26 setembro 2022

Marca Super Rádio Tupi completa 87 anos em operação no Rio de Janeiro e anuncia transmissão da Copa do Catar

 Rio de Janeiro - Aos 87 anos, emissora conta com grande audiência no dial fluminense

Uma das mais tradicionais emissoras de rádio comemorou aniversário no último domingo (25), mesmo dia em que foi celebrado o Dia do Rádio. A Super Rádio Tupi completou 87 anos em operação na frequência FM 1280. Instalada no Rio de Janeiro, a Super Rádio Tupi também é retransmitida em 96.5 FM no Rio de Janeiro e é uma das rádios mais ouvidas na capital fluminense, com destaque para a sua recente trajetória na corrida pela audiência FM local (emissora está no top 4 do Rio de Janeiro). A emissora também anunciou que vai transmitir os jogos da Copa do Mundo do Catar, que começa em novembro.

A 1280 AM, Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, foi fundada no dia 25 de setembro de 1935 pelas Emissoras e Diários Associados do Brasil de Assis Chateaubriand. A estação é uma das mais antigas em operação no Brasil, participando intensivamente na famosa “Era do Rádio” ou “Era de Ouro”, entre os anos 50 e 60, marcado pela inauguração de um grande auditório em 1950, comum nas emissoras nesse período. 

Atualmente a Super Rádio Tupi é uma das principais estações de rádio do Brasil, sendo detentora de uma grande audiência no Rio de Janeiro (com base nos números do Instituto Ibope). Por vários anos, a emissora teve como principal concorrente a extinta Rádio Globo AM 1220 (controlada pelo Sistema Globo de Rádio).

Em junho 2009 a emissora aumentou sua participação no mercado ao iniciar suas transmissões em FM, através da FM 96.5. Em FM a Super Rádio Tupi também dispõe de uma parcela significativa de audiência na capital fluminense, segundo medições recentes da Kantar Ibope Media.

Copa do Mundo

O comunicador Wagner Menezes anunciou durante seu programa neste domingo, que a Super Rádio Tupi também irá transmitir os jogos da Copa do Mundo do Catar. Com isso, o número de rádios brasileiras que irão acompanhar os jogos aumentou. Além da Super Rádio Tupi, também já garantiram participação a Transamérica FM 100.1 e a Energia 97 FM 97.7 de São Paulo, Rádio Jornal FM 90.3 do Recife, Rádio Gaúcha FM 93.7 de Porto Alegre, Rádio Globo FM 98.1 do Rio de Janeiro e as redes lideradas pela Jovem Pan News AM 620 de São Paulo, CBN FM 90.5 de São Paulo e CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro e as rádios do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Nova Onda FM promove ações para sorteios de ingressos para shows de Belo e Marisa Monte

A Nova Onda FM 99.3 de Mogi Guaçu deu início a novas ações promocionais para contemplar a audiência com ingressos para os shows dos cantores Belo e Marisa Monte, em Jaguariúna. Outra ação se refere ao Setembro Amarelo, campanha que é apoiada pela estação em suas redes sociais.

No dia 21 de outubro está prevista a apresentação da cantora Marisa Monte na Red Eventos, em Jaguariúna. O show faz parte da turnê "Portas". A Nova Onda FM vai possibilitar que a audiência e mais um amigo confira o evento.

Para participar, é preciso seguir o perfil da rádio no Instagram, buscar pela publicação relacionada à ação, curtir e marcar dois amigos nos comentários. Após isso, basta que o inscrito acompanhe a programação da emissora.

Outra promoção em andamento irá premiar o ouvinte da Nova Onda FM com entrada ao show do cantor Belo, na Red Eventos. A apresentação está prevista para o dia 22 de outubro e, para participar, basta seguir os mesmos procedimentos da ação anterior.

No último dia 2 teve início a 39ª edição da Expoflora. Considerada a maior exposição de flores da América Latina, o evento seguiu até o último dia 25. A Nova Onda FM elaborou uma ação para sortear ingressos para a festa. Para concorrer a audiência precisava encaminhar uma mensagem para o WhatsApp da rádio: (19) 9 9212 9141. No texto bastava informar uma música que ouviu tocar no programa favorito do ouvinte.

Emissora apoia campanha Setembro Amarelo

A Nova Onda FM 99.3 de Mogi Guaçu divulgou através de suas redes sociais um apoio ao Setembro Amarelo, que se trata de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A imagem ilustra o abraço entre duas pessoas e a frase “Valorize a vida”. Já o texto da publicação mostra a importância de oferecer ajuda ao próximo para evitar situações extremas.

23 setembro 2022

Emissora ligada ao IFPB será inaugurada hoje, em Campina Grande (PB)

 Campina Grande - A cerimônia está prevista para ocorrer na tarde desta sexta-feira (23). A emissora pode ser sintonizada em 98.9 FM

A Rádio 98.9 FM de Campina Grande, emissora ligada ao IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) será inaugurada nesta sexta-feira (23). A solenidade está prevista para às 15h30 e será presidida pelo reitor do instituto e pelo Diretor-Geral do campus de Campina Grande.

Anunciada em março deste ano pelo IFPB, mês em que iniciou a sua operação em fase de testes, a emissora educativa pública de Campina Grande está prevista para ser inaugurada oficialmente hoje (23). A informação foi veiculada no último dia 15 pela coluna APARTE, do jornalista Arimatéa Souza e que é veiculada no portal Paraíba On Line.

Segundo a publicação, a cerimônia de inauguração vai acontecer no campus de Campina Grande do IFPB e será presidida pelo Reitor da instituição, Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, e pelo Diretor-Geral do campus Campina Grande, José Albino Nunes.

O cronograma de atividades que envolvem a inauguração terá início às 09h, quando a emissora fará a primeira transmissão oficial ao vivo com uma entrevista com o reitor do IFPB. Ao longo do dia outras ações estão previstas. O encerramento das festividades ocorre às 18h, quando está previsto um show do cantor Capilé. A apresentação será exclusiva e transmitida ao vivo no dial e também pelo YouTube.

