16 dezembro 2022

Panorama: Educadora FM dispara na liderança em Campinas. Antena 1 reassume segundo lugar geral

 Campinas - Jovem Pan FM e Rádio Laser também apresentam avanços consistentes de audiência. Mercado apresenta alta

Campinas acompanhou a última atualização de 2022 da pesquisa que revela o consumo de rádio na cidade. Os dados da Kantar IBOPE Media mostraram uma tendência contrária do que foi vista em outras praças: mesmo com a presença do horário político nas FMs, que geralmente faz com que o volume de audiência oscile negativamente, o FM campineiro registrou uma alta consistente em seus principais índices. Vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2022):

Líder disparada

A Educadora FM 91.7 (jovem/pop) foi novamente o principal destaque da atual medição. Isso se deu pelo consistente avanço de audiência e de alcance que a rádio cravou da pesquisa anterior para a mais recente. O crescimento da 91.7 FM isolou ainda mais a rádio na liderança geral em Campinas, condição esta que a Educadora FM ocupa pela sétima pesquisa consecutiva no quesito audiência. Já no alcance, a 91.7 FM costuma liderar e ampliou a vantagem para as demais estações medidas pela pesquisa.

Também é destaque o avanço da Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo), rádio que desde 2020 está consolidada entre os três maiores volumes de audiência de Campinas. O novo crescimento fez com que a FM reconquistasse a vice-liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já em alcance, a Antena 1 é dona do terceiro maior valor e também obteve crescimento nesse quesito.

Band FM 106.7 (popular/hits) completa o top 3 de audiência e segue próxima da Antena 1 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora ficou estável em relação à pesquisa passada e segue dona disparada do maior alcance entre as estações de formato popular em Campinas.

Mais avanços

Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop) segue com uma importante arrancada de audiência desde as mudanças ocorridas em sua gestão na cidade de Campinas e agora aparece um pouco mais próxima do top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio também cresceu no alcance máximo de ouvintes, seguindo assim isolada na vice-liderança geral nesse quesito no mercado campineiro.

Outra emissora que mudou de patamar foi a Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo), rádio que cresceu em audiência na medição atual e segue consolidada no top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Foi aberta uma certa distância entre a Laser e a sequência do ranking FM.

Sequência do top 10

Estável, a Nativa FM 89.3 (popular/sertaneja-romântica) manteve as duas colocações que adquiriu a partir da pesquisa anterior, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A FM aparece na sequência de uma estação não assinante e é acompanhada pela Cidade FM 92.5 (popular/hits). No alcance, a Nativa FM apresentou nova alta em seus números.

CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) também foi um dos destaques da atual medição de audiência, rádio que apresentou uma alta consistente em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), se defendendo assim de uma eventual concorrência direta. No top 10, a CBN acabou ganhando uma posição, seguida pela NovaBrasil FM 103.7 (adulto/nacional).

Outra emissora que cresceu no ranking FM de audiência foi a Jovem Pan News FM 100.3 (jornalismo/esportes), rádio que com isso renovou a sua melhor marca de audiência no mercado campineiro. Também houve crescimento em alcance máximo para a Jovem Pan News.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Educadora FM amplia liderança em audiência e alcance
- Antena 1 pula para a vice-lideraça geral de audiência
- Jovem Pan FM mantém alta de audiência e vice-liderança em alcance
- CBN ganha posição no top 10

Veja também:
Panorama: Educadora FM amplia vantagem em Campinas. Band FM avança e retoma vice-liderança

Dial FM cheio

Cerca de 18 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do Blog: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.