19 abril 2024
Menina FM completa 40 anos e realiza ações comemorativas no interior paulista
Olímpia - Entre os prêmios estão vale-compras, kits com brindes personalizados da rádio e hospedagem em hotel com parque aquático
A Menina FM 93.3 de Olímpia (SP) está prestes a completar 40 anos de atuação. Como forma de celebrar, a emissora passou a realizar diversas ações que visam premiar os ouvintes. Entre os prêmios estão vale-compras, kits com brindes personalizados da rádio e hospedagem em hotel com parque aquático.
Com programação voltada ao formato popular/hits e com ênfase na música sertaneja, a Menina FM surgiu no dia 24 de maio de 1984. Ao longo desses 40 anos a emissora conquistou sua credibilidade no mercado regional e hoje conta com um raio de abrangência em mais de 50 municípios da região de São José do Rio Preto.
Como forma de comemorar junto à sua audiência, a rádio iniciou recentemente uma série de ações relacionadas aos seus 40 anos. Participando, o ouvinte tem a oportunidade de faturar vales-compras em supermercados e loja de construção, hospedagem em hotel com parque aquático, chapéu de artista, entradas familiar para parques de Olímpia (SP), kits com camiseta, boné, adesivo e chaveiro comemorativo aos 40 anos, entre outros prêmios.
Os interessados em participar devem se cadastrar acessando o aplicativo da Menina FM. Outra forma de concorrer é acompanhar a programação da rádio e responder as enquetes com perguntas relacionadas aos 40 anos da estação.
Panorama: Band FM lidera e Antena 1 segue como vice-líder geral; Jovem Pan FM e Jovem Pan News ganham posições em Campinas
Campinas - Educadora FM também avança e segue próxima da briga pela liderança, além de liderar em alcance
O mercado de rádio de Campinas acompanhou na semana passada mais uma atualização geral dos dados de audiência, que mostram como está o consumo de rádio na praça. Os números são da pesquisa regular da Kantar Ibope Media e mostram avanços significativos em várias emissoras, inclusive com mudanças no ranking FM de audiência e crescimento das líderes. Acompanhe os destaques observados na medição atual (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2024):
Líderes em alta
O resultado atual de audiência foi positivo para as rádios que são donas dos três maiores volumes do mercado de Campinas. A Band FM 106.7 (popular/hits) liderou essa arrancada, obtendo o maior avanço percentual e absoluto de audiência entre as FMs do top 3, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso assegurou à 106.7 FM a liderança de audiência pelo quinto resultado consecutivo em Campinas. A Band FM também contou com uma forte alta no total de ouvintes únicos, avançando para 185 mil.
A Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) também acompanhou o movimento de alta, variando de forma positiva no filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso foi importante, pois mantém a emissora posicionada próxima da atual líder geral, além de assegurar pela segunda vez consecutiva a vice-liderança geral de audiência em Campinas. No total de ouvintes únicos, a Antena 1 alcançou a marca de 165 mil.
E a Educadora FM 91.7 (jovem/pop) completa o top 3 de audiência nos principais períodos da medição, também apresentando variação positiva em seu índice de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já no total de ouvintes únicos, a 91.7 segue liderando de forma isolada em Campinas, com 222 mil nesse quesito.
Top 5 com mudanças
A movimentação atual do meio assegurou à Cidade FM 92.5 (popular/hits) a quarta colocação geral de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), condição esta que é mantida pela segunda vez consecutiva pela FM.
Destaque para a Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop), que foi um dos principais destaques da atual medição. O motivo foi o retorno da emissora para o top 5 de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), beneficiada pela movimentação do FM local. Já no total de ouvintes únicos, a 89.9 FM voltou a brigar pela vice-liderança geral, avançando para 180 mil nesse quesito.
A Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertaneja) aparece logo na sequência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), não estando tão distante das emissoras Cidade FM e Jovem Pan FM em períodos gerais.
Com um considerável avanço em audiência nos períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Nativa FM 89.3 (popular/sertaneja-romântica) voltou a diminuir a distância que a separa das emissoras que complementam o top 5 de audiência.
Mais destaques
Também foi destaque o forte avanço de audiência da Jovem Pan News FM 100.3 (jornalismo/esportes) em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), registrando o maior crescimento percentual entre todas as emissoras FMs assinantes da pesquisa e que estão no top 10. Com isso, a 100.3 FM avançou para a inédita nona colocação geral e se aproximou um pouco mais da CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes), que está na frente.
Também com avanço considerável, a Novabrasil FM 103.7 (adulto/nacional-mpb) completa o top 10 de audiência e também diminui a distância para emissoras concorrentes na pesquisa.
A pesquisa ainda conta com uma novidade: a Kiss FM 107.9 (adulto/rock) passou a assinar a medição e aparece posicionada como a primeira estação mais próxima do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Jovem Pan News: Subiu de 10º para 9º lugar (avançou 1 posição).
Antena 1: Aumento de 0,5% na audiência.