Identificada como classe B1 de operação, a emissora abrange Campina Grande, na Paraíba, e cidades da região, incluindo Lagoa Seca, Massaranduba, Queimadas, Fagundes, entre outras.


Clube FM prepara estreia de sua décima afiliada em Minas Gerais. FM cobre parte do Vale do Paraíba (SP)

 Brasília – Nova afiliada deve estrear em outubro na cidade de Passa Quatro (MG)

A Rede Clube FM Brasil, liderada pela Clube FM 105.5 de Brasília, está preparando a estreia de sua décima afiliada em Minas Gerais. Segundo informações da própria rede, a marca vai ocupar a frequência 95.1 FM, estação que atualmente está abrigando a Paz do Vale FM 95.1 de Passa Quatro (MG). A estação é conhecida pela sua extensa área de cobertura, por contar com seu sistema irradiante instalado em um ponto elevado da Serra da Mantiqueira, acima de 1.500 metros de altitude.

Segundo apuração realizada pela redação do Blog, a futura Clube FM 95.1 de Passa Quatro deve iniciar sua programação de expectativa a partir do dia 1º de outubro. O atual projeto que está sendo executado na frequência deve ser encerrado no próximo dia 30. A estreia oficial da rede ainda não tem data confirmada, mas está prevista para o próximo mês.

A estação conta com ampla cobertura entre o Sul de Minas Gerais e o Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. Devido a sua posição geográfica, com elevada altitude (acima de 1.500 metros), o sinal da emissora é sintonizado em cidades como Taubaté, Guaratinguetá, Aparecida, Lorena e, inclusive, de forma parcial em São José dos Campos.

Já para os lados do Sul de Minas Gerais, a nova afiliada em Passa Quatro vai reforçar a presença da rede na região, que já conta com as emissoras Clube FM 103.1 de Varginha e Clube FM 88.3 de Bueno Brandão.

Com a chegada a Passa Quatro, a Rede Clube Brasil FM passa a contar com dez emissoras em Minas Gerais e 36 afiliadas em todo o Brasil. A última estreia da rede foi a Clube FM 97.3 de Sapezal (MT), em junho. 

Panorama: Massa FM volta a ficar isolada na liderança de audiência. Ouro Verde FM segue no top 3 de Curitiba

 Curitiba - Caiobá FM ganha posição e Mundo Livre FM entra de vez na briga pelo top 5 de audiência. 98 FM lidera em alcance e Rádio Mix FM surge na pesquisa

Curitiba acompanhou mais uma atualização geral sobre os dados de consumo de rádio na cidade e na região metropolitana, segundo pesquisa regular da Kantar IBOPE Media. No geral, o FM curitibano viu uma oscilação negativa em sua média geral de audiência, mas isso não significou que rádios importantes na composição do mercado não tiveram avanços em seus números. Vários destaques foram observados, inclusive com FMs estreantes. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2022):

Isoladas no top 3 de audiência

O resultado atual foi muito positivo para a atual líder geral de audiência na Grande Curitiba. Após sofrer uma pressão mais acentuada de uma concorrente direta pelo topo, a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) voltou a variar de forma positiva em audiência e, com isso, ampliou novamente a vantagem que a separa da sequência do ranking FM. A movimentação deixou a 97.7 FM um pouco mais isolada na liderança de audiência, condição mantida de forma ininterrupta pela Massa FM desde o primeiro semestre de 2020. A emissora também avançou em alcance e está muito próxima da atual líder nesse quesito.

98 FM 98.9 (popular/hits) segue sozinha na vice-liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa e é novamente a dona do maior alcance de ouvintes únicos na Grande Curitiba, valor este que supera a marca de 677 mil pessoas (30 dias). 

Também é destaque a manutenção da posição da Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo) no ranking de audiência. A emissora está na terceira colocação geral, ou seja, trata-se da terceira pesquisa consecutiva que a estação aparece no top 3 em filtros importantes, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Disputas acirradas

O complemento do top 5 de audiência tem uma condição de disputas acirradas em períodos importantes da medição. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Caiobá FM 102.3 (popular/hits) retomou o quarto lugar geral, sendo seguida de perto pela Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop, que completa o top 5 de audiência e é dona do terceiro maior alcance do FM curitibano).

A Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) encostou de vez na briga pelo top 5, aparecendo muito próxima da Jovem Pan FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já no comercial, como o 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), a 93.9 FM aparece em quarto lugar geral.

Mais destaques

Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) segue na sétima colocação geral entre as FMs assinantes da pesquisa, emissora que é dona do quinto maior alcance do rádio curitibano. A 100.3 FM é acompanhada pela Clube FM 101.5 (popular/hits) nos filtros gerais de audiência.

Em alta, a BandNews FM 96.3 (jornalismo/esportes) aparece entre os 10 maiores volumes de audiência da Grande Curitiba, diminuindo a distância que a separa para a Clube FM nos filtros gerais.

Depois, em evolução e na disputa entre o complemento do top 10 entre as rádios assinantes da pesquisa, Rádio T FM 104.9 (popular/hits), Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica) e Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes) aparecem com marcas muito próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Essa sequência é acompanhada de perto pelas emissoras Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes, que avança para o top 10 quando somada a audiência concentrada pela rádio em 550 AM) e Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop).

Detalhe para os avanços consecutivos das novatas Jovem Pan News (estreou em março) e Rádio Mix FM (estreou em abril deste ano), estações que vem avançando a cada nova atualização da pesquisa, seja em alcance e também em volume de audiência.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Massa FM amplia a liderança de audiência e acirra disputa pelo topo em alcance
- 98 FM segue líder geral no alcance
- Ouro Verde FM Easy aparece no top 3 de audiência pela terceira vez consecutiva
- Caiobá FM ganha posição no top 5 e Mundo Livre FM acirra concorrência
- Rádio Mix FM aparece pela primeira vez como assinante da medição

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

21 setembro 2022

Rádio Arca da Aliança é prevista para oficializar a migração AM-FM no próximo mês, em Joinville (SC)

 Joinville - Segundo anunciado pela emissora, a partir do dia 12 de outubro a audiência já poderá sintonizar de forma permanente a estação em 93.5 FM

A Rádio Arca da Aliança AM 1480 de Joinville poderá ser a próxima do município a concluir o processo de migração AM-FM. Segundo divulgado nas redes sociais da emissora, a inauguração oficial da operação em 93.5 FM está prevista para ocorrer no dia 12 de outubro. A rádio é uma das mais antigas do estado de Santa Catarina e tem programação voltada ao formato religioso/católico.

