17 novembro 2023

Ultra FM passa por troca de canal e ampliação de sinal em Maricá (RJ)

 Maricá - Emissora passou a operar em 88.1 FM. Alteração de canal ocorreu no último dia 8

A Ultra FM 88.1 de Maricá passou por mudanças técnicas na Grande Rio de Janeiro. A rádio deixou de operar em 91.7 FM e já transmite a partir de sua nova sintonia. A mudança também possibilitou uma ampliação na cobertura da estação. A alteração de canal foi efetivada no último dia 8.

Localizada a cerca de 57 km do Rio de Janeiro (RJ) e com uma população estimada em 197.277 (IBGE/2022), o município de Maricá passou por uma mudança no dial. A audiência que acompanha a programação da Ultra FM teve de deslocar o rádio para a sintonia 88.1 FM.

Além do reposicionamento no dial, a audiência da Grande Rio de Janeiro já pôde perceber uma melhora significativa no desempenho do sinal da estação, que passou de C para a classe B1 de operação. Incluindo Maricá, alguns dos outros municípios que recebem a programação da emissora no dial são Itaboraí, Saquarema, Araruama, entre outros.

Além da alteração técnica, a redação do tudoradio.com também recebeu a informação de uma novidade que a emissora planeja para o início do ano que vem. Com formato de programação voltado ao popular/hits, a rádio deve lançar uma nova grade em janeiro de 2024.


08 novembro 2023

Unitins FM pode ter sinal expandido no Tocantins através do Serviço de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal

 Palmas - Assunto foi tratado durante encontro recente com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho

A Unitins FM 96.1 de Palmas poderá ter o seu sinal expandido no estado do Tocantins por meio de RTR (Serviço de Retransmissão de Rádio). Recentemente representantes da Universidade Estadual do Tocantins e o deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) estiveram reunidos com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para tratar sobre o processo de expansão.

Com o objetivo de pedir celeridade no processo para expandir o sinal da rádio da emissora, o diretor de TV e Rádio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins, Sebastião Vieira de Melo, o diretor de Articulação Institucional e Políticas Públicas da universidade, Paulo Borges, o secretário de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior, e o deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas), se reuniram com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

"Procuramos aumentar a abrangência da Unitins FM com base em uma política de valorização da nossa cultura, difusão de informações de qualidade e promoção de conteúdo educativo, que é a nossa missão. Estamos fazendo esse trabalho, pensando nos municípios que já atendemos, mas principalmente, na possibilidade de democratização de acesso à informação", disse o diretor de TV e Rádio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins, Sebastião Vieira de Melo.

O processo de expansão já está em tramitação junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e solicita a utilização de RTR (Serviço de Retransmissão de Rádio). Atualmente o sinal da emissora atinge cerca de 40 municípios. O objetivo é de que a abrangência suba para mais 38 cidades, fazendo deste modo com que a programação esteja presente em 78 dos 139 municípios do Tocantins.

Atlântida FM divulga novidades em sua programação em Porto Alegre

 Porto Alegre – Entre as novidades, a rádio anunciou a volta do programa Mix Tape

A Atlântida FM 94.3 de Porto Alegre apresentou uma série de novidades em sua programação. De acordo com as informações da emissora do formato pop/jovem controlada pelo Grupo RBS, entre as novidades está a ampliação do horário de programas, além do retorno de atrações, como é o caso do Mix Tape.

Entre os programas que tiveram seu horário ampliado está o Balancinho Bom. Comandado por Rodrigo Adams, a atração amplia seu horário e passa a ocupar a grade nas madrugadas. Além de manter seu tradicional horário aos domingos, das 14h às 15h, o Balancinho Bom também irá ao ar de segunda à sexta-feira, da meia-noite à 1h.

Outra novidade é o retorno do Mix Tape, que voltou a ser comandado por Nitro Di, DJ e integrante do grupo Da Guedes. O programa vai ao ar todos os sábados, das 21h às 22h, com foco no hip hop dos anos 1990 e da atualidade. Aos domingos, a atração é reprisada no mesmo horário.
 
As novidades foram implementadas na programação da Atlântida FM de Porto Alegre, além das emissoras que retransmitem a programação no estado, como a Atlântida FM 105.7 de Caxias do Sul (Serra Gaúcha), Atlântida FM 97.1 de Passo Fundo e a Atlântida FM 93.3 de Santa Cruz do Sul.

