17 janeiro 2023
Rede Band FM adia estreia em Piracicaba (SP) e confirma volta à Uberlândia (MG) para o dia 23
São Paulo – Afiliada paulista tinha previsão de estreia para esta segunda-feira (16)
A Rede Band FM, liderada pela Band FM 96.1 de São Paulo, passará a contar com mais duas afiliadas em duas importantes cidades de São Paulo e Minas Gerais. A futura Band FM 99.9 de Uberlândia (MG) confirmou a volta ao Triângulo Mineiro para o próximo dia 23. Prevista para estrear nesta segunda-feira (16), a futura Band FM 89.7 de Piracicaba (SP) também deve passar a integrar a rede na próxima semana. As informações foram antecipadas pelo Blog.
Em Uberlândia, a Band FM já está realizando divulgação da data da estreia nas redes sociais. A marca controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação volta à frequência abrigou a programação da Play FM (projeto operado pelo grupo que foi descontinuado no último dia 31) desde setembro de 2021. Antes, A 99.9 FM de Uberlândia também foi sede da programação da rede liderada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo, da Rede Aleluia, da própria Band FM, além de outros projetos.
Além disso, a estação teve autorização para mudar seu sistema irradiante de Araguari para Uberlândia. Ou seja, a FM terá seu sinal em FM fortalecido no principal centro econômico do interior de Minas Gerais.
Prevista para estrear nesta segunda-feira (16), a futura Band FM 89.7 de Piracicaba deve ser integrada à rede na próxima semana. Segundo informações apuradas pela redação do tudoradio.com, a atual Pop FM 89.7 passou a operar de Piracicaba, a partir do estúdio que transmitirá a programação da rede de formato popular/hits e que teve sua reforma concluída no último final de semana.
Com a chegada da Band FM à Piracicaba, a marca popular do Grupo Bandeirantes vai fechar uma cobertura extensa em uma das áreas mais populosas do território brasileiro. A 89.7 FM, que conta com uma ampla abrangência no interior paulista, vai complementar as coberturas de outras estações ligadas à Band FM.
Após pouco mais de dois meses, Rede Aleluia retorna a Marília (SP) em novo canal
Marília - Emissora iniciou a sua operação em 104.5 FM, substituindo no canal a Rádio Campestre
O dial de Marília começou a semana com mudanças. Foi percebido no último domingo (15) o retorno da Rede Aleluia à região, em 104.5 FM, canal que era ocupado pela Rádio Campestre. A marca atuou na cidade até o início de novembro do ano passado, através da 101.9 FM. A mudança foi relatada no Blog.
Após atuar desde o início da década dos anos 2000 através da 101.9 FM, a marca, voltada ao formato religioso/gospel e ligada a Igreja Universal do Reino de Deus, retornou com a sua operação em Marília, no interior de São Paulo. Agora a audiência daquela região passou a sintonizar, desde o último domingo (15), a Rede Aleluia em 104.5 FM, estação originada a partir de Garça, município próximo à Marília.
No começo de novembro do ano passado, a Rede Aleluia foi substituída pela atual Conecta FM 101.9, projeto com programação voltada ao formato adulto-contemporâneo e que conta com atuação em outras localidades.
Com a movimentação em 104.5 FM, a Rádio Campestre termina assim a sua operação no canal. A emissora tinha programação direcionada ao formato popular/sertanejo e estava em atividade na sintonia durante os últimos anos.
Já com o retorno à região de Marília, a Rede Aleluia volta ao patamar de 69 emissoras em operação à nível nacional. A estação em 104.5 FM é identificada como classe A3 de operação e abrange cerca de 70 municípios.
06 janeiro 2023
CBN e Lagoa Dourada FM alteram planos de troca de canais em Ponta Grossa
Ponta Grossa - Emissoras chegaram a anunciar publicamente as mudanças de sintonia, porém não informaram suas respectivas frequências
Atualizado às 12h15 - Inicialmente o dial de Ponta Grossa, no Paraná, iria passar em breve por uma reorganização de espectro. Até hoje de manhã (6) havia informação pública sobre uma mudança relacionada a CBN FM 98.1 e a Lagoa Dourada FM 105.9, onde a marca jornalística iria migrar de frequência e se posicionará em 105.9 FM. Já a Lagoa Dourada estava planejada para operar em 98.5 FM. Porém, no final da manhã desta sexta-feira (6) a redação do tudoradio.com foi informada que os planos foram suspensos, sem nova data para ocorrer e se será efetivado. A novidade que segue é sobre a nova sede da CBN, esta que irá abrigar em breve as instalações da emissora.
As mudanças de canais chegaram a ser anunciadas publicamente pelas duas FMs envolvidas, com a CBN indicando que mudaria de canal em breve e a Lagoa Dourada FM afirmando que a troca seria a partir da próxima segunda-feira (9). Porém as duas campanhas não informavam quais os canais que estariam envolvidos na mudança.
ale lembrar que ambas as estações que estariam envolvidas nesta mudança foram provenientes por meio de processo de migração AM-FM. A atual sintonia da CBN em Ponta Grossa surgiu em outubro de 2017 e foi originada a partir da 1300 AM.
