28 março 2025

CBN, Valor Econômico e O GLOBO lançam projeto editorial sobre a COP 30 com foco na Amazônia

 São Paulo - Projeto inclui a realização de seminários presenciais, com transmissões ao vivo, em cidades estratégicas como Belém, São Paulo e Rio de Janeiro.

Os veículos de comunicação do Grupo Globo - Rede CBN, Valor Econômico e O GLOBO - anunciaram nesta semana o lançamento do projeto multiplataforma “COP 30 Amazônia”, iniciativa voltada à cobertura ampliada e aprofundada dos principais temas ligados à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, prevista para novembro deste ano, em Belém (PA). Com o objetivo de ampliar o acesso da população aos assuntos prioritários da pauta climática brasileira, o projeto inclui a realização de seminários presenciais, com transmissões ao vivo, em cidades estratégicas como Belém, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Além disso, os três veículos vão publicar matérias especiais, análises, conteúdos multimídia e suplementos dedicados à COP 30 ao longo do ano. Segundo Maria Fernanda Delmas, diretora da redação do Valor Econômico, o projeto visa preparar o público para acompanhar de forma qualificada a cúpula internacional. “A COP 30 é uma conferência extremamente complexa, profunda e relevante. Exatamente por isso, não pode ser tratada como um único evento. A intenção do Valor, do GLOBO e da CBN é apresentar todo o desafio das mudanças climáticas com o mosaico mais variado possível de fontes, de estudos e de visões”, afirmou.

O diretor de redação de O GLOBO, Alan Gripp, destacou o impacto global das discussões que ocorrerão na COP 30. “São pautas que passam tanto pelas inundações no Rio Grande do Sul no ano passado quanto pelos incêndios na Califórnia neste ano. É nosso papel fazer a melhor cobertura possível da conferência e oferecer temas e ideias para ajudar no debate público”, declarou.

Já Pedro Dias Leite, diretor nacional de jornalismo da CBN, reforçou a importância de uma abordagem conjunta e contínua. “O objetivo da cobertura da CBN, do GLOBO e do Valor é mostrar toda essa importância. A ideia é trazer matérias, análises, opiniões e dados que ajudem nosso leitor e nosso ouvinte a entender e se relacionar com esse conteúdo da melhor maneira possível.”

O projeto COP 30 Amazônia conta com patrocínio de JBS e Vale, apoio do Governo do Estado do Pará e parceria institucional do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

Rede Band FM pode retornar a Três Lagoas (MS) nas próximas semanas

São Paulo – Afiliada da rede de formato popular/hits é contada para ocupar a frequência 104.5 FM.

Atualizada às 13h03 - A Rede Band FM, liderada pela Band FM 96.1 de São Paulo, pode retornar nas próximas semanas ao dial de Três Lagoas (MS). Segundo as informações extraoficiais, a emissora de programação voltada ao formato popular/hits deve ocupar a frequência 104.5 FM, que atualmente é ocupada pela Jovem Pan FM. A rádio é controlada pelo Grupo Agitta de Comunicações e poderá mudar sua bandeira na primeira quinzena de abril.
Caso seja confirmada a informação, a marca Band FM volta ao dial de Três Lagoas poucos dias após deixar a frequência 93.3 FM, onde transmitiu a programação por vários anos. Nesta frequência, o Grupo RCN passou a trabalhar com a Rede Massa FM, liderada pela Massa FM 92.9 de São Paulo e Massa FM 97.7 de Curitiba.

A frequência que deve abrigar a Band FM atualmente é ocupada pela afiliada da rede liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo. Anteriormente, a marca ocupava a frequência 88.5 FM. Em julho de 2021, houve autorização para a mudança para 104.5 FM, aumentando a abrangência do canal.

Em abril do ano passado, o Grupo Agitta, que também controla a Agitta Cidade FM 102.9 de Três Lagoas, passou a contar com novos estúdios no Shopping Três Lagoas. As instalações permitem a atuação das rádios no dial e no digital.

Rádio Sertaneja - A Sertaneja do Brasil !

