28 julho 2023

Jovem Pan se posiciona sobre o volume de repasses federais em publicidade

 São Paulo - Emissora questiona os critérios para a alocação da publicidade federal em veículos de comunicação

O Grupo Jovem Pan, por meio de seu canal de televisão Jovem Pan News e também pelo Jornal da Manhã na rádio Jovem Pan News, respondeu à série de reportagens sobre o repasse de verba federal para veículos de comunicação. Esse mecanismo, de publicidade que conta com a comunicação do governo, possui um regramento técnico para a alocação dos recursos, ou seja, em resumo, quanto maior a audiência, maior o investimento publicitário no veículo. No caso da Jovem Pan, a polêmica gira em torno do fato de os veículos do grupo não terem recebido nenhum valor referente à verba federal de publicidade, como se houvesse um bloqueio à Jovem Pan pela gestão atual.

O assunto ganhou repercussão porque vários veículos de imprensa noticiaram o fato, com reportagens indicando que a TV Globo recebe os maiores valores (de fato o canal detém a maior audiência isolada de seu segmento) e a Jovem Pan não ter recebido nenhum repasse, dados que estão disponíveis sob o guarda-chuva da lei de transparência. E a divulgação desses números gerou uma série de repercussões políticas, principalmente envolvendo o nome da Jovem Pan. Por isso, a emissora se manifestou ontem (26) e hoje (27) sobre o caso.

Mostrando seus números de audiência, com a Jovem Pan FM 100.9 aparecendo na terceira colocação geral de audiência (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) e, com a soma dos canais AM 620 e FM 76.7 ao FM 100.9, o grupo detém o maior volume do mercado para uma mesma marca, segundo os dados apresentados pela rádio. A emissora também lembra que suas redes de rádios são nacionais (a Jovem Pan FM é hoje a maior do país em número de afiliadas) e apresenta os dados de audiência da TV Jovem Pan News. Isso para embasar a afirmação de que a verba federal não está seguindo critérios técnicos, já que suas plataformas detêm grande volume de audiência.

Na comparação com o governo anterior, a Jovem Pan afirma que os valores recebidos pela publicidade governamental não a posicionaram entre os 10 maiores volumes de investimentos e também a deixaram abaixo de outros veículos que possuem menor audiência e alcance.

"Recentemente, foi veiculado em alguns sites, jornais e programas de televisão que o governo federal excluiu completamente a Jovem Pan do repasse de verbas a veículos de comunicação. Em 2022, a empresa recebeu R$ 1.681.656,87 de verba federal para a rádio. Neste ano, o valor foi zero. Para a TV, o montante no ano passado foi de 1.931.380,02. Em 2023, a emissora não recebeu nada. Já a verba federal para os canais digitais da Jovem Pan foi de R$ 96.540,50 em 2022. Neste ano, não houve repasse", diz a Jovem Pan.

Segundo o grupo, a Jovem Pan está sendo atacada por causa disso. "De maneira contraditória, a Jovem Pan vem sendo atacada justamente porque não recebeu verbas federais — isso mesmo, atacada porque não recebeu verbas federais, que o governo repassa para vários veículos (portanto, não se trata de concessão ou favor)", afirma a emissora.

"Vale destacar que os valores recebidos do governo anterior não representam nenhuma fortuna. O erário não pode ser dividido entre amigos ou aliados, baseado em alinhamento ideológico. O critério deve ser técnico", finaliza a emissora.

Os valores em questão são repasses por propagandas da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República e de ministérios.