Confira como fica a grade de programação da Atlântida

- Despertador (seg-sex, 7h às 9h): Rodrigo Adams e Carol Sanches
- Hashtag (seg-sex, 9h às 11h): Rodrigo Adams e Carol Sanches (unidade móvel)
- Bola nas Costas (seg-sex, 11h às 12h): Lelê Bortholacci, Rodrigo Adams, Luciano Potter, Pedro Espinosa, Rafael Diverio e Rapha Gomes
- Discorama (seg-sex, 12h às 13h): Alexandre Fetter / Rafael Menegazzo
- Pretinho Básico (seg-sex, 13h às 14h): Alexandre Fetter, Rafael Menegazzo, Pedro Espinosa, Porã, Lelê Bortholacci, Rapha Gomes, Léo Oliveira e Rodaika  
- ATL DJ (seg-sex, 14h às 15h): Guz Zannoto
- Tá Vazando (seg-sex, 15h às 17h): Mik Silva e Babi Bitencourt
- ATL Pop Rock (seg-sex, 17h às 18h): Mik Silva
- Pretinho Básico (seg-sex, 18h às 19h): Alexandre Fetter, Rafael Menegazzo, Pedro Espinosa, Lelê Bortholacci, Rapha Gomes, Léo Oliveira e Neto Fagundes  
- Aftter (seg-sex, 19h às 20h)
- ATL DJ (seg-sex, 20h às 21h): Guz Zannoto
- Play nas Brabas (seg-sex, 22h às 23h): Com Ariel B.  
- My Club (seg-sex, 23h): Mik Silva

 

Rádio Cordeiro - Sua rádio na internet !

Ótima FM é cotada para operar em novo canal do Grupo 012 News na Baixa Mogiana (SP)

 Mogi Guaçu - Estação já está em expectativa na região e terá Mogi Guaçu como seu foco principal

Grupo 012 News, responsável pela operação de sete rádios nas regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista, está próximo de fechar uma parceria com a Rede Ótima FM, marca de formato popular/hits também com atuação no estado de São Paulo. A 100,9 FM de Aguaí (SP), com cobertura na região metropolitana da Baixa Mogiana, foi adquirida pelo Grupo 012. Segundo informações extraoficiais, a estação será afiliada à Ótima FM.

100.9 FM iniciou uma programação de expectativa já no formato da Ótima FM, mas sem anunciar a marca e o seu possível futuro nome. Pelo que apurou o portal, a estação terá uma sede em Mogi Guaçu, a cidade mais populosa desta área do estado de São Paulo, trabalhando também os municípios de Mogi Mirim, Aguaí, São João da Boa Vista, entre outros.

A 100.9 FM atuou nos últimos dois anos como AOL FM, também de formato popular/hits, mas ficou conhecida como Interativa FM. Com a nova gestão, há a expectativa de ampliação de sua capacidade de cobertura após a realização de investimentos técnicos.

O Grupo 012 News é formado hoje pelas emissoras 012 News FM 94.5 de Taubaté, 012 News FM 98.5 de São Sebastião, Rádio Mix FM 94.9 de São José dos Campos, Energia FM 91.5 de São José dos Campos, Energia FM 106.5 de Taubaté, Onda FM 101.1 de Caraguatatuba e Rádio Clube AM 1120 de São José dos Campos.

Já a Ótima FM conta com três emissoras ativas em território paulista. São elas: Ótima FM 90.3 de São José dos Campos, Ótima FM 95.5 de Pindamonhangaba / Taubaté e Ótima FM 89.1 da Grande Ribeirão Preto. 

Também foi registrada nesta terça-feira (7) a presença da Rádio Caipirona FM 102.7, de formato popular/sertanejo e música regional. A estação substituiu a Interativa FM Pinhal e também tem foco na cidade de Mogi Guaçu. A 102.7 FM possui seu sistema irradiante instalado em Espírito Santo do Pinhal, cuja altitude elevada auxilia na propagação do sinal da estação.

A Rádio Clube de Pernambuco AM, acaba de comunicar que encerrará suas atividades no dia 07/12/2023

*Blog Mundo do Rádio*






No dia do radialista uma péssima notícia!"

A Rádio Clube de Pernambuco AM, acaba de comunicar que encerrará suas atividades no dia 07/12. Acaba o futebol e se desfaz equipe. O AM 720, encerra.

20 setembro 2023

A Rádio Pop FM completa 46 anos no Vale do Paraíba e apresenta novidades na programação

 Aparecida - Para comemorar, no decorrer de ontem (18)  a emissora realizou uma ação com distribuição de prêmios aos ouvintes

A Rádio Pop FM 90.9 de Aparecida completou 46 anos de operação na região do Vale do Paraíba e realizou ontem (18) uma ação com distribuição de prêmios aos ouvintes. Uma das novidades que a emissora vem apresentando são relacionadas a programação. A estação foi fundada em 1977 e iniciou a sua trajetória como Rádio Aparecida.