Através de seus canais digitais, incluindo site e redes sociais, a Rádio Arca da Aliança vem promovendo a divulgação acerca do seu processo de migração AM-FM, este que irá posicionar a emissora dentro da faixa convencional do FM (88.1 à 107.9MHz). O anúncio da transição foi realizado no ano passado, porém desta vez já foi mencionado o canal e a data de estreia, a qual é prevista para o dia 12 de outubro. Nesta data é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida.

A Rádio Arca da Aliança atua na região do Norte Catarinense e está no ar desde 1945. A emissora surgiu como Rádio Difusora de Joinville e desde setembro de 2005 passou a ser administrada pela Comunidade Católica Arca da Aliança de Joinville.

Com a conclusão de mais um processo de migração AM-FM, Joinville passa a contabilizar a marca de três estações ativas no dial, segundo dados do levantamento da migração AM-FM, atualizado constantemente pelo tudoradio.com. Já estão em operação a Band FM 88.3 e a ND FM 100.7, restando apenas para efetivar a transição a Rádio Colon AM 1090, esta que já se encontra preparada tecnicamente para iniciar a operação e que aguarda agora a liberação do licenciamento junto ao Ministério das Comunicações.

CBN dá início ao quadro Sabatina do Ouvinte com candidatos à presidência da República

 São Paulo – Emissora convidou os candidatos mais bem colocados na pesquisa do dia 18 de agosto para responderem à perguntas dos ouvintes

A Rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 de São Paulo e CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro, deu início nesta segunda-feira (19) ao projeto Sabatina do Ouvinte. O quadro é realizado com os candidatos à Presidência da República e a ordem de participação é de acordo com a pesquisa eleitoral realizada no dia 18 de agosto.

O primeiro a participar foi o candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Na sequência, estava prevista para esta terça-feira (20) a participação do atual presidente Jair Bolsonaro. Segundo informações da emissora, o candidato à reeleição não enviou as respostas no prazo determinado, conforme havia sido combinado com a organização do quadro.

A ordem do quadro segue com Ciro Gomes nesta quarta-feira (21) e Simone Tebet no dia seguinte. A Sabatina do Ouvinte é um tipo diferente de Sabatina com os principais candidatos à Presidência da República. A CBN encaminhou aos candidatos perguntas enviadas pelos eleitores, em áudio, e os presidenciáveis responderam diretamente aos ouvintes, também em áudio, quais as propostas deles para os temas que preocupam os brasileiros.

A CBN convidou os quatro candidatos mais bem colocados na pesquisa Datafolha divulgada no dia 18 de agosto. A ordem de veiculação segue o desempenho deles no levantamento. 

Além da Sabatina do Ouvinte, a CBN, juntamente com os jornais “O Globo” e Valor, promoverão, em setembro, debates eleitorais com os candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais de Rio, São Paulo e Minas. Os debates serão mediados por alguns dos principais nomes do time de colunistas e âncoras dos jornais e da rádio.

Belo Horizonte conta com as estreias da Light FM e da Rádio Mix FM; Jovem Pan FM expande em São Paulo

 Belo Horizonte - Segunda quinzena do mês de setembro conta com definições no dial FM mineiro. Rádio Mix FM estreou ontem (21) e Light FM é inaugurada hoje (22)

Duas redes nacionais e uma marca local estão envolvidas nas mudanças já confirmadas oficialmente para o dial FM brasileiro nesta segunda quinzena de setembro. Ontem (21) ocorreu a estreia da Rádio Mix FM 90.3 de Belo Horizonte (MG), afiliada da rede paulista de formato jovem/adulto-pop. E hoje (22) acontece a estreia da local Light FM 103.9, de formato adulto-contemporâneo, também no dial FM da capital mineira. No próximo dia 23, sexta-feira, está prevista a estreia de mais uma afiliada paulista da rede Jovem Pan FM. Acompanhe:

Com uma identidade sonora que conta com produções da norte-americana Reel World e da brasileira Galla Produções (responsável pelo artístico da nova FM), a Light FM chega hoje ao dial FM de Belo Horizonte. A emissora, de formato adulto-contemporâneo, é gerida pelo empresário Emanuel Carneiro e pelo executivo Carlos Rubens Doné. 

Conforme destacado anteriormente pelo Blog, a orientação artística da Light FM conta com uma rotação um pouco mais alta do que é habitualmente trabalhado dentro desse segmento, abraçando também uma faixa etária mais jovem. E a estreia oficial em 103.9 FM será realizada a partir das 12h30 desta quarta-feira (21).

Antes, no início da noite desta terça-feira (20), a Rádio Mix FM inaugurou mais uma emissora de sua rede nacional. Entrou no ar a Rádio Mix FM 90.3 de Belo Horizonte, estação que permaneceu uma semana em fase de expectativa e foi apresentada em rede nacional a partir das 18h00 de ontem, na abertura do programa Mix Tudo. 

Nos últimos meses, a 90.3 FM passou por uma série de melhorias técnicas, isso durante a passagem dos projetos A Rádio da Massa Atleticana e da Rádio Show FM, o que ampliou a capacidade de sinal da estação na Grande Belo Horizonte. A frequência é responsável pela segunda passagem da Rede Mix de Rádio na capital mineira, marca que participou do mercado entre os anos de 2006 e 2012, estando entre os 10 maiores volumes de audiência da capital mineira.