Educadora FM: Aumento de 0,3% na audiência.
Nativa FM: Aumento de 9,2% na audiência.
Jovem Pan News: Aumento de 20,7% na audiência.
Novabrasil FM: Aumento de 10,0% na audiência.
Revisão das estimativas populacionais
Vale recordar que, em janeiro, a Kantar IBOPE Media comunicou ao mercado que realizou uma atualização importante das Estimativas Populacionais 2024 para as praças de audiência regular de rádio. Elas apresentam como base os resultados do CENSO IBGE 2022 + PNADC 2023 com projeções para julho de 2024. Já para a distribuição de classe social (CCEB 2015), a empresa utilizou os dados do LSE 2023 (Levantamento Socioeconômico). Campinas foi uma das praças cuja estimativa populacional foi reduzida, o que impactou diretamente nos números de audiência e de alcance do rádio.
Dados como os do último Censo 2022 revelaram várias surpresas sobre o perfil e tamanho da população, onde antes se previa um número maior do que o revelado. E isso impacta diretamente qualquer pesquisa, inclusive a de rádio.
Dial FM com muitas emissoras
A pesquisa da Kantar IBOPE Media em Campinas mede aproximadamente 23 emissoras. É importante ressaltar que a cidade está entre as regiões com maior concentração de estações no dial FM, conforme pode ser verificado no site Blog: clique aqui para visualizar e ouvir a lista de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas localmente ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.
Vale mencionar também que a pesquisa de audiência de Campinas não abrange a região metropolitana, que está entre as mais populosas do país.
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o Blog acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
18 abril 2024
Mirante News FM deve surgir a partir do próximo mês em São Luís (MA)
São Luís - Marca será originada a partir do processo de migração da Mirante AM
O processo de migração AM-FM segue avançando por diversas regiões brasileiras. Uma das novidades se trata da Mirante AM 600 de São Luís (MA), marca que vai se tornar a futura Mirante News FM 104.1. A expectativa é de que a nova marca surja no dial FM a partir do dia 10 de maio.
Fundada em 10 de maio de 1988 e integrante ao Grupo Mirante, este que é considerado o 4º maior grupo de comunicação integrada do Nordeste e o maior do Maranhão, a Mirante AM deverá contar em breve com uma nova sintonia no dial. A novidade é decorrente do processo de migração AM-FM, este que irá posicionar a emissora em 104.1 FM, canal que já consta como outorgado, segundo o sistema Mosaico da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
No caso da Mirante AM, além da migração de sintonia, o processo vai vir acompanhado de uma novidade. Trata-se da alteração na identificação fantasia, já que a marca vai passar a se chamar Mirante News, nome que já se encontra registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual). Ainda não há detalhes quanto ao projeto, porém segundo informações recebidas pela redação do Blog, a data para o início da operação da nova sintonia é 10 de maio, dia em que a emissora vai completar 36 anos na capital maranhense.
Com o processo de migração AM-FM, a Mirante terá melhores condições de abrangência no Maranhão. A estação que vai abrigar a marca aparece como classe E3 de operação, porte técnico que permitirá com que o raio de cobertura seja elevado, abrangendo várias regiões do estado.
Além da emissora em AM, o Grupo Mirante é formado por outras rádios, incluindo a Mirante FM 96.1 de São Luís (MA), Mirante FM 100.3 de Santa Inês (MA) e a Mirante FM 95.1 de Imperatriz (MA). O grupo de comunicação também conta com a TV Mirante, emissora que está presente em São Luís (MA), Imperatriz (MA), Cocais (MA) e Balsas (MA).
O Blog monitora constantemente o processo de migração AM-FM com a listagem atualizada das emissoras que efetivam a transição. No caso de São Luís (MA), quatro rádios já migraram de faixa. São elas: Rádio Educadora FM 88.3, Difusora News FM 93.1, Massa FM 98.5 e a Rádio Timbira FM 95.5, esta última que iniciou, no último dia 8, a operação em caráter experimental.
Ministério das Comunicações publica extrato de termo aditivo para migração AM-FM da Rádio Record AM em São Paulo
São Paulo – Emissora tem autorização para operar em 77.1 FM na classe E2 de operação
O Ministério das Comunicações publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15), o extrato de termo aditivo para a adaptação de outorga da atual Rádio Record AM 1000 de São Paulo. Com isso, a emissora de formato popular/jornalismo/religiosa agora tem autorização para iniciar suas transmissões no dial FM estendido (eFM) da capital paulista. A emissora ainda não divulgou a data da estreia.
A Rádio Record já vinha veiculando chamadas alertando os seus ouvintes para o início das transmissões em FM. Nelas, a emissora explica como as pessoas poderão acompanhar a programação no dial eFM. De acordo com a publicação do Ministério das Comunicações, a Rádio Record vai operar em 77.1 FM.