JBFM amplia experiência digital com interatividade em dispositivos Alexa com tela

 Rio de Janeiro - Nova plataforma na smart speaker da Amazon possui interatividade com capa, letra e likes em dispositivos com tela.

JB FM 99.9 do Rio de Janeiro, emissora de formato adulto-contemporâneo, passou a oferecer uma nova experiência digital para os ouvintes que utilizam dispositivos Alexa com tela. A partir de agora, é possível acessar uma série de funcionalidades interativas durante a transmissão da emissora nesses equipamentos, ampliando a conexão do público com a programação. O novo sistema já está disponível para os ouvintes.

Entre os novos recursos, destacam-se a exibição da capa do álbum e da letra da música em reprodução, além da possibilidade de perguntar à assistente o nome da faixa que está tocando. O ouvinte também pode interagir diretamente com a rádio por meio do comando de "like", enviando sua preferência musical à equipe de programação artística, que utiliza essas informações para compor o ranking das músicas mais curtidas.

"A JBFM persegue a inovação de forma constante. Ficamos orgulhosos com o crescimento da adesão e fidelidade dos ouvintes aos produtos digitais com experiências que extrapolam o áudio. Essas funcionalidades são novidade quando se trata de Live Streaming, e a JBFM, mantendo seu posicionamento de vanguarda tecnológica, é a primeira rádio no Brasil com esses recursos", destaca Bruno Pacheco, Head de Digital da Rádio JBFM. 

Segundo o executivo, a presença em múltiplas plataformas amplia o alcance da emissora também para o mercado publicitário: "Os dispositivos e recursos multiplataforma permitem que a rádio impacte seus consumidores em áudio e display simultaneamente".

De acordo com a emissora, a novidade reforça a estratégia da JBFM em integrar tecnologia e interatividade à experiência de ouvir rádio, ampliando o engajamento do público nos ambientes digitais.

Vale destacar que os dispositivos com Alexa são ferramentas importantes para o consumo de rádio via streaming em todo o mundo.

Rede Bahia apresenta nova identidade visual e comemora 40 anos de atuação

 Salvador – Rádios do grupo também foram abrangidas pela mudança na marca.

A Rede Bahia iniciou uma nova fase em sua trajetória com a apresentação de uma nova identidade visual, iniciativa que marca os 40 anos de atuação do grupo. O objetivo da mudança é reforçar o compromisso com a inovação, a conexão com o público e a integração entre as marcas que compõem a empresa, incluindo as emissoras de rádio do grupo, GFM 90.1 e Bahia FM 88.7 de Salvador e a Bahia Sul FM 102.1 de Itabuna (BA).

O novo visual foi apresentado nesta semana, em um evento interno para acionistas e colaboradores e também ao público, por meio do Jornal da Manhã. O projeto foi desenvolvido pela agência Commproject, de Ribeirão Preto (SP), e buscou traduzir visualmente a evolução do grupo, mantendo sua essência e credibilidade.

“Nosso objetivo é demonstrar ao público que a Rede Bahia está sempre conectada com as mudanças e tendências da atualidade. Com essa nova identidade, reforçamos a integração entre nossas marcas e o compromisso de oferecer informação, entretenimento e serviços de qualidade nos diversos meios em que atuamos”, destacou Marcos Machado, presidente da Rede Bahia.

A nova identidade visual abrange todas as empresas do grupo, incluindo suas rádios. Com isso, as emissoras passam a contar com uma marca mais alinhada ao posicionamento atual da Rede Bahia, fortalecendo a unidade visual e estratégica em todos os canais de comunicação.

A campanha de lançamento das novas marcas foi conduzida pela Bahia Comunicação e tem como conceito central o verbo “atualizar”. A proposta reforça a relação de troca entre o grupo e o público com o mote: “A gente atualiza você. Você atualiza a gente. Uma nova marca atualiza nossa história”.

