São Paulo - Prática mantém anunciantes presentes na transmissão do dial, mas retira da internet as inserções da propaganda eleitoral
O digital segue oferecendo alternativas interessantes para as emissoras quando o assunto é "alguma limitação imposta pelo dial". Recentemente, o Blog noticiou que 27 estações de rádio de São Paulo oferecem conteúdos alternativos aos seus ouvintes através de seus respectivos streaming de áudio, isso enquanto a transmissão em FM/AM está comprometida com os dois blocos diários de 25 minutos cada da propaganda eleitoral. E uma delas foi além desses dois momentos diários: a Antena 1 FM 94.7 de São Paulo não está veiculando em seu streaming as inserções políticas-eleitorais que vão ao ar em 94.7 FM. Acompanhe os detalhes:
Funciona da seguinte forma: a Antena 1 está gerando um intervalo comercial que vai para o dial FM, onde cumpre todas as obrigações do período eleitoral, com as inserções dos candidatos e partidos para o pleito de 2022, enquanto para o streaming de áudio o bloco gerado conta com os anunciantes da emissora (que também vai ao dial) e é completado o tempo com música, sem as inserções eleitorais.
Como a obrigatoriedade da veiculação política-eleitoral é destinada somente à transmissão terrestre (AM/FM), a Antena 1 decidiu ampliar a geração de conteúdo em áudio alternativo via streaming, mantendo a sua operação artística regular pelo digital.
No levantamento sobre as rádios de São Paulo que oferecem programações alternativas à propaganda eleitoral nos dois blocos diários de 25 minutos cada, o tudoradio.com havia indicado a possibilidade das emissoras alterarem seus breaks via streaming em pleitos futuros, fazendo gerações separadas entre o dial e o áudio digital.Trata-se de uma tendência que já era observada em rádios dos Estados Unidos e da Europa, inclusive como ampliação de estratégias comerciais.
Conforme destacado anteriormente pelo Blog, com o crescimento constante no consumo de rádio via internet, as emissoras de São Paulo viram uma oportunidade de manter a fidelização de suas audiências ao seguirem com suas grades tradicionais através do streaming de áudio. E a Antena 1 ampliou essa possibilidade ao modificar o break que é destinado à internet (via streaming de áudio), rádio que está entre as emissoras de maior consumo de áudio no digital.
Essa prática das emissoras de seguir com suas grades normais via streaming também ocorre de forma massiva durante a veiculação da A Voz do Brasil, obrigatória no serviço de radiofrequência (com início às 19h00 e limite de encerramento às 22h, de segunda a sexta). Já os dois blocos de 25 minutos de duração com a propaganda eleitoral vão ao ar no dial às 07h00 e às 12h00.