São Paulo - 89 FM A Rádio Rock, 105 FM, Novabrasil FM e BandNews FM também cravam altas mais expressivas e auxiliam no crescimento da audiência FM
O rádio de São Paulo fecha 2022 com uma notícia positiva: a audiência do FM na capital paulista e na região metropolitana cresceu, mantendo o meio FM num patamar mais elevado desde os números registrados no primeiro semestre de 2018. E essa alta ocorre mesmo com os impactos da presença do horário político obrigatório nos intervalos das emissoras, que costuma ser prejudicial para as FMs mais musicais e de entretenimento. Das 15 estações mais bem colocadas em filtros gerais, apenas duas não apresentaram variações positivas, mas ficaram próximas do índice anterior. Os dados são da Kantar IBOPE Media. Confira os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2022):
Mais isolada
A Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), que havia batido um de seus recordes de audiência na medição anterior, renovou sua melhor marca nos principais períodos da pesquisa. Com o novo avanço, a 100.9 FM jogou o teto da pesquisa para um patamar que não era visto há algum tempo, se aproximando dos 150 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No total de ouvintes únicos, mais uma disparada: a rádio superou a marca de 3,2 milhões em 30 dias. A Jovem Pan também apareceu na primeira colocação de audiência no filtro 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).
A Band FM 96.1 (popular/hits) também cresceu em relação à pesquisa anterior e segue em um patamar de audiência que recentemente já conferiu à FM a primeira colocação isolada nesse período na Grande São Paulo. Tanto que, quando considerado períodos sem o WEB (05-00h/FM/todos os dias e locais) a emissora segue com a maior média do meio. Isso também vale para filtros de segunda a sexta-feira (06-19h/FM/todos os dias). A Band FM também continua próxima dos 3 milhões em alcance (30 dias) e tem boa vantagem para a sequência do ranking FM.
Sequência de altas no top 5
Considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), assim como as já citadas Jovem Pan FM e Band FM, todas as emissoras colocadas no top 5 de audiência apresentaram altas em seus números. Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), Nativa FM 95.3 (popular/sertanejo-romântica) e Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) ampliaram seus índices no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Destaque para dois recortes nessas altas: a Nativa FM cravou a segunda maior variação de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) entre as FMs do top 5 e a Alpha FM voltou para o top 3 no no filtro 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).
Mais avanços
A 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) segue com uma trajetória de destaque quando o assunto é audiência. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a emissora apresentou a segunda maior alta no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) do top 10, fazendo com que a rádio avançasse para a sexta colocação geral. Em alcance, a 89 segue acima dos 2 milhões em 30 dias e também teve alta.
Na sequência, a Gazeta FM 88.1 (popular/hits) manteve a tendência de alta que já era vista em seus números de audiência e segue próxima da 89 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No total de ouvintes em 30 dias, a 88.1 FM também avançou e segue com o quarto maior valor do rádio na Grande São Paulo.
Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) e Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) cravaram médias de audiência muito próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também estão logo na sequência da Gazeta FM. A Metropolitana FM se destaca por estar no top 3 de alcance (30 dias) em São Paulo, enquanto a Antena 1 leva vantagem e ganha posição no ranking de audiência no 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).
Em alta de audiência, a Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) completa o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que também viu uma boa evolução no número de ouvintes alcançados em 30 dias. A 105 também está próxima da Metropolitana e da Gazeta FM em filtros gerais de audiência.
A sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) também conta com altas de audiência: Kiss FM 92.5 (adulto/rock) teve boa evolução, seguida por Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) e Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional). Dois detalhes: a Novabrasil FM cravou a terceira maior alta absoluta de audiência no top 15. Já a Rádio Mix FM voltou a romper a casa dos 2 milhões de ouvintes alcançados, tendo o oitavo maior valor nesse quesito em São Paulo.
Mais destaques
Considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a segunda maior alta de audiência em São Paulo foi a BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), emissora que se junta a sequência iniciada pela Kiss FM em filtros gerais. Em alcance, a BandNews FM também cravou um de seus maiores números históricos, bem próxima da marca de 1.5 milhão em 30 dias.
A Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) aparece logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também em alta na audiência e com nono maior alcance de ouvintes da Grande São Paulo. No volume de ouvintes por minuto, a emissora está próxima da BandNews FM e é seguida pela Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes, que também cresceu na medição atual).
A sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com rádios como a CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) e Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), emissoras que estão no grupo de rádios que alcançam mais de 1 milhão de pessoas em 30 dias. Novamente em audiência, Massa FM 92.9 (popular/sertaneja), Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e Play FM 92.1 (adulto/popular) aparecem na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Resumo dos destaques/mudanças:
- Jovem Pan FM apresenta a maior alta de audiência do mercado e supera os 3.2 milhões em alcance
- Top 5 tem alta no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias), com crescimentos da Band FM, Alpha FM, Nativa FM e Transcontinental
- 89 FM A Rádio Rock cresce de novo e se aproxima do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Novabrasil FM crava terceira maior alta de audiência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- BandNews FM registra segunda maior alta de audiência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
Panorama anterior:
> Jovem Pan FM lidera a audiência geral e alcance em São Paulo. Band FM leva vantagem no comercial
Total de ouvintes únicos
São Paulo segue com 18 FMs cujo total de ouvintes únicos supera a marca de 1 milhão, isso em cada uma das estações, se considerado o 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais. E oito FMs estão acima da marca de 2 milhões. A redação Blog irá destacar essa condição ao longo deste mês.
Antes…
> Panorama: Jovem Pan FM supera os 3 milhões em alcance. Metropolitana, Gazeta FM e Nativa FM avançam em São Paulo
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o t Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.