A estreia da Rádio Sociedade Record já tem 95 anos, tendo acontecido na noite de 23/10/1928. Seu fundador foi o comerciante de discos e instrumentos musicais Álvaro Liberato de Macedo, dono da Casa Record. A estação foi instalada num sobrado, situado na Praça da República, nº 17, centro de São Paulo.
Em 1931, a decadente e precária Rádio Sociedade Record estava à venda e um rapaz de 30 anos de idade resolveu comprá-la. Ele era o Dr. Paulo Machado de Carvalho, que a adquiriu em sociedade com o cunhado Pipa Amaral, o amigo Jorge Alves de Lima e o engenheiro Leonardo Jones, responsável pela montagem técnica da pioneira do Estado, a Rádio Educadora Paulista.
A nova fase da Rádio Record iniciou-se em 11 de junho de 1931 e gerou muito sucesso. A emissora atravessou períodos importantes da história brasileira e mundial, como a Revolução de 1932. Na noite de 23 de maio daquele ano, ocorreram choques entre os manifestantes e os membros da Legião Revolucionária (transformada no Partido Popular Progressista, sob a licença de Miguel Costa). No confronto, que ocorreu em frente ao prédio onde se ficava a sede da emissora, morreram, tragicamente metralhados, os estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.
As iniciais dos seus nomes inspiraram a criação da sigla "MMDC", que passou a ser o estandarte daquele movimento. O fuzilamento dos estudantes foi presenciado e narrado por César Ladeira, da sacada da Record.
Com a crise financeira que atingiu a emissora e, consequentemente a TV Record, no final dos anos 80, a rádio e a TV foram vendidas à Igreja Universal do Reino de Deus em março de 1990. De 2001 a 2004, a rádio ficou com programação religiosa. Desde 2004, a emissora voltou com a programação musical, dividindo sua grade com programação religiosa.
08 abril 2024
Rádio Itatiaia lança Jornal da Itatiaia Tarde para as afiliadas da rede
Belo Horizonte – Atração estreou nesta segunda-feira (8) e vai ao ar das 12h30 às 13
A Rede Itasat, liderada pela Rádio Itatiaia FM 95.7 de Belo Horizonte (MG), lançou nesta segunda-feira (8) o Jornal Itatiaia Tarde (JIT). O novo produto será disponibilizado para todas as emissoras que compõem a rede Itasat, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h e é um produto exclusivo para todos os parceiros Itasat.
O programa tem duração de 30 minutos e os ouvintes terão acesso às principais notícias de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo, produzidas por todo o time de jornalismo da Itatiaia. Ancorado pela jornalista Kátia Pereira, direto de Belo Horizonte, o Jornal da Itatiaia Tarde vai abordar, com agilidade e transparência, os assuntos mais importantes da política, economia, além de muita prestação de serviço - com a qualidade de uma emissora que está há 72 anos no mercado.
+ Rede Itasat busca expansão da rede para fora de Minas Gerais
A missão do novo produto jornalístico será apresentar os desdobramentos do noticiário para quem sintoniza o rádio no meio do dia, deixando o ouvinte atualizado. O JIT integra o projeto de estruturação e expansão da Itasat, liderada pela Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte. Atualmente, a rede conta com 82 afiliadas em Minas Gerais.
Vale ressaltar que a Rede Itasat está se estruturando para se expandir para outros estados. Atualmente contando com 82 afiliadas, sendo que cinco são emissoras próprias em Minas Gerais.
MCom divulga extratos de termos aditivos para migração AM-FM em Salvador (BA) e nas regiões metropolitanas de SP e BH
Brasília – Rio de Janeiro foi o estado que teve mais emissoras beneficiadas neste lote divulgado pelo MCom.
O Ministério das Comunicações (MCom) publicou uma relação de extratos de termo aditivo para a migração AM-FM em sete cidades, sendo duas no estado do Rio de Janeiro e uma em São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Piauí e Pernambuco. Nas regiões metropolitanas de São Paulo e Minas Gerais, as frequências vão ocupar a faixa estendida do FM.
Entre os destaques desse lote divulgado pelo MCom, está a Rádio Da Cidade AM 1520 de Mogi das Cruzes (SP). A emissora do formato popular/hits vai ocupar a frequência FM 83.9. A estação está enquadrada na classe A4 de operação. Outra emissora que está em uma região metropolitana foi a Rádio Nova Sertaneja AM 1110 de Nova Lima (MG). A estação vai transmitir sua programação na frequência 76.1 FM, na classe A3 de operação.
+ Ministério das Comunicações divulga extratos de contratos de migrantes AM-FM em cinco estados
Na capital baiana, a Rádio Bahia, que opera como Rede Aleluia AM 1010 vai operar em 79.3 FM na classe A2 de operação. Em Resende (RJ), a Rádio Agulhas Negras AM 640 passará a operar em 99.7 FM na classe A1. A estação vai abrigar a programação da futura FM O Dia FM 99.7 de Resende.