Já no caso da Lagoa Dourada, a estação que hoje opera em 105.9 surgiu em julho de 2017. Na época o canal ainda era ocupado pela Rádio Difusora, marca que atuava em 690 AM e chegou a ser o nome da FM no primeiro momento de sua operação no dial. Vale lembrar que a Lagoa Dourada FM é um projeto operado pela Rede T de Rádios, grupo liderado pela Rádio T FM 99.9 de Ponta Grossa (popular/hits) e assumiu a 105.9 FM em maio de 2020
CBN de Ponta Grossa deve contar com uma nova sede
Além da futura troca de canal, a atual CBN FM 98.1 de Ponta Grossa também estará operando a partir de uma nova sede no município. A mudança já vem sendo aguardada, porém ainda não há uma data prevista informada. A estrutura da emissora deverá ser instalada no Edifício Philadelphia Office, endereço comercial que também abriga a Jovem Pan FM 103.5.
A estação tem como parceira o Grupo Verde Vale de Comunicação (este que opera a CBN FM 106.5 de União da Vitória, conhecida como CBN Verde Vale).
Redes nacionais, estaduais e rádios locais movimentam dial FM nesta primeira quinzena de janeiro
No caso da 99.9 FM do Triângulo Mineiro, existem dois pontos de destaque: além da confirmação da chegada da Band FM ao canal, com implantação da marca ainda em janeiro, a estação controlada pelo Grupo Bandeirantes teve autorização para mudar seu sistema irradiante de Araguari para Uberlândia. Ou seja, a FM terá seu sinal em FM fortalecido no principal centro econômico do interior de Minas Gerais.
Um caso similar foi observado no Vale do Paraíba (SP). A Antena 1 FM 89.3, emissora própria da Rede Antena 1, teve autorização para levar seu sistema irradiante de Santa Branca para São José dos Campos, isso após a ampliação de sua classe de operação. Essa é uma das novidades aguardadas para a rede de formato adulto-contemporâneo, marca que também deverá marcar as inaugurações oficiais das emissoras Antena 1 FM 91.5 de Santa Fé do Sul (SP) e Antena 1 FM 104.5 de Foz do Iguaçu (PR).
Ainda envolvendo redes nacionais, a Rede Mix de Rádio confirmou para a próxima semana a estreia da Rádio Mix FM 91.3 de Sobral (CE) e anunciou que contará com a Rádio Mix FM 89.1 de Janaúba (MG), estação que levará o nome de "Mix FM Norte de Minas". A rede paulista de formato jovem/adulto-pop ainda deverá contar com mais uma novidade em Santa Catarina, a ser anunciada nos próximos dias.
Regionais
Após surgir no Sul de Minas através das praças de Varginha e Três Corações e, na sequência inaugurar uma FM na Grande Campinas (SP), a novata Melphis FM iniciou nesta quarta-feira (4) a operação de sua terceira estação no interior mineiro: a Melphis FM 95.1 de Passa Quatro. Detalhe: a emissora também cobre parte do Vale do Paraíba (SP), com destaque para as regiões de Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Aparecida, Lorena e Cruzeiro.
Além da nova FM, a Melphis FM também apresentou sua marca definitiva nesta semana, conforme indicado pelo Blog. Vale também recordar que a Melphis FM 99.7 de Campinas é de formato jovem/adulto-pop, enquanto as emissoras mineiras atuam como popular/hits.
No Paraná, a Rede T de Rádios, liderada pela Rádio T FM 99.9 de Ponta Grossa, anunciou mais duas estações para esse início de 2023: Rádio T FM 91.1 de Ibaiti e Rádio T FM 97.7 de Palotina. As duas novas integrantes da rede ainda não foram implantadas e devem surgir neste primeiro trimestre. Vale recordar que a marca vem de expansão recente, e, com as duas novas FMs confirmadas, chegará a marca de 25 estações em operação no território paranaense.
Outra marca que também apresentou mudanças foi a Mais Brasil FM, com troca de nome e formato de programação. A primeira alteração foi vista em Brasília (DF), ainda em dezembro, quando a até então Mais Brasil News FM 101.7 foi convertida em Mais Brasil FM 101.7, indo do formato adulto-contemporâneo/jornalismo para popular/hits-jornalismo. Agora na primeira semana de 2023 o mesmo ocorreu com a emissora de Manaus (AM), através da Mais Brasil FM 95.1.
A implantação da Rádio Tiradentes FM 97.1 de Belém (PA), uma concessão nova voltada à capital paraense. A emissora foi percebida pela primeira vez em 22 de dezembro do ano passado, mas fixou a operação a partir da última terça-feira (3), quando revelou seu nome e passou a transmitir sem interrupções. A rádio, que executa uma grade no formato adulto-contemporâneo, está em fase final de implantação e integra a Rede Tiradentes de Rádio, originada da Rádio Tiradantes FM 89.7 de Manaus (AM).
Locais
Ainda em Belém (PA), houve a publicação do Ato de RF (autorização para transmitir) da futura 98.9 FM. A estação é fruto do processo de migração AM-FM da até então Rádio Liberal AM 900, do Grupo Liberal. A estação está em fase final de implantação em FM e será classe A3 de operação.
Entre o Rio de Janeiro e a região serrana, a 107.1 FM encerrou sua operação como Rádio da Benção e passou a se identificar como "Rádio 107 FM", com chamadas que fazem expectativa para uma nova grade de programação. Porém, não há uma informação oficial sobre qual projeto ocupará a estação que parte com o seu sinal de Petrópolis.
Já em São Paulo, houve o anúncio da nova grade de programação da Top FM 104.1, de formato popular/sertanejo. A novidade veio acompanhada de uma reformulação da identidade visual da emissora, com alteração de seu logotipo.
