05 agosto 2022

Rádio Mais FM intensifica divulgação de sua operação em Maringá (PR)

 Maringá - Estação passou a ser a única FM musical no formato adulto-contemporâneo na cidade

Atualizado - A Rádio Mais FM 90.9 de Maringá vem promovendo diversas ações relacionadas à divulgação de sua operação no norte paranaense. A emissora, que passou a ser a única emissora FM com programação direcionada ao formato adulto-contemporâneo na cidade, agora conta com um executivo comercial destinado exclusivamente à praça. Além de Maringá, a marca paranaense conta ainda com atuação em São José dos Pinhais e Paranavai, mas em projetos de outros formatos.

Com o objetivo de fortalecer a sua marca em Maringá, a Rádio Mais FM iniciou recentemente a ampliação na divulgação de sua operação. Entre as diversas iniciativas adotadas, a emissora conta com a presença de promotoras em pontos estratégicos centrais do município. Também há um totem com a marca da rádio no shopping Maringá Park, fixada desde uma ação para os dias dos namorados, em junho passado. Os materiais tem foco na consolidação da estação como a única no segmento adulto-contemporâneo em Maringá.

Aliada às iniciativas de divulgação do projeto, a emissora ainda investiu na contratação de um profissional que está atuando como executivo comercial. A intenção é a de seguir ampliando ainda mais a presença da rádio no município, unindo a audiência local e traçando novas metas para seguir fortalecendo a sua atuação junto aos parceiros locais.

A Rádio Mais FM de Maringá iniciou as suas operações em maio de 2020, cuja estação foi proveniente de um processo de migração AM-FM. E desde julho de 2022 a 90.9 FM passou a ser a única estação musical de Maringá voltada ao formato adulto-contemporâneo, devido a saída da Biss FM 99.3 do dial (atual Jovem Pan News FM 99.3).

Além de Maringá, o Grupo Rádio Mais de Comunicação conta com emissoras de rádio localizadas em São José dos Pinhais (1120 AM, de formato popular) e Paranavaí (Mais Hits FM 100.7, de formato popular/hits).

20 julho 2022

Clube FM intensifica campanhas sobre desempenho de audiência no Recife

 Recife - Emissora assumiu a liderança geral de audiência entre as FMs assinantes da pesquisa. Campanhas destacam o desempenho

A Clube FM 99.1 do Recife está intensificando as campanhas relacionadas ao desempenho de audiência da FM na capital pernambucana. São várias peças em canais digitais que destacam o atual momento da estação, além de citações através de chamadas, vinhetas e locução ao vivo. A Clube FM assumiu a liderança geral de audiência entre as FMs que aparecem listadas na pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. As campanhas foram iniciadas a partir de maio.

O primeiro lugar de audiência da Clube FM no Grande Recife entre as FMs assinantes da pesquisa veio a partir da atualização da medição feita em maio deste ano, relacionada ao trimestre fevereiro a abril (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Desde então, a 99.1 FM tem mantido essa condição nos principais períodos da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. 

As primeiras campanhas públicas sobre esse desempenho da Clube FM foram realizadas a partir de maio e o planejamento prosseguiu agora em julho, já que a 99.1 FM apareceu pelo terceiro resultado consecutivo com o maior volume de audiência entre as FMs aferidas pela pesquisa. O jornal Diário de Pernambuco também veiculou peças sobre a audiência da Clube FM.

Já em alcance, o total de ouvintes únicos atingidos pela Clube FM também está bem próximo de assumir a condição de líder entre as FMs medidas. A diferença entre a 99.1 FM e a estação que aparece em primeiro nesse quesito está em seu menor patamar se considerada as medições mais recentes.

A Clube FM vem de mudanças em sua programação, que alteraram o perfil da audiência em faixas horárias de grande concentração de ouvintes. Aos poucos, a 99.1 FM foi consolidando as alterações, evoluindo de forma progressiva na média de ouvintes por minuto, até alcançar a condição atual a partir de maio.

Em seu planejamento atual, além da campanha sobre a audiência, a Clube FM intensificou suas atividades promocionais diárias e também as promoções de eventos musicais no Recife. Uma delas é o Samba Recife, com a 99.1 FM informando que irá sortear ingressos para o camarote do evento. 

Alemanha: Mais de 93% da população consome rádio. Digital DAB+ avança

 São Paulo - Consumo de rádio digital terrestre avança rapidamente pela Alemanha, indo de 20,4% para 27% entre 2021 e 2022. Áudio on-line também passa por expansão

O mercado alemão acompanhou mais uma atualização da pesquisa ma audio 2022 II, esta que rastreia todo o consumo de áudio no país europeu. E na segunda atualização de 2022 foram percebidos algumas mudanças importantes, como o avanço da parcela da audiência que está concentrada no rádio digital (DAB+). No geral, o rádio é ouvido por 93,4% da população com idade a partir de 14 anos, residente na Alemanha. E são mais de 4 horas diárias a média de escutas de rádio no país europeu. O ma audio 2022 II conta com dados referentes ao período setembro de 2021 a março de 2022. Acompanhe:

A principal mudança da pesquisa atual na comparação com a anterior é sobre o tamanho do rádio digital terrestre (DAB+) no total da audiência de rádio. No levantamento anterior (ma audio 2022 I, referente a dezembro de 2020 a dezembro de 2021), o formato correspondia por 24,5% do consumo do meio na Alemanha. Agora essa parcela está em 27% na pesquisa atual (ma audio 2022 II). Já na pesquisa anunciada em 2021, essa parcela do DAB+ estava em 20,4% do total do consumo de rádio.

