21 setembro 2022

Belo Horizonte conta com as estreias da Light FM e da Rádio Mix FM; Jovem Pan FM expande em São Paulo

 Belo Horizonte - Segunda quinzena do mês de setembro conta com definições no dial FM mineiro. Rádio Mix FM estreou ontem (21) e Light FM é inaugurada hoje (22)

Duas redes nacionais e uma marca local estão envolvidas nas mudanças já confirmadas oficialmente para o dial FM brasileiro nesta segunda quinzena de setembro. Ontem (21) ocorreu a estreia da Rádio Mix FM 90.3 de Belo Horizonte (MG), afiliada da rede paulista de formato jovem/adulto-pop. E hoje (22) acontece a estreia da local Light FM 103.9, de formato adulto-contemporâneo, também no dial FM da capital mineira. No próximo dia 23, sexta-feira, está prevista a estreia de mais uma afiliada paulista da rede Jovem Pan FM. Acompanhe:

Com uma identidade sonora que conta com produções da norte-americana Reel World e da brasileira Galla Produções (responsável pelo artístico da nova FM), a Light FM chega hoje ao dial FM de Belo Horizonte. A emissora, de formato adulto-contemporâneo, é gerida pelo empresário Emanuel Carneiro e pelo executivo Carlos Rubens Doné. 

Conforme destacado anteriormente pelo Blog, a orientação artística da Light FM conta com uma rotação um pouco mais alta do que é habitualmente trabalhado dentro desse segmento, abraçando também uma faixa etária mais jovem. E a estreia oficial em 103.9 FM será realizada a partir das 12h30 desta quarta-feira (21).

Antes, no início da noite desta terça-feira (20), a Rádio Mix FM inaugurou mais uma emissora de sua rede nacional. Entrou no ar a Rádio Mix FM 90.3 de Belo Horizonte, estação que permaneceu uma semana em fase de expectativa e foi apresentada em rede nacional a partir das 18h00 de ontem, na abertura do programa Mix Tudo. 

Nos últimos meses, a 90.3 FM passou por uma série de melhorias técnicas, isso durante a passagem dos projetos A Rádio da Massa Atleticana e da Rádio Show FM, o que ampliou a capacidade de sinal da estação na Grande Belo Horizonte. A frequência é responsável pela segunda passagem da Rede Mix de Rádio na capital mineira, marca que participou do mercado entre os anos de 2006 e 2012, estando entre os 10 maiores volumes de audiência da capital mineira.

O mercado de rádio de Belo Horizonte tem ocupado as páginas do tudoradio.com por vários motivos. Além das novidades no dial FM, a capital mineira tem se destacado por ser a praça que é dona do maior alcance do meio entre os 13 mercados pesquisados regularmente pela Kantar IBOPE Media, chegando a 90% da população local.

28ª estação paulista da Jovem Pan FM

No próximo dia 23 está prevista a estreia de mais uma afiliada da rede Jovem Pan FM em território paulista. A atual Dimensão FM 94.3, de formato popular/sertanejo, vai ceder o canal para a inauguração da Jovem Pan FM 94.3, voltada ao mercado de Ituverava. A estação será a 28ª emissora em FM a carregar a marca da Jovem Pan FM no estado de São Paulo, um recorde histórico para a marca.

A nova afiliada da Jovem Pan FM vai complementar a cobertura de sinal de outras afiliadas da rede nesta área do território paulista, compreendida entre o Norte de São Paulo e o Triângulo Mineiro: nos arredores são captados os sinais das emissoras Jovem Pan FM 93.1 de Ribeirão Preto (SP), Jovem Pan FM 101.5 de Barretos (SP), Jovem Pan FM 107.3 de Jaboticabal (SP) e a Jovem Pan FM 103.7 de Uberaba (MG). 

Segundo informações extra-oficiais, a Dimensão FM terá seu projeto deslocado para a sintonia 104.5 FM, que hoje se identifica como Top Áudio FM, de formato popular/hits. Os dois canais são controlados pelo Sistema Top de Rádio.