O mercado de rádio de Belo Horizonte tem ocupado as páginas do tudoradio.com por vários motivos. Além das novidades no dial FM, a capital mineira tem se destacado por ser a praça que é dona do maior alcance do meio entre os 13 mercados pesquisados regularmente pela Kantar IBOPE Media, chegando a 90% da população local.

28ª estação paulista da Jovem Pan FM

No próximo dia 23 está prevista a estreia de mais uma afiliada da rede Jovem Pan FM em território paulista. A atual Dimensão FM 94.3, de formato popular/sertanejo, vai ceder o canal para a inauguração da Jovem Pan FM 94.3, voltada ao mercado de Ituverava. A estação será a 28ª emissora em FM a carregar a marca da Jovem Pan FM no estado de São Paulo, um recorde histórico para a marca.

A nova afiliada da Jovem Pan FM vai complementar a cobertura de sinal de outras afiliadas da rede nesta área do território paulista, compreendida entre o Norte de São Paulo e o Triângulo Mineiro: nos arredores são captados os sinais das emissoras Jovem Pan FM 93.1 de Ribeirão Preto (SP), Jovem Pan FM 101.5 de Barretos (SP), Jovem Pan FM 107.3 de Jaboticabal (SP) e a Jovem Pan FM 103.7 de Uberaba (MG). 

Segundo informações extra-oficiais, a Dimensão FM terá seu projeto deslocado para a sintonia 104.5 FM, que hoje se identifica como Top Áudio FM, de formato popular/hits. Os dois canais são controlados pelo Sistema Top de Rádio.

20 setembro 2022

Panorama: São Paulo volta a registrar a marca de 19 FMs acima de 1 milhão de ouvintes únicos alcançados

 São Paulo - Ao avançar, a Rádio Bandeirantes amplia a lista. Band FM segue líder e Jovem Pan FM se aproxima da marca de 3 milhões em alcance

O rádio de São Paulo continua colecionando números importantes quando o assunto é alcance de ouvintes. Hoje são 19 FMs que contam com mais de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias, isso em cada estação. E na atual medição realizada pela Kantar IBOPE Media, são oito FMs cujo alcance supera a marca de 2 milhões de ouvintes. Vale lembrar que o rádio de São Paulo está em um patamar mais elevado, tanto que a praça auxiliou na alta geral do alcance do rádio no Brasil (considerando as 13 regiões pesquisadas pela Kantar). Acompanhe (trimestre junho a agosto de 2022 - 05h-00h/FM+WEB):

Mais próximas no topo

Band FM 96.1 (popular/hits) continua na liderança geral de alcance, marca que também é mantida pela rádio em audiência. São mais de 3 milhões de pessoas alcançadas em 30 dias pela emissora, patamar superior ao que a rádio estava registrando até 2021. 

E a novidade na atual pesquisa fica por conta da Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), emissora que apresentou mais um avanço em alcance e está muito próxima da marca de 3 milhões em 30 dias, cravando mais de 2,9 milhões. Para se ter uma ideia, o valor atual da Jovem Pan FM é histórico para a trajetória recente da emissora, assim como já foi observado em audiência. 

Acima dos 2 milhões

O número de FMs acima da marca de 2 milhões em alcance (30 dias e máximo) em São Paulo também segue chamando a atenção. Até o começo de 2020, antes da pandemia da covid-19, era comum que apenas 3 ou 4 rádios superassem essa marca. Hoje são oito emissoras nessa condição de destaque, evidenciando o momento positivo que o rádio paulistano vive atualmente.

Além das já citadas Band FM e Jovem Pan FM, esse grupo conta com Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo, que pelo segundo resultado consecutivo aparece como terceiro maior alcance do rádio paulistano), Gazeta FM 88.1 (popular/hits), Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa, que evolui e ganha posição). 

Rádios como Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), que completam o top 10 em alcance, estão próximas da marca de 2 milhões em alcance (30 dias). 

Quem também está se aproximando desse grupo é a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), rádio que vem evoluindo constantemente em alcance e atualmente conta com uma de suas melhores marcas nesse quesito, próximo a 1,8 milhão de ouvintes únicos em 30 dias.

As 19 FMs

Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) avançou em alcance e agora amplia o número de emissoras que superam a marca de 1 milhão de pessoas únicas em seus respectivos canais. Detalhe: essa é uma das maiores marcas já obtidas pela emissora em FM, cujo alcance girava em torno de 600 a 700 mil (30 dias) antes da pandemia da covid-19 (início de 2020).

Antes, emissoras como Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), Kiss FM 92.5 (adulto/rock), Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) completam essa lista de destaque.

Detalhe também para a BandNews FM, que renovou a sua melhor marca em alcance ao variar novamente de forma positiva na medição.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Band FM segue líder e Jovem Pan FM se aproxima dos 3 milhões em alcance
- Alpha FM mantém posição no top 3 em alcance
- 89 FM A Rádio Rock avança um degrau no top 10 de alcance
- Antena 1 mantém tendência de alta e renova sua melhor marca em alcance 
- BandNews FM também evolui e renova sua melhor marca
- Rádio Bandeirantes supera a marca de 1 milhão em alcance 

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sem política no break: Antena 1 conta com programação alternativa em seu streaming durante os intervalos comerciais

 São Paulo - Prática mantém anunciantes presentes na transmissão do dial, mas retira da internet as inserções da propaganda eleitoral

O digital segue oferecendo alternativas interessantes para as emissoras quando o assunto é "alguma limitação imposta pelo dial". Recentemente, o Blog noticiou que 27 estações de rádio de São Paulo oferecem conteúdos alternativos aos seus ouvintes através de seus respectivos streaming de áudio, isso enquanto a transmissão em FM/AM está comprometida com os dois blocos diários de 25 minutos cada da propaganda eleitoral. E uma delas foi além desses dois momentos diários: a Antena 1 FM 94.7 de São Paulo não está veiculando em seu streaming as inserções políticas-eleitorais que vão ao ar em 94.7 FM. Acompanhe os detalhes:

Funciona da seguinte forma: a Antena 1 está gerando um intervalo comercial que vai para o dial FM, onde cumpre todas as obrigações do período eleitoral, com as inserções dos candidatos e partidos para o pleito de 2022, enquanto para o streaming de áudio o bloco gerado conta com os anunciantes da emissora (que também vai ao dial) e é completado o tempo com música, sem as inserções eleitorais. 