Com programação voltada ao formato jovem/hits e integrante da Rede Aparecida de Comunicação, A Rádio Pop FM realizou no decorrer da programação de ontem (18) uma ação especial, onde a audiência teve a oportunidade de concorrer a diversos prêmios. Algumas bexigas foram afixadas no estúdio e numeradas de um a dez. O ouvinte participava e escolhia a numeração preferida e, ao ser estourada pela equipe, o prêmio era revelado.

Já com relação às novidades na programação, a A Rádio Pop FM passou a contar recentemente com uma nova atração. Trata-se do "Sequência Pop Music", que é levado ao ar aos sábados. Outra novidade é em relação ao "Pop Vibes", que teve ampliação no horário. Já o programa Hora + estreou novos quadros e ações.

Entre as ações realizadas pela emissora que visam a aproximação entre a equipe da rádio e o ouvinte está o "Pit Stop", que é realizado em estabelecimentos comerciais e praças da região. A estação também promove o "Pop nas Ruas", este que percorre as cidades da região do Vale do Paraíba.

"O Pop nas Ruas nasceu de uma ideia de apenas um projeto de final de ano, de passar em cada cidade que nos acompanha e presentear o público com brindes, conhecerem o locutor e terem essa interação. Deu muito certo e a gente continuou, a cada mais ou menos um ou dois meses, a gente vai para uma cidade aqui da nossa região e leva toda a nossa equipe. É como se a gente saísse do estúdio e fosse lá para um ponto importante da cidade e realiza toda a nossa programação da manhã, levando os grandes nomes da emissora para conhecer o público", disse a Assistente de Coordenação da rádio, Paula Castro.

Fundada em 18 de setembro de 1977, a estação que hoje abriga A Rádio Pop FM iniciou suas operações como Rádio Aparecida. No início de 2000 foram realizados investimentos técnicos, que possibilitaram uma ampliação no porte da estação, a qual passou a abranger com maior eficácia a região do Vale do Paraíba. Em 2010 a emissora passou a ser identificada como 90.9 FM, nome que permaneceu até 2016, quando A Rádio Pop FM surgiu como uma novidade no dial local.

 

Rádio Católica - Compartilhando a mensagem de Deus !

Inside Áudio 2023: 80% dos brasileiros ouvem rádio nas regiões pesquisadas pela Kantar IBOPE Media; Meio detém forte credibilidade e força publicitária

 São Paulo - Música é o conteúdo de maior preferência pelos ouvintes. 99% dos maiores anunciantes do país investem em publicidade no rádio

Em coletiva de imprensa digital realizada hoje, a Kantar IBOPE Media divulgou uma prévia do estudo "Inside Áudio", revelando que 80% da população brasileira, nas 13 regiões pesquisadas, sintoniza no rádio e 3h55 é o tempo médio que cada ouvinte passa escutando rádio por dia nessas regiões. Além disso, dos top 100 anunciantes do mercado brasileiro, 99% escolheram o rádio como plataforma de anúncio no primeiro semestre de 2023. O tudoradio.com esteve presente para acompanhar a divulgação. O estudo especial que mapeia o consumo de rádio é divulgado pela Kantar IBOPE Media em comemoração ao Dia do Rádio, comemorado em 25 de setembro. Acompanhe as principais descobertas:

O estudo, anteriormente conhecido como "Inside Radio" até 2022, foi atualizado este ano para "Inside Áudio", refletindo a convergência do rádio em diversas plataformas e dispositivos. A Kantar IBOPE Media destaca que o rádio tem se transformado, abraçando diferentes formas de entrega de conteúdo.

Além do rádio, 90% da população pesquisada ouviu algum formato de áudio, incluindo rádio, música, streaming ou podcasts. 76% dos ouvintes reconhecem a modernização do rádio em seus conteúdos e formatos, e 38% afirmam que a opção de ouvir online enriqueceu sua experiência, um aumento em relação aos 30% em 2022.

Reforçando a relevância do rádio no Brasil, nas regiões pesquisadas, a Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre lideram em alcance, com 84% da população sintonizando. São seguidas por Grande Fortaleza, Grande Curitiba e Grande Florianópolis, todas com 83%. Grande Rio de Janeiro (81%), Grande Goiânia (81%), Grande Vitória (80%), Campinas (78%), Grande Salvador (78%), Distrito Federal (78%), Grande São Paulo (77%) e o Grande Recife (77%) completam a lista.