O Termo Aditivo de Adaptação de outorga de AM para FM, ao contrato de concessão celebrado entre a União e a empresa permissionária tem como objetivo a adaptação da outorga de execução do serviço de Radiodifusão Sonora em Ondas Médias para a Outorga de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada.
- Rio de Janeiro
Resende
Rádio Agulhas Negras AM 640 para FM 99.7 - Classe A1
(Futura FM o Dia Resende)
Teresópolis
Rádio Teresópolis AM 1510 para FM 100.9 - Classe C
- São Paulo
Mogi das Cruzes
Rádio Da Cidade AM 1520 para eFM 83.9 - Classe A4
- Bahia
Salvador
Rádio Bahia (Rede Aleluia) AM 1010 para eFM 79.3 - Classe A2
- Minas Gerais
Nova Lima
Rádio Nova Sertaneja AM 1110 para eFM 76.1 - Classe A3
- Piauí
Oeiras
Rádio Vale do Canindé AM 990 para FM 93.7 - Classe B2
- Pernambuco
Cabo de Santo Agostinho
Sistema de Comunicação do Cabo de Santo Agostinho Ltda.
AM 1330 para FM 103.5 - Classe A4
22 fevereiro 2024
MPF não chega a acordo com a Jovem Pan e processo contra o grupo de mídia segue na Justiça Federal de São Paulo
São Paulo – Em nota, grupo confirma que foram concluídas as negociações com o MPF sem que fosse obtido um acordo
O Ministério Público Federal (MPF) e o Grupo Jovem Pan não chegaram a um acordo e a Ação Civil Pública que pede a cassação de concessões públicas do grupo de mídia e a seguirá tramitando na 6ª Vara Cível Federal de São Paulo. Portanto, ainda não há qualquer decisão prolatada sobre o caso. Segundo o MPF, a ação foi proposta por entender que as emissoras do grupo realizaram divulgação de notícias falsas e ataques à democracia em 2022. Já a Jovem Pan, em nota, confirma a ausência de acordo e afirma a inexistência de prática de atos lesivos de sua parte, considerando que foram injustamente imputados ao grupo de mídia.
“Diante disso, a Justiça Federal deu andamento ao caso, respeitando o devido processo legal. Dentro dos limites do processo, seja o judicial ou seja o administrativo, a Jovem Pan, ciente da ausência de prática de atos lesivos, injustamente imputados, exercerá o pleno contraditório e a ampla defesa na forma que a lei lhe faculta. O Grupo Jovem Pan reitera sua posição em defesa do Estado Democrático de Direito e de máximo respeito às Liberdades de Expressão e de Imprensa, reforçando a crença de que Justiça prevalecerá”, afirmou o grupo em nota.
Impasse no acordo entre MPF e Jovem Pan
Segundo matéria que foi publicada pela Folha de S.Paulo, o caderno F5 teve acesso ao documento de despacho da juíza Denise Aparecida Avelar, que derruba a suspensão do caso, que estava parado desde outubro para que as negociações acontecessem. “Tendo em vista a manifestação do MPF comunicando o encerramento das tratativas de acordo sem resultado positivo, determino o prosseguimento do feito. Reabro à União Federal o prazo de 72 (setenta e duas) horas para manifestação”, disse a magistrada.
Como acordo, a Jovem Pan havia aceitado veicular durante quatro meses, ao menos 15 vezes por dia, entre 6h e 21h, mensagens com informações oficiais sobre a confiabilidade do processo eleitoral. Esse era um dos pedidos do MPF. Além disso, segundo matéria da Folha, a Jovem Pan também queria a garantia de que não perderia suas concessões públicas de rádio e a liberação do pagamento da multa pedida pelo MPF, de cerca de R$ 13,4 milhões.
Na matéria, o jornal afirma que o MPF até levou em conta que o TAC era o melhor caminho, mas pediu a revisão de cláusulas. Uma delas era justamente a responsabilização financeira, sobre a qual o Ministério Público não quer abrir mão. Com o MPF irredutível na questão financeira, e a Jovem Pan sem querer desembolsar valores altos de multa, uma solicitação pacífica foi abortada.
Serra Branca FM amplia jornalismo com a estreia de nova atração no interior da Paraíba
Serra Branca - "Jornal Integração Cariri" passou a ser veiculado pela emissora
A Serra Branca FM 103.3 de Serra Branca (PB) passou a apresentar uma novidade relacionada a sua programação no interior da Paraíba. Trata-se da ampliação do conteúdo jornalístico da emissora com a estreia do "Jornal Integração Cariri". O programa é comandado por Augusto Barros e Eduarda Oliveira.
mais nova atração se une aos demais conteúdos jornalísticos que já fazem parte da programação da Serra Branca FM, a exemplo do "Jornal do Meio Dia" e do "Jornal Integração".
Além de poder ser acompanhado no dial local, em 103.3 FM, o "Jornal Integração Cariri" também é veiculado em formato multiplataforma, por meio do canal da rádio no YouTube, portal da emissora e também pelo aplicativo. Na apresentação, o programa tem o comando de Augusto Barros e Eduarda Oliveira, profissionais que já integram a equipe de jornalismo da estação.