Como a obrigatoriedade da veiculação política-eleitoral é destinada somente à transmissão terrestre (AM/FM), a Antena 1 decidiu ampliar a geração de conteúdo em áudio alternativo via streaming, mantendo a sua operação artística regular pelo digital. 

No levantamento sobre as rádios de São Paulo que oferecem programações alternativas à propaganda eleitoral nos dois blocos diários de 25 minutos cada, o tudoradio.com havia indicado a possibilidade das emissoras alterarem seus breaks via streaming em pleitos futuros, fazendo gerações separadas entre o dial e o áudio digital.Trata-se de uma tendência que já era observada em rádios dos Estados Unidos e da Europa, inclusive como ampliação de estratégias comerciais. 

Conforme destacado anteriormente pelo Blog, com o crescimento constante no consumo de rádio via internet, as emissoras de São Paulo viram uma oportunidade de manter a fidelização de suas audiências ao seguirem com suas grades tradicionais através do streaming de áudio. E a Antena 1 ampliou essa possibilidade ao modificar o break que é destinado à internet (via streaming de áudio), rádio que está entre as emissoras de maior consumo de áudio no digital.

Essa prática das emissoras de seguir com suas grades normais via streaming também ocorre de forma massiva durante a veiculação da A Voz do Brasil, obrigatória no serviço de radiofrequência (com início às 19h00 e limite de encerramento às 22h, de segunda a sexta). Já os dois blocos de 25 minutos de duração com a propaganda eleitoral vão ao ar no dial às 07h00 e às 12h00.

05 setembro 2022

Moov FM surge em Goiânia (GO) e inaugura um novo formato urbano no dial brasileiro

 Goiânia - Estação tem estreia prevista para o dia 15 e une formatos como rap, trap, hip hop, pop e funk carioca

Goiânia passará a contar com a Moov FM 101.7, emissora fruto do processo de migração AM-FM da antiga Rádio Daqui AM 1230. Com estreia prevista para o próximo dia 15, a estação inaugura um novo formato pop/urbano no dial FM brasileiro, prometendo executar uma programação musical e linguagem dos estilos rap, trap, hip hop, funk e pop. A 101.7 FM iniciou nesta segunda-feira (5) a sua expectativa, conforme relatado.

O formato prometido pela Moov FM é comum em grandes centros urbanos, como Nova York (EUA), Paris (França), Los Angeles (EUA), entre outros, geralmente formado com uma audiência mais jovem. E, com base na programação de expectativa da 101.7 FM, é possível perceber que o formato foi adaptado ao perfil da audiência brasileira, intercalando elementos artísticos acompanhados lá fora com nomes bem conhecidos (e atuais) da música urbana nacional.

A frequência 101.7 FM é fruto do processo de migração AM-FM da Rádio Daqui AM 1230, nome que esteve no ar desde junho de 2009, quando a atual CBN FM 97.1 (jornalismo/esportes) deixou de ser repetida na faixa AM. Trata-se de um canal de classe A4, ou seja, cobre com facilidade toda a Grande Goiânia.

A Moov FM é controlada pelo Grupo Jaime Câmara, assim como a já citada CBN Goiânia e a Executiva FM 92.7 (de formato adulto-contemporâneo).

Goiânia: um dial mais formatado e movimentado

Goiânia tem se destacado pela grande variedade de formatos de rádio para a sua audiência, situação impulsionada nos últimos anos pelo surgimento de novos projetos em FM e, mais recentemente, pelo processo de migração AM-FM. 

Considerando apenas as mudanças no FM de Goiânia em 2022, os ouvintes passaram a contar com a Rádio Bandeirantes FM 98.7 (jornalismo, originada na faixa AM), Rádio Maria Brasil FM 99.9 (de formato religioso/católico) e Fonte FM 92.3 (religiosa/gospel, também originada no AM, da antiga Rádio Aliança). Também houve a troca de canal da Positiva FM 99.1 (popular/sertaneja, que antes operava em 98.9 FM) e da Clube FM 95.9 (popular/hits, que estava em 95.7 FM e foi inaugurada em 2021).

Livro sobre a TV Tupi destaca a história do rádio no Brasil

 São Paulo - Obra conta com registros importantes sobre o rádio, que está completando 100 anos no Brasil

A trajetória da TV Tupi de São Paulo está sendo retratada por meio do e-book TV Tupi - do Tamanho do Brasil com uma versão atualizada, ampliada e gratuita. A obra lançada originalmente em 2020 pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) para celebrar os 70 anos da TV brasileira, destaca a história do rádio no país. Os autores são Maurício Viel — jornalista e pesquisador do rádio e da TV — e Elmo Francfort — jornalista, professor e diretor do Memória ABERT e do Museu da TV, Rádio & Cinema.

O livro destaca que a televisão surgiu a partir da estrutura do rádio e, para falar sobre isso, os autores do livro foram buscar detalhes nas raízes do rádio no mundo e no Brasil. O resultado é que informações minuciosas e comprovadas são passadas ao leitor, mostrando como foram as primeiras transmissões de rádio broadcast no mundo e no Brasil, quando, há exatos 100 anos, em 7 de setembro de 1922, foi inaugurada a Exposição do 1º Centenário da Independência no Rio de Janeiro. 

A estação ganhou o prefixo SPC e era apenas demonstrativa. Operaria por alguns meses, durante a permanência da exposição. Durante este tempo, uma outra estação de radiotelegrafia do governo, situada também no Rio de Janeiro, passou igualmente a irradiar alguns eventos da Exposição no período noturno e, logo depois, iniciou a produção de alguns programas exclusivos. 