Quando se trata de tempo médio de consumo, o Grande Rio de Janeiro lidera com 4h29 por ouvinte. Grande Recife segue com 3h55, Grande São Paulo com 3h53, Grande Porto Alegre com 3h52, Grande Belo Horizonte com 3h51, Grande Fortaleza com 3h49, Grande Vitória com 3h47, Grande Goiânia com 3h42, Grande Florianópolis com 3h38, Grande Salvador com 3h36, Grande Curitiba com 3h29, Campinas com 3h24 e o Distrito Federal com 3h07.

música segue como principal conteúdo procurado pelos ouvintes de rádio, com 94% da preferência da audiência, seguida por 32% para notícias locais, 26% para noticiários nacionais, 25% para notícias de trânsito e 24% para futebol (notícias e comentários).

Sobre o hábito de se ouvir rádio no dial ou no online, a jornada de audiência revela um padrão consistente. Entre 05h e 00h00, o pico de audiência no dial ocorre das 09h às 11h, enquanto online é por volta das 08h. O dial mantém o maior volume de audiência entre os dois modos e as curvas de consumo apresentam comportamentos similares ao longo do dia.

Já sobre a audiência online do rádio, ela tem mostrado vigor. O tempo médio diário dedicado à audiência online é de 2h45, e 12% das pessoas nas regiões pesquisadas sintonizaram em rádios web nos últimos 30 dias. A maioria (67%) usa seus celulares para sintonizar, 29% pelo computador e 11% por outros dispositivos.

“O sucesso do Rádio reflete sua capacidade de se adaptar ao consumo cada vez mais transversal de conteúdo, cuja jornada se dá em diferentes devices e plataformas. Essa adaptabilidade garante ao áudio, de forma geral, uma presença crossmedia, engajando as audiências em diversos formatos e pontos de contato, gerando oportunidades nas janelas de conteúdo, monetização e publicidade”, diz Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios regionais da Kantar IBOPE Media.

A credibilidade do rádio é inquestionável. 83% dos ouvintes reconhecem que o rádio apresenta notícias com agilidade e 64% confiam nas notícias que ouvem

Já sobre a publicidade no meio, entre os top 100 anunciantes do mercado brasileiro, 99% anunciaram no rádio no primeiro semestre de 2023. 

53% dos ouvintes prestam atenção nos anúncios em áudio. Desses, 50% preferem comerciais no rádio entre os programas e as músicas, 27% para ações publicitárias por locutores durante os programas de rádio e 25% para promoções da emissora.

23 agosto 2023

BandNews FM, Kiss FM, Novabrasil FM e JB FM são parceiras de mídia do Digitalks Expo 2023 em São Paulo

 São Paulo – Evento será realizado nos dias 23 e 24 de agosto, na capital paulista

A BandNews FM 96.9, Kiss FM 92.5, Novabrasil FM 89.7 de São Paulo e a JB FM 99.9 do Rio de Janeiro estão como parceiras de mídia do Digitalks Expo 2023. O evento acontecerá entre os dias 23 e 24 de agosto em São Paulo, e irá reunir tudo o que diz respeito à negócios sobre o mundo do Digital. O Digitalks Expo é o principal evento de negócios do Universo Digital do Brasil e segue a linha dos maiores encontros digitais da Europa.

Serão dois dias de evento com muito conteúdo e atividades, reunindo os principais formadores de opinião de nível internacional e as principais empresas do mercado digital. Dentre as personalidades que já participaram palestrando no evento, temos nomes como Phelipe Siani, Ana Paula Padrão e Fábio Coelho.

Nesta edição, o evento contará com cinco palcos onde em cada um deles será abordado um tema diferente, além de auditórios, entrevistas, painéis de debates e talkshows. A edição de 2022 reuniu mais de 8 mil pessoas, que tiveram acesso a mais de 144 horas de conteúdo, 120 expositores, 12 auditórios e 370 palestrantes.

Para a edição de 2023, a expectativa é reunir mais de 9 mil pessoas. Serão dois dias de evento com atividades, auditórios com muito conteúdo, área de negócios com as principais empresas do setor e a presença dos principais formadores de opinião e tendências do mercado nacional e internacional.

Rádio F8 avança no processo de migração AM-FM com a instalação da nova torre em Botucatu (SP)

 Botucatu - A previsão é de que até o final deste ano a rádio inicie a operação em 100.9 FM

A Rádio F8 de Botucatu deve restabelecer a sua operação no dial do interior paulista. A novidade é que, após o anúncio do processo de migração AM-FM, o sistema irradiante da emissora já foi instalado. A previsão é de que até o final deste ano a rádio inicie a operação em 100.9 FM.