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05 fevereiro 2024
Antena 1 expande sua rede e deve contar com afiliada em Colatina (ES)
São Paulo – Afiliada vai operar no interior do Espírito Santo em 90.9 FM
A Rede Antena 1, liderada pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo vai expandir sua marca no interior do Espírito Santo. Trata-se da futura Antena 1 FM 90.9 de Colatina, emissora nova que iniciou sua operação de teste nesta segunda-feira (29) e ainda não confirmou a data de estreia da nova programação do formato adulto-contemporâneo.
A futura afiliada da Rede Antena 1 é controlada pelo Grupo SIM de Comunicação, empresa que já é responsável pela operação da Antena 1 FM 102.1 de Cachoeiro de Itapemirim (ES). A emissora estreou como integrante da rede no segundo semestre do ano passado.
Operando em 102.1 FM, a Antena 1 de Cachoeiro do Itapemirim dispõe de uma das maiores coberturas de sinal do Espírito Santo, abrangendo alguns municípios do norte do Rio de Janeiro. Segundo estimativas da estação, a população potencial abrangida pelo sinal da FM é de quase 1 milhão de pessoas.
Segundo o apurado pela redação do Blog, a concessão é nova no município de Colatina e está inserida na classe C de operação. A rádio iniciou suas operações de testes nesta segunda-feira, veiculando uma playlist característica com a programação da Antena 1.
A Antena 1 é uma marca consolidada no estado do Espírito Santo, mas, nos últimos anos, teve sua operação voltada para Vitória e região metropolitana. Nessa região, figura entre as maiores audiências do FM local, segundo a Kantar IBOPE Media. Na capital capixaba, a rede conta com a Antena 1 FM 106.9.
Rádio é consumido por 75% da população do estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro - 86% do consumo ocorre no FM; o consumo de rádio é maior no Grande Rio do que no interior. Música lidera a preferência da audiência e força publicitária do meio é expressiva
A pedido do Midiacom, a Kantar IBOPE Media realizou uma pesquisa sobre o consumo de rádio no estado do Rio de Janeiro. Feita em novembro do ano passado, a pesquisa que não se restringe à capital, apontou algumas descobertas importantes sobre o meio em território fluminense: o consumo de rádio no Grande Rio supera o registrado pelo interior, o FM lidera como a forma mais utilizada de ouvir rádio, música lidera com folga na preferência entre os formatos de conteúdo, e 45% dos ouvintes dedicam mais de duas horas diárias às suas estações preferidas. Acompanhe:
No total, o alcance máximo do meio é de 75% no estado do Rio de Janeiro, impulsionado principalmente pelo consumo no Grande Rio de Janeiro, onde há medição de pesquisa regular (ou seja, feita todos os meses). Por lá, o levantamento atual indicou que 77% dos ouvintes afirmam ouvir rádio, contra 68% do interior do estado. Os dados da capital costumam flutuar próximos de 80%, sendo este o último valor para o Grande Rio de Janeiro no especial Inside Rádio, que conta com dados da pesquisa regular.
Já no alcance diário, 55% dos entrevistados afirmaram ouvir rádio em algum momento nas últimas 24 horas, sendo 58% para o Grande Rio de Janeiro e 46% para o interior do estado.
O levantamento também mostra que 85% dos ouvintes consideram o rádio importante para o seu dia a dia, com 52% afirmando que o meio faz companhia enquanto realizam outras atividades, 41% para obter notícias de forma rápida, 41% para ouvir música, 23% para ter informações sobre a região/cidade onde moram e 21% para saber sobre o trânsito.
Sobre a publicidade no rádio, 87% dos ouvintes no Rio de Janeiro lembram de ouvir algum formato de propaganda em áudio ou digital nos últimos 30 dias, com 41% afirmando ter comprado ou pesquisado algum produto em função de um anúncio que ouviram no rádio, mostrando a força de conversão da publicidade no meio.
Sobre o conteúdo consumido no Rio
Entre os conteúdos que os ouvintes mais gostam de ouvir, a música corresponde a 63% da preferência, seguido por 35% para notícias, 23% para conteúdo religioso, 22% para esportes, 19% para futebol, 19% para cultura, 14% para educação, 10% para economia, 10% para trânsito, 9% para política, 9% para clima/tempo, 6% para mídia e famosos, e 4% para conteúdo policial.
No destaque para estilos musicais, pagode e gospel estão entre as preferências predominantes da audiência de rádio. O primeiro corresponde a 40%, seguido por 38% do gospel, 32% para MPB, 28% para sertanejo, 28% para sucessos internacionais, 25% para samba, 21% para música romântica, 19% para rock, 18% para funk, 16% para forró, 11% para reggae e 9% para axé.