No geral, o rádio alemão é muito estável quando o assunto é consumo: registrou 93,4% da população ouvindo rádio em um período de 4 semanas, contra 93,5% do levantamento anterior. Detalhe: se considerado o consumo de rádio via plataformas on-line junto com o rádio terrestre, esse alcance sobe para 94,1% da população pesquisada, contra 93,8% da pesquisa passada. Em resumo: há uma expansão do consumo de rádio via opções digitais, além da manutenção do formato tradicional.

Novamente sobre o alcance do rádio, as pesquisas atualizadas no "pós-pandemia", ou seja, em períodos de maior normalidade na rotina da população, apontam para uma manutenção dos patamares elevados do meio. Recentemente o Blog repercutiu o número do rádio nos Estados Unidos, cujo alcance também está em 93% segundo a Nielsen.

“Na era do comércio de voz, o alcance é a chave para o sucesso. Com a estratégia e a identidade de áudio certa, rádio e áudio são a base para uma comunicação de marca bem-sucedida, a fim de influenciar a decisão de compra no momento certo e no lugar certo", afirma a diretora-gerente da Radiozentrale, Grit Leithäuser, segundo o portal especializado Radiozene.de. "Porque somente quem estiver presente na mente dos consumidores poderá acionar os comandos de voz corretos ao fazer pedidos por voz no futuro", completa a executiva, repercutindo os dados da pesquisa na Alemanha.

Análise de alguns cenários entrega possíveis mudanças de hábitos

A pesquisa na Alemanha chama a atenção para um mesmo cenário observado em outros locais da Europa, como no Reino Unido. Se analisado o número geral, como o alcance acima de 93% (e 89% nas pesquisas britânicas), a impressão é de que nada muda no consumo de rádio. Porém, se observados os detalhes como a expansão do DAB+ e do streaming de áudio, é possível observar um crescimento constante desses novos formatos na composição total do universo de ouvintes.

Impulsionado por todo o setor de rádio, o DAB+ está ampliando rapidamente o seu consumo entre a população europeia. Em alguns casos, como no Reino Unido, essa parcela está mais avançada, representando uma fatia maior do que aquela observada em FM analógico. Já em outros locais, como Alemanha e França, há uma expansão mais tardia do formato, mas que ganhou um novo ritmo (mais acelerado) nos últimos anos, principalmente com a nova política do bloco europeu sobre a presença do DAB em automóveis.

E por qual razão olhar para lá fora?

Blog costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

19 julho 2022

Anatel aprova requisitos técnicos para uso de radiofrequências em FM, Radiovias e Autocine

Brasília - Atos publicados no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (18) estabelecem requisitos para radiodifusão

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta segunda-feira (18) o Ato nº 8.104/2022, que aprovou os Requisitos Técnicos de Condições de Uso de Radiofrequências para diversos Serviços de Radiodifusão. A agência também publicou o Ato nº 9.751/2022, que aprovou os Requisitos Técnicos de Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão de Sons e Imagens e de Retransmissão de Televisão.

O primeiro Ato publicado pela Anatel nesta segunda-feira, aprovou os requisitos para a operação dos serviços em Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (FM), de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal, de Radiodifusão Comunitária, de Radiovias e Limitado Privado - para Autocine. Esta modalidade é destinada à transmissão do áudio relacionado à exibição de filmes, muito demandado nos drive-ins durante a pandemia.

Na revisão de requisitos técnicos, a Anatel incluiu o Serviço de Radiovias, criado recentemente para a disseminação de informações como condições do trânsito, acidentes, condições meteorológicas e execução de obras, por exemplo, necessárias à segurança dos usuários das rodovias. Tanto o Autocine quanto o Radiovias podem ser sintonizados nos receptores de FM, na faixa de 76 FM a 108 FM

Já o Ato nº 9.751/2022, que aprovou os Requisitos Técnicos de Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão de Sons e Imagens e de Retransmissão de Televisão. Os dois normativos entrarão em vigor em 1º de agosto.

As propostas dos dois atos passaram por consulta pública e receberam mais de cem contribuições. A edição dos atos atende determinações do Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares, aprovado pela Resolução nº 721/2020.

Com informações da Anatel

Band FM promove ação voltada às férias no Sul de Minas Gerais

Poços de Caldas - A promoção irá contemplar a audiência com diversos prêmios, incluindo óculos de sol, vale compras e ingressos para a 55ª edição da Festa do Vinho, em Andradas (MG)

A Band FM 90.3 de Poços de Caldas (MG) está promovendo uma ação dedicada às férias na região Sul de Minas Gerais. Denominada como "Sorteio de Férias", a promoção irá contemplar a audiência com diversos prêmios, incluindo óculos de sol, vale compras e ingressos para a 55ª edição da Festa do Vinho, em Andradas. As participações podem ser feitas exclusivamente pelo perfil da rádio no Instagram.

