03 janeiro 2023

CNBB e Associação Signis Brasil realizam primeiro censo de emissoras de rádio de inspiração católica no país

 São Paulo - Dirigentes dos veículos têm até 31 de janeiro para responder ao questionário

A Signis Brasil (associação católica para comunicação), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está promovendo o Primeiro Censo das Rádios Católicas em operação no país. Os dirigentes das emissoras que tem sua programação voltada ao formato católico têm até o dia 31 de janeiro para responder ao questionário online da pesquisa, que tem o intuito de conhecer a realidade destas rádios e, assim, propor e planejar melhorias conjuntas.

Segundo os organizadores da pesquisa, uma parcela significativa das emissoras que operam no país é identificada como sendo de "inspiração católica". Isso quer dizer que são veículos com algum vínculo institucional com a Igreja Católica ou que têm um perfil mais segmentado, mantendo características religiosas e devocionais em sua grade de programação.

O censo já vem sendo divulgado desde setembro, porém poucas rádios aderiram respondendo ao formulário online. Para explicar as razões e a relevância da iniciativa, os organizadores prepararam uma carta que, acompanhada de um vídeo do Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação, Dom Joaquim Giovani Mol, foi divulgada e enviada para dirigentes dos veículos católicos.

Dom Mol lembra o valor da radiodifusão no país e explica que "o censo das rádios nos permitirá entender a realidade dessas emissoras no Brasil, buscarmos alternativas para os desafios do momento e planejar ações conjuntas".
 
Com os dados do censo, a Signis Rádio pretende fazer uma aproximação com as emissoras, fomentar trabalhos em comum, trocar experiências e, de forma prática, apresentar projetos para promover a sustentabilidade destes meios, assim como propor ações que incentivem compartilhamento do conteúdo produzido. "Eu tenho a certeza que o rádio católico tem conteúdo útil e relevante, cobre quase que a totalidade do Brasil, fala para milhões de pessoas, mas nos falta ter esses dados mais detalhados. Com isso, penso que o rádio, a comunicação católica vai se fortalecer e ter o respeito e o reconhecimento que merece", ressalta o jornalista Jorge Teles.

O formulário da pesquisa para o Primeiro Censo das Emissoras de Rádios Católicas do Brasil. Os organizadores informam que o resultado deve ser apresentado publicamente entre final de janeiro e início de fevereiro, independentemente do número de respostas alcançadas pela pesquisa.

Mais Brasil FM inicia operação a partir de Manaus (AM)

 Manaus - A estação operava como Mais Brasil News em 95.1 FM. A mudança de marca também alterou o formato de programação para o popular/hits

O dial de diferentes regiões brasileiras apresentaram movimentação entre o final do ano passado e o início de 2023. Uma delas se refere a Mais Brasil FM 95.1 de Manaus, projeto que iniciou a sua operação no último sábado (31) e que substituiu no canal a Mais Brasil News FM. Além da alteração de marca, a estação agora migra do formato popular/hits-jornalismo para o popular/hits.

A capital do Amazonas passou a contar com uma novidade no dial. Trata-se do surgimento da Mais Brasil FM, projeto que iniciou em dezembro do ano passado sua operação em Brasília e que agora está sendo conhecido pela audiência de Manaus. Por lá, a troca de marca ocorre em menos de um ano após o surgimento da Mais Brasil News FM, esta que iniciou a transmissão de sua programação em março de 2022.

Tendo sua operação iniciada como Mais Brasil News e controlada pelo Grupo Norte de Comunicação, a alteração na marca também fez com que o formato de programação fosse alterado de popular/hits-jornalismo para o popular/hits. Com a movimentação primeiramente em Brasília, e agora em Manaus, o projeto Mais Brasil News foi encerrado.

Rádio Laser FM retoma operação em Mogi das Cruzes (SP)

 Mogi das Cruzes - Mudança encerra uma curta trajetória da Nossa Rádio FM no canal. A alteração foi notada no último final de semana

O ano começou com mudanças no dial da Grande São Paulo. Uma delas se refere ao retorno da Rádio Laser FM 88.5 de Mogi das Cruzes. Isso se deve a saída da Nossa Rádio FM, marca que assumiu a sintonia no segundo semestre do ano passado e que agora permanece na capital paulista em 94.1 FM e 700 AM. 