Perfil do público, formas e locais de acesso ao rádio
O levantamento também indicou o perfil desses ouvintes de rádio, onde 49% estão na classe C, 29% nas classes DE e 22% na classe A. Sobre as faixas etárias, 11% estão entre 12 e 19 anos de idade, 17% entre 20 e 29, 18% entre 30 e 39, 18% entre 40 e 49, 17% entre 50 e 59, e, por fim, 20% com 60 anos ou mais. Ou seja, o rádio conta com uma distribuição equilibrada entre as faixas etárias a partir dos 20 anos.
Quanto à forma de ouvir rádio no Rio de Janeiro, 86% afirmam que acessam suas rádios por meio do receptor FM tradicional, 22% ouvem pela internet e 9% pelo AM. Detalhe: os percentuais não somam 100% pois o entrevistado pode afirmar que ouve por mais de uma forma. E, nos três formatos, os valores no Grande Rio são superiores aos do interior. O streaming é crescente e segue uma tendência mundial, situando-se entre 20-30% dependendo do levantamento.
Quanto aos locais de escuta, 57% ocorre em casa (58% Grande Rio, 54% Interior), 17% no trabalho (18% Grande Rio, 16% Interior), 25% no carro (27% Grande Rio, 19% Interior), 14% no trajeto (15% Grande Rio, 10% Interior) e 3% em outros locais (4% Grande Rio, 3% Interior).
O estudo também aponta que 56% utilizaram o rádio comum para ouvir rádio (57% Grande Rio, 53% Interior), 27% um celular (pode ser FM ou streaming, com 28% no Grande Rio e 25% no Interior), 26% no rádio do carro (25% no Grande Rio e 26% no Interior) e 18% por aplicativos (em celulares, tablets e computadores, com 19% no Grande Rio e 14% no Interior).
A pesquisa ainda indica que de segunda a sexta-feira são os dias de maior penetração do rádio, inclusive no formato de escuta via internet. Quanto aos horários, o período chamado "comercial" (06h às 18h59) são os de maior consumo de rádio, fortalecendo o caráter publicitário do meio no estado.
Já o tempo médio de consumo, ou seja, quanto tempo as pessoas ficam dedicadas ao rádio por dia, 22% dos ouvintes afirmam ouvir rádio por mais de 4 horas diárias, 23% de 2 a 4 horas, 27% de 1 a 2 horas e 27% menos de 1 hora. No geral, 45% dos ouvintes escutam rádio por mais de 2 horas por dia, sendo 47% no Grande Rio e 37% no Interior.
Como o rádio é observado e sua credibilidade
A Kantar IBOPE Media perguntou aos entrevistados quais palavras mais definem o rádio. 37% dos ouvintes consideram o meio como algo tradicional e 31% como confiável, sendo a palavra que melhor define o rádio. "Companheiro" também ficou com 31%, seguido por "Divertido" com 28%, "Verdadeiro" para 15%, entre outras citações de palavras.
Para 83% dos ouvintes, o rádio apresenta as notícias de forma rápida e 64% acreditam nas notícias veiculadas pelo meio.
Fidelidade e renovação do público de rádio
O levantamento também mostrou um aspecto interessante sobre a renovação do público. 56% da audiência afirma que ouve rádio há mais de 20 anos. Mas 23% dos ouvintes pesquisados são recentes, ou seja, passaram a ter o hábito de ouvir rádio há menos de 5 anos.
A pesquisa da Kantar IBOPE Media foi realizada entre 6 e 15 de novembro de 2023, com pessoas a partir de 12 anos de idade e contou com 1.500 entrevistas em todo o estado do Rio de Janeiro.
Outros estados realizam pesquisas recentes sobre o consumo do meio entre capital e interior. O tudoradio.com já abordou esses levantamentos de Minas Gerais e Santa Catarina.
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Radio On abre 2024 com episódio sobre Inteligência Artificial em emissoras de rádio
São Paulo – Sétimo episódio do podcast promove discussão sobre a IA no rádio
O podcast Radio On retorna às atividades em 2024. Neste sétimo e primeiro episódio do ano, o Radio On vai promover uma discussão empolgante e profunda sobre o papel da Inteligência Artificial (IA) nas emissoras de rádio. A transmissão será realizada nesta quinta-feira (25) e estará disponível nos canais do tudoradio.com no Spotify e YouTube, a partir das 19 horas.
O Radio On é apresentado pelo consultor Cristiano Stuani, profissional que conta com ampla experiência em emissoras de rádio e pelo jornalista Daniel Starck, CEO. Eles recebem Caique Agustini, presidente da AERP, a associação de rádio e TV do Estado do Paraná e Radiodifusor.
Juntos, eles exploram como a IA está sendo vista nas operações das emissoras, abordando os medos, expectativas e as realidades dessa tecnologia disruptiva. A conversa promete ser rica em informações e insights, proporcionando uma compreensão clara sobre as aplicações práticas da IA no rádio, desmistificando medos e incertezas associados a ela.
Este episódio é uma oportunidade imperdível para profissionais da indústria, entusiastas da tecnologia e público em geral que buscam entender o impacto da IA na eficiência, alcance e personalização do conteúdo de rádio.