Em parceria com a Troiani Autopeças, Óticas Carol Poços de Caldas e Clube Rio Branco, a Band FM de Poços de Caldas está trabalhando a ação "Sorteio de Férias". Nela, a audiência concorre a sorteio de um óculos de sol da coleção Bruna Marquezine, dois vale compras da Troiani e ainda a duas cartelas de entrada para a 55ª edição da Festa do Vinho de Andradas, tradicional evento que acontece entre os dias 21 e 24 deste mês no Sul de Minas Gerais.

O resultado está previsto para ser divulgado na próxima quarta-feira (20). Os interessados em participar devem primeiramente seguir o perfil da rádio no Instagram. Após isso, é necessário localizar a publicação relacionada à ação, curtir e incluir dois amigos nos comentários. Para efetivar a inscrição, é preciso ainda fazer o mesmo procedimento nos perfis dos parceiros @troianiautopecas, @oticascarolpocosdecaldas e @clube_riobranco.

Band FM de Poços de Caldas iniciou as suas operações em outubro de 2019. A estreia da afiliada, liderada pela Band FM 96.1 de São Paulo, promoveu a ampliação da cobertura da marca entre o Sul de Minas Gerais, Leste Paulista e Grande Campinas, regiões estas que já contam com estações em Pouso Alegre (101.1 FM), Mococa (105.9 FM), Mogi Mirim (91.1 FM) e Campinas (106.7 FM).

Panorama: Piatã FM e GFM ampliam novamente as suas marcas de audiência em Salvador

 Salvador - Itapoan FM retorna para a pesquisa e Jovem Pan FM ganha posição em filtros gerais. Bahia FM segue no top 3

A capital baiana também acompanhou na semana passada mais uma atualização da pesquisa que aponta como está o consumo de rádio em Salvador e na região metropolitana. No geral, o rádio continua colecionando números expressivos no levantamento que é feito pela Kantar IBOPE Media. E a nova alta do rádio baiano é impulsionada principalmente pelas estações que costumam liderar na medição, já que apresentaram variações de destaque na atualização da pesquisa. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2022):

Líderes em alta

Piatã FM 94.3 (popular/hits) é novamente um dos destaques da pesquisa de audiência na Grande Salvador. O motivo foi a nova variação positiva na média registrada pela rádio, o que fez com que o teto da pesquisa fosse ampliado nos principais períodos da medição. Também é destaque o fato da Piatã FM seguir como líder isolada de audiência e no total de ouvintes únicos alcançados, número que segue flertando com a marca de 1 milhão (em 30 dias).

Também é destaque o desempenho da GFM FM 90.1, emissora que está consolidada como vice-líder de audiência nos principais períodos da pesquisa. A estação ampliou a sua média na comparação com a medição passada e voltou a figurar como o segundo maior valor de ouvintes únicos na Grande Salvador, após apresentar um crescimento consistente nesse quesito. São mais de 742 mil pessoas alcançadas em 30 dias.

Bahia FM 88.7 (popular/hits) segue no top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa e com um total de ouvintes únicos que supera a marca de 700 mil em 30 dias, ou seja, segue próxima da GFM nesse quesito. 

Uma das novidades no ranking FM é o retorno da Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) entre as rádios assinantes da pesquisa. O desempenho atual registrado pela 97.5 FM a posiciona muito próxima da Bahia FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de uma boa distância para a sequência do ranking FM e o quarto maior número de ouvintes únicos alcançados na Grande Salvador.

Mais destaques

Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) também variou de forma positiva em audiência na comparação com a pesquisa passada, emissora que continua assim no top 5 nos principais períodos da medição e tem o quinto maior número de ouvintes únicos de Salvador e região metropolitana.

Uma das novidades da atual pesquisa é o retorno da Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop) à sexta colocação geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que também variou de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior. A 91.3 FM já era dona do sexto maior número de ouvintes únicos alcançados, valor este que supera a marca de 450 mil.

Em audiência, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) segue próxima da Jovem Pan FM. Mas se considerada a audiência registrada pelo projeto na faixa AM (opera em 740 AM), a Sociedade tem a quinta maior média do rádio baiano.

As emissoras Salvador FM 92.3 (popular/hits), Metrópole FM 101.3 (jornalismo) e BandNews FM 99.1 (jornalismo) estão na sequência, logo após a Rádio Sociedade no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Destaque aqui para os avanços no ranking de audiência por parte da Salvador FM (avançou uma posição) e BandNews FM (entrou no top 10).

Rádio Educadora FM 107.5 (educativa/adulta), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes) e Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional) são as emissoras posicionadas mais próximas do top 10 de audiência em filtros gerais. Destaque aqui para o fato da 100.1 FM seguir com o sétimo maior número de ouvintes únicos alcançados entre as FMs da Grande Salvador.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

15 julho 2022

Novabrasil FM divulga lista de atrações do Festival Novabrasil, em São Paulo

 São Paulo – Principal ação realizada pela emissora paulistana está prevista para os dias 15 e 16 de outubro

A Novabrasil FM 89.7 de São Paulo divulgou a lista com as atrações que irão se apresentar no Festival Novabrasil 2022. O evento tornou-se um dos maiores e mais importantes festivais de música brasileira e a emissora iniciou pré-venda no dia do aniversário da rádio. A rádio do formato adulto-contemporâneo completou 22 anos no ar no dia 1º de junho e a realização do festival faz parte das comemorações e está previsto para os dias 15 e 16 de outubro, na Arena Anhembi em São Paulo. 

