03 janeiro 2023

CNBB e Associação Signis Brasil realizam primeiro censo de emissoras de rádio de inspiração católica no país

 São Paulo - Dirigentes dos veículos têm até 31 de janeiro para responder ao questionário

A Signis Brasil (associação católica para comunicação), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está promovendo o Primeiro Censo das Rádios Católicas em operação no país. Os dirigentes das emissoras que tem sua programação voltada ao formato católico têm até o dia 31 de janeiro para responder ao questionário online da pesquisa, que tem o intuito de conhecer a realidade destas rádios e, assim, propor e planejar melhorias conjuntas.

Segundo os organizadores da pesquisa, uma parcela significativa das emissoras que operam no país é identificada como sendo de "inspiração católica". Isso quer dizer que são veículos com algum vínculo institucional com a Igreja Católica ou que têm um perfil mais segmentado, mantendo características religiosas e devocionais em sua grade de programação.

O censo já vem sendo divulgado desde setembro, porém poucas rádios aderiram respondendo ao formulário online. Para explicar as razões e a relevância da iniciativa, os organizadores prepararam uma carta que, acompanhada de um vídeo do Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação, Dom Joaquim Giovani Mol, foi divulgada e enviada para dirigentes dos veículos católicos.

Dom Mol lembra o valor da radiodifusão no país e explica que "o censo das rádios nos permitirá entender a realidade dessas emissoras no Brasil, buscarmos alternativas para os desafios do momento e planejar ações conjuntas".
 
Com os dados do censo, a Signis Rádio pretende fazer uma aproximação com as emissoras, fomentar trabalhos em comum, trocar experiências e, de forma prática, apresentar projetos para promover a sustentabilidade destes meios, assim como propor ações que incentivem compartilhamento do conteúdo produzido. "Eu tenho a certeza que o rádio católico tem conteúdo útil e relevante, cobre quase que a totalidade do Brasil, fala para milhões de pessoas, mas nos falta ter esses dados mais detalhados. Com isso, penso que o rádio, a comunicação católica vai se fortalecer e ter o respeito e o reconhecimento que merece", ressalta o jornalista Jorge Teles.

O formulário da pesquisa para o Primeiro Censo das Emissoras de Rádios Católicas do Brasil. Os organizadores informam que o resultado deve ser apresentado publicamente entre final de janeiro e início de fevereiro, independentemente do número de respostas alcançadas pela pesquisa.