A cada duas semanas, um novo episódio do Rádio ON será lançado no Spotify sempre às quintas-feiras, às 19h00 (horário de Brasília). E no YouTube às 09h00, às sextas-feiras.
Área utilizada para transmissão de emissoras volta a ser alvo de furtos em Barbacena (MG)
Barbacena - Caso mais recente ocorreu na última quarta-feira (24)
O ponto conhecido como Mirante, no bairro Monte Mário, em Barbacena (MG), tem sido alvo de criminosos. O caso mais recente ocorreu na última quarta-feira (24), quando indivíduos invadiram a área e praticaram furtos, prejudicando a comunicação local. O local é utilizado como ponto de transmissão de emissoras do município.
Neste último episódio, criminosos furtaram cabos e até alguns padrões de energia elétrica. O ato criminoso trouxe prejuízo a veículos de comunicação da cidade, já que além dos materiais levados tiveram o sinal interrompido após a ação. Além do ponto ser utilizado por emissoras, operadoras de internet também tem seus sistemas instalados no local.
A área é pertencente ao poder público municipal. Segundo informado pelo portal Folha de Barbacena, alguns proprietários de concessões que foram vítimas de prejuízos irão acionar a prefeitura municipal para uma discussão visando uma ampliação da segurança do local.
Além da ocorrência registrada ontem (23), na última semana criminosos atacaram novamente o local. Na ocasião, foram levados fios e cabeamento de transmissores.
Rádio 100.5 FM Líder estreia programa A Voz da Paraíba em João Pessoa
João Pessoa – Atração jornalística estreou na grade na última segunda-feira (22)
Após estrear o programa Ô Paraíba Boa na semana passada, a 100.5 A FM Líder FM 100.5 de Santa Rita (PB), cidade da Grande João Pessoa, apresentou outra novidade em sua grade nesta segunda-feira (22). A emissora do formato popular/hits iniciou a veiculação do programa A Voz da Paraíba.
A nova atração conta com a apresentação dos jornalistas Marcelo José, Ivandro Oliveira e Carlos Magno, além de Wellington Sousa, que opera áudio e vídeo. O jornalístico é variado, e traz informações sobre esporte, política e cotidiano, ocupando a faixa das 12h às 14h.
O programa também conta com entrevistas, opiniões, informações e participação dos ouvintes garantem a boa dinâmica do jornalístico. No seu primeiro dia de transmissão, a equipe recebeu nos estúdios a presidente grupo 100.5 FM Líder, Raquel Maroja.
Também participaram do programa de estreia a jornalista Gil Figueiredo, rainha do Bloco Imprensados. Além disso, a atração também contou com o comunicador Fabiano Gomes, âncora do programa Ô Paraíba Boa, que vai ao ar das 17h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Redes Jovem Pan FM e Jovem Pan News apresentam novas identidades visuais
São Paulo - Reformulação dos logotipos das duas redes do Grupo Jovem Pan foi iniciada nesta semana
As duas redes nacionais do Grupo Jovem Pan, a Jovem Pan FM e a Jovem Pan News, estreiam nesta semana seus novos logotipos. A mudança é uma adaptação nas identidades visuais das duas redes que, no caso da FM, mantém a predominância das cores vermelha e branca. Já a rede jornalística Jovem Pan News passa a adotar uma arte similar ao da TV Jovem Pan News, mas adaptada para a identificação como uma estação de rádio.
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De acordo com o que apurou o Blog, os afiliados das duas redes foram orientados sobre a mudança, e o processo de implantação é gradual. Algumas estações já contam com suas novas marcas em perfis de redes sociais, mas a maioria ainda não aplicou a alteração, assim como toda a representação das identidades visuais vistas nos portais do Grupo Jovem Pan, com destaque para o Panflix, que concentra todas as estações das duas redes.
No caso da Jovem Pan News, a ligação com a TV e os canais digitais da marca faz sentido, já que a rede de rádios jornalística tem como uma espécie de matriz a emissora de televisão do grupo. Porém, toda a operação do conteúdo é adaptada para as estações de rádio, com um estúdio próprio da rede Jovem Pan News dedicado a esse trabalho de distribuição da cabeça para as afiliadas. E a 100.9 FM de São Paulo atua como uma matriz híbrida das duas redes.
Já a Jovem Pan FM tem adotado as cores branca e vermelha, que já existiam na Jovem Pan News e na antiga Jovem Pan AM, há pelo menos duas reformulações. A primeira foi em 2018, com adaptações até a última versão, alterada a partir de 2022 e que ficou vigente até esta semana.
A Rede Jovem Pan FM é considerada hoje a rede mais extensa do país no modelo de afiliação, sendo de formato jovem/pop-entretenimento, com 90 estações espalhadas pelo país. Já a Jovem Pan News é uma rede de formato jornalístico/esportivo, com 22 estações, criada em 2013 e que sucedeu a antiga rede Jovem Pan AM. O grupo ainda conta com a recém-criada Classic Pan FM, de formato adulto-contemporâneo, inaugurada em setembro passado.