Com uma trajetória de 83 anos em Botucatu (SP) e conhecida pela sua atuação em 1540 AM, em breve o município paulista passará a contar com uma nova emissora na faixa convencional em FM (87.9 MHz à 107.9 MHz). Isso porque, a torre da emissora já foi instalada, estrutura que pode ser avistada aos que transitam pelo Elevado Bento Natel, segundo apontou o Botucatu Online e o jornal Leia Notícias.

Ainda de acordo com as fontes acima, a previsão é de que até o final deste ano a Rádio F8 já esteja transmitindo em 100.9 FM. A estação já se encontra licenciada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) como classe A4 de operação.

No primeiro semestre do ano passado a Rádio F8 havia anunciado que estaria iniciando em breve as suas transmissões em FM. Na época, apesar da divulgação, ainda não havia uma data oficial para o início das operações na nova sintonia.

A Rádio F8 iniciou as suas atividades em 30 de outubro de 1939 e é considerada a primeira emissora de rádio de Botucatu (SP). Pela emissora já se passaram alguns dos principais nomes da comunicação do município e região. A estação já abrigou também a rede liderada pela Jovem Pan AM 620 de São Paulo. A estreia foi registrada em outubro de 2017.

Rádio Lembrança - Os bons tempos estão de volta !

Panorama: 98 FM, Massa FM e Mundo Livre FM avançam no top 3 de Curitiba; Jovem Pan FM lidera em alcance

 Curitiba - Ouro Verde FM Easy e Caiobá FM também ampliam suas médias de audiência; Clube FM ganha posição no top 10

O mercado de Curitiba foi outra praça importante na medição de rádio que registrou uma alta no volume geral, segundo dados da pesquisa mais recente feita pela Kantar IBOPE Media. A maioria das estações participou da alta do FM, com destaque para as rádios que concentram os maiores volumes na capital paranaense e também na região metropolitana. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2023):

Líderes em alta

Pela terceira pesquisa consecutiva, a 98 FM 98.9 (popular/hits) liderou em audiência nos principais períodos da pesquisa, incluindo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Essa manutenção na primeira colocação veio após nova alta em sua média de ouvintes por minuto, o que ampliou o teto da pesquisa. Em alcance máximo de ouvintes diferentes, a 98.9 FM voltou a superar a marca dos 700 mil, estando hoje acima de 720 mil nesse quesito.

Na sequência, a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) voltou a crescer em audiência e não permitiu que a atual líder abrisse uma vantagem ainda maior. Com isso, a 97.7 FM se mantém bem mais próxima da primeira colocada do que das demais no ranking FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No total de ouvintes diferentes alcançados, a Massa FM também cresceu, ficando próxima dos 675 mil.

Já a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) renovou sua melhor marca histórica de audiência, apresentando variação positiva em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a manteve no top 3 de audiência pela quarta vez consecutiva, um feito significativo para a trajetória da FM e também para o seu formato de programação. No alcance máximo, a 93.9 FM está próxima da marca dos 400 mil ouvintes diferentes.

Destaque também para a Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo), que apresentou mais um crescimento de audiência e mostra uma trajetória de alta consistente, aproximando-se do top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No alcance máximo, a 105.5 FM detém o sexto maior valor, estando próxima de 425 mil ouvintes diferentes.

Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) exibiu uma boa alta de audiência nos principais períodos da pesquisa, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com isso, a 103.9 FM também se aproximou do top 3 de audiência. No alcance máximo, a Jovem Pan FM retomou a liderança geral nesse quesito, com o maior valor do rádio curitibano: 726 mil ouvintes diferentes.

E a Caiobá FM 102.3 (popular/hits) se mantém como a rádio mais próxima do top 5 de audiência, com uma distância bem menor para as estações que aparecem à frente do que para as subsequentes no top 10. Registrou uma boa alta de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No alcance, a 102.3 FM voltou a superar a barreira dos 520 mil ouvintes diferentes, que é o quarto maior número do FM curitibano.

Mais destaques

Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-esportes) se destacou ao manter a sétima colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No alcance máximo, a 100.3 FM também está em alta e se mantém no top 5 do rádio curitibano, ficando acima de 432 mil ouvintes diferentes.

Na sequência, a primeira mudança entre as FMs assinantes: a Clube FM 101.5 (popular/hits) reassumiu a oitava colocação geral de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), devido a uma alta em sua média de ouvintes por minuto. A 101.5 FM está próxima da Transamérica e é seguida pela Mercosul FM 92.9 (popular/sertaneja).

BandNews FM 96.3 (jornalismo) completa o top 10 de audiência entre as estações assinantes da pesquisa, mantendo-se isolada em sua colocação.

