03 junho 2022

Emissoras da Rede Correio Sat terão programação especial para a cobertura do São João de Campina Grande (PB)

 João Pessoa – Correio 98 FM de João Pessoa e Campina Grande irão transmitir programa Correio Debate direto do recinto do evento

As rádios controladas pela Rede Correio Sat em João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, terá programação especial na cobertura do São João 2022, considerada uma das maiores festas juninas do país. Após dois anos suspenso devido às restrições da pandemia da Covid-19, o São João de Campina Grande volta a acontecer, entre 10 de junho e 10 de julho.

A Correio 98 FM 98.1 de Campina Grande terá uma cobertura mais completa de todo o período junino na cidade. Entre as atrações confirmadas, destaque para Xand Avião e Flávio José, que estarão na abertura da festa; e para Wesley Safadão, que vai tocar no encerramento. Elba Ramalho, como já é tradição, vai se apresentar no dia 23 de junho, véspera de São João, enquanto a novidade fica por conta de Juliette, que vai subir ao palco no Dia de São João.

Já a Correio 98 FM 98.3 de João Pessoa, vai transmitir o programa Correio Debate especial direto de Campina Grande, ao meio-dia, no próximo dia 10 de junho. O grupo também vai contar com a cobertura da TV e site.

Segundo a prefeitura de Campina Grande, a festa vai contar com atividades culturais regionais, nos distritos de Galante e São José da Mata, para elevar o fluxo de turistas na região. Em Galante, os shows acontecem nos dias 18, 19, 23 (véspera de São João), 24, 25 e 26 de junho. O distrito também terá programação em julho, nos dias 2 e 3.

Já no distrito de São José da Mata, a festa acontece nos dias 23, 24, 25, 26, 29 e 30 de junho, a partir das 20h.

 

 

Rádio Sucesso - Sucesso em Primeiro Lugar !

93 FM confirma realização do Louvorzão 93 para o dia 2 de julho no Rio de Janeiro

 Rio de Janeiro – Evento foi confirmado para ser realizado na Praça da Apoteose

A 93 FM 93.3 do Rio de Janeiro e a MK Music confirmaram a nova data do Louvorzão93. Segundo a organização do evento, o festival voltado à música gospel será no dia 2 de julho, na Praça da Apoteose, na região central da capital fluminense. A maratona de shows reunirá os maiores nomes da música evangélica da atualidade, com início previsto para as 14h. Serão oito horas de apresentações. A entrada é gratuita.

Com o adiamento do evento, programado inicialmente para acontecer no dia 15 de abril na Quinta da Boa Vista, a organização promete ainda mais surpresas, que vão impactar a todos os presentes. O palco contará com uma estrutura inédita de iluminação e projeção de imagens, usando centenas de telas de alta resolução. A ideia é proporcionar uma experiência imersiva durante o evento. Haverá, ainda, momentos para de oração pelo Rio de Janeiro e pelo país.

Para a presidente do grupo MK de Comunicação, Marina de Oliveira, “o objetivo do evento é levar uma mensagem de paz e fé e celebrar a oportunidade de reunir tantas pessoas, após dois anos de isolamento social.”

Para a diretora da rádio 93FM, Andrea Maier, “o Louvorzão93 é um encontro entre gigantes da música gospel  e promete ser uma atração especial, cercada de muita tecnologia, que vai  tirar do chão quem estiver na Praça da Apoteose”.

As atrações confirmadas são: Anderson Freire, Aline Barros, Bruna Karla, Jessé Aguiar, Gabriel Guedes, Fernanda Brum, Cassiane, Delino Marçal, Midian Lima, Elaine Martins, Elizeu Alves, Eula Cris, Eurice Diniz, Fabiana Sinfrônio, Gisele Nascimento, Gislaine e Mylena, Jozyane, Pr Lucas, Léa Mendonça, Marine Friesen, Eyshila, Paulo Neto, Samuel Miranda, Sophia Vitória, Willian Nascimento, Arthur Calazans e Valesca Maysa.