Para Guilherme Lopes, diretor de gestão e relações institucionais da Rede Bahia, a mudança simboliza o dinamismo e a força do grupo. “A Rede Bahia é referência para os baianos e essa essência precisa estar refletida também em nossa marca. Agora, nossas identidades estão mais conectadas, transmitindo movimento, dinamismo e inovação, acompanhando o desenvolvimento da Bahia e do Brasil”, afirmou.

Segundo Fernanda Vianna, coordenadora de Comunicação e Marcas da Rede Bahia, a nova marca foi pensada para unir autenticidade local com uma visão moderna e conectada. “Optamos por uma linguagem que combinasse visões nacionais e locais para garantir uma marca moderna, conectada e autêntica. O resultado reforça nossa proximidade com os baianos e nossa capacidade de evolução constante”, completou.

Panorama: Rádio Gaúcha segue líder isolada em Porto Alegre; Rádio Caiçara e Continental FM disparam em audiência

Porto Alegre – Atlântida FM segue sozinha na vice-liderança geral; Rádio 88,7 FM, Rádio Grenal e Antena 1 também crescem.
O mercado de rádio de Porto Alegre contou com uma boa notícia no que diz respeito à audiência geral. Houve um crescimento consistente na média de ouvintes por minuto concentrado no meio, impulsionado por avanços expressivos em algumas integrantes do top 10. Vale lembrar que os dados são impactados por uma mudança de metodologia e pela atualização das estimativas populacionais realizadas pela Kantar IBOPE Media a partir do banco de janeiro, empresa responsável pela medição. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro/2024 a fevereiro/2025):

Top 3 estável

Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) foi novamente o principal destaque da pesquisa de audiência na Grande Porto Alegre. A medição atual marca 10 anos da emissora como líder geral de audiência de forma ininterrupta, considerando períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E isso ocorreu com a emissora apresentando mais um crescimento em seus números, sendo que a Rádio Gaúcha já vinha de alta na pesquisa anterior. A 93.7 FM também está muito próxima da marca de 1 milhão de ouvintes únicos na Grande Porto Alegre, maior valor para uma estação no Sul do país.

Na sequência, a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) aparece estável na vice-liderança geral nos principais períodos da pesquisa, mantendo uma vantagem segura sobre as demais rádios do ranking FM. A emissora completou 30 pesquisas consecutivas nessa condição em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em alcance, a 94.3 FM também está sozinha na vice-liderança, hoje com 702 mil ouvintes únicos na Grande Porto Alegre.

E a Rádio Caiçara FM 96.7 (popular), que completa o top 3 nos principais períodos da pesquisa, foi o principal destaque do top 10 quando o assunto é avanço de audiência. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora cravou mais de 12% de crescimento, o que a deixou ainda mais consolidada em sua colocação atual, além de diminuir a distância que a separa da Atlântida. Porém, em alcance, a 96.7 FM detém o décimo maior valor da praça, hoje com 305 mil ouvintes únicos.

Concorrência no top 5

104 FM 104.1 (popular/hits) manteve sua colocação dentro do top 5 de audiência, agora mais isolada na quarta colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale destacar que a 104 FM avança para o top 3 quando o assunto é alcance, com a emissora cravando uma marca de 478 mil ouvintes únicos.

Já a Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) pode ser considerada um dos principais destaques da atual medição de audiência. A rádio cravou uma alta de quase 12% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a fez saltar duas posições no ranking FM de audiência, passando a compor o top 5 nos filtros gerais. Em alcance, a 98.3 FM detém o quarto maior número do mercado, hoje com 461 mil ouvintes únicos.

E a Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) segue muito próxima do top 5, situação que é definida nos detalhes em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Para se ter uma ideia, a distância da 92 para a Continental FM é inferior a 200 ouvintes na média por minuto. Já em alcance, a 92.1 FM detém o quinto maior número da praça, hoje com 386 mil ouvintes únicos na Grande Porto Alegre.

Mais destaques

Com mais um avanço expressivo de audiência, a Rádio 88,7 FM 88.7 segue renovando sua melhor marca recente. A emissora cresceu mais de 5% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e passou a ficar muito próxima da Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) em filtros gerais — rádio que também apresentou variação positiva em sua média de audiência. A diferença entre as duas FMs é inferior a 300 ouvintes por minuto. E a Grenal está com 336 mil ouvintes únicos.