A movimentação de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) diminuiu a distância do top 10 para as emissoras que aparecem na sequência. Com isso, a Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes) beneficiou-se ao exibir mais uma alta em seus números, seguida por Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica), Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop, que ganhou uma posição), Rádio T FM 104.9 (popular/hits) e Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes - se somada à audiência da AM 550, a marca entra no top 10).

Resumo dos destaques/mudanças:

- 98 FM segue isolada na liderança geral de audiência
- Mundo Livre FM renova de novo a sua melhor marca em Curitiba
- Jovem Pan FM reassume liderança geral em alcance
- Clube FM ganha posição no top 10 de audiência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o Blog acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

28 julho 2023

Cresce o número de expositores confirmados para o SET Expo 2023; Jovem Pan entra como media partner

 São Paulo - Portal Blog também figura como apoiador de mídia do evento, agendado para os dias 7 a 10 de agosto, em São Paulo.

O SET Expo 2023 está se aproximando. No próximo dia 7, será iniciada a programação do congresso, já com painéis de interesse direto e paralelo ao setor de rádio. E no dia 8 será inaugurada a feira de serviços, que se estenderá até o dia 10 de agosto. À medida que a edição de 2023 se aproxima, mais empresas são confirmadas na feira, bem como outras marcas entre os apoiadores. Todas as grandes redes de televisão do Brasil são apoiadoras do SET Expo 2023, assim como as entidades nacionais e regionais do setor. Entre as empresas apoiadoras de mídia, o Grupo Jovem Pan e o Blog retornam como "media partners" da feira e do congresso.

Marcas de diversos setores da comunicação e da tecnologia estão confirmadas com estandes na feira de serviços e/ou como patrocinadoras. Entre elas, encontram-se Adobe, Blackmagic, Canon, Embratel, Harmonic, Hitachi, Mediastream, Phase, Rohde & Schwarz, Saramonic, Senac, Sony, Telos Alliance, Viacast, entre outras. A Sinteck Next, que fez sua estreia no NAB Show este ano, também está confirmada entre os expositores do SET Expo 2023.

Segundo Eduardo Cappia, conselheiro da SET e diretor da EMC, a expectativa para a feira de serviços do SET Expo é de um crescimento em relação ao ano anterior, tanto em termos de participantes quanto de marcas exibidas. Eduardo enfatiza a importância do evento presencial, destacando que embora os formatos online e híbrido tenham seus méritos, nada substitui a experiência presencial.

As seis principais redes nacionais que apoiam a programação do congresso e da feira, Bandeirantes, Cultura, Globo, Record, CNT e SBT, também apoiam o SET Expo. Esta última também estará na feira de serviços com uma exposição própria.

Entidades nacionais e regionais do setor também estarão no SET Expo 2023, com apoios e representações. Na lista constam associações como ABERT, ABRATEL, AESP, AERJ, AMIRT, AERP, ACERT, AGERT, ASSERPE, FENAERT, Abott's, SEBRAE, Inatel, entre outras. O SET Expo também recebeu apoios internacionais de eventos como o NAB Show, AIR&IAB, Broadcast Mexico, Audio Engineer Society, AIMS, ITE, Expotec Peru, BI2023 Broadcast India Show, W3C, entre outros.

O SET Expo, considerado o maior evento voltado para a área de comunicação na América Latina, será realizado entre os dias 7 e 10 de agosto em São Paulo, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, zona norte da capital paulista).

A abertura da feira será no dia 8 (terça-feira) e o Dia do Rádio (SET Rádio) no dia 10 (quinta-feira).

 

Rádio Católica - Compartilhando a mensagem de Deus !

Nossa Rádio já conta com quatro estações em português nos Estados Unidos

 São Paulo - Danbury é a sede da quarta estação da Igreja Internacional da Graça de Deus em território norte-americano, sendo três AMs e uma FM

A Rede Nossa Rádio, conhecida por sua presença em vários mercados importantes do Brasil, ampliou a operação de seu braço nos Estados Unidos. Segundo a imprensa local especializada na movimentação de mídia, a “Nossa Rádio USA” pode ser sintonizada a partir de Danbury, no estado de Connecticut. Esta é a terceira cidade a receber o sinal da Nossa Rádio em território norte-americano, com estações localizadas em regiões de grande concentração de brasileiros. Ao todo, são três AMs e uma repetidora FM com a marca.

De acordo com o portal Radio Insight, a novidade foi percebida a partir da segunda quinzena de julho, com a Igreja Internacional da Graça de Deus adquirindo a operação da até então 940 AM WINE Brookfield da Townsquare Media, estação voltada para a área de influência de Danbury. A imprensa local informa que a aquisição da AM foi por US$150.000.