E em João Pessoa (PB), a já em expectativa João Pessoa FM 97.7 (popular/hits), tem sua estreia oficial prevista para a próxima segunda-feira (9), conforme já antecipou o Blog. Integrante da Rede Paraíba, a estação será a primeira migrante AM-FM ativa na cidade.
Outra capital que poderá ter novidades em breve será Maceió (AL). A capital alagoana, que vem de uma estreia recente da Transamérica FM 102.7, deverá acompanhar o início dos trabalhos da Rádio Correio FM 100.7, migrante AM-FM da Rádio Correio AM 1200, ligada ao Sistema Correio de Rádio (AL), originada na cidade de Pilar. O Grupo conta com várias estações com o nome de "Rádio Correio" no interior alagoano, além da CBN FM 104.5 de Maceió.
Também ocorreu nesta primeira semana de 2023 a estreia da nova programação da Rádio Difusora Goiânia FM 95.5, estação de formato religioso/católico que migrou da faixa AM no final de 2022 em Goiânia (GO).
Já no litoral norte paulista, o Grupo 012, que passou a operar a 101.1 FM na virada do ano, deverá implantar um novo projeto de formato popular/hits a partir de Caraguatatuba (SP). A nova marca será oficializada nos próximos dias.
E na Grande Campinas (SP), a Louve FM 97.7 deve oficializar seu novo canal como a única sintonia do projeto de formato religioso/gospel na região, encerrando assim a sua operação através da 102.5 FM de Paulínia no próximo dia 10. A marca passou a ocupar a 97.7 FM de Amparo em dezembro.
Mais mudanças técnicas
Uma série de promoção de classes de operação foi percebida nessas últimas duas semanas, com várias FMs ampliando seus portes técnicos. Emissoras como CBN FM 97.1 de Goiânia (GO), CBN FM 101.9 de Palmas / Porto Nacional (TO), Antena 1 FM 101.7 de São José do Rio Preto / Onda Verde (SP), Massa FM 89.9 de Ji-Paraná (RO) e Rádio Alternativa FM 102.7 de Faxinal dos Guedes (SC) foram algumas dessas FMs que apresentaram ampliações de classes.
05 janeiro 2023
Jovem Pan News confirma equipe esportiva em Curitiba e estreia nova grade no dia 13
Curitiba – Emissora terá versão local do Bate Pronto com nomes conhecidos do jornalismo esportivo paranaense
A Jovem Pan News FM 107.1 de Curitiba terá novidades em sua programação a partir da próxima semana. A emissora, que faz parte da rede jornalística liderada pela Jovem Pan News AM 620 de São Paulo, vai estender sua grade local com a inserção do programa Bate Pronto voltada apenas para a cobertura dos times da capital paranaense. Linhares Júnior, conhecido nome do rádio esportivo paranaense, lidera o projeto em sua gestão e também na apresentação.
A nova versão do Bate Pronto vai estrear na programação a partir do meio-dia do dia 13 de janeiro. A atração contará com a apresentação de Linhares Júnior, Janaína Castilho, Tete Mota, Felipe Dalke e Alexandre Senechal, nomes conhecidos do jornalismo esportivo paranaense. Ontem (3), o Linhares confirmou a novidade para a Jovem Pan News.
A nova grade da Jovem Pan News de Curitiba também terá uma ampla cobertura das equipes paranaense. A rádio vai acompanhar o cotidiano do Athletico e Coritiba nas disputas que irão ter durante o ano, principalmente na Série A do Campeonato Brasileiro, além de competições como a Libertadores. No dia 14 a equipe já irá acompanhar as equipes na estreia do Campeonato Paranaense.
A novidade é exclusiva para a Jovem Pan News direcionada ao mercado de Curitiba. Com isso, o programa não será veiculado pela Jovem Pan News FM 99.3 de Maringá e a Jovem Pan News FM 104.5 de Londrina, que seguirão com suas grades atuais. As emissoras fazem parte do Grupo RIC, que também é responsável por outras rádios no estado.
Grupo de rádios fecha parceria para obter dados de escuta de rádio em carros conectados
São Paulo - Capitol Broadcasting (EUA) terá acesso a todas as informações de níveis de escutas, em tempo real, através de parceria com empresa inglesa
Um grupo de rádios, com emissoras no estado da Carolina do Norte (Estados Unidos), fechou uma parceria com a britânica Wejo para obter dados granulares sobre escutas de rádio em sua praça de atuação. A empresa, com sede na Inglaterra, organiza trilhões de pontos de dados de 20,1 milhões de veículos, dos quais 13,7 milhões estavam ativos em sua plataforma, com transmissão de dados quase em tempo real. Com isso, o grupo norte-americano saberá uma série de comportamentos sobre escuta de rádio local em veículos, podendo organizar melhor suas ações artísticas e comerciais. Acompanhe os detalhes:
Os profissionais das emissoras da Capitol Broadcasting, que fechou a parceria com a empresa britânica, terão acesso a dados como quantas pessoas nos veículos ouvem suas estações e também emissoras concorrentes, quais rádios e formatos os ouvintes sintonizam antes e depois de buscarem suas próprias estações. Com isso, a Wejo afirma que as emissoras e os anunciantes obterão uma melhor compreensão geral do mercado competitivo e de seu público para tomar decisões mais informadas para gerar receita.