Depois, a Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) aparece em forte alta, sendo um dos destaques da atual pesquisa. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 95.9 FM cravou um crescimento de quase 11%, o que a fez ganhar uma posição no ranking FM e diminuir a distância para as emissoras que estão à frente. Ela é acompanhada pela Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo), que também cresceu na pesquisa geral de audiência e completa o top 10 em períodos gerais.

A sequência do ranking FM conta com a Rádio Mix FM 107.1 (jovem/adulto-pop), praticamente estável, sendo a emissora mais próxima do top 10 em filtros gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em alcance, a 107.1 FM apresenta uma situação ainda melhor no ranking, já que aparece com o nono maior valor da praça, com 320 mil ouvintes únicos.

E a Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) se mantém na sequência do ranking FM de audiência, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Detalhe: a 90.7 FM está com o sétimo maior alcance do rádio na Grande Porto Alegre, hoje com mais de 365 mil ouvintes únicos.

Rádio Eldorado FM 104.9 (popular/hits) manteve a tendência de alta de audiência vista anteriormente e diminuiu a distância que a separa da Jovem Pan FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Ela é seguida pela Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo), que também vem de alta e agora cravou um crescimento de mais de 2%, se aproximando de vez da Rádio Eldorado.

E completando o top 5 entre as assinantes da pesquisa, a Rádio Guaíba FM 101.3 (jornalismo/esportes) manteve a posição conquistada a partir da medição anterior, considerando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio teve uma alta de 2% em períodos gerais de audiência.

Avanços de posição no top 10:
Continental FM: Subiu de 7º para 5º lugar (avançou 2 posições).
Rádio Grenal: Subiu de 10º para 9º lugar (avançou 1 posição).
Tendências de aumento na audiência no top 10:
Rádio Gaúcha: Aumento de 1,17% na audiência.
Rádio Caiçara: Aumento de 12,25% na audiência.
Continental FM: Aumento de 11,70% na audiência.
Rádio 102.3: Aumento de 0,35% na audiência.
Rádio 88,7 FM: Aumento de 5,71% na audiência.
Rádio Grenal: Aumento de 10,92% na audiência.
Antena 1: Aumento de 3,92% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - novembro/2024 a janeiro/2025 (anterior) vs. dezembro/2024 a fevereiro/2025 (atual).

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Rádio Lembrança - Os bons tempos estão de volta !

27 março 2025

Grupo Maringá de Comunicação amplia presença no Sul com novas rádios em Porto Alegre e Curitiba

Maringá – Operação faz parte da sociedade firmada com as empresas Canal Marketing e Grupo Verde Vale de Comunicação, dando origem à R4 Comunicação

O Grupo Maringá de Comunicação (GMC) anunciou a expansão de sua atuação no Sul do Brasil com a entrada em duas novas operações de rádio: a futura Massa FM 90.3 de Porto Alegre e a 89 FM A Rádio Rock FM 89.3 de Curitiba. A iniciativa ocorre por meio de uma sociedade firmada com as empresas Canal Marketing e Grupo Verde Vale de Comunicação, dando origem à R4 Comunicação.

Segundo Alexandre Barros, CEO do GMC, a decisão de investir na expansão tem como base a força do meio rádio, que, segundo ele, tem se destacado mesmo diante da transformação digital. “O rádio, dos grandes meios de comunicação, é o único que está sobrevivendo à internet e até, numa grande medida, crescendo. Por acreditar no rádio, decidimos expandir nessa área”, afirmou.

+ 89 FM A Rádio Rock pode operar em Curitiba a partir do dia 29

A operação em Porto Alegre marca a chegada da rede Massa FM à capital gaúcha, substituindo a atual Felicidade FM, que encerra suas atividades no dia 31 de março. A estreia da nova afiliada está prevista para o dia 10 de abril, com cobertura voltada à região metropolitana e ao Vale dos Sinos, alcançando municípios como Novo Hamburgo (RS).