Com operação iniciada em julho do ano passado em 88.5 FM, a Nossa Rádio deixou o canal nesta virada de ano e promoveu o retorno da Rádio Laser FM, marca própria da estação ligada ao mesmo grupo que concentra a Cidade FM 92.5, Rádio Laser FM 93.3 e Cidade Gospel FM 97.5, todas sediadas em Campinas, no interior paulista. A transição de marca também alterou o formato trabalhado pela estação, que passou do religioso/gospel para o popular/sertanejo.

Conforme apurado pelo portal Blog, até o momento quem sintoniza em 88.5 FM acompanha uma grade musical intercalada por vinhetas mencionando a Rádio Laser FM. Ainda não se sabe se a marca irá fixar a sua operação ou se outro projeto é cotado para assumir a sintonia.

A última passagem da Rádio Laser FM em Mogi das Cruzes ocorreu em agosto de 2021, quando a Rede Amor e Graça havia deixado de operar no canal. O projeto também era direcionado ao formato religioso/gospel e ligado à Comunidade Cristã Amor e Graça.

Em enquete, 64% dos participantes desejam que músicas integrem a programação de rádio

São Paulo - Porém uma grade mais musical é a preferência de apenas 29% dos participantes da enquete realizada pelo Blog.

Nos últimos anos tem sido comum a discussão sobre qual tipo de conteúdo deve predominar numa programação de rádio, com ressalvas para como se deve aplicar esse planejamento a depender do formato da estação. Isso ocorre entre profissionais do setor e também entre os ouvintes de rádio. Para medir essa temperatura, na reta final de 2022 o Blog publicou uma enquete onde os visitantes do portal indicavam as suas preferências, se valia mais uma grade mais musical, ou de jornalismo e com qual tipo de conteúdo o esporte deveria dividir espaços. Para 64% dos participantes, a música deve compor a grade de uma rádio de alguma maneira. Mas os recortes das perguntas mostram uma diferença entre o peso musical na programação. Acompanhe:

Em resumo, 64% dos participantes escolheram opções na enquete que envolve a música de alguma forma na grade da rádio, mas apenas 29% desejam que ela seja o “carro-chefe” da estação. Porém esse quadro está passível de diferentes interpretações. O motivo é simples: apesar de não ser a escolha da maioria absoluta, a resposta que indica a música como predominante foi a opção mais escolhida pelos participantes

Na sequência, para 21% dos participantes, uma grade esportiva deve ser mesclada com uma programação musical. Contrastando com a escolha de 16% dos participantes, que preferem que o esporte seja complementado com uma grade de jornalismo.

Já para 20% a programação de rádio desejável é aquela de jornalismo e que tenha programas no formato de talk-show, sendo esta a terceira opção da enquete mais votada pelos participantes. 

Por fim, com menos votos, mas engrossando o contingente que opta por música, 14% preferem “uma rádio que tenha mais programas de entretenimento, tendo a música como algo secundário”. 

Vale ressaltar que a enquete não conta com processo científico de avaliação, sendo apenas uma forma de saber como foi o comportamento dos visitantes do portal perante o tema proposto. O questionamento esteve em vigência entre a primeira quinzena de agosto e o final de dezembro. E o número total de participações foi de 11197.

A discussão 

É fato que a presença da música na grade e seu grau de importância na programação é algo discutido com frequência pelos profissionais e analisas do rádio. A música segue como algo fundamental na composição de uma grade e, com base em pesquisas recentes, os ouvintes procuram o rádio para ouvir elas. Mas há uma oferta crescente de outros serviços de música, que personalizam ainda mais a experiência do público, como as plataformas de streaming.

O papel da música no rádio tem se alterado ao longo do tempo e sempre conviveu com alguma concorrência de outras formas de acesso. Neste momento, em formatos que buscam mais volume de audiência, o rádio opera como um curador musical de credibilidade, onde pessoas que entendem do assunto indicam o que é sucesso e prolongam a permanência desses hits nas paradas musicais, além de relembrar a audiência daquele sons que “todo mundo sabe cantar”. 