20 setembro 2022

Panorama: São Paulo volta a registrar a marca de 19 FMs acima de 1 milhão de ouvintes únicos alcançados

 São Paulo - Ao avançar, a Rádio Bandeirantes amplia a lista. Band FM segue líder e Jovem Pan FM se aproxima da marca de 3 milhões em alcance

O rádio de São Paulo continua colecionando números importantes quando o assunto é alcance de ouvintes. Hoje são 19 FMs que contam com mais de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias, isso em cada estação. E na atual medição realizada pela Kantar IBOPE Media, são oito FMs cujo alcance supera a marca de 2 milhões de ouvintes. Vale lembrar que o rádio de São Paulo está em um patamar mais elevado, tanto que a praça auxiliou na alta geral do alcance do rádio no Brasil (considerando as 13 regiões pesquisadas pela Kantar). Acompanhe (trimestre junho a agosto de 2022 - 05h-00h/FM+WEB):

Mais próximas no topo

Band FM 96.1 (popular/hits) continua na liderança geral de alcance, marca que também é mantida pela rádio em audiência. São mais de 3 milhões de pessoas alcançadas em 30 dias pela emissora, patamar superior ao que a rádio estava registrando até 2021. 

E a novidade na atual pesquisa fica por conta da Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), emissora que apresentou mais um avanço em alcance e está muito próxima da marca de 3 milhões em 30 dias, cravando mais de 2,9 milhões. Para se ter uma ideia, o valor atual da Jovem Pan FM é histórico para a trajetória recente da emissora, assim como já foi observado em audiência. 

Acima dos 2 milhões

O número de FMs acima da marca de 2 milhões em alcance (30 dias e máximo) em São Paulo também segue chamando a atenção. Até o começo de 2020, antes da pandemia da covid-19, era comum que apenas 3 ou 4 rádios superassem essa marca. Hoje são oito emissoras nessa condição de destaque, evidenciando o momento positivo que o rádio paulistano vive atualmente.

Além das já citadas Band FM e Jovem Pan FM, esse grupo conta com Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo, que pelo segundo resultado consecutivo aparece como terceiro maior alcance do rádio paulistano), Gazeta FM 88.1 (popular/hits), Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa, que evolui e ganha posição). 

Rádios como Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), que completam o top 10 em alcance, estão próximas da marca de 2 milhões em alcance (30 dias). 

Quem também está se aproximando desse grupo é a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), rádio que vem evoluindo constantemente em alcance e atualmente conta com uma de suas melhores marcas nesse quesito, próximo a 1,8 milhão de ouvintes únicos em 30 dias.

As 19 FMs

Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) avançou em alcance e agora amplia o número de emissoras que superam a marca de 1 milhão de pessoas únicas em seus respectivos canais. Detalhe: essa é uma das maiores marcas já obtidas pela emissora em FM, cujo alcance girava em torno de 600 a 700 mil (30 dias) antes da pandemia da covid-19 (início de 2020).

Antes, emissoras como Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), Kiss FM 92.5 (adulto/rock), Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) completam essa lista de destaque.

Detalhe também para a BandNews FM, que renovou a sua melhor marca em alcance ao variar novamente de forma positiva na medição.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Band FM segue líder e Jovem Pan FM se aproxima dos 3 milhões em alcance
- Alpha FM mantém posição no top 3 em alcance
- 89 FM A Rádio Rock avança um degrau no top 10 de alcance
- Antena 1 mantém tendência de alta e renova sua melhor marca em alcance 
- BandNews FM também evolui e renova sua melhor marca
- Rádio Bandeirantes supera a marca de 1 milhão em alcance 

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sem política no break: Antena 1 conta com programação alternativa em seu streaming durante os intervalos comerciais

 São Paulo - Prática mantém anunciantes presentes na transmissão do dial, mas retira da internet as inserções da propaganda eleitoral

O digital segue oferecendo alternativas interessantes para as emissoras quando o assunto é "alguma limitação imposta pelo dial". Recentemente, o Blog noticiou que 27 estações de rádio de São Paulo oferecem conteúdos alternativos aos seus ouvintes através de seus respectivos streaming de áudio, isso enquanto a transmissão em FM/AM está comprometida com os dois blocos diários de 25 minutos cada da propaganda eleitoral. E uma delas foi além desses dois momentos diários: a Antena 1 FM 94.7 de São Paulo não está veiculando em seu streaming as inserções políticas-eleitorais que vão ao ar em 94.7 FM. Acompanhe os detalhes:

Funciona da seguinte forma: a Antena 1 está gerando um intervalo comercial que vai para o dial FM, onde cumpre todas as obrigações do período eleitoral, com as inserções dos candidatos e partidos para o pleito de 2022, enquanto para o streaming de áudio o bloco gerado conta com os anunciantes da emissora (que também vai ao dial) e é completado o tempo com música, sem as inserções eleitorais. 