Já em Curitiba, a marca 89 A Rádio Rock estreia oficialmente (29), em um projeto conjunto entre o Grupo Camargo de Comunicação (GC2), detentor da marca, e a R4 Comunicação. A emissora chega ao mercado paranaense no modelo de franquia/licenciamento, sendo a primeira afiliada da marca paulistana no Sul do país.

José Roberto Mattos, head comercial do GMC e também sócio da R4 Comunicação, destacou o potencial dos novos mercados e o fortalecimento do rádio como fator decisivo para os investimentos. “A Rádio Massa agrega muito ao mercado de Porto Alegre, que é pujante e forte. E a 89 Rock torna Curitiba a cidade mais rock do Brasil, sem dúvida alguma”, declarou.

Além das novas aquisições, o Grupo Maringá de Comunicação já é responsável pela operação da Maringá FM 97.1, da Rádio Mix FM 97.9 e da CBN FM 95.5 de Maringá (PR), além do portal GMC Online, ampliando sua presença nos principais segmentos do rádio.

Criminosos derrubam transformador e furtam cabos da Expresso FM na Grande Fortaleza

 Fortaleza - Quadro elétrico do parque de transmissão da rádio foi destruído durante a ação

A Expresso FM 104.3 de Fortaleza, que integra o Sistema Ceará Agora de Comunicação, foi alvo de criminosos na tarde desta quarta-feira (26). A emissora, que opera a partir da Serra do Mucanã, em Maracanaú (CE), na Região Metropolitana de Fortaleza, teve seu transformador derrubado e componentes do sistema elétrico furtados, o que provocou a interrupção temporária do sinal.

Segundo informações da direção da emissora, os criminosos atacaram o equipamento instalado em um poste localizado próximo à casa do transmissor, abriram o transformador e retiraram os cabos de cobre, disjuntores e demais conexões do sistema de energia. O quadro elétrico também foi destruído durante a ação. Para retomar a operação, a FM Expresso está utilizando um gerador movido a diesel.

"Fomos surpreendidos no início da tarde com a informação de um dos nossos funcionários sobre a destruição do transformador e o roubo dos cabos e disjuntores do quadro de energia. Um verdadeiro baque com mais uma ação criminosa que nos deixa entristecidos diante da interrupção do nosso sinal e da prestação de serviço", afirmou o jornalista Luzenor de Oliveira, diretor-presidente do Sistema Ceará Agora de Comunicação.

Após constatar o ataque, Luzenor registrou um Boletim de Ocorrência e manteve contato com autoridades da área de segurança pública do Ceará. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil foram deslocadas até o local para dar início às investigações.

Essa não foi a primeira vez que o sistema de comunicação foi alvo de criminosos. No último dia 19 de fevereiro, a Rádio FM 89.5, localizada na Serra de Aratuba, no Maciço do Baturité, também sofreu furto de equipamentos. Poucos dias depois, os materiais foram encontrados próximos ao transmissor. A Polícia Civil segue investigando ambos os casos.

Rádio Católica - Compartilhando a mensagem de Deus !

26 março 2025

Nostalgia FM será lançada oficialmente em evento nesta quarta-feira (26), em Florianópolis (SC)

 Florianópolis – Emissora da capital catarinense já está no ar desde o início de fevereiro

Nostalgia FM 101.3 de Florianópolis (SC), nova emissora do Grupo Regional de Comunicação, terá seu lançamento oficial realizado nesta quarta-feira (26), durante a pré-inauguração do restaurante Fogo & Mar, localizado em Jurerê Internacional, na capital catarinense. A rádio está no ar desde fevereiroquando deu início à sua programação com locução ao vivo.

A cerimônia de lançamento deve reunir nomes importantes do setor publicitário, da comunicação e do empresariado de Santa Catarina. O evento marca a parceria entre a Nostalgia FM e o Grupo Noma, responsável pelo novo restaurante que sediará a celebração.

A identidade visual da emissora foi criada pelo artista plástico Luciano Martins, também responsável pela arte da capa do convite do evento, apresentado em formato de disco de vinil. Segundo os organizadores, a proposta é reforçar a experiência musical e sensorial que a rádio pretende entregar aos ouvintes.