19 janeiro 2024
Panorama: Massa FM dispara em Curitiba; Mundo Livre FM entra para o top 3 de audiência
Curitiba - 98 FM segue líder no alcance máximo de ouvintes únicos; Ouro Verde FM Easy ganha posição, Caiobá FM cresce e Clube FM crava a maior alta percentual de audiência
Pela segunda pesquisa consecutiva, o rádio curitibano viu um aumento na média geral de audiência das rádios locais e também no alcance de ouvintes únicos pelas emissoras. Essas notícias positivas vêm da Kantar IBOPE Media, que mede de forma regular o consumo de rádio na praça. Vários destaques foram observados, que auxiliaram com a nova alta do FM local. Acompanhe o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2023):
Mais isoladas
O resultado atual foi muito positivo para a Massa FM 97.7 (popular/sertaneja). A emissora manteve a liderança de audiência reconquistada a partir da medição anterior ao apresentar mais uma alta consistente em sua média de ouvintes por minuto, de 4,97%, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No alcance máximo, a 97.7 FM também se destacou e acirrou a disputa pelo topo nesse quesito, onde com mais de 701 mil ouvintes diferentes fica com o terceiro maior número da praça.
Na sequência, a 98 FM 98.9 (popular/hits) aparece com um volume de audiência que já foi suficiente para que a FM liderasse o ranking FM local em pesquisas recentes, o que a mantém ainda próxima da primeira colocada nesse quesito. No alcance máximo, a 98.9 FM detém o maior número da Grande Curitiba, com mais de 750 mil ouvintes diferentes.
Mudanças
A Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativo) foi novamente um dos destaques da medição de audiência em Curitiba ao manter a tendência de alta que já era observada em sua média nas pesquisas anteriores. Isso a reposicionou na terceira colocação geral no ranking FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), melhor posição a ser registrada pela 93.9 FM em sua trajetória.
Logo na sequência, a Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo) apresentou uma variação positiva em seu volume de audiência e avançou uma colocação em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Ela é seguida de perto pela Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), emissora que completa o top 5 de audiência nos períodos gerais e é dona da vice-liderança geral de alcance máximo, com mais de 703 mil ouvintes diferentes.
E, aos poucos, a Caiobá FM 102.3 (popular/hits) vai se reaproximando do top 5 de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 102.3 FM já vinha de alta na pesquisa passada e repetiu o movimento positivo na medição atual. O crescimento foi de 3,19%.
Mais destaques
A Clube FM 101.5 (popular/hits) foi um dos destaques da atual medição de audiência. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 101.5 FM cravou a maior variação percentual positiva entre as rádios assinantes da pesquisa, avançando 14,04% na média de ouvintes por minuto. Isso a deixou um pouco mais isolada em sua colocação no ranking FM.
E a Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-esportes), praticamente estável no ranking, também teve uma situação considerada positiva ao ver um certo distanciamento em relação às demais FMs que aparecem na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
O top 10 de audiência ainda conta com a Mercosul FM 92.9 (popular/sertanejo) e BandNews FM 96.3 (jornalismo/esportes), considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
A pesquisa atual ainda tem como destaque o avanço de 7,79% da Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a posiciona muito próxima do top 10. Trata-se da menor distância observada entre a 107.1 FM e a BandNews FM, consideradas concorrentes no jornalismo em FM.
Também é destaque a manutenção da alta da Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop) nos principais períodos da pesquisa, o que renova a sua melhor condição de audiência em Curitiba. No alcance máximo, a 98.3 FM já está entre os 10 maiores valores da praça.
Com forte alta, a Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica) aparece logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), variando 10,13% na comparação com a pesquisa anterior. As emissoras Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes) e Rádio T FM 104.9 (popular/hits) também estão neste pelotão.
Avanço de posição no top 15:
Mundo Livre FM: Subiu de 4º para 3º lugar (avançou 1 posição).
Ouro Verde FM Easy: Subiu de 5º para 4º lugar (avançou 1 posição).
Evangelizar FM: Subiu de 15º para 13º lugar (avançou 2 posições).
Tendências de aumento na audiência no top 15:
Massa FM: Aumento de 4,97% na audiência.
Mundo Livre FM: Aumento de 2,82% na audiência.
Ouro Verde FM Easy: Aumento de 0,67% na audiência.
Caiobá FM: Aumento de 3,19% na audiência.
Clube FM: Aumento de 14,04% na audiência.
Transamérica: Aumento de 0,28% na audiência.
Jovem Pan News: Aumento de 7,79% na audiência.
Rádio Mix FM: Aumento de 2,88% na audiência.
Evangelizar FM: Aumento de 10,13% na audiência.
Rádio T FM: Aumento de 7,34% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre setembro a novembro vs. outubro a dezembro / 2023
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o Blog acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.