O local de coleta de dados será a região de Wake County, onde fica Raleigh, cidade-sede do grupo norte-americano. Lá, a Wejo conta com dados de 173 mil veículos, numa região cuja população estimada é de 1.1 milhão de habitantes. E as rádios da Capitol Broadcasting nessa área são: Mix 101.5 WRAL (adulto-contemporâneo), “99.9 The Fan” WCMC (esportes), “The Buzz”, também de esportes que transmite simultaneamente em WDNC (620) e WCLY (1550) e vários canais laterais de rádio HD (digital).
“Ouvir no carro é a espinha dorsal da indústria de rádio e obter informações mais precisas sobre nosso público e mercado nos ajudará a entender melhor nossos ouvintes (...) “Os dados de Wejo foram muito perspicazes e os primeiros desse tipo para nossa indústria ver.”, afirma Brian Maloney, vice-presidente de rádio da Capitol Broadcasting, em um comunicado à imprensa, repercutido pela mídia especializada dos Estados Unidos.
“Uma das coisas que realmente apreciei com o Wejo foi o acesso aos dados reais dos ouvintes de rádio (...) Com esta plataforma, sabemos quantos auto-rádios ouviram nossas estações de rádio em nosso DMA, quando ouviram e por quanto tempo. Sem estimativas. Sem pesquisas. Apenas dados reais.” conclui Jon Accarrino, vice-presidente de transformação e iniciativas estratégicas da Capitol Broadcasting Company.
A empresa informa que os dados são anônimos, ou seja, a identidade pessoal dos ouvintes é preservada, seguindo as diretrizes de proteção de dados. E os dados não ficam restritos ao consumo de rádio via streaming, ou seja, vai mapear as escutas em FM, AM e digital.
“Ao fazer parceria com a Capitol Broadcasting Company, os dados de veículos conectados da Wejo podem mostrar nossos insights de infoentretenimento e trazer ao mercado uma maneira nova, precisa e transformadora de medir e entender as audiências de rádio veicular (...) Nossas soluções ajudarão as emissoras de rádio e anunciantes a aprender mais sobre comportamentos de escuta e concorrentes, ajudando-os a gerar receita.” afirma Benoit Joly, diretor comercial da Wejo.
Carros conectado: medir rádio e a publicidade
Não é incomum que a indústria de rádio dos Estados Unidos e da Europa busque carros conectados para medir suas atuações e gerarem novas receitas a partir de dados em tempo real. O tudoradio.com já relatou outras iniciativas recentes que vão nessa linha. Em 2020, no Reino Unido, a montadora Audi contou com a veiculação de anúncios interativos de rádio através da plataforma de inteligência artificial da Amazon (Alexa).
No Brasil, uma plataforma da BeAudio mostrou o consumo de streaming de rádio em deslocamentos por estradas, fazendo valer da medição pelo áudio digital de emissoras que contam com o serviço da empresa brasileira. Neste caso foi possível perceber que o "mapa de conexão" é similar ao da cobertura de sinal via dial das estações, com algumas adições além da abrangência tradicional.
A alemã Audi costuma estar envolvida na evolução de ferramentas utilizadas pelo rádio. No caso britânico, a montadora aparece como anunciante, mas anteriormente a marca participa dos esforços de evolução do rádio híbrido, tecnologia que combina o sinal de rádio AM/FM com metadados (destaque para o streaming) e pode oferecer dados em tempo real para emissoras e anunciantes, colaborando diretamente com a evolução da publicidade em áudio.
Ainda no caso do rádio híbrido e conectado, além de mais possibilidades para os ouvintes, que não deixam de ouvir a sua rádio preferida quando a sua recepção FM/AM está ausente como mostraram as apresentações feitas pela Audi em 2020, o carro conectado permite também medir a eficiência da publicidade no rádio, como a pesquisa realizada pela GM nos Estados Unidos.
04 janeiro 2023
Consulta Pública sobre veiculação de “A Voz do Brasil” em 2023 segue até o dia 13
Brasília - Contribuições serão avaliadas para a elaboração do calendário de flexibilização ou dispensa do horário de retransmissão do programa
A Consulta Pública para a elaboração do calendário de retransmissão do programa “A Voz do Brasil” no ano de 2023 segue recebendo sugestões até o dia 13. O ato foi publicado no Diário Oficial da União do dia 28 de dezembro. A sociedade pode fazer as contribuições por meio da plataforma Participa + Brasil.
A flexibilização permite que “A Voz do Brasil” seja veiculada em horário diferente, desde que no mesmo dia em que o programa é transmitido. Já a dispensa desobriga a radiodifusora de veicular o programa em um dia específico.
As propostas enviadas precisam atender aos seguintes critérios: indicar as datas e horários, conter a abrangência da situação (se é nacional, estadual, distrital ou municipal) e comprovar – além da absoluta incompatibilidade com os horários originais da retransmissão – o excepcional interesse público na divulgação de eventos, manifestações ou acontecimentos de cunho cultural, desportivo, educativo, noticioso ou jornalístico de grande apelo ou repercussão pública nacional, estadual, distrital ou municipal.
Todos os requisitos deverão estar presentes e devidamente demostrados na contribuição. Essa obrigatoriedade é necessária para que os casos indicados passem a incorporar o calendário de flexibilização e dispensa da Voz do Brasil neste ano.