Essa foi a estação SPE da Praia Vermelha, que mais tarde se chamaria Rádio Club do Brasil. No ano seguinte (em 1923), foi a vez da antológica Rádio Sociedade do Rio de Janeiro iniciar suas transmissões, sob direção do antropólogo Roquette Pinto, emissora que está no ar até hoje, operando como Rádio MEC AM.

Os autores do livro também mostram a história das rádios Difusora “Jet Music” e Tupi de São Paulo, o início do FM no Brasil e abordam a velha discussão sobre considerar ou não a Rádio Clube de Pernambuco como a primeira emissora de rádio do país. Para tanto, são mostradas comprovações de que, em 1922, completavam-se dois anos em que esta emissora vinha transmitindo sinais de radiotelegrafia (Código Morse) e não de radiofonia (broadcast).

E-book ou Impresso

O e-book pode ser acessado gratuitamente no site Memória ABERT (memoria.abert.org.br). Para quem preferir, também está disponível a versão impressa, que pode ser adquirida pela plataforma Clube de Autores, no endereço www.clubedeautores.com.br/livro/tv-tupi-do-tamanho-do-brasil. Os autores abdicaram dos direitos autorais e os custos refletem apenas a impressão e o envio.

Sobre a Obra

A trajetória da pioneira TV Tupi é o fio-condutor da história da televisão brasileira, que, em 18 de setembro de 2022, completará 72 anos. Em TV TUPI - DO TAMANHO DO BRASIL, são mostrados detalhes técnicos, desde as primeiras experiências com televisão no país — feitas por Roquette Pinto no Rio de Janeiro, em 1933. São narrados os passos de Assis Chateaubriand (o magnata das comunicações no Brasil), desde sua decisão de implantar, em 1946, duas estações de TV no Brasil (as TVs Tupi do Rio de Janeiro e de São Paulo), passando pela importação e montagem dos equipamentos, a fase experimental, o show de inauguração e o desenvolvimento tecnológico e estrutural da TV Tupi - Canal 3 de São Paulo. Por fim, há um apanhado geral sobre seus quase 30 anos de operação, a crise, o seu fechamento e o destino de seu patrimônio.

Os autores primam pela pesquisa aprofundada, corrigindo diversos erros cometidos quando se conta a história da TV brasileira. Trazem à tona diversas informações importantes sobre os primórdios da TV e mostram, por exemplo, que a primeira emissora que começou a ser montada no Brasil não foi propriamente a TV Tupi; que, ao contrário do que se conta, havia aparelhos receptores disponíveis para a inauguração da TV Tupi de São Paulo; e que é falsa a história de que não haviam pensado no que exibir no dia seguinte à inauguração da Tupi de São Paulo.

Com muitas informações inéditas, TV TUPI - DO TAMANHO DO BRASIL tem excelente e detalhado conteúdo, numa leitura obrigatória para estudantes, pesquisadores e simpatizantes da comunicação. São 698 páginas e mais de 300 fotografias, muitas delas inéditas.

01 setembro 2022

Jovem Pan FM marca estreia de afiliada em Ituverava (SP) para o dia 23

 São Paulo – Rede vai transmitir sua programação por meio da 94.3 FM. Serão 28 FMs ligadas à Jovem Pan FM em território paulista

Atualizado - A Rede Jovem Pan FM (liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo) vai expandir suas afiliadas no interior paulista. A futura Jovem Pan FM 94.3 de Ituverava (SP) tem a data de estreia confirmada para o dia 23 de setembro, na abertura do programa Pânico, que está começando mais tarde devido ao programa eleitoral.

A nova afiliada vai complementar a região compreendida entre o Norte de São Paulo e o Triângulo Mineiro. Nessa área, já são sintonizadas a Jovem Pan FM 93.1 de Ribeirão Preto (SP), Jovem Pan FM 101.5 de Barretos (SP), Jovem Pan FM 107.3 de Jaboticabal (SP) e a Jovem Pan FM 103.7 de Uberaba (MG). 

Outro destaque é a marca de afiliadas da rede no interior paulista. Com Ituverava, a marca Jovem Pan FM chegará a 27 cidades no estado, sem contar com a líder da rede na capital paulista.

A sede da Jovem Pan FM será no prédio do Sistema Top de Rádio, que também mantém as rádios Top Áudio 104.5 FM e a atual Dimensão FM 94.3 de Ituverava. A sede fica na Avenida Dr. Soares de Oliveira, 2405.

De acordo com as informações do Tribuna de Ituverava, os estúdios da rádio já estão sendo adequados para receber a programação e os novos equipamentos também já foram adquiridos e serão instalados no início deste mês. A direção das emissoras do Sistema Top de Rádio continuará sob o comando do radialista Fabio Lima.

31 agosto 2022

Alvorada FM completa 44 anos e realiza show em Belo Horizonte

 Belo Horizonte – Emissora do formato adulto/contemporâneo vai realizar o show no Centro Cultural Unimed-BH Minas

A Alvorada FM 94.9 de Belo Horizonte completa 44 anos operando no dial da capital mineira. A emissora, que tem sua programação voltada ao formato adulto-contemporâneo, vai realizar um show com o cantor Flávio Venturini na terça-feira (6), no Centro Cultural Unimed-BH Minas. A rádio é uma das mais ouvidas no ranking de audiência da capital mineira.

A Alvorada FM oferece aos ouvintes de Belo Horizonte e da Região Metropolitana uma programação voltada ao formato adulto-contemporâneo, com informações sobre cultura, entre outros assuntos. O show de aniversário será no Centro Cultural Unimed-BH Minas, que é parceiro da rádio em alguns dos projetos.

O cantor mineiro Flávio Venturini vai apresentar o show Girassol. No repertório estarão clássicos do repertório de Flávio como “Todo Azul do Mar”, “Linda Juventude”, “Noites com Sol”, além de canções do disco inédito “Paisagens Sonoras vol. 1”, como o hit que dá nome ao show, além de outras faixas que tocam na programação da 94.9 FM.