Como a obrigatoriedade da veiculação política-eleitoral é destinada somente à transmissão terrestre (AM/FM), a Antena 1 decidiu ampliar a geração de conteúdo em áudio alternativo via streaming, mantendo a sua operação artística regular pelo digital. 

No levantamento sobre as rádios de São Paulo que oferecem programações alternativas à propaganda eleitoral nos dois blocos diários de 25 minutos cada, o tudoradio.com havia indicado a possibilidade das emissoras alterarem seus breaks via streaming em pleitos futuros, fazendo gerações separadas entre o dial e o áudio digital.Trata-se de uma tendência que já era observada em rádios dos Estados Unidos e da Europa, inclusive como ampliação de estratégias comerciais. 

Conforme destacado anteriormente pelo Blog, com o crescimento constante no consumo de rádio via internet, as emissoras de São Paulo viram uma oportunidade de manter a fidelização de suas audiências ao seguirem com suas grades tradicionais através do streaming de áudio. E a Antena 1 ampliou essa possibilidade ao modificar o break que é destinado à internet (via streaming de áudio), rádio que está entre as emissoras de maior consumo de áudio no digital.

Essa prática das emissoras de seguir com suas grades normais via streaming também ocorre de forma massiva durante a veiculação da A Voz do Brasil, obrigatória no serviço de radiofrequência (com início às 19h00 e limite de encerramento às 22h, de segunda a sexta). Já os dois blocos de 25 minutos de duração com a propaganda eleitoral vão ao ar no dial às 07h00 e às 12h00.

05 setembro 2022

Moov FM surge em Goiânia (GO) e inaugura um novo formato urbano no dial brasileiro

 Goiânia - Estação tem estreia prevista para o dia 15 e une formatos como rap, trap, hip hop, pop e funk carioca

Goiânia passará a contar com a Moov FM 101.7, emissora fruto do processo de migração AM-FM da antiga Rádio Daqui AM 1230. Com estreia prevista para o próximo dia 15, a estação inaugura um novo formato pop/urbano no dial FM brasileiro, prometendo executar uma programação musical e linguagem dos estilos rap, trap, hip hop, funk e pop. A 101.7 FM iniciou nesta segunda-feira (5) a sua expectativa, conforme relatado.

O formato prometido pela Moov FM é comum em grandes centros urbanos, como Nova York (EUA), Paris (França), Los Angeles (EUA), entre outros, geralmente formado com uma audiência mais jovem. E, com base na programação de expectativa da 101.7 FM, é possível perceber que o formato foi adaptado ao perfil da audiência brasileira, intercalando elementos artísticos acompanhados lá fora com nomes bem conhecidos (e atuais) da música urbana nacional.

A frequência 101.7 FM é fruto do processo de migração AM-FM da Rádio Daqui AM 1230, nome que esteve no ar desde junho de 2009, quando a atual CBN FM 97.1 (jornalismo/esportes) deixou de ser repetida na faixa AM. Trata-se de um canal de classe A4, ou seja, cobre com facilidade toda a Grande Goiânia.

A Moov FM é controlada pelo Grupo Jaime Câmara, assim como a já citada CBN Goiânia e a Executiva FM 92.7 (de formato adulto-contemporâneo).

Goiânia: um dial mais formatado e movimentado

Goiânia tem se destacado pela grande variedade de formatos de rádio para a sua audiência, situação impulsionada nos últimos anos pelo surgimento de novos projetos em FM e, mais recentemente, pelo processo de migração AM-FM. 

Considerando apenas as mudanças no FM de Goiânia em 2022, os ouvintes passaram a contar com a Rádio Bandeirantes FM 98.7 (jornalismo, originada na faixa AM), Rádio Maria Brasil FM 99.9 (de formato religioso/católico) e Fonte FM 92.3 (religiosa/gospel, também originada no AM, da antiga Rádio Aliança). Também houve a troca de canal da Positiva FM 99.1 (popular/sertaneja, que antes operava em 98.9 FM) e da Clube FM 95.9 (popular/hits, que estava em 95.7 FM e foi inaugurada em 2021).