A flexibilização poderá ser adotada para transmissão de jogos com início marcado entre as 19h e 20h30. O programa poderá ser retransmitido, sem cortes, com início até as vinte e três horas do mesmo dia e para transmissão de jogos com início marcado para depois das 20h30, o programa poderá ser retransmitido, sem cortes, antes do jogo, nos horários originalmente previstos, ou com início até as vinte e três horas e trinta minutos do mesmo dia.
Rádio Mix FM confirma afiliada no Norte de Minas Gerais e planeja reestreia no Ceará
São Paulo - “Mix Norte de Minas” vai operar a partir de Janaúba e será a quarta afiliada da marca em território mineiro
A Rede Mix de Rádio, liderada pela Rádio Mix FM 106.3 de São Paulo, confirmou ao tudoradio.com que terá uma afiliada no Norte de Minas Gerais neste início de 2023. Outra novidade será a implantação definitiva de sua emissora em Sobral, interior do Ceará. A marca vem de um forte ritmo de expansão em 2022 e planeja manter uma sequência similar de inaugurações neste novo ano. Acompanhe os detalhes:
Com transmissão a partir de Janaúba, cidade com cerca de 75 mil habitantes, a futura Rádio Mix FM 89.1 será identificada como “Mix Norte de Minas” e poderá estrear nas próximas semanas. Os trâmites finais do acordo de afiliação estão em processo, para a partir disso a rede marcar a data oficial de estreia.
A “Mix Norte de Minas” será a quarta afiliada da marca em Minas Gerais, rede que recentemente passou a operar na capital, através da Rádio Mix FM 90.3 de Belo Horizonte (uma das inaugurações ocorridas na leva de expansão realizada em 2022). A marca também está presente em outros dois grandes centros populacionais mineiros: Rádio Mix FM 106.5 de Uberlândia (no ar desde 2017) e Rádio Mix FM 88.9 de Juiz de Fora (inaugurada em 2019).
Já no Ceará, a já em expectativa Rádio Mix FM 91.3 de Sobral deverá ter sua estreia concretizada na próxima semana, segundo o que apurou o tudoradio.com. A rede paulista deverá combinar a data oficial de inauguração com a afiliada cearense. A espera ocorreu devido a motivos técnicos, de adaptação da nova afiliada para receber a Rádio Mix FM. Sobral marcará o retorno da rede ao estado do Ceará.
Expansão em 2022
Conforme destacado recentemente pelo tudoradio.com, no ano passado a Rádio Mix FM foi a responsável pelo maior número de inaugurações de uma rede nacional em capitais estaduais. Nesta leva recente estão praças como a já citada Belo Horizonte (Rádio Mix FM 90.3), Salvador (Rádio Mix FM 104.3), Curitiba (Rádio Mix FM 98.3), Cuiabá (Rádio Mix FM 93.3) e Grande Florianópolis (Rádio Mix FM 102.3).
Em 2022 a marca também inaugurou afiliadas no interior paulista, chegando a Presidente Prudente (Rádio Mix FM 106.7) e Paulicéia, na região conhecida como “Alta Paulista” (Rádio Mix FM 103.9). Em dezembro passado também houve o início da expectativa da afiliada de Sobral (CE), mas essa estação ficará com data de inauguração para este ano.
Também há uma mudança de afiliadas, com a estreia de mais uma estação em Santa Catarina para as próximas semanas.
Atualmente a Rádio Mix FM conta com 40 estações em FM que carregam a sua marca, sendo 16 emissoras em capitais e a rede está presente em 18 estados (contando com o Distrito Federal).
João Pessoa FM confirma estreia de sua programação para próxima semana
João Pessoa - Emissora deve iniciar a sua operação oficial em 97.7 FM a partir da próxima segunda-feira (9)
Falta poucos dias para a estreia da João Pessoa FM 97.7 de João Pessoa. A emissora, que já estava com programação em formato de expectativa desde os últimos dias, é aguardada para a próxima segunda-feira (9), segundo apontou recentemente o Blog. A nova estação é fruto de um processo de migração AM-FM e é a primeira emissora desse tipo a operar na capital paraibana.
A emissora que levará o nome da capital paraibana anunciou uma nova data para sua estreia oficial, a qual inicialmente estava prevista para 1º de dezembro do ano passado. A nova data para o lançamento oficial foi realocada para a próxima segunda-feira (9).
Apesar disso, a audiência já acompanha a emissora em 97.7 FM, estação que passou a operar em caráter definitivo desde o dia 7 de dezembro do ano passado. A nova sintonia substitui a 920 AM, esta que, com a efetivação do processo de migração AM-FM, já se encontra desligada.
Controlada pela Rede Paraíba de Comunicação, a nova emissora irá trabalhar a sua grade dentro do formato popular/hits. Além do dial, a audiência pode acompanhar a João Pessoa FM através do site da rádio, bem como por meio dos agregadores, incluindo o tudoradio.com.
A mais nova estação de João Pessoa, na Paraíba, conta com uma configuração técnica considerável. Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em 97.7 FM a João Pessoa FM está identificada como classe A4 de operação.
Segundo dados do monitoramento da migração, realizado e atualizado constantemente pelo tudoradio.com, a João Pessoa FM é a primeira a efetivar a transição de sintonia. Para completar o processo no município, é aguardada agora a Rádio Tabajara AM 1110.