No Brasil, segundo o último Inside Radio (2022), estudo da Kantar IBOPE Media, a música está na liderança do "top 3 motivos" para se ouvir rádio no Brasil: 49% afirmam que consomem rádio para ouvir música, 43% para companhia e 31% pelo fato do meio trazer notícias de forma rápida.

02 janeiro 2023

Em expansão, Band FM vai ocupar frequência da Play FM em Uberlândia (MG)

 Uberlândia – Estreia deve ocorrer na segunda quinzena de janeiro. Rede também é aguardada em Piracicaba (SP)

O Grupo Bandeirantes de Comunicação confirmou que a Rede Band FM (liderada pela Band FM 96.1 de São Paulo) vai ocupar a frequência que abrigava a programação da Play FM (rede extinta recentemente pelo Grupo Bandeirantes) no Triângulo Mineiro. A estreia da futura Band FM 99.9 de Uberlândia (MG) deve ocorrer já na segunda quinzena de janeiro. A marca também é aguardada em outro centro importante no interior, já que está prevista a estreia da Band FM 89.7 de Piracicaba (SP).

Com a confirmação feita pelo grupo de comunicação, a marca Band FM volta ao Triângulo Mineiro após outras passagens. Entre 1994 e 1995 e entre 2001 e 2002, a 99.9 FM transmitiu a programação da Band FM, conhecida como Band FM Uberlândia. A estação também abrigou outros projetos como a Rádio Alegria e a Rádio LBV.

Antes da Play FM, a frequência também abrigou a rede liderada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo. A marca estreou em Uberlândia em abril de 2020. A estação 99.9 FM é uma concessão que parte de Araguari, cidade que também integra a região do Triângulo Mineiro. Antes de abrigar a Nativa FM, a frequência transmitiu a programação da Rede Aleluia.

Rede Band FM segue em expansão

A segunda quinzena de janeiro também deve marcar outra estreia importante para a Rede Band FM. Está marcada para o dia 16 a estreia da futura Band FM 89.7 de Piracicaba (SP). A marca vai substituir a atual Pop FM 89.7 estação que está no ar desde 2015.

Com a chegada da Band FM à Piracicaba, a marca popular do Grupo Bandeirantes vai fechar uma cobertura extensa em uma das áreas mais populosas do território brasileiro. A 89.7 FM, que conta com uma ampla abrangência no interior paulista, vai complementar as coberturas de outras estações ligadas à Band FM. 

São elas: Band FM 106.7 de Campinas, Band FM 102.7 de Sorocaba, Band FM 91.1 de Mogi Mirim / Itapira e também a Band FM 90.3 de Poços de Caldas (MG). A Band FM de Piracicaba também encontrará em alguns pontos os sinais da Band FM 96.1 de São Paulo e Band FM 98.7 de Avaré.


Após efetivação de migração, Rádio Difusora Goiânia iniciará nova programação

 Goiânia - A nova grade está prevista para esta segunda-feira (2). A intenção é manter a tradição já conhecida da emissora aliada a uma nova linguagem

A Rádio Difusora Goiânia FM 95.5 de Goiânia projetou para hoje (2) o início de uma nova programação. A intenção é manter a tradição já conhecida da emissora aliada a uma nova linguagem. A novidade ocorre após a emissora efetivar o processo de migração AM-FM.

Controlada pela Congregação do Santíssimo Redentor de Goiás e com programação direcionada ao formato popular/religioso-católico, a Rádio Difusora Goiânia estreia uma nova programação, conforme divulgado recentemente pelo portal Diário de Goiás. A equipe de locutores já conhecida conta agora com o reforço da jornalista Maysa Manoela e o retorno da comunicadora Cleide Rocha.

A novidade acontece após a emissora concluir o processo de migração AM-FM, este que posicionou a emissora em 95.5 FM. Conforme anunciado, a nova grade irá manter a tradição da emissora e acrescentar uma nova linguagem. Um dos destaques é a programação esportiva, esta que será ampliada e que contará com transmissões dos times goianos, incluindo a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Goianão 2023.

