15 julho 2025

Ministério das Comunicações publica novos avanços na migração AM-FM em três estados

 Brasília - Cinco emissoras localizadas nos estados de São Paulo, Ceará e Pará tiveram novos avanços publicados no processo de migração da faixa AM para o FM

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou nesta semana novos extratos relacionados ao processo de migração de emissoras da faixa AM para o dial FM. Nesta etapa, cinco rádios situadas nos estados de São Paulo, Ceará e Pará avançaram no procedimento, que tem como foco a modernização da radiodifusão sonora e a melhoria na qualidade de áudio para os ouvintes.

No estado de São Paulo, duas emissoras foram contempladas. Em Votorantim, na Grande Sorocaba, a Rede Aleluia, que opera como Rádio Manchester AM 1520, passará a atuar em 91.5 FM, com classificação de canal Classe C. Já em Itapetininga, a Rádio Clube AM 900 migrará para a frequência 106.5 FM, como Classe B2.

Levantamento: Brasil passa a marca de 1.160 migrantes AM-FM ativas no dial FM neste começo de julho

No Ceará, outras duas emissoras tiveram seus processos de migração divulgados. Em Santa Quitéria, a Rádio Itataia AM 890 foi autorizada a operar no dial FM em 94.9 MHz, com classe B2. Já em Ubajara, a Rádio FM Serrote Ltda., que nunca chegou a operar efetivamente em AM, terá sua migração do canal AM 1080 para o FM 103.3, também como Classe B2.

No Norte do país, o estado do Pará teve um avanço na migração com a Rádio e Televisão Belo Monte Ltda., localizada no município de Senador José Porfírio. A estação, cuja outorga inicial era para AM 1470, passa agora para 101.3 FM, com classificação de canal Classe C. Assim como o caso cearense de Ubajara, a rádio paraense também não chegou a operar na faixa AM.

O processo de migração AM-FM segue sendo uma das