03 janeiro 2023
CNBB e Associação Signis Brasil realizam primeiro censo de emissoras de rádio de inspiração católica no país
São Paulo - Dirigentes dos veículos têm até 31 de janeiro para responder ao questionário
A Signis Brasil (associação católica para comunicação), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está promovendo o Primeiro Censo das Rádios Católicas em operação no país. Os dirigentes das emissoras que tem sua programação voltada ao formato católico têm até o dia 31 de janeiro para responder ao questionário online da pesquisa, que tem o intuito de conhecer a realidade destas rádios e, assim, propor e planejar melhorias conjuntas.
Segundo os organizadores da pesquisa, uma parcela significativa das emissoras que operam no país é identificada como sendo de "inspiração católica". Isso quer dizer que são veículos com algum vínculo institucional com a Igreja Católica ou que têm um perfil mais segmentado, mantendo características religiosas e devocionais em sua grade de programação.
O censo já vem sendo divulgado desde setembro, porém poucas rádios aderiram respondendo ao formulário online. Para explicar as razões e a relevância da iniciativa, os organizadores prepararam uma carta que, acompanhada de um vídeo do Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação, Dom Joaquim Giovani Mol, foi divulgada e enviada para dirigentes dos veículos católicos.
Dom Mol lembra o valor da radiodifusão no país e explica que "o censo das rádios nos permitirá entender a realidade dessas emissoras no Brasil, buscarmos alternativas para os desafios do momento e planejar ações conjuntas".
Com os dados do censo, a Signis Rádio pretende fazer uma aproximação com as emissoras, fomentar trabalhos em comum, trocar experiências e, de forma prática, apresentar projetos para promover a sustentabilidade destes meios, assim como propor ações que incentivem compartilhamento do conteúdo produzido. "Eu tenho a certeza que o rádio católico tem conteúdo útil e relevante, cobre quase que a totalidade do Brasil, fala para milhões de pessoas, mas nos falta ter esses dados mais detalhados. Com isso, penso que o rádio, a comunicação católica vai se fortalecer e ter o respeito e o reconhecimento que merece", ressalta o jornalista Jorge Teles.
O formulário da pesquisa para o Primeiro Censo das Emissoras de Rádios Católicas do Brasil. Os organizadores informam que o resultado deve ser apresentado publicamente entre final de janeiro e início de fevereiro, independentemente do número de respostas alcançadas pela pesquisa.
Mais Brasil FM inicia operação a partir de Manaus (AM)
Manaus - A estação operava como Mais Brasil News em 95.1 FM. A mudança de marca também alterou o formato de programação para o popular/hits
O dial de diferentes regiões brasileiras apresentaram movimentação entre o final do ano passado e o início de 2023. Uma delas se refere a Mais Brasil FM 95.1 de Manaus, projeto que iniciou a sua operação no último sábado (31) e que substituiu no canal a Mais Brasil News FM. Além da alteração de marca, a estação agora migra do formato popular/hits-jornalismo para o popular/hits.
A capital do Amazonas passou a contar com uma novidade no dial. Trata-se do surgimento da Mais Brasil FM, projeto que iniciou em dezembro do ano passado sua operação em Brasília e que agora está sendo conhecido pela audiência de Manaus. Por lá, a troca de marca ocorre em menos de um ano após o surgimento da Mais Brasil News FM, esta que iniciou a transmissão de sua programação em março de 2022.
Tendo sua operação iniciada como Mais Brasil News e controlada pelo Grupo Norte de Comunicação, a alteração na marca também fez com que o formato de programação fosse alterado de popular/hits-jornalismo para o popular/hits. Com a movimentação primeiramente em Brasília, e agora em Manaus, o projeto Mais Brasil News foi encerrado.
Rádio Laser FM retoma operação em Mogi das Cruzes (SP)
Mogi das Cruzes - Mudança encerra uma curta trajetória da Nossa Rádio FM no canal. A alteração foi notada no último final de semana
O ano começou com mudanças no dial da Grande São Paulo. Uma delas se refere ao retorno da Rádio Laser FM 88.5 de Mogi das Cruzes. Isso se deve a saída da Nossa Rádio FM, marca que assumiu a sintonia no segundo semestre do ano passado e que agora permanece na capital paulista em 94.1 FM e 700 AM.
Com operação iniciada em julho do ano passado em 88.5 FM, a Nossa Rádio deixou o canal nesta virada de ano e promoveu o retorno da Rádio Laser FM, marca própria da estação ligada ao mesmo grupo que concentra a Cidade FM 92.5, Rádio Laser FM 93.3 e Cidade Gospel FM 97.5, todas sediadas em Campinas, no interior paulista. A transição de marca também alterou o formato trabalhado pela estação, que passou do religioso/gospel para o popular/sertanejo.
Conforme apurado pelo portal Blog, até o momento quem sintoniza em 88.5 FM acompanha uma grade musical intercalada por vinhetas mencionando a Rádio Laser FM. Ainda não se sabe se a marca irá fixar a sua operação ou se outro projeto é cotado para assumir a sintonia.
A última passagem da Rádio Laser FM em Mogi das Cruzes ocorreu em agosto de 2021, quando a Rede Amor e Graça havia deixado de operar no canal. O projeto também era direcionado ao formato religioso/gospel e ligado à Comunidade Cristã Amor e Graça.
Em enquete, 64% dos participantes desejam que músicas integrem a programação de rádio
São Paulo - Porém uma grade mais musical é a preferência de apenas 29% dos participantes da enquete realizada pelo Blog.
Nos últimos anos tem sido comum a discussão sobre qual tipo de conteúdo deve predominar numa programação de rádio, com ressalvas para como se deve aplicar esse planejamento a depender do formato da estação. Isso ocorre entre profissionais do setor e também entre os ouvintes de rádio. Para medir essa temperatura, na reta final de 2022 o Blog publicou uma enquete onde os visitantes do portal indicavam as suas preferências, se valia mais uma grade mais musical, ou de jornalismo e com qual tipo de conteúdo o esporte deveria dividir espaços. Para 64% dos participantes, a música deve compor a grade de uma rádio de alguma maneira. Mas os recortes das perguntas mostram uma diferença entre o peso musical na programação. Acompanhe:
Em resumo, 64% dos participantes escolheram opções na enquete que envolve a música de alguma forma na grade da rádio, mas apenas 29% desejam que ela seja o “carro-chefe” da estação. Porém esse quadro está passível de diferentes interpretações. O motivo é simples: apesar de não ser a escolha da maioria absoluta, a resposta que indica a música como predominante foi a opção mais escolhida pelos participantes.
Na sequência, para 21% dos participantes, uma grade esportiva deve ser mesclada com uma programação musical. Contrastando com a escolha de 16% dos participantes, que preferem que o esporte seja complementado com uma grade de jornalismo.
Já para 20% a programação de rádio desejável é aquela de jornalismo e que tenha programas no formato de talk-show, sendo esta a terceira opção da enquete mais votada pelos participantes.
Por fim, com menos votos, mas engrossando o contingente que opta por música, 14% preferem “uma rádio que tenha mais programas de entretenimento, tendo a música como algo secundário”.
Vale ressaltar que a enquete não conta com processo científico de avaliação, sendo apenas uma forma de saber como foi o comportamento dos visitantes do portal perante o tema proposto. O questionamento esteve em vigência entre a primeira quinzena de agosto e o final de dezembro. E o número total de participações foi de 11197.
A discussão
É fato que a presença da música na grade e seu grau de importância na programação é algo discutido com frequência pelos profissionais e analisas do rádio. A música segue como algo fundamental na composição de uma grade e, com base em pesquisas recentes, os ouvintes procuram o rádio para ouvir elas. Mas há uma oferta crescente de outros serviços de música, que personalizam ainda mais a experiência do público, como as plataformas de streaming.
O papel da música no rádio tem se alterado ao longo do tempo e sempre conviveu com alguma concorrência de outras formas de acesso. Neste momento, em formatos que buscam mais volume de audiência, o rádio opera como um curador musical de credibilidade, onde pessoas que entendem do assunto indicam o que é sucesso e prolongam a permanência desses hits nas paradas musicais, além de relembrar a audiência daquele sons que “todo mundo sabe cantar”.
No Brasil, segundo o último Inside Radio (2022), estudo da Kantar IBOPE Media, a música está na liderança do "top 3 motivos" para se ouvir rádio no Brasil: 49% afirmam que consomem rádio para ouvir música, 43% para companhia e 31% pelo fato do meio trazer notícias de forma rápida.
02 janeiro 2023
Em expansão, Band FM vai ocupar frequência da Play FM em Uberlândia (MG)
Uberlândia – Estreia deve ocorrer na segunda quinzena de janeiro. Rede também é aguardada em Piracicaba (SP)
O Grupo Bandeirantes de Comunicação confirmou que a Rede Band FM (liderada pela Band FM 96.1 de São Paulo) vai ocupar a frequência que abrigava a programação da Play FM (rede extinta recentemente pelo Grupo Bandeirantes) no Triângulo Mineiro. A estreia da futura Band FM 99.9 de Uberlândia (MG) deve ocorrer já na segunda quinzena de janeiro. A marca também é aguardada em outro centro importante no interior, já que está prevista a estreia da Band FM 89.7 de Piracicaba (SP).
Com a confirmação feita pelo grupo de comunicação, a marca Band FM volta ao Triângulo Mineiro após outras passagens. Entre 1994 e 1995 e entre 2001 e 2002, a 99.9 FM transmitiu a programação da Band FM, conhecida como Band FM Uberlândia. A estação também abrigou outros projetos como a Rádio Alegria e a Rádio LBV.
Antes da Play FM, a frequência também abrigou a rede liderada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo. A marca estreou em Uberlândia em abril de 2020. A estação 99.9 FM é uma concessão que parte de Araguari, cidade que também integra a região do Triângulo Mineiro. Antes de abrigar a Nativa FM, a frequência transmitiu a programação da Rede Aleluia.
Rede Band FM segue em expansão
A segunda quinzena de janeiro também deve marcar outra estreia importante para a Rede Band FM. Está marcada para o dia 16 a estreia da futura Band FM 89.7 de Piracicaba (SP). A marca vai substituir a atual Pop FM 89.7 estação que está no ar desde 2015.
Com a chegada da Band FM à Piracicaba, a marca popular do Grupo Bandeirantes vai fechar uma cobertura extensa em uma das áreas mais populosas do território brasileiro. A 89.7 FM, que conta com uma ampla abrangência no interior paulista, vai complementar as coberturas de outras estações ligadas à Band FM.
São elas: Band FM 106.7 de Campinas, Band FM 102.7 de Sorocaba, Band FM 91.1 de Mogi Mirim / Itapira e também a Band FM 90.3 de Poços de Caldas (MG). A Band FM de Piracicaba também encontrará em alguns pontos os sinais da Band FM 96.1 de São Paulo e Band FM 98.7 de Avaré.
Após efetivação de migração, Rádio Difusora Goiânia iniciará nova programação
Goiânia - A nova grade está prevista para esta segunda-feira (2). A intenção é manter a tradição já conhecida da emissora aliada a uma nova linguagem
A Rádio Difusora Goiânia FM 95.5 de Goiânia projetou para hoje (2) o início de uma nova programação. A intenção é manter a tradição já conhecida da emissora aliada a uma nova linguagem. A novidade ocorre após a emissora efetivar o processo de migração AM-FM.
Controlada pela Congregação do Santíssimo Redentor de Goiás e com programação direcionada ao formato popular/religioso-católico, a Rádio Difusora Goiânia estreia uma nova programação, conforme divulgado recentemente pelo portal Diário de Goiás. A equipe de locutores já conhecida conta agora com o reforço da jornalista Maysa Manoela e o retorno da comunicadora Cleide Rocha.
A novidade acontece após a emissora concluir o processo de migração AM-FM, este que posicionou a emissora em 95.5 FM. Conforme anunciado, a nova grade irá manter a tradição da emissora e acrescentar uma nova linguagem. Um dos destaques é a programação esportiva, esta que será ampliada e que contará com transmissões dos times goianos, incluindo a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Goianão 2023.
Apesar das mudanças, os comunicadores Jordevá Rosa, Isadora Picollo, Fábio Falcão, Edmilson dos Santos, Pe. Maurício Brandolize e Pe. Marcelo Rossi irá continuar na grade. Além deles, a equipe será reforçada com a entrada da da jornalista Maysa Manoela e o retorno da comunicadora Cleide Rocha.
Ano novo começa com mudanças em FMs da Grande São Paulo e do Triângulo Mineiro
São Paulo - Feliz FM e Rádio Laser FM ressurgem na Grande São Paulo. Play FM deixa o dial da região de Uberlândia (MG)
O ritmo de mudanças no dial FM em 1º de janeiro foi menor em 2023 do que em anos anteriores. Muitas novidades foram percebidas na reta final de 2022, diminuindo o volume de trocas programadas para a virada de ano. A Play FM foi o pivô de mais alterações, já que o encerramento do projeto já impactou os dials de São Paulo e Uberlândia. Também na capital paulista foi notado o retorno da marca Rádio Laser FM, com transmissão a partir de Mogi das Cruzes.
No FM da Grande São Paulo foram duas mudanças: a já aguardada estreia da Feliz FM 92.1, que resultou no retorno dessa marca de formato religioso/gospel ao mercado paulista e também o encerramento das atividades da Play FM (adulto/popular). A virada em 92.1 FM aconteceu logo no primeiro minuto de 2023, seguindo o que era previsto pelas partes envolvidas na mudança.
outra mudança em São Paulo ocorreu em 88.5 FM. A estação, que assim como a 92.1 FM parte com os seus sinais de Mogi das Cruzes (SP), encerrou a sua curta trajetória como Nossa Rádio FM 88.5 (religioso/gospel) e reassume a identificação como Rádio Laser FM, de formato popular/sertanejo. A estação é controlada pelo mesmo grupo que gere as emissoras Rádio Laser FM 93.3 e Cidade FM 92.5, ambas de Campinas (SP).
No caso da Nossa Rádio, a marca religiosa segue na Grande São Paulo através dos canais 94.1 FM e 700 AM, ambos da capital paulista. A rede havia estreado em 88.5 FM a partir de julho passado, com grade voltada à região do Alto Tietê.
Novamente sobre a saída da Play FM, o encerramento do projeto operado pelo Grupo Bandeirantes também refletiu no dial FM da região de Uberlândia (MG). Por lá, a Play FM 99.9 estava no ar desde setembro de 2021, quando substituiu a Nativa FM na frequência. Agora a emissora está sem nome fantasia, identificada apenas pelo canal e com uma grade musical de formato popular. De acordo com a apuração do Blog, nos próximos dias a direção da estação deverá definir qual bandeira deverá assumir a frequência, esta que é controlada diretamente pelo Grupo Bandeirantes.
Oito FMs atuavam como Play FM até 31 de dezembro. Aos poucos, as emissoras próprias do Grupo Bandeirantes que integravam a rede e as afiliadas devem definir os seus novos planejamentos. Pelo que apurou o Blog, a cabeça da antiga rede ainda deverá manter uma grade musical com o nome da marca para auxiliar as FMs nessa transição.
Mais mudanças
Nos últimos dois dias de 2022 o Blog indicou duas alterações que geram expectativas: a 101.1 FM de Caraguatatuba (SP) deixou de atuar como Ótima FM e passou a ser operada pelo Grupo 012, que deverá criar um novo projeto de formato popular no canal. E a outra foi o surgimento da marca Big FM 88.7 no Entorno do Distrito Federal, rádio de formato popular/hits que indica Brasília como seu foco.
E janeiro deverá ser movimentado nos Dials brasileiros. Além das estreias de migrantes AM-FM, estão previstas entradas de diferentes projetos, incluindo redes nacionais (a exemplo da Rádio Mix FM 91.3 de Sobral, no Ceará, que está em fase final de implantação ou da Band FM 89.7 de Piracicaba, que irá entrar em expectativa) e marcas locais. O Blog irá acompanhar toda essa movimentação.