Livro sobre a TV Tupi destaca a história do rádio no Brasil

 São Paulo - Obra conta com registros importantes sobre o rádio, que está completando 100 anos no Brasil

A trajetória da TV Tupi de São Paulo está sendo retratada por meio do e-book TV Tupi - do Tamanho do Brasil com uma versão atualizada, ampliada e gratuita. A obra lançada originalmente em 2020 pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) para celebrar os 70 anos da TV brasileira, destaca a história do rádio no país. Os autores são Maurício Viel — jornalista e pesquisador do rádio e da TV — e Elmo Francfort — jornalista, professor e diretor do Memória ABERT e do Museu da TV, Rádio & Cinema.

O livro destaca que a televisão surgiu a partir da estrutura do rádio e, para falar sobre isso, os autores do livro foram buscar detalhes nas raízes do rádio no mundo e no Brasil. O resultado é que informações minuciosas e comprovadas são passadas ao leitor, mostrando como foram as primeiras transmissões de rádio broadcast no mundo e no Brasil, quando, há exatos 100 anos, em 7 de setembro de 1922, foi inaugurada a Exposição do 1º Centenário da Independência no Rio de Janeiro. 

A estação ganhou o prefixo SPC e era apenas demonstrativa. Operaria por alguns meses, durante a permanência da exposição. Durante este tempo, uma outra estação de radiotelegrafia do governo, situada também no Rio de Janeiro, passou igualmente a irradiar alguns eventos da Exposição no período noturno e, logo depois, iniciou a produção de alguns programas exclusivos. 

Essa foi a estação SPE da Praia Vermelha, que mais tarde se chamaria Rádio Club do Brasil. No ano seguinte (em 1923), foi a vez da antológica Rádio Sociedade do Rio de Janeiro iniciar suas transmissões, sob direção do antropólogo Roquette Pinto, emissora que está no ar até hoje, operando como Rádio MEC AM.

Os autores do livro também mostram a história das rádios Difusora “Jet Music” e Tupi de São Paulo, o início do FM no Brasil e abordam a velha discussão sobre considerar ou não a Rádio Clube de Pernambuco como a primeira emissora de rádio do país. Para tanto, são mostradas comprovações de que, em 1922, completavam-se dois anos em que esta emissora vinha transmitindo sinais de radiotelegrafia (Código Morse) e não de radiofonia (broadcast).

E-book ou Impresso

O e-book pode ser acessado gratuitamente no site Memória ABERT (memoria.abert.org.br). Para quem preferir, também está disponível a versão impressa, que pode ser adquirida pela plataforma Clube de Autores, no endereço www.clubedeautores.com.br/livro/tv-tupi-do-tamanho-do-brasil. Os autores abdicaram dos direitos autorais e os custos refletem apenas a impressão e o envio.

Sobre a Obra

A trajetória da pioneira TV Tupi é o fio-condutor da história da televisão brasileira, que, em 18 de setembro de 2022, completará 72 anos. Em TV TUPI - DO TAMANHO DO BRASIL, são mostrados detalhes técnicos, desde as primeiras experiências com televisão no país — feitas por Roquette Pinto no Rio de Janeiro, em 1933. São narrados os passos de Assis Chateaubriand (o magnata das comunicações no Brasil), desde sua decisão de implantar, em 1946, duas estações de TV no Brasil (as TVs Tupi do Rio de Janeiro e de São Paulo), passando pela importação e montagem dos equipamentos, a fase experimental, o show de inauguração e o desenvolvimento tecnológico e estrutural da TV Tupi - Canal 3 de São Paulo. Por fim, há um apanhado geral sobre seus quase 30 anos de operação, a crise, o seu fechamento e o destino de seu patrimônio.

Os autores primam pela pesquisa aprofundada, corrigindo diversos erros cometidos quando se conta a história da TV brasileira. Trazem à tona diversas informações importantes sobre os primórdios da TV e mostram, por exemplo, que a primeira emissora que começou a ser montada no Brasil não foi propriamente a TV Tupi; que, ao contrário do que se conta, havia aparelhos receptores disponíveis para a inauguração da TV Tupi de São Paulo; e que é falsa a história de que não haviam pensado no que exibir no dia seguinte à inauguração da Tupi de São Paulo.