A Nostalgia FM opera com energia proveniente de fontes renováveis, como painéis solares, em uma proposta alinhada com práticas sustentáveis. A iniciativa representa um marco para a radiodifusão na região. 

A Nostalgia FM transmite do Morro da Cruz, um dos pontos mais altos de Florianópolis, e alcança mais de 35 cidades da região metropolitana. A emissora pertence ao Grupo Regional de Comunicação (GRC), responsável também pela Regional FM 106.5. A torre de transmissão proporciona uma das maiores coberturas de FM no sul do país, ampliando o alcance da programação, de acordo com a gestão.

Vale ressaltar que a Nostalgia FM já está veiculando sua programação desde o dia 7 de fevereiro. No dia 22 do mesmo mês, a rádio deu início à transmissão ao vivo, com locutores e boletins jornalísticos. 

“Ter a Nostalgia FM no evento de pré-inauguração do Fogo & Mar é um grande privilégio, pois compartilhamos os mesmos valores de excelência e inovação. A união de uma gastronomia sofisticada com uma rádio que aposta na sustentabilidade torna essa parceria ainda mais especial”, destaca Ivo Pires, CEO do Grupo Noma.

Já para Luiz Carlos Goedert, diretor do Grupo Regional de Comunicação, o lançamento simboliza a consolidação de um projeto que une música, informação e consciência ambiental. “A Nostalgia FM nasce com o propósito de conectar pessoas por meio da música e da informação, e faz isso de forma sustentável, respeitando o meio ambiente”, afirma

Grupo Thathi e Grupo Dial Brasil realizam evento para o lançamento da NovaParadiso FM no Rio de Janeiro

 Rio de Janeiro – Coquetel voltado para convidados será realizado na próxima quarta-feira (2)

O Grupo Thathi e o Grupo Dial Brasil vão realizar um evento para convidados para marcar o lançamento oficial da NovaParadiso FM 89.5 do Rio de Janeiro, junção das rádios Novabrasil FM e Paradiso Rio FM.  O coquetel será realizado na próxima quarta-feira (2), quando também a nova rádio irá ao ar.

A iniciativa é fruto de uma joint venture entre o Grupo Thathi, que representa a Novabrasil FM, e o Grupo Dial Brasil, responsável pela Paradiso Rio FM. Em nota divulgada em fevereiro, o objetivo da junção é fortalecer o mercado de rádio na capital fluminense, “oferecendo uma programação diferenciada e mais oportunidades para os anunciantes, consolidando a NovaParadiso FM como uma plataforma multimídia”.

A programação musical da NovaParadiso FM será assinada por Eduardo Leite e Márcia Ramos (Meiguice) que, de acordo com a nota publicada anteriormente pelo tudoradio.com, será possível garantir uma experiência sonora que abrange diversos estilos e faixas etárias. Além da curadoria musical e da credibilidade jornalística herdada das duas marcas, o comunicado indica que a NovaParadiso FM pretende marcar presença nos principais eventos culturais da cidade.

De acordo com a gestão, a rádio será parceira de grandes shows, festivais, teatros e pontos turísticos, além de promover ativações de rua, no dial e no ambiente digital, proporcionando experiências diferenciadas ao público.

Rádio Sucesso - Sucesso em Primeiro Lugar !

Panorama: Piatã FM avança e amplia concorrência com a GFM; Salvador FM evolui no top 10 de audiência

 Salvador - Movimentação da audiência FM também aproximou concorrentes como Bahia FM e Itapoan FM; A Tarde FM segue no top 5

Salvador foi outro importante mercado de rádio que acompanhou um acirramento de disputas por posições no ranking FM de audiência, isso nos principais períodos da medição realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. No geral, o FM de Salvador viu um crescimento na audiência do rádio na comparação com a pesquisa anterior, algo que também foi acompanhado no total de ouvintes únicos no meio. Os dados são impactados pela mudança de metodologia e atualização das estimativas populacionais, realizadas a partir do banco de janeiro. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro/2024 a fevereiro/2025):

Mais próximas

Pela sexta pesquisa consecutiva, a G FM 90.1 (adulto-contemporâneo) segue posicionada como a maior audiência do FM da Grande Salvador, considerando períodos importantes como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na comparação com a medição passada, a 90.1 FM apresentou mais um crescimento de audiência, elevando o teto da pesquisa. A variação da GFM foi superior a 0,5% em filtros gerais, emissora que também conta com mais de 605 mil ouvintes únicos.