O Louvorzão93 conta com patrocínio: Facility, Light e Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 


Ministério das Comunicações relaciona migração AM-FM com boas ações junto ao Meio Ambiente

 

Brasília – Segundo MCom, processo de adaptação de outorgas auxilia na economia de energia elétrica

O Ministério das Comunicações (MCom) divulgou uma matéria em que relaciona a migração AM-FM com boas práticas junto ao Meio Ambiente, como a preservação de recursos naturais. Como exemplo disso, a pasta ressaltou que o processo de adaptação das outorgas concedidas a emissoras que operam em Ondas Médias (OM) auxilia na economia de energia elétrica. Os resultados alcançados são diluídos ao longo de anos e, nesse aspecto, parecem mais com efeitos indiretos. 

De acordo com o divulgado pelo MCom, a maioria das emissoras de rádios que operam em OM possui transmissores “valvulares”, enquanto as rádios FM trabalham com transmissores “transistorizados”, com potências menores. A mudança implica (dependendo da faixa de frequência e da potência) em redução da energia necessária ao funcionamento dos equipamentos. Ou seja, economia de recurso natural.

Além disso, o Ministério também considerou outros fatores para fazer uma avaliação detalhada sobre as equivalências entre emissoras. Em 2013, existiam 1.781 emissoras operando em OM, em caráter local, quando o Decreto 8.139/13 – que dispôs sobre as condições para a extinção do serviço – foi editado. Deste então, 1.670 rádios aderiram ao processo de adaptação que, gradativamente, vem avançando.

Segundo cálculos divulgados pelo MCom, mesmo com quase mil contratos assinados com a União, cerca de 210 emissoras migrantes ainda não apresentaram projetos técnicos para o FM. No entanto, são eles que vão apontar, em definitivo, a diferença de consumo de energia, uma vez que este fator está relacionado à altitude de instalação da emissora.

“Atento a esse cenário, o MCom estruturou uma política pública que pretende ampliar a qualidade do áudio e da transmissão. Nosso desejo é garantir que emissoras possam continuar a prestação dos serviços no FM, o que amplia a diversidade de conteúdo, a competitividade no setor e melhora o serviço para o cidadão”, afirmou o ministro substituto das Comunicações, Maximiliano Martinhão. 

Na prática, cabe afirmar que as emissoras com grandes potências têm redução significativa no consumo de energia. Este é o caso de uma emissora de grande porte em São Paulo, que atualmente conta com 200 kW (kilowatts) de transmissor em OM. Estima-se que, após a migração para o FM, ela poderá usar um transmissor com 20 kW.

Em condições semelhantes, pode-se afirmar que há uma economia próxima a 40% no consumo de energia elétrica. A redução deve ter menor intensidade para rádios que operam com transmissores cuja potência fica entre 10 kW ou mesmo 1 kW.

A migração das emissoras atende a uma solicitação das próprias emissoras, que há anos sofrem com a perda de sua audiência, pelo fato desse serviço ser mais suscetível à ruídos, interferências, custos elevados de instalação e manutenção de estações e, ainda, grande consumo de energia elétrica na operação. As mudanças também são necessárias porque a operação das OM, em caráter local, será extinta em dezembro de 2023.

 

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Rádio Mix FM completa 3 anos de operação em Teresina (PI)

 Teresina - No início de suas operações junto à Rede Mix, a afiliada inaugurou sua nova estrutura em um shopping center da cidade

A Rádio Mix FM 91.5 de Teresina completou três anos de operação na última quarta-feira (1). A estação, que é uma migrante AM-FM, conta com um porte técnico considerável e opera na capital do Piauí desde 2019. Um dos principais investimentos da afiliada foi a inauguração de sua estrutura no Shopping Poty, em Teresina.

Liderada pela Rádio Mix FM 106.3 de São Paulo, a afiliada de Teresina completou na quarta-feira (1º) mais um ano de operações. A estação, que atualmente é a única ligada à marca voltada ao formato jovem/pop no Piauí, já foi para o seu terceiro ano de atuação. Em julho do ano passado a emissora de Teresina deu um passo importante em suas operações.

