Brasília - Pelo menos quatro emissoras de redes enfrentaram interferências. Agências e técnicos de rádio buscam mitigar o problema
O Blog recebeu de algumas emissoras relatos de interferências na recepção de sinais via-satélite de emissoras de rádio. Segundo informações, estações como Rádio Mix FM 88.3, Jovem Pan FM 106.3, Rede Aleluia FM 99.3 e Clube FM 105.5 enfrentaram algum tipo de problema. Pelo que apurou o portal, os testes da tecnologia 5G em Brasília causaram níveis de interferências inesperadas pelas agências responsáveis pelo setor. Há um processo de mitigação em curso, já que a estreia do 5G na capital federal está marcada para amanhã (6).
Esses problemas também foram relatados por ouvintes, que perceberam oscilações na programação da Rede Aleluia, além de interrupções do sinal via-satélite das afiliadas da Jovem Pan FM e da Rádio Mix FM. Até o fechamento deste texto, colaboradores do portal relataram normalização da Rádio Mix FM (emissora que provavelmente optou por outra forma de receber o sinal da matriz, de forma provisória). A Clube FM, cabeça de uma rede nacional sediada em Brasília, também teve relatos de problemas, no retorno de sua geração.
Técnicos consultados pelo Blog informaram que o 5G está já ativo em alguns pontos do Distrito Federal, tecnologia que será lançada nesta quarta-feira (7). Segundo esses profissionais, “o 5G interferiu mais do que o esperado” e era para “atingir até a faixa de guarda, mas afetou até 3.8 GHz”.
A faixa (banda C) é de 3.4 GHz até 4.7 GHz, sendo a do 5G restrita de 3.5 GHz no Brasil. Essa parte do espectro é chamada de banda C estendida. Os serviços que operavam nessa faixa foram remanejados para frequências um pouco mais altas, a partir de 3.7 GHz. A partir dessa faixa, a banda C é conhecida como Standart, indo até 4.2 GHz. Vários serviços continuarão ativos nessas frequências, mas utilizando filtros. Com a interferência constatada em Brasília, esses filtros serão revistos. A Banda C ainda conta com uma faixa mais alta planejada, sendo 4.3 a 4.7 GHz, como apêndice.
Esse tipo de trabalho de remanejamento de canais usados para sinais via-satélite também foi feito em outros países para a chegada do 5G, com indenização para as operadoras do serviço nos Estados Unidos. Já no Brasil, foi criada a EAF (Entidade Aferidora da Faixa), responsável por garantir o funcionamento de todos os serviços que usam radiofrequência. Ela e a Anatel devem trabalhar com técnicos do setor para mitigar o problema constatado em Brasília, que já era apreensão em outros mercados brasileiros.
Depois de Brasília, o 5G será implantado em definitivo em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa, mas ainda sem data definida.