27 março 2025

Criminosos derrubam transformador e furtam cabos da Expresso FM na Grande Fortaleza

 Fortaleza - Quadro elétrico do parque de transmissão da rádio foi destruído durante a ação

A Expresso FM 104.3 de Fortaleza, que integra o Sistema Ceará Agora de Comunicação, foi alvo de criminosos na tarde desta quarta-feira (26). A emissora, que opera a partir da Serra do Mucanã, em Maracanaú (CE), na Região Metropolitana de Fortaleza, teve seu transformador derrubado e componentes do sistema elétrico furtados, o que provocou a interrupção temporária do sinal.

Segundo informações da direção da emissora, os criminosos atacaram o equipamento instalado em um poste localizado próximo à casa do transmissor, abriram o transformador e retiraram os cabos de cobre, disjuntores e demais conexões do sistema de energia. O quadro elétrico também foi destruído durante a ação. Para retomar a operação, a FM Expresso está utilizando um gerador movido a diesel.

"Fomos surpreendidos no início da tarde com a informação de um dos nossos funcionários sobre a destruição do transformador e o roubo dos cabos e disjuntores do quadro de energia. Um verdadeiro baque com mais uma ação criminosa que nos deixa entristecidos diante da interrupção do nosso sinal e da prestação de serviço", afirmou o jornalista Luzenor de Oliveira, diretor-presidente do Sistema Ceará Agora de Comunicação.

Após constatar o ataque, Luzenor registrou um Boletim de Ocorrência e manteve contato com autoridades da área de segurança pública do Ceará. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil foram deslocadas até o local para dar início às investigações.

Essa não foi a primeira vez que o sistema de comunicação foi alvo de criminosos. No último dia 19 de fevereiro, a Rádio FM 89.5, localizada na Serra de Aratuba, no Maciço do Baturité, também sofreu furto de equipamentos. Poucos dias depois, os materiais foram encontrados próximos ao transmissor. A Polícia Civil segue investigando ambos os casos.