A reportagem local indica que a Nossa Rádio assume a 940 AM de forma imediata por meio de um LMA (Acordo de Administração Local) de $1.000 por mês. Antes, a estação operava como retransmissora do "I95" da Townsquare, uma rádio de rock clássico. Essa retransmissão começou após o fim de sua programação anterior da CBS Sports Radio, em 2021.

Além da nova estação em Danbury, situada no eixo Nova York - Boston, a Nossa Rádio USA conta também com as emissoras 1260 AM WBIX de Boston e a 1400 AM WFLL / 107.1 FM W296DK (tradutor, ou seja, FM de baixa potência) de Fort Lauderdale, na Flórida (área metropolitana de Miami). Todas apresentam programação em português.

E no Brasil?

A Nossa Rádio conta com uma extensa rede de rádios em território brasileiro, liderada por duas estações na cidade de São Paulo (Nossa Rádio FM 94.1 e AM 700). A rede evangélica tem FMs operando em Salvador (103.3 FM), Belo Horizonte (97.3 FM), Fortaleza (97.7 FM), Recife (106.9 FM), Grande Porto Alegre (106.7 FM), Grande Vitória (96.5 FM), Teresina (101.3 FM), entre outras. No Rio, a rede é representada pela Rádio Relógio AM 580 (capital) e FM 105.7 (Região Serrana).

Jovem Pan se posiciona sobre o volume de repasses federais em publicidade

 São Paulo - Emissora questiona os critérios para a alocação da publicidade federal em veículos de comunicação

O Grupo Jovem Pan, por meio de seu canal de televisão Jovem Pan News e também pelo Jornal da Manhã na rádio Jovem Pan News, respondeu à série de reportagens sobre o repasse de verba federal para veículos de comunicação. Esse mecanismo, de publicidade que conta com a comunicação do governo, possui um regramento técnico para a alocação dos recursos, ou seja, em resumo, quanto maior a audiência, maior o investimento publicitário no veículo. No caso da Jovem Pan, a polêmica gira em torno do fato de os veículos do grupo não terem recebido nenhum valor referente à verba federal de publicidade, como se houvesse um bloqueio à Jovem Pan pela gestão atual.

O assunto ganhou repercussão porque vários veículos de imprensa noticiaram o fato, com reportagens indicando que a TV Globo recebe os maiores valores (de fato o canal detém a maior audiência isolada de seu segmento) e a Jovem Pan não ter recebido nenhum repasse, dados que estão disponíveis sob o guarda-chuva da lei de transparência. E a divulgação desses números gerou uma série de repercussões políticas, principalmente envolvendo o nome da Jovem Pan. Por isso, a emissora se manifestou ontem (26) e hoje (27) sobre o caso.

Mostrando seus números de audiência, com a Jovem Pan FM 100.9 aparecendo na terceira colocação geral de audiência (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) e, com a soma dos canais AM 620 e FM 76.7 ao FM 100.9, o grupo detém o maior volume do mercado para uma mesma marca, segundo os dados apresentados pela rádio. A emissora também lembra que suas redes de rádios são nacionais (a Jovem Pan FM é hoje a maior do país em número de afiliadas) e apresenta os dados de audiência da TV Jovem Pan News. Isso para embasar a afirmação de que a verba federal não está seguindo critérios técnicos, já que suas plataformas detêm grande volume de audiência.

Na comparação com o governo anterior, a Jovem Pan afirma que os valores recebidos pela publicidade governamental não a posicionaram entre os 10 maiores volumes de investimentos e também a deixaram abaixo de outros veículos que possuem menor audiência e alcance.

"Recentemente, foi veiculado em alguns sites, jornais e programas de televisão que o governo federal excluiu completamente a Jovem Pan do repasse de verbas a veículos de comunicação. Em 2022, a empresa recebeu R$ 1.681.656,87 de verba federal para a rádio. Neste ano, o valor foi zero. Para a TV, o montante no ano passado foi de 1.931.380,02. Em 2023, a emissora não recebeu nada. Já a verba federal para os canais digitais da Jovem Pan foi de R$ 96.540,50 em 2022. Neste ano, não houve repasse", diz a Jovem Pan.

Segundo o grupo, a Jovem Pan está sendo atacada por causa disso. "De maneira contraditória, a Jovem Pan vem sendo atacada justamente porque não recebeu verbas federais — isso mesmo, atacada porque não recebeu verbas federais, que o governo repassa para vários veículos (portanto, não se trata de concessão ou favor)", afirma a emissora.

"Vale destacar que os valores recebidos do governo anterior não representam nenhuma fortuna. O erário não pode ser dividido entre amigos ou aliados, baseado em alinhamento ideológico. O critério deve ser técnico", finaliza a emissora.