No começo do mês de julho, a emissora liberou os nomes das cantoras Gal Costa e Vanessa da Mata. Agora, a rádio já faz a divulgação da lista com praticamente todos os nomes que irão se apresentar, faltando apenas, conforme as publicações nas redes sociais, de dois nomes a serem confirmados nos próximos dias. 

A lista que está sendo divulgada pela Novabrasil FM conta com Gal Costa, Frejat, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Gilsons, Nando Reis, Baby do Brasil e Pepeu Gomes, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Vanessa da Mata, Bala Desejo. Esta última é um dos novos nomes da MPB e que vem sendo tocada na programação da rádio.

A edição deste ano do Festival Novabrasil FM tem como tema “Chega de saudade”, devido à suspensão da realização do festival nos últimos dois anos por conta da pandemia do coronavírus. Com isso, o evento, que uma das principais ações promocionais da emissora do formato adulto-contemporâneo terá dois dias. 

Segundo a organização do evento, a retomada do festival após dois anos foi pensada para ser uma grande celebração ao longo deste ano. A edição desse ano será realizada novamente na Arena Anhembi, local que recebeu as primeiras edições do festival.

Panorama: Educadora FM segue líder geral em Campinas. Jovem Pan FM aparece no top 5

 Campinas - Antena 1 avança no top 3 e Band FM mantém a vice-liderança geral de audiência

O mercado de Campinas também acompanhou mais uma atualização da pesquisa que mede o consumo de rádio na cidade, esta que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. E com a entrada de uma nova assinante, o panorama do ranking FM de audiência e alcance passa a contar com uma novidade. No geral, foram observadas poucas mudanças na evolução da audiência, com as três primeiras colocadas estáveis em suas respectivas colocações. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2022):

Sem mudanças no topo

A atual configuração do top 3 de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) não contou com mudanças na comparação com a pesquisa anterior. Melhor para a Educadora FM 91.7 (jovem/pop), emissora que com isso manteve a condição de líder geral de audiência reconquistada a partir da última medição. E a movimentação do FM campineiro manteve a 91.7 FM isolada nessa condição. Vale também recordar que a Educadora FM é líder isolada em alcance na cidade, situação mantida com certa facilidade pela estação.

Na sequência, Band FM 106.7 (popular/hits) e Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) seguem completando o top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa, com boa vantagem para a sequência do ranking FM. No caso da Band FM, a emissora também é dona da segunda maior marca no total de ouvintes únicos alcançados na praça de Campinas.

A novidade

A novidade da pesquisa atual fica por conta da Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop), adquirida recentemente pelo Grupo Mandic. A emissora, que sempre pontuou bem na praça de Campinas, agora passou a ser listada como uma assinante da medição. Com isso, é possível perceber que o volume de audiência da 89.9 FM está entre os cinco maiores em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E no alcance a Jovem Pan FM tem o terceiro maior valor do mercado campineiro.

Antes, em audiência, a Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) segue na quarta colocação geral e puxa uma fila com várias emissoras registrando marcas muito próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Nessa lista, além da Jovem Pan FM, também está a Cidade FM 92.5 (popular/hits, que apresentou boa evolução na comparação com a pesquisa anterior) e uma outra FM não assinante da pesquisa.

Logo após esse bolo que completa o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Campinas conta também com as emissoras Nativa FM 89.3 (popular/sertanejo-romântica), CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) e Novabrasil FM 103.7 (adulto/nacional).

A Jovem Pan News FM 100.3 (jornalismo/esportes) também variou de forma positiva e, aos poucos, vai se aproximando do top 10 de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora aparece na sequência de uma FM não assinante da pesquisa.

Dial FM cheio

Cerca de 18 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do Blog. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

14 julho 2022

 

Rádio Estádio - A Rádio do Futebol Brasileiro !

Projeto de Lei que pode cobrar taxas do rádio pelas transmissões esportivas gera repercussão no meio

 São Paulo – Projeto será reavaliado pelo Senado após mudanças no texto ocorridas na Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei que cria a nova Lei Geral do Esporte está causando repercussão no meio rádio e entre os ouvintes. A apreensão é devido a uma expressão que foi inserida no artigo 159 do projeto, que abre a possibilidade de cobrança de taxas do rádio que fazem transmissões esportivas. O Grupo Jovem Pan veiculou uma matéria em seu site consultando profissionais e radiodifusores, que demostraram preocupação com o avanço da propositura.

A reportagem consultou o coordenador artístico da Energia 97 FM 97.7 de São Paulo, Hilton Malta, mais conhecido como Sombra. Ele disse à reportagem que os parlamentares, ao invés de defender os direitos da população, se voltam contra um veículo que leva entretenimento e presta serviço de forma gratuita: “50% da população não tem saneamento básico, então você imagina que boa parte da população acompanha o rádio diariamente”, questionou.


O radialista ainda argumentou que, muitas vezes, as famílias têm um rádio em casa, mas não tem saneamento básico. “É mais fácil a pessoa ter um pequeno rádio dentro de casa do que saneamento básico. Uma vez que você impede essas rádios de transmitir os jogos de futebol, o consumo do produto futebol em termos nacionais diminui na mesma proporção. Eu não sei a quem interessa a elitização do produto futebol, como se já não bastasse estádios com ingressos caríssimos”, ressaltou.