Com muitas informações inéditas, TV TUPI - DO TAMANHO DO BRASIL tem excelente e detalhado conteúdo, numa leitura obrigatória para estudantes, pesquisadores e simpatizantes da comunicação. São 698 páginas e mais de 300 fotografias, muitas delas inéditas.

01 setembro 2022

Jovem Pan FM marca estreia de afiliada em Ituverava (SP) para o dia 23

 São Paulo – Rede vai transmitir sua programação por meio da 94.3 FM. Serão 28 FMs ligadas à Jovem Pan FM em território paulista

Atualizado - A Rede Jovem Pan FM (liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo) vai expandir suas afiliadas no interior paulista. A futura Jovem Pan FM 94.3 de Ituverava (SP) tem a data de estreia confirmada para o dia 23 de setembro, na abertura do programa Pânico, que está começando mais tarde devido ao programa eleitoral.

A nova afiliada vai complementar a região compreendida entre o Norte de São Paulo e o Triângulo Mineiro. Nessa área, já são sintonizadas a Jovem Pan FM 93.1 de Ribeirão Preto (SP), Jovem Pan FM 101.5 de Barretos (SP), Jovem Pan FM 107.3 de Jaboticabal (SP) e a Jovem Pan FM 103.7 de Uberaba (MG). 

Outro destaque é a marca de afiliadas da rede no interior paulista. Com Ituverava, a marca Jovem Pan FM chegará a 27 cidades no estado, sem contar com a líder da rede na capital paulista.

A sede da Jovem Pan FM será no prédio do Sistema Top de Rádio, que também mantém as rádios Top Áudio 104.5 FM e a atual Dimensão FM 94.3 de Ituverava. A sede fica na Avenida Dr. Soares de Oliveira, 2405.

De acordo com as informações do Tribuna de Ituverava, os estúdios da rádio já estão sendo adequados para receber a programação e os novos equipamentos também já foram adquiridos e serão instalados no início deste mês. A direção das emissoras do Sistema Top de Rádio continuará sob o comando do radialista Fabio Lima.

31 agosto 2022

Alvorada FM completa 44 anos e realiza show em Belo Horizonte

 Belo Horizonte – Emissora do formato adulto/contemporâneo vai realizar o show no Centro Cultural Unimed-BH Minas

A Alvorada FM 94.9 de Belo Horizonte completa 44 anos operando no dial da capital mineira. A emissora, que tem sua programação voltada ao formato adulto-contemporâneo, vai realizar um show com o cantor Flávio Venturini na terça-feira (6), no Centro Cultural Unimed-BH Minas. A rádio é uma das mais ouvidas no ranking de audiência da capital mineira.

A Alvorada FM oferece aos ouvintes de Belo Horizonte e da Região Metropolitana uma programação voltada ao formato adulto-contemporâneo, com informações sobre cultura, entre outros assuntos. O show de aniversário será no Centro Cultural Unimed-BH Minas, que é parceiro da rádio em alguns dos projetos.

O cantor mineiro Flávio Venturini vai apresentar o show Girassol. No repertório estarão clássicos do repertório de Flávio como “Todo Azul do Mar”, “Linda Juventude”, “Noites com Sol”, além de canções do disco inédito “Paisagens Sonoras vol. 1”, como o hit que dá nome ao show, além de outras faixas que tocam na programação da 94.9 FM.

Mineiro de Belo Horizonte, Flávio Venturini surgiu na cena musical nos anos 1970 no disco Clube da Esquina, de 1972. Para além do movimento musical, o artista participou do grupo musical O Terço, entre 1974 e 1976, também criou o 14 Bis, banda da qual fez parte entre 1980 e 1989, quando saiu para seguir carreira solo. São sucessos de Flávio Venturini as canções “Todo Azul do Mar”, “Linda Juventude”, “Planeta Sonho”, “Nascente”, “Nuvens”, “Espanhola”(com Guarabyra), “Mais Uma Vez” (com Renato Russo), “Bessame”, “Noites com sol”, entre outros.

A Alvorada FM segue isolada na quarta colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa e está novamente muito próxima da marca de 1 milhão de ouvintes diferentes no alcance máximo. A emissora também cresceu em audiência na comparação com a pesquisa anterior, segundo atualização da Kantar IBOPE Media (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a junho de 2022).