que envia mensagens de texto ao receptor de rádio dos ouvintes.