A reportagem ainda questionou o diretor artístico da 105 FM 105.1 de Jundiaí, Luís Calmon, que afirmou que a medida, se aprovada da forma que está, pode inviabilizar as transmissões esportivas no rádio. “Não vejo possibilidade alguma do rádio participar nos direitos de transmissão. Isso simplesmente vai afastar o rádio do futebol. Depois da mudança no calendário é mais um desastre para o futebol brasileiro. Imaginar que o rádio vai poder contribuir com a receita dos clubes de futebol é fora do mundo. Temos mais de 5 mil rádios, quantas estarão na Copa do Mundo? Duas ou três. Não vai ter transmissão a rádio não vai pagar direito de transmissão”, afirmou.

Nesta semana, o Blog procurou a ABERT para ter mais informações sobre os trabalhos da associação em relação à medida. O presidente da ABERT, Flavio Lara Resende, disse que a atuação visa evitar dúvidas referente às transmissões esportivas pelo rádio. "Para evitar dúvida e uma discussão infundada sobre a cobrança do direito de arena no rádio, que historicamente nunca existiu, iremos trabalhar para que o texto anteriormente aprovado pelo Senado Federal, que contou com a nossa atuação, prevaleça frente ao da Câmara dos Deputados, mantendo-se a regra de transmissão gratuita dos jogos pelas emissoras de rádio", comentou o presidente da ABERT.

Rádio Bandeirantes passa por processo inédito de expansão na faixa FM

 São Paulo - Marca estreou em FM nas praças de Campinas, Goiânia e Ribeirão Preto. E chegará a Curitiba a partir de agosto

Aos poucos, a rede liderada pela Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo tem passado por um processo importante de expansão de suas atividades na faixa FM de mercados importantes. Sem muito anúncio, em menos de 1 ano, a marca adicionou estações em FM nas praças de Campinas (SP), Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP), sendo todas emissoras originadas da faixa AM. E, a partir de agosto, terá Curitiba (PR) integrada à sua operação como rede, através de uma estação que está entre as mais abrangentes do FM brasileiro.

Campinas foi o ponto de partida desse processo de expansão pelo dial FM vivido atualmente pela Rádio Bandeirantes. Em dezembro passado, o Grupo Bandeirantes de Comunicação iniciou a transmissão da Rádio Bandeirantes AM 1170 em 85.7 FM, inaugurando a faixa estendida de FM (eFM) na cidade do interior paulista. A novidade foi amplamente divulgada pela emissora campineira, que segue investindo na comunicação local para que a audiência da cidade conheça a nova sintonia da Rádio Bandeirantes de Campinas.

Na sequência, em abril deste ano, foi a vez de outra estação AM do Grupo Bandeirantes de Comunicação passar a ocupar uma sintonia em eFM no interior paulista. Ribeirão Preto passou a ser coberta pela Rádio Bandeirantes FM 85.3, estação originada em 1270 AM. Assim como Campinas, a marca também foi responsável pela estreia do FM estendido em Ribeirão Preto. 

Depois, em um período inferior a dois meses em relação à estreia no FM de Ribeirão, a capital de Goiás passou a contar com a Rádio Bandeirantes FM 98.7. A emissora é originada em AM 820 e foi beneficiada pelo fato do processo de migração AM-FM de Goiânia ser destinado à faixa convencional do FM (entre 88.1 FM e 107.9 FM). A emissora também foi a primeira migrante AM-FM da cidade, tendo a sua estreia oficial ocorrida no dia 30 de maio.

E agora, em junho deste ano, o tudoradio.com publicou com exclusividade o anúncio sobre a chegada da futura Rádio Bandeirantes FM 101.5 de Curitiba. A estação, que está prevista para iniciar as suas operações a partir do próximo mês (data que ainda não foi definida), é fruto de uma parceria entre a Fundação Nossa Senhora do Rocio (detentora do canal) e o Grupo Bandeirantes. A marca jornalística vai substituir a tradicional Clube FM 101.5, estação que está entre as FMs de maior cobertura de sinal do sul do país.

Antes desse processo, a marca Rádio Bandeirantes ficava essencialmente restrita à faixa AM, com exceção dos mercados de São Paulo e de Porto Alegre, considerando apenas estações que carregam integralmente o nome da rede de formato jornalístico. A Rádio Bandeirantes também conta com uma rede de afiliadas que, em alguns locais, são emissoras que operam em FM. Porém o formato dessa rede não obriga que o parceiro assuma de forma integral o nome da emissora paulista.

13 julho 2022

Rádio Cultura anuncia migração AM-FM na Zona da Mata Mineira

 Santos Dumont - A emissora deverá operar em 90.1 FM. Apesar da divulgação, ainda não há uma data oficial para o início das transmissões na nova sintonia

O processo de migração AM-FM segue avançando por diversas regiões brasileiras. Uma das novidades se trata da Rádio Cultura AM 1580 de Santos Dumont, emissora que estará iniciando em breve as suas transmissões em 90.1 FM. Apesar da divulgação, ainda não há uma data oficial para o início das operações na nova sintonia.

Fundada em 17 de agosto de 1948, a Rádio Cultura deverá contar em breve com uma nova sintonia no dial. A novidade é decorrente do processo de migração AM-FM, este que irá posicionar a emissora em 90.1 FM, canal que já consta como outorgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) como classe C de operação. O anúncio da migração foi realizado no perfil do Instagram do diretor da rádio, Sérgio Rodrigues.