A rádio fez a inauguração do seu novo estúdio-vitrine, estrutura que está localizada no Piso L3, do Shopping Poty, em Teresina. Na ocasião, a rádio promoveu um show aberto da banda Validuaté. O evento marcou a estreia do estúdio da emissora em um dos mais novos centros de compras da cidade.

A estação que abriga a Rádio Mix FM em Teresina é proveniente de um processo de migração AM-FM. Sendo caracterizada como classe A2 de operação, a audiência de toda a capital piauiense pode acompanhar a programação em 91.5 FM. Além disso, a emissora abrange demais regiões do Piauí, como também pode ser sintonizada em alguns municípios do Maranhão.

Panorama: FM 93 e Jangadeiro FM seguem disparadas como as maiores audiências do FM de Fortaleza

Fortaleza - Jovem Pan FM também se destaca ao aparecer na quarta colocação geral. Dom Bosco FM permanece no top 3

O mercado de rádio de Fortaleza é conhecido por contar com FMs populares que concentram um grande volume de audiência e pela grande oferta de estações de diferentes formatos. E nos últimos anos, quando o assunto é a corrida pela audiência, pouca coisa tem se alterado na configuração dos rankings nos principais períodos da pesquisa feita pela Kantar IBOPE Media. Fortaleza está entre as 13 praças regulares da medição, ou seja, conta com atualizações mensais dos dados sobre o consumo de rádio. Acompanhe os destaques da medição mais recente, conhecida pelo mercado em maio (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2022):

Isoladas

Os dois maiores volumes de audiência do rádio na Grande Fortaleza chamam a atenção pela vantagem que possuem em relação às demais FMs medidas na praça e também por estarem entre os maiores valores do rádio brasileiro. E na medição atual a liderança geral nos principais períodos da pesquisa fica por conta da FM 93 FM 93.9, de formato popular/hits. Há uma distância relativamente segura da atual líder em relação à concorrência, ou seja, é possível dizer que a FM 93 está isolada no topo do ranking FM de audiência, além de contar com um volume de audiência superior ao que a FM estava registrando nos primeiros meses da pandemia da covid-19 (em 2020).

E a Jangadeiro FM 88.9 (popular/hits) tem se firmado entre os maiores volumes de audiência do rádio brasileiro e segue mais próxima da líder geral do que das demais FMs medidas na pesquisa. Para efeitos comparativos, o índice obtido pela Jangadeiro em Fortaleza é superior aos valores registrados por líderes de audiência em outros grandes mercados brasileiros.

Também é destaque a permanência da Dom Bosco FM 96.1 (religiosa/católica) entre os três maiores volumes de audiência do rádio da Grande Fortaleza. A emissora está isolada nessa condição, apesar de ter a sequência do ranking FM um pouco mais próxima. Recentemente a Dom Bosco FM passou por investimentos técnicos que podem auxiliar no seu desempenho de audiência na capital cearense.

Jovem Pan FM 94.7 (jovem/pop) também chama a atenção do mercado local por aparecer na quarta colocação geral em filtros gerais de audiência e por não estar distante do top 3. A emissora também tem liderado entre as FMs de seu formato de programação, sendo seguida no ranking FM geral pela 89 FM 89.9 (popular/hits, que completa o top 5 em filtros gerais).

Mais destaques

A Cidade FM 99.1 (jovem/pop) é outro destaque da atual medição de audiência em filtros gerais, aparecendo muito próxima de uma FM não assinante e relativamente próxima das rádios que completam o top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Outras três FMs não assinantes da pesquisa completam o top 10 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo acompanhadas pela Jovem Pan News FM 92.9 (jornalismo/esportes), estação que é líder em seu formato de programação na faixa FM. A emissora é seguida pelas rádios Novabrasil FM 106.5 (adulto/nacional) e Atlântico Sul FM 105.7 (adulto-contemporâneo) em filtros gerais.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

02 junho 2022

 

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Rádio Itatiaia realiza segunda edição do GoUp com nomes conhecidos do marketing, da publicidade e do futebol em Belo Horizonte

 A Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte se prepara para realizar o segundo GoUp, encontro que vai reunir grandes nomes da publicidade e do futebol numa manhã de debates e troca de experiências sobre as principais tendências do marketing esportivo. Nesta edição, o evento contará com o tema “O Multiverso no Marketing Esportivo”, e terá como palestrante central o premiado publicitário brasileiro Washington Olivetto. O evento será realizado na terça-feira, 7 de junho, das 8h30 às 12h, no auditório da CDL-BH (avenida João Pinheiro, 495).  