Mineiro de Belo Horizonte, Flávio Venturini surgiu na cena musical nos anos 1970 no disco Clube da Esquina, de 1972. Para além do movimento musical, o artista participou do grupo musical O Terço, entre 1974 e 1976, também criou o 14 Bis, banda da qual fez parte entre 1980 e 1989, quando saiu para seguir carreira solo. São sucessos de Flávio Venturini as canções “Todo Azul do Mar”, “Linda Juventude”, “Planeta Sonho”, “Nascente”, “Nuvens”, “Espanhola”(com Guarabyra), “Mais Uma Vez” (com Renato Russo), “Bessame”, “Noites com sol”, entre outros.

A Alvorada FM segue isolada na quarta colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa e está novamente muito próxima da marca de 1 milhão de ouvintes diferentes no alcance máximo. A emissora também cresceu em audiência na comparação com a pesquisa anterior, segundo atualização da Kantar IBOPE Media (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a junho de 2022).

16 agosto 2022

Rádio Difusora FM completa primeiro ano de operação no Leste Paulista

Pirassununga - A emissora ressurgiu em agosto do ano passado em 93.5 FM

A Rádio Difusora FM 93.5 de Pirassununga está completando o seu primeiro ano de operação após o retorno da marca ao Leste Paulista. A emissora surgiu em agosto do ano passado e é uma das poucas no país com programação voltada ao formato adulto/rock.

Neste mês de agosto a Rádio Difusora está completando o seu primeiro ano de operação na região do Leste Paulista. Originada a partir de Pirassununga, a emissora retornou no ano passado com o projeto que marcou tradição em 93.5 FM em tempos passados. Com projeto voltado ao formato adulto/rock, a estação surgiu como um diferencial no dial da região, já que há poucas neste segmento nas proximidades de Pirassununga.

Para comemorar, a estação está realizando durante todo o decorrer deste mês uma ação que está contemplando semanalmente a sua audiência com bolos. A ação acontece em parceria com a Pimenta Doce. Os interessados em concorrer devem encaminhar uma mensagem para o Whatsapp da rádio (19) 9 9277-8282 com a frase "eu quero bolo". Os sorteios ocorrem todas as sextas-feiras, segundo publicação promovida pela Rádio Difusora FM em suas redes sociais. O primeiro sorteio ocorreu no último dia 5.

A Rádio Difusora FM registrou o seu retorno no dia 1º de agosto do ano passado. Na ocasião, a marca substituiu a FM Mundial, esta que atuou na sintonia por mais de 10 anos. A atual emissora abrange diversas cidades do Leste Paulista.

05 agosto 2022

Rádio Lembrança - Os bons tempos estão de volta !

Curiosidade: Vídeo postado por radialista da Rádio Mix FM com uma passagem de locução viraliza no TikTok

 São Paulo - Em dois dias após a postagem, o vídeo atingiu quase 800 mil visualizações, além de angariar milhares de curtidas, comentários e seguidores no perfil

Um vídeo publicado pelo radialista Jorge Ribeiro da Rádio Mix FM 106.3 de São Paulo viralizou no TikTok. O material retrata uma passagem de locução do comunicador durante o seu trabalho. Em dois dias após a postagem, o vídeo atingiu quase 800 mil visualizações, além de angariar milhares de curtidas, comentários e seguidores no perfil. Usuários do TikTok ficaram curiosos para saber como são os bastidores de uma emissora de rádio musical, mesmo com as estações expondo mais suas atividades através de fotos e vídeos na internet.

Com a abertura mencionando a frase "é assim que acontece do outro lado do rádio", o vídeo tem duração de cerca de um minuto e mostra o comunicador Jorge Ribeiro anunciando músicas executadas durante o programa No Break, mencionando o nome de uma ganhadora de uma ação e também anunciando uma promoção. Em questão de dois dias, o vídeo atingiu marcas surpreendentes, o que mostra que o rádio segue despertando a curiosidade por parte do seu público.

Em dois dias, o material atingiu 780 mil visualizações, 102 mil curtidas e mais de 3.600 comentários. Além disso, Jorge Ribeiro destacou que ganhou 16 mil seguidores na rede social voltada à publicação de vídeos curtos. A repercussão também ocorreu no perfil do radialista no Instagram.

Em conversa com a redação do tudoradio.com, Jorge Ribeiro disse que a iniciativa surgiu diante dos testes de câmera que a emissora estava realizando para a transmissão do "Mix Tudo" para o canal no YouTube. O radialista então gravou a imagem e postou no TikTok, porém não imaginando sobre a repercussão que o conteúdo lhe daria. 

Em relação aos comentários, Ribeiro destacou que diversas manifestações positivas por parte da audiência foram registradas entre os comentários, inclusive com vários usuários revelando que são ouvintes rotineiros da rádio, mas não tinham imaginado como são os bastidores daquilo que escutam com frequência. 

Confira a publicação feita pelo radialista, com a passagem entre as músicas no No Break, da Rádio Mix FM de São Paulo

SET Expo 2022 | Painel sobre streaming reúne Google, Kantar IBOPE Media, Grupo Jovem Pan e Samsung

São Paulo - Mudanças no modelo de negócio do streaming de vídeo serão debatidos em painel marcado para o segundo dia do SET Expo 2022

A programação de um painel sobre o mercado de streaming de vídeo no Brasil deverá unir em um debate nomes do Google, Kantar IBOPE Media, Grupo Jovem Pan e Samsung. Marcado para a terça-feira (23), segundo dia do SET Expo 2022, a grade visa debater as mudanças no modelo de negócios das plataformas de streaming, como a entrada de planos mais baratos para o usuário, mas que veiculam publicidade. O painel vai reunir nomes que estão envolvidos em todas as pontas da cadeia desse mercado. Acompanhe:

Com o título "Streaming: As placas tectônicas continuam se movimento" e moderado por Daniela Souza (Conselheira da SET e SVP AD Digital), o painel terá executivos que são responsáveis por gerar métricas, proprietário de plataforma, fabricante de dispositivos e rede responsável pela monetização / anúncios digitais + programática.