Os valores em questão são repasses por propagandas da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República e de ministérios.

Massa FM inicia expectativa para lançamento em Passo Fundo (RS)

 Passo Fundo - Estreia é prevista para a próxima segunda-feira (31) em 104.1 FM

A rede liderada pelas emissoras Massa FM 92.9 de São Paulo e Massa FM 97.7 de Curitiba vai passar por mais uma expansão. Já está em período de expectativa a futura Massa FM 104.1 de Passo Fundo.  A estreia está prevista para a próxima segunda-feira (31).

A informação da estreia em Passo Fundo (RS), juntamente com o anúncio de outras afiliadas em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O município está localizado na região conhecida como Planalto Médio e está há 293 km de Porto Alegre. Por lá, a Massa FM vai contribuir para fortalecer ainda mais a sua presença no sul, encontrando pelo caminho com os sinais da Massa FM 103.3 de Bento Gonçalves (RS), Massa FM 99.7 de Capinzal (SC) e Massa FM 107.1 de Chapecó (SC).

A nova afiliada gaúcha da Massa FM tem ligação com o grupo do empresário Valdomiro Cantini, ele que tem sido responsável pela expansão da Massa FM no sudoeste do Paraná e já conta com atuação no Rio Grande do Sul através da Massa FM 95.3 de Gramado. Em território paranaense, Cantini opera afiliadas como Massa FM 98.9 de Cascavel, Massa FM 104.5 de Toledo, entre outras. 

Anteriormente operando como Diário FM, a estação passou recentemente por uma troca de sintonia no interior do Rio Grande do Sul. Desde o último dia 8, a emissora migrou de 88.7 FM para 104.1 FM. A mudança veio acompanhada de uma nova torre, a qual possibilitou uma melhor cobertura do sinal. A estação atua na região de Passo Fundo e abrange Carazinho, Erechim, Soledade, entre outros municípios.

Com a expansão, a Rede Massa FM passou a contabilizar a marca de 74 estações à nível nacional. A estreia mais recente ocorreu através da Massa FM 95.1 de Presidente Venceslau (SP), isso na semana passada. Antes disso, houve o lançamento em Jacarezinho-PR (96.5 FM). Já no mês passado o município de Ribeirão Preto passou a receber a marca em 107.5 FM.

18 julho 2023

 

 

Rádio Sucesso - Sucesso em Primeiro Lugar !

89 FM A Rádio Rock realiza promoção Power Trip é na 89

 São Paulo – Ouvinte sorteado vai acompanhar shows de Metallica, Iron Maiden, Guns N’ Roses, AC/DC nos Estados Unidos

A 8 FM A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo está realizando a promoção Power Trip é na 89. O evento vai reunir algumas das maiores bandas da história do metal e hard rock, que estarão reunidas no novo festival que será realizado em Indio, cidade localizada na Califórnia, nos Estados Unidos. A emissora vai sortear um ouvinte que vai acompanhar os shows, em outubro.

A ação é liberada para participações de todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de agosto no site www.radiorock.com.br, onde preencherão um formulário para fins de cadastramento com nome completo, data de nascimento, cidade, estado, telefone e e-mail. Logo após o cadastro, o participante deverá responder, de forma criativa, a pergunta: "Qual foi a Power Trip da sua vida e por quê?"

Entre os dias 18 e 21 de agosto será realizada uma pré-seleção de 20 respostas pela equipe da 89 FM. No dia 22, a partir das 20h, na programação, um jurado convidado vai ler as 20 respostas pré-selecionadas e definirá uma resposta vencedora.

O ouvinte sorteado terá direito a uma viagem para Indio, Estados Unidos, entre 4 a 9 de outubro com passagem aérea ida e volta, na classe econômica, a partir de São Paulo, serviço de traslado para o trajeto aeroporto-hotel, hotel-Empire Polo Club, Empire Polo Club-hotel e hotel-aeroporto; hospedagem no Coachella Safari Campground; assistência médica internacional pelo período da viagem; U$ 60,00 (sessenta dólares) por dia no período de estadia nos Estados Unidos para fins de alimentação; além de um ingresso para cada dia do Power Trip Festival.

O Power Trip será realizado entre os dias 6 e 8 de outubro de 2023, no Empire Polo Club, 81-800 Avenue 51, Indio, CA 92201, Estados Unidos. O participante contemplado será acompanhado por um produtor da 89 FM, que realizará a cobertura jornalística do festival.

O resultado do Concurso será divulgado no dia 22 de agosto, após às 20h no site www.radiorock.com.br.