Na sequência, a Piatã FM 94.3 (popular/hits) aparece como um dos principais destaques da medição quando o assunto é avanço de audiência. Com um crescimento superior a 4% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora se aproximou um pouco mais da GFM na disputa pela liderança de audiência, além de reforçar o isolamento dessas duas emissoras no topo do ranking FM de Salvador. A Piatã FM também ostenta a liderança em alcance, avançando para 763 mil ouvintes únicos.

No complemento do top 3, a Bahia FM 88.7 (popular/hits) segue sustentando sua colocação nos principais períodos da pesquisa, mas o avanço visto nos números da Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) deixou as duas emissoras bem mais próximas nos filtros gerais, cuja distância está inferior a 1 mil ouvintes por minuto. Em alcance, a Bahia FM avança para 547 mil ouvintes únicos, enquanto a Itapoan FM cresceu para 514 mil no mesmo quesito.

E fechando o top 5 nos principais períodos da pesquisa, a A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) segue sustentando a sua colocação, fato que também é repetido em métricas de alcance, onde está em alta e cravou mais de 367 mil ouvintes únicos. Nos dois casos, a Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop) é a rádio mais próxima, crescendo em audiência em filtros gerais e registrando 341 mil ouvintes únicos.

Mais destaques

Salvador FM 92.3 (popular/hits) foi um dos principais destaques da atual pesquisa de audiência quando o assunto é crescimento em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com uma variação positiva de mais de 8%, a emissora recuperou a sétima colocação geral no ranking FM de audiência, diminuindo a distância para a Jovem Pan FM. Ela é seguida pela Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes), que está logo a seguir na medição FM.

O maior avanço percentual no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) dentro do top 10 foi visto na média da Metrópole FM 101.3 (jornalismo), emissora que cresceu mais de 17% em filtros gerais na comparação com a medição anterior, FM que já vem de forte alta na última pesquisa. Isso a aproximou um pouco mais da Baiana FM 89.3 (popular), que está à frente nos principais períodos da pesquisa.

Novamente em alta, a Rádio Educadora FM 107.5 (adulto/educativa) cresceu quase 3% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e passa a ser a rádio mais próxima do top 10 no ranking FM de audiência. Ela é seguida pela Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional-mpb), que aparece muito próxima em filtros gerais.

Avanços de posição no top 10:
Salvador FM: Subiu de 8º para 7º lugar (avançou 1 posição).
Tendências de aumento na audiência no top 10:
GFM: Aumento de 0,58% na audiência.
Piatã FM: Aumento de 4,03% na audiência.
Itapoan FM: Aumento de 2,42% na audiência.
Jovem Pan FM: Aumento de 0,52% na audiência.
Salvador FM: Aumento de 8,45% na audiência.
Metrópole FM: Aumento de 17,87% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - novembro/2024 a janeiro/2025 (anterior) vs. dezembro/2024 a fevereiro/2025 (atual).

Panorama anterior:
> Panorama: GFM, Piatã FM e A Tarde FM disparam em audiência em Salvador; Jovem Pan FM ganha posição

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.

24 março 2025

Rádio Forró - A melhor do Brasil !

Massa FM divulga estreia em Porto Alegre; inauguração será em 10 de abril

 Porto Alegre – Emissora vai substituir a Felicidade FM, que encerra a programação no dia 31

Massa FM 90.3 está prestes a iniciar suas transmissões em Porto Alegre. A partir da 0h do dia 1º de abril, a emissora entra em expectativa no dial 90.3 FM, substituindo a atual Felicidade FM, que seguirá com sua programação até o dia 31 de março. A estreia oficial da nova afiliada da rede paranaense está marcada para o dia 10 de abril, ao meio-dia.