O Grupo Jovem Pan será o representante das plataformas de streaming nessa discussão, através da participação de Roberto Araújo, CEO da empresa. A marca, que tem o rádio como sua origem e até então principal atividade, realizou uma série de investimentos na geração de conteúdos digitais em vídeo, movimentação esta que resultou no Panflix (a plataforma de streaming em questão) e até uma TV (a Jovem Pan News, lançada em 2021 em canais digitais e na distribuição por assinatura).

Também está no painel a CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, Melissa Vogel. A executiva tem sido acompanhada com frequência pelo mercado através das mais diversas apresentações realizadas por ela, sobre as mudanças no consumo de mídia no Brasil, em especial no crescimento do streaming entre a população. Recentemente a empresa lançou estudos que trazem insights importantes sobre esse ecossistema digital.

Luis Camargo (Media & Entertainment Business Developer Lead do Google Brasil) e Aline Jabbour (Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Aquisição de Conteúdo para América Latina da Samsung) também estão na programação do painel.

Acompanhe a descrição da programação e seu serviço:

Streaming: As placas tectônicas continuam se movimento - dia 23/08 - sala 1 - 11h00

No mundo da publicidade e D2C, um modelo que vem ganhando corpo é o FAST (Free ad – supported streaming TV). Vários dos novos formatos foram pensados para o consumo destas plataformas nos aparelhos de TV Conectada em conjunto com ativações no celular, como segunda tela. As empresas FAST indicam que vão fortalecer suas ofertas e formas de melhorar sua monetização, com melhor integração do streaming de TV nos modelos de mix de marketing e soluções de publicidade digital na distribuição linear (DAI), além de atenderem a necessidade do consumidor que está fatigado com o número de assinaturas atuais. Temos também a necessidade de muitos produtores e ou distribuidores de conteúdo de criarem novas oportunidades de negócios em novas janelas. Será este o novo futuro para TV? O que é TV? Neste painel, abordaremos o tema com a discussão entre profissionais que representam toda a cadeia de valor, desde o content owner, plataformas, métricas e comportamento do consumidor.

Dia do Rádio no SET Expo 2022

Na quinta-feira, dia 25, o rádio terá a sala 1 totalmente voltada à assuntos de interesse para o setor. Assuntos como formação de redes, distribuição e geração de conteúdo multiplataforma, regulatório, novidades na área de transmissão, entre outros pontos, serão debatidos na programação deste dia. 

Não será a primeira vez que o SET Expo 2022 terá um dia voltado ao rádio em uma das salas destinadas ao congresso. Nas edições presenciais anteriores o meio foi novamente destaque na programação, contando com uma ampla presença de radiodifusores e profissionais da indústria de rádio. Todas as programações do Dia do Rádio contaram com a sala cheia. 

O tudoradio.com atuará como media partner do SET Expo 2022. O portal também esteve presente como apoiador na divulgação da programação nas edições de 2017, 2018 e 2019. Já a cobertura da feira e do congresso ocorre de forma ininterrupta pela equipe do tudoradio.com desde 2009.

Já a feira de serviços contará com diversas empresas voltadas ao mercado de rádio. Entre as marcas confirmadas estão a Cadena Sistemas, Sinteck Next, Dário Produções, entre outras. Clique aqui para conferir a lista completa e a localização das marcas no pavilhão.

Confira a programação que será realizada na sala 1 (em breve mais detalhes):

09h00 - O FUTURO DO RÁDIO ESTÁ NAS REDES? - Moderadores: Eduardo Cappia e Daniel Starck

11h00 - MÉTRICAS - Moderadores: Marco Túlio e Marco Moretto / Palestra de Giovana Alcantara (Kantar IBOPE Media)

14h00 - CRIATIVIDADE EM RÁDIO / COMUNICAÇÃO - Moderador: Robson Ferri

O SET Expo 2022 - Serviço

O SET Expo, considerado o maior evento voltado à área de comunicação na América Latina, será realizado entre os dias 22 e 25 de agosto em São Paulo, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, zona norte da capital paulista).

A abertura da feira será no dia 23 (terça-feira) e o Dia do Rádio (SET Rádio) no dia 25 (quinta-feira). Para mais informações e registros de participação, acesse: https://set.org.br/events/setexpo 

Informação resumida do serviço:

SET EXPO 2022
Feira: 23 a 25 de Agosto de 2022
Congresso: 22 a 25 de Agosto de 2022
Onde: Pavilhão Azul do Centro de Convenções do Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Rádio Lembrança - Os bons tempos estão de volta !

Transamérica anuncia contratação do radialista David Jill para comandar a área digital da emissora

 São Paulo – Profissional já conta com outra passagem pela emissora, quando participou do projeto Transanet

A Transamérica FM 100.1 de São Paulo anunciou a contratação do radialista David Jill. O profissional vai assumir o posto de Head de Conteúdo Digital e Tecnologia com a proposta de reestruturação da marca. Jill passa a comandar a área digital da emissora e promete fazer da Transamérica FM mais ativa e presente na web.

David Jill, conhecido no mercado por “Detone”, foi um dos responsáveis pelo projeto Transanet, nos anos 2000. “Com os meus 31 anos de rádio, sempre fui ouvinte da Transamérica. Tive a oportunidade de deixar um bom legado naquela época. Agora, 20 anos depois, volto para essa casa com a missão de repetir a dose nos moldes atuais”, afirma

O profissional tem também em seu currículo passagem por importantes emissoras da capital paulista. Jill também realiza consultorias e palestras para o meio Rádio, além de artigos internacionais publicados pela indústria broadcast, sempre com foco no lado estratégico e tecnológico digital. 

Ele também é responsável pela operação da BestRadio Brasil, emissora digital que conta com vários anos no mercado. “A Transamérica tem tudo para se destacar no mercado digital, oferecendo conteúdo de qualidade e inovações tecnológicas”, completa Jill.

Em maio, a Rede Transamérica apresentou o novo gerente Executivo de Rede, Gustavo Paula Silva. O profissional conta com ampla experiência na gestão de redes de rádio, contando com passagens por grupos de comunicação importantes.