Apesar das mudanças, os comunicadores Jordevá Rosa, Isadora Picollo, Fábio Falcão, Edmilson dos Santos, Pe. Maurício Brandolize e Pe. Marcelo Rossi  irá continuar na grade. Além deles, a equipe será reforçada com a entrada da da jornalista Maysa Manoela e o retorno da comunicadora Cleide Rocha.

Ano novo começa com mudanças em FMs da Grande São Paulo e do Triângulo Mineiro

 São Paulo - Feliz FM e Rádio Laser FM ressurgem na Grande São Paulo. Play FM deixa o dial da região de Uberlândia (MG)

O ritmo de mudanças no dial FM em 1º de janeiro foi menor em 2023 do que em anos anteriores. Muitas novidades foram percebidas na reta final de 2022, diminuindo o volume de trocas programadas para a virada de ano. A Play FM foi o pivô de mais alterações, já que o encerramento do projeto já impactou os dials de São Paulo e Uberlândia. Também na capital paulista foi notado o retorno da marca Rádio Laser FM, com transmissão a partir de Mogi das Cruzes.

No FM da Grande São Paulo foram duas mudanças: a já aguardada estreia da Feliz FM 92.1, que resultou no retorno dessa marca de formato religioso/gospel ao mercado paulista e também o encerramento das atividades da Play FM (adulto/popular). A virada em 92.1 FM aconteceu logo no primeiro minuto de 2023, seguindo o que era previsto pelas partes envolvidas na mudança. 

 outra mudança em São Paulo ocorreu em 88.5 FM. A estação, que assim como a 92.1 FM parte com os seus sinais de Mogi das Cruzes (SP), encerrou a sua curta trajetória como Nossa Rádio FM 88.5 (religioso/gospel) e reassume a identificação como Rádio Laser FM, de formato popular/sertanejo. A estação é controlada pelo mesmo grupo que gere as emissoras Rádio Laser FM 93.3 e Cidade FM 92.5, ambas de Campinas (SP).

No caso da Nossa Rádio, a marca religiosa segue na Grande São Paulo através dos canais 94.1 FM  e 700 AM, ambos da capital paulista. A rede havia estreado em 88.5 FM a partir de julho passado, com grade voltada à região do Alto Tietê.

Novamente sobre a saída da Play FM, o encerramento do projeto operado pelo Grupo Bandeirantes também refletiu no dial FM da região de Uberlândia (MG). Por lá, a Play FM 99.9 estava no ar desde setembro de 2021, quando substituiu a Nativa FM na frequência. Agora a emissora está sem nome fantasia, identificada apenas pelo canal e com uma grade musical de formato popular. De acordo com a apuração do Blog, nos próximos dias a direção da estação deverá definir qual bandeira deverá assumir a frequência, esta que é controlada diretamente pelo Grupo Bandeirantes.

Oito FMs atuavam como Play FM até 31 de dezembro. Aos poucos, as emissoras próprias do Grupo Bandeirantes que integravam a rede e as afiliadas devem definir os seus novos planejamentos. Pelo que apurou o Blog, a cabeça da antiga rede ainda deverá manter uma grade musical com o nome da marca para auxiliar as FMs nessa transição. 

Mais mudanças

Nos últimos dois dias de 2022 o Blog indicou duas alterações que geram expectativas: a 101.1 FM de Caraguatatuba (SP) deixou de atuar como Ótima FM e passou a ser operada pelo Grupo 012, que deverá criar um novo projeto de formato popular no canal. E a outra foi o surgimento da marca Big FM 88.7 no Entorno do Distrito Federal, rádio de formato popular/hits que indica Brasília como seu foco.

E janeiro deverá ser movimentado nos Dials brasileiros. Além das estreias de migrantes AM-FM, estão previstas entradas de diferentes projetos, incluindo redes nacionais (a exemplo da Rádio Mix FM 91.3 de Sobral, no Ceará, que está em fase final de implantação ou da Band FM 89.7 de Piracicaba, que irá entrar em expectativa) e marcas locais. O Blog irá acompanhar toda essa movimentação.