A nova Massa FM de Porto Alegre contará com uma ampla área de cobertura, atingindo toda a região metropolitana da capital gaúcha e o Vale dos Sinos, em cidades como Novo Hamburgo (RS). A emissora opera a partir de um morro com mais de 450 metros de altitude, localizado em Dois Irmãos (RS), o que garante um alcance expressivo. A estação é classificada como FM de classe especial, integrando um mercado que já conta com outras rádios populares de grande audiência.

Com a chegada a Porto Alegre, a Massa FM completa sua presença nas três capitais do Sul do país. A rede teve origem em Curitiba, onde opera desde 2006 através da Massa FM 97.7. Em Florianópolis, a marca desembarcou em 2017 após uma parceria com a Rede Guararema, resultando na Massa FM 97.7 na capital catarinense.

expansão no Rio Grande do Sul também já conta com outras três afiliadas. A primeira delas foi inaugurada em maio de 2019, com a Massa FM 103.3 de Bento Gonçalves/Nova Prata. Em 2020, foi a vez da Massa FM 95.3 de Gramado, que em 2024 passou a se chamar "Massa FM Serra RS" após sua aquisição pelo SCC. Mais recentemente, em 2023, a rede chegou a Passo Fundo, com a Massa FM 104.1.

A Rede Massa FM, liderada pelas emissoras 92.9 de São Paulo e 97.7 de Curitiba, alcançou a marca de 80 afiliadas no Brasil com as recentes inaugurações no Mato Grosso do Sul. As novas estações incluem a Massa FM 93.7 de Campo Grande, a Massa FM 93.3 de Três Lagoas e a Massa FM 90.3 de Dourados, todas operadas pelo Grupo RCN. Esse crescimento reflete a estratégia da rede em consolidar sua presença nacional no segmento popular/sertanejo.

Dando continuidade à expansão, a Massa FM planeja novas estreias nas próximas semanas. Entre elas, destacam-se a já citada Massa FM 90.3 na Grande Porto Alegre e a Massa FM 106.9, que atenderá as regiões de Joinville e Jaraguá do Sul, no norte catarinense.


Rede Nossa Sertaneja expande com presença de novas afiliadas em São Paulo e Minas Gerais

 Barbacena – Série de estreias tem início nesta segunda-feira (24) em Pradópolis (SP)

A Rede Nossa Sertaneja segue seu plano de expansão e inaugura nesta semana novas emissoras afiliadas em São Paulo e Minas Gerais. A programação especial de estreia contará com ações promocionais e distribuição de brindes nas cidades contempladas.

A partir desta segunda-feira (24), a Nossa Sertaneja passa a operar em Pradópolis (SP), na frequência 88.5 FM, com um evento de lançamento na Praça Pio XII. Na quarta-feira (26), será a vez de Bueno Brandão (MG), na sintonia 102.5 FM, com ativação na Praça Virgílio de Melo Franco. Já na sexta-feira (28), a rede estreia em Lambari (MG), através da frequência 107.1 FM , com evento na Praça da Fonte.

Além dessas novidades, a Rede Nossa Sertaneja conta com afiliadas em Paracatu (MG), operando na frequência 97.3 FM e em São José da Varginha (MG), ocupando o canal 87.9 FM. Todas as emissoras entrarão oficialmente na rede às 10h da manhã, com programação especial e blitz promocional durante todo o dia.

A líder da rede é a Nossa Sertaneja FM 99.7 de Barbacena (MG) e foi lançada em julho do ano passado, ocupando a frequência da antiga afiliada da rede liderada pela Band FM 96.1 de São Paulo, que operou na cidade mineira há apenas três meses. Desde então, a rede tem ampliado sua presença no dial com foco no segmento sertanejo, levando programação voltada ao gênero para diferentes regiões.


TV Cordeiro - Sua TV na Internet !

WhatsApp