O publicitário Washington Olivetto (ganhador de 50 Leões no Festival de Criatividade de Cannes e criador de campanhas icônicas na propaganda brasileira), ressaltou suas expectativas em relação ao Itatiaia GoUp. “Vai ser um evento gostoso, com muita gente interessante e meus amigos da Itatiaia”, comentou. 

Ao lado de Olivetto, a Rádio Itatiaia também irá reunir nomes de referência no meio publicitário, principalmente envolvendo o futebol: Felipe Bratfisch, diretor de marketing de experiências e patrocínios da Ambev, Rafael Menin, CEO da MRV, empresa investidora do Clube Atlético Mineiro, e Lênin Franco, novo diretor de negócios do Cruzeiro e responsável por grandes campanhas no Bahia e Botafogo.   

Para Bruno Bianchini, diretor comercial da emissora e a quem caberá conduzir os painéis com os convidados, promover a segunda experiência do GoUp com foco no marketing esportivo em um ano de Copa do Mundo confirma o salto de profissionalismo, inovação e modernidade que a Itatiaia tem dado nas parcerias que envolvem a propaganda em um mundo cada vez mais digital. “Teremos um encontro recheado de verdadeiros craques. Vamos falar de publicidade, do mundo digital e das múltiplas experiências que vivemos no mercado de comunicação atualmente”, comenta. 

Rafael Duarte, diretor de marketing da empresa, confirma o quanto a Itatiaia tem se renovado e vem investindo em inovação. Para ele, o GoUp aponta para o mercado a visão da Itatiaia sobre o futuro da mídia e como as empresas têm se posicionado com o público nas mais diversas plataformas. “O GoUp traduz a imagem da atual Itatiaia, quebrando paradigmas e mostrando a mudança que estamos vivendo internamente”, diz Duarte, que lidera a equipe de profissionais responsáveis pela nova imagem e pelo novo posicionamento da marca Itatiaia. 

Credenciamento: 
Os jornalistas interessados em participar da cobertura da segunda edição do GoUp poderão se credenciar pelo e-mail: carla.alves@linkcomunicacao.com.br. O prazo vai até segunda-feira, dia 6 de junho, às 12h.

Junho começa com mudanças no dial FM em São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará e Mato Grosso

São Paulo - No interior paulista é percebida a operação da Rádio Hertz Serviço em FM. Vitória da Conquista (BA) e Garanhuns (PE) também contam com novidades

Como de costume, a ida de um mês para o outro tem sido movimentada no rádio brasileiro quando o assunto é novidades no dial. E a transição de maio para junho não foi diferente. Estados como São Paulo, Bahia, Pernambuco, Ceará e Mato Grosso apresentaram alguma mudança na configuração de seus dials em FM. O interior paulista contou com duas novidades em áreas populosas do estado, como a presença da tradicional Rádio Hertz AM de Franca no dial FM, entre outras alterações. Acompanhe os detalhes:


Em Franca, cidade que está muito próxima da marca de 400 mil habitantes residentes no município, a tradicional Rádio Hertz AM 970 teve sua transmissão em FM percebida por ouvintes. A atual Rádio Hertz Serviço foi sintonizada em 101.7 FM, canal que está em transmissão experimental, mas que já foi possível perceber a capacidade de cobertura regional que a nova FM terá. O Blog recebeu relatos de escutas da rádio num raio de 80km de Franca, situação possível devido à topografia favorável do município paulista. A Rádio Hertz Serviço FM 101.7 é de classe B1 de operação.

No litoral norte paulista também há a veiculação de chamadas de expectativa da 012 News através da até então Band Vale FM 98.5 de São Sebastião (que permaneceu no ar até o dia 31). A previsão de estreia da nova programação é para o próximo dia 15.

E antes, no dia 30, a marca tradicional Tropical FM de Araras deixou em definitivo a sintonia 104.1 FM. A estação passou a adotar o nome fantasia Conecta FM 104.1, operando no formato adulto-contemporâneo. Vale recordar que a emissora já estava em transição desde fevereiro, sendo chamada de "Conecta FM Tropical". Em dezembro a 104.1 FM foi adquirida pela São Leopoldo Mandic.

Uma mudança que era aguardada para esta quarta-feira (1º), mas que foi adiada, é a troca de sintonias entre duas migrantes AM-FM que já estavam ativas em FM. A Play FM 90.1 de Birigui (SP) vai para 88.7 FM, canal hoje ocupado pela Clube de Saudade FM. Em relação à cobertura de sinal da Play FM na região de Araçatuba (SP), a troca não resultará numa restrição de sua abrangência anterior, já que as duas concessões possuem características técnicas muito semelhantes, ambas sendo B1 da classe de operação.

Bahia

A reta final de maio reservou duas novidades para os ouvintes de rádio residentes entre o Centro-Sul e o litoral sul baiano. Em Vitória da Conquista, cidade que está entre os centros mais populosos da Bahia, foi percebida a operação da Nossa Rádio FM 101.9, emissora de formato religioso/gospel que é originada da faixa AM, em 760 KHz. A emissora evangélica é ligada à Rede Nossa Rádio, cuja matriz fica na capital paulista.

Já na região de Eunápolis ocorreu o fim da curta passagem da Jovem Pan FM 90.3, estação que transmite a partir de Itabela. Segundo relatos de ouvintes da região, um projeto chamado de Nossa FM 90.3 passou a ser captado na sintonia nesta terça-feira (31), retornando o canal ao perfil popular/hits. Com a mudança, a Jovem Pan FM ficou apenas seis meses no ar, ou seja, teve o seu projeto interrompido antes do que é de praxe nesses processos de afiliações.

E para os próximos dias é aguardada a estreia da CBN AM 1140 de Salvador, emissora que vai substituir a antiga Rádio Cultura e tem sua inauguração oficial prevista para o próximo dia 6.

Pernambuco

Garanhuns, que é um dos municípios mais populosos do interior pernambucano, passou a contar com a sua primeira migrante AM-FM. Trata-se da Rede Aleluia FM 90.3, emissora de formato religioso/evangélico que é originada em AM 550. Chama a atenção o porte técnico da nova FM, superior ao de outras duas FMs tradicionais da cidade: a migrante AM-FM é de classe A1 em operação. A novidade foi percebida por ouvintes nesta terça-feira (31).

Minas Gerais

A região de Lavras, localizada entre Barbacena e Varginha, também teve uma novidade importante nesta reta final de maio. Foi percebida na segunda-feira (30) a entrada da Rádio Cultura FM 96.5, emissora popular que passou a contar com um considerável alcance de sinal na porção sul do interior mineiro. A emissora é originada em 770 AM e no FM é de classe A2 de operação.

Mato Grosso

Ocorreu ontem (1º) o início da expectativa da segunda afiliada da Rede Clube FM Brasil no estado de Mato Grosso. Trata-se da futura Clube FM 97.3 de Sapezal, emissora que tem sua estreia prevista para o próximo dia 13. Quem operava neste canal do interior matogrossense era a Mega 97 FM, marca que conta com uma rede estadual e aos poucos tem cedido espaços para outros projetos.

Ceará

Grande Fortaleza teve o retorno de uma emissora que já chegou a ser captada nos arredores da capital cearense. Trata-se da Rádio Shalom FM 91.7 de Pacajus (CE) que, segundo relatos de ouvintes que entraram em contato com o tudoradio.com, informaram a retomada das transmissões da FM de formato religioso/evangélico.

 

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