Porto Alegre - Rádio 92 FM também apresentou variação positiva em sua média de audiência
Recentemente o mercado da capital gaúcha acompanhou mais uma atualização dos dados da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, que revela como está o consumo de rádio nas principais praças brasileiras. No geral, o FM da Grande Porto Alegre não viu mudanças significativas em seus números gerais na comparação com a medição anterior. Isso mantém o rádio gaúcho em patamar elevado. Acompanhe os destaques (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais):
Líderes em alta
Em relação a evolução de audiência, as emissoras Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) e a 104 FM 104.1 (popular/hits) foram os principais destaques, quando comparado os dados atuais com os anteriores. A Atlântida aparece pela quinta vez consecutiva na vice-liderança geral de audiência, considerando filtros como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a emissora apresentou uma alta consistente em seus números, além de se manter acima dos 800 mil ouvintes únicos em 30 dias, marca que também é a segunda maior do rádio gaúcho.
A 104 FM, por sua vez, também apresentou uma alta consistente de audiência, o que reposicionou a emissora no top 3 de audiência em períodos como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No alcance, a 104.1 FM já detinha o terceiro maior valor do FM na Grande Porto Alegre, próxima da marca de 600 mil ouvintes únicos em 30 dias.
Antes, a Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) segue como um dos principais destaques do rádio brasileiro. Estável, a emissora está há mais de 7 anos na liderança geral de audiência na Grande Porto Alegre, com boa vantagem para a sequência do ranking FM. E no total de ouvintes únicos, a 93.7 FM segue acima da marca de 1 milhão em 30 dias.
Completam o top 5 de audiência as emissoras Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) e Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits). As duas FMs apresentaram variações positivas de audiência e seguem próximas do top 3 no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No total de ouvintes únicos, a 92 segue próxima da 104, estando acima de 560 mil em 30 dias.
Sequência acirrada e mais destaques
Estável, a Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) foi beneficiada pela atual movimentação do meio FM gaúcho e ficou um pouco mais isolada na sexta colocação geral do ranking em períodos como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A FM também tem o quinto maior alcance do FM gaúcho, acima de 540 mil ouvintes em 30 dias
Na sequência, as emissoras Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo) e Rádio Mix FM 107.1 (jovem/adulto-pop) evoluíram de audiência no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e aparecem mais próximas da Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa). As duas FMs também estão entre os maiores valores no total de ouvintes únicos em 30 dias (sexto e sétimo nesse quesito), com a primeira acima de 514 mil e a segunda com mais de 450 mil.
Logo a seguir, considerando o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), as emissoras Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo), Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits), Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) e Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) aparecem próximas no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). As posições podem variar a depender do filtro analisado, devido às médias parecidas de cada FM na Grande Porto Alegre.
Resumo dos destaques/mudanças:
- Rádio Gaúcha continua isolada na liderança geral, com mais de 1 milhão de ouvintes diferentes
- Atlântida FM aparece na vice-liderança geral pela 5ª vez consecutiva
- 104 FM apresenta avanço consistente em audiência e pula para o top 3
Veja também:
> Panorama: Rádio Gaúcha e Atlântida mantêm dobradinha no topo. Caiçara FM, 104 FM e Rádio 92 avançam em Porto Alegre
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.