Santos Dumont está localizado na região da Zona da Mata Mineira. Distante aproximadamente 207 km de Belo Horizonte, o  nome do município veio como uma homenagem ao conterrâneo Alberto Santos Dumont, considerado o inventor do avião e do relógio de pulso. Com a migração AM-FM, a Rádio Cultura contará com melhores condições técnicas de operação. Apesar da divulgação, ainda não há uma data oficial para o início das operações no novo canal.

O tudoradio.com monitora constantemente o processo de migração AM-FM com a listagem atualizada das emissoras que efetivam a transição. Atualmente já estão em operação no país cerca de 875 estações, estas que já operam em suas novas sintonias.

 

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Lei permite que permite comercialização de toda programação de rádio e TV é sancionada

Brasília – Anteriormente, uma emissora podia ceder 25% de sua programação para terceiros

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (13), sem vetos, a Lei 14.408/22, que permite às emissoras de rádio e televisão transferir, comercializar ou ceder o tempo total de programação para terceiros, que ficarão responsáveis pela produção do conteúdo. O texto sancionado insere a regra no Código Brasileiro de Telecomunicações.

Antes da nova lei, uma emissora podia ceder apenas 25% de sua programação. Pela Lei 14.408/22, essa porcentagem vira um limite para veiculação de publicidade. O texto prevê ainda que, mesmo com cessão total de programação, ela deve ter finalidades educativas e culturais.

A lei também estabelece que as emissoras vão ser responsabilizadas por eventuais irregularidades na programação, além de vedar às concessionárias e permissionárias transferir, comercializar e ceder a gestão total ou parcial da execução do serviço de radiodifusão, que é uma concessão pública. Muitas emissoras já cedem parte do tempo de sua programação, por meio de contratos de comercialização de espaço, para produtores de conteúdo independentes ou para igrejas.

A lei sancionada é uma iniciativa do deputado Alex Santana (Republicanos-BA), autor do projeto que deu origem à norma (PL 5479/19). A proposta foi aprovada de forma conclusiva na Câmara dos Deputados, no ano passado. 

Santana afirmou que a conjuntura econômica do País e a expansão dos meios virtuais de comunicação de massa têm pressionado as empresas de radiodifusão a encontrar novas alternativas de faturamento. “Já foi o tempo em que a fonte das receitas das emissoras era exclusivamente proveniente do conteúdo publicitário. Além desta, as empresas têm se utilizado da veiculação da produção independente, certo de que, em muitos casos, é sua mais importante fonte de receita”, disse o parlamentar.

Após quase 9 anos operando em caráter experimental, CCR RioSP FM recebe autorização da Anatel para operar em definitivo

 São José dos Campos - Serviço de FM via satélite, por meio de radiofrequência é o primeiro no país dedicado a uma única rodovia

Após operar por quase 9 anos em caráter experimental, a CCR FM RioSP FM 107.5 (emissora que tem sua sede em Santa Izabel, na região de São José dos Campos) recebeu autorização da Anatel para operar de forma definitiva. Com isso, a emissora torna-se a primeira radiovia oficial a operar no Brasil, prestando serviço em tempo real, com programação exclusiva, ao vivo 24 horas, com informações sobre condições de tráfego, obras na rodovia, dicas de direção defensiva, notícias gerais e informações sobre as cidades que abrange.

A autorização para que a CCR FM RioSP possa explorar essa frequência foi deferida pelo Ministério das Comunicações por meio da Portaria n.º 4.732, publicada no Diário Oficial da União de 17 de fevereiro de 2022 e autorizada no dia 28 de junho, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio do Ato nº 9.073. Até então, desde 2013 a CCR FM operava em caráter experimental e científico.

Segundo Carla Fornasaro, diretora-presidente da CCR RioSP, a emissora é um instrumento operacional de fundamental importância para aumentar a agilidade da Concessionária. “A CCRFM é uma importante ferramenta de orientação durante a viagem e educação de trânsito. A emissora contribuiu para a redução de acidentes e consequentemente de vítimas fatais na rodovia através da informação e prestação de serviços, divulgação das condições de tráfego e, principalmente, ajudando a salvar vidas.” explica a executiva.

A CCR FM RioSP é o primeiro serviço de FM via satélite dedicado a uma única rodovia. Ela utiliza a mesma frequência em todo o percurso, estando presente em dois estados diferentes e abrangência focada no eixo da rodovia. Ou seja, sua sintonia é exclusiva no percurso da viagem. 

O estúdio da emissora está localizado ao lado do Centro de Controle Operacional da concessionária, no município de Santa Isabel (SP), de onde o sinal é emitido via satélite para 41 antenas de transmissão, localizadas ao longo da Dutra. Ao todo, 13 profissionais atuam diretamente na operação da CCR FM 107.5, entre técnicos, radialistas e jornalistas. 

A rádio contribui na operação da rodovia Presidente Dutra, sendo o principal canal de interação entre a CCR RioSP e os motoristas que trafegam pelos 402 quilômetros da via Dutra. A primeira transmissão da CCRFM, projeto pioneiro do programa de Concessões de Rodovias, ocorreu em 2013, em apoio e orientação durante a operação especial de atendimento para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorreu no Rio de Janeiro, e a visita do Papa Francisco à Basílica Nacional de Aparecida (SP). 

Panorama: Rádio Itatiaia amplia seus números em Belo Horizonte. Liberdade FM assume vice-liderança de audiência

 Belo Horizonte - BHFM segue próxima da vice-líder em audiência e tem segundo maior alcance. Alvorada FM e 98 FM ampliam suas médias

Belo Horizonte acompanhou mais uma atualização dos dados que mostram o consumo de rádio local. A pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media contou com mudanças no top 3 de audiência (considerando filtros gerais) e viu uma pequena oscilação na média geral do mercado, mas com crescimento do alcance do total do rádio, isso na comparação com a medição passada. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2022):

Líder em alta e novidade no top 5 de audiência

Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) voltou a variar de forma positiva nos principais períodos da medição, isso em audiência e também no total de ouvintes únicos alcançados pela emissora. A estação lidera de forma isolada nesses dois quesitos e a movimentação atual do mercado isolou um pouco mais a 95.7 FM na primeira colocação. A vantagem da Rádio Itatiaia é ampliada ainda mais quando considerado o volume de audiência que é concentrado por ela em 610 AM. E, considerando apenas o FM, o alcance da Itatiaia segue acima de 1.8 milhão (máximo). 

A novidade fica por conta da vice-liderança geral de audiência em períodos importantes como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) assumiu a condição, em disputa definida nos detalhes com a BH FM 102.1 (popular/hits). As duas emissoras têm cravado marcas muito próximas de audiência nas últimas medições, quadro que se repete na nova pesquisa. Em alcance, a BHFM segue isolada como o segundo maior valor do rádio mineiro, acima de 1.6 milhão (30 dias e máximo).

Na sequência, a Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) segue sozinha na quarta colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e ampliou seus valores em audiência e também em alcance. 

E a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) completa o top 5 nos principais períodos da pesquisa, com boa vantagem para a sequência do ranking FM. Destaque também para o alcance da 99.1 FM, que se aproxima da marca de 1.3 milhão (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/alcance máximo) e é o terceiro maior valor do mercado mineiro.

Mais destaques

A 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk) segue com sua trajetória de alta em audiência e também em alcance no mercado de Belo Horizonte, abrindo assim uma vantagem um pouco maior para as emissoras que aparecem na sequência do ranking FM. Trata-se da quarta alta de audiência consecutiva da 98 FM no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Outra emissora que manteve uma trajetória de alta em audiência foi a Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo), rádio que sustentou a colocação obtida a partir da pesquisa anterior e agora abre um pouco mais de vantagem para a sequência do ranking FM.

Estável no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Extra FM 103.9 (popular/hits) aparece na sequência do ranking FM de audiência. Há uma boa vantagem da Extra FM para as demais FMs assinantes que completam a pesquisa de audiência na Grande Belo Horizonte.


A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

05 julho 2022

Relatos indicam interferência do 5G em sinal via-satélite de rádios em Brasília

 Brasília - Pelo menos quatro emissoras de redes enfrentaram interferências. Agências e técnicos de rádio buscam mitigar o problema 

Blog recebeu de algumas emissoras relatos de interferências na recepção de sinais via-satélite de emissoras de rádio. Segundo informações, estações como Rádio Mix FM 88.3, Jovem Pan FM 106.3, Rede Aleluia FM 99.3 e Clube FM 105.5 enfrentaram algum tipo de problema. Pelo que apurou o portal, os testes da tecnologia 5G em Brasília causaram níveis de interferências inesperadas pelas agências responsáveis pelo setor. Há um processo de mitigação em curso, já que a estreia do 5G na capital federal está marcada para amanhã (6).

Esses problemas também foram relatados por ouvintes, que perceberam oscilações na programação da Rede Aleluia, além de interrupções do sinal via-satélite das afiliadas da Jovem Pan FM e da Rádio Mix FM. Até o fechamento deste texto, colaboradores do portal relataram normalização da Rádio Mix FM (emissora que provavelmente optou por outra forma de receber o sinal da matriz, de forma provisória). A Clube FM, cabeça de uma rede nacional sediada em Brasília, também teve relatos de problemas, no retorno de sua geração.

Técnicos consultados pelo Blog informaram que o 5G está já ativo em alguns pontos do Distrito Federal, tecnologia que será lançada nesta quarta-feira (7). Segundo esses profissionais, “o 5G interferiu mais do que o esperado” e era para “atingir até a faixa de guarda, mas afetou até 3.8 GHz”. 

A faixa (banda C) é de 3.4 GHz até 4.7 GHz, sendo a do 5G restrita de 3.5 GHz no Brasil. Essa parte do espectro é chamada de banda C estendida. Os serviços que operavam nessa faixa foram remanejados para frequências um pouco mais altas, a partir de 3.7 GHz. A partir dessa faixa, a banda C é conhecida como Standart, indo até 4.2 GHz. Vários serviços continuarão ativos nessas frequências, mas utilizando filtros. Com a interferência constatada em Brasília, esses filtros serão revistos. A Banda C ainda conta com uma faixa mais alta planejada, sendo 4.3 a 4.7 GHz, como apêndice.

Esse tipo de trabalho de remanejamento de canais usados para sinais via-satélite também foi feito em outros países para a chegada do 5G, com indenização para as operadoras do serviço nos Estados Unidos. Já no Brasil, foi criada a EAF (Entidade Aferidora da Faixa), responsável por garantir o funcionamento de todos os serviços que usam radiofrequência. Ela e a Anatel devem trabalhar com técnicos do setor para mitigar o problema constatado em Brasília, que já era apreensão em outros mercados brasileiros. 

Depois de Brasília, o 5G será implantado em definitivo em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa, mas ainda sem data definida.

 

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Rádio Lupa 1 FM registra estreia em Teresina (PI) e promove ação voltada a show do Michael Bublé

 

Teresina - O projeto passou a operar no dia 20 do mês passado. Para celebrar o lançamento, a emissora trabalha uma ação onde vai levar a audiência para o show do cantor Michael Bublé, em São Paulo


A Rádio Lupa 1 FM 94.5 de Teresina estreou recentemente no dial da capital piauiense. Com programação voltada ao formato adulto-contemporâneo, o novo projeto conta com a coordenação de Alexandre Federal. Para comemorar o lançamento, a emissora trabalha uma ação onde vai levar a audiência para o show do cantor Michael Bublé, em São Paulo.

Com estreia registrada no dia 20 do mês passado, a Rádio Lupa 1 FM surge com uma proposta de levar até o ouvinte música, informação e prestação de serviço à capital do Piauí. A emissora sucede no canal a Rádio Vida Melhor FM 94.5 de Teresina, esta que passou a ocupar a sintonia no dia 17 de janeiro deste ano. Além da grade musical e do jornalismo, compõem a programação da rádio boletins sobre diversos assuntos, como saúde pet, empreendedorismo, turismo, nutrição, entre outros.

O projeto conta com a coordenação artística de Alexandre Federal, profissional que acumula no decorrer de sua carreira passagens por diversas emissoras de renome, como Metropolitana FM 98.5, Musical FM 105.7 e Alpha FM 101.7, todas estações com sede na capital paulista. Federal também responde pela programação musical e plástica da estação.

Para celebrar a estreia, a Rádio Lupa 1 FM trabalha uma ação onde vai levar a audiência e mais um acompanhante para o show do cantor Michael Bublé. A apresentação acontecerá no dia 6 de novembro, no Allianz Parque, em São Paulo. Para participar, basta seguir o perfil da rádio no Instagram e acompanhar as publicações.


Brasília terá sinal 5G ligado a partir desta quarta-feira (6). SP, BH, Porto Alegre e João Pessoa serão as próximas

 Brasília – Segundo Anatel, ainda não há data confirmada para ativação nas demais capitais

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que vai ativar o sinal 5G (quinta geração de internet móvel) em Brasília (DF) a partir desta quarta-feira (6). Segundo a agência, em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa serão as próximas que terão acesso à tecnologia. Nessas outras quatro capitais, ainda não há data definida para a ativação.

A Entidade Administradora de Faixa (EAF) informou os nomes das cidades em reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). O grupo criado pela Anatel tem como objetivo efetivar a implantação do 5G no país na faixa de 3,5 gigahertz, a principal leiloada em novembro do ano passado. 

O grupo é composto por técnicos da Anatel e representantes do Ministério das Comunicações e as operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras do certame. De acordo com o Gaispi, a Entidade Administradora de Faixa fez testes na Capital Federal no fim de semana, e as operadoras concluíram todas as etapas para a ativação do 5G em Brasília ainda nesta semana.

Ainda segundo o Gaispi, a cobertura da nova geração de internet móvel atingirá cerca de 80% do Distrito Federal. Cada uma das três operadoras instalou 100 estações espalhadas pelo Distrito Federal, com maior concentração na região do Plano Piloto, área central de Brasília onde ficam a Esplanada dos Ministérios e as sedes de Executivo, Legislativo e Judiciário.

Para o grupo autorizar o funcionamento da tecnologia em Brasília, era necessário que as operadoras instalassem ao menos 33 estações na capital federal e garantissem que o 5G não atrapalharia o sinal de TV transmitido por antena parabólica.

Uma vez liberado o uso da faixa de 3,5 GHz, as operadoras precisarão obter a licença da Anatel para fornecer o sinal do 5G. Para isso, as empresas devem pagar uma taxa de R$ 1.340 por estação por meio de boleto. O grupo estima que o pagamento será concluído a tempo de o sinal funcionar a partir desta quarta-feira (6).

Ainda segundo a Anatel, o prazo para o 5G começar a funcionar em todas as capitais vai até 29 de setembro. Inicialmente, as operadoras deveriam disponibilizar a tecnologia nas capitais até o fim de julho, mas a data limite foi adiada devido a dificuldades logísticas de importação de equipamentos.

5G interessa para o rádio e para todos os setores econômicos do país

O 5G é fundamental para a chamada "economia 4.0", revolução tecnológica que poderá acelerar novos hábitos de consumo de mídia em todo o planeta. O rádio, que já experimenta um avanço de seu alcance digital através de várias iniciativas on-line, impulsionadas pela maior oferta de conexão por parte de ouvintes e também de dispositivos disponíveis (como smartphones e smart speakers), é um grande interessado nesse processo.

Como empresas, o rádio também pode experimentar benefícios operacionais através do avanço da conectividade e novas formas de ganhos, como o crescimento do mercado programático através do áudio digital e o fortalecimento de iniciativas como o rádio híbrido, que combina os pontos fortes da operação via dial (FM/AM) com streaming (e outros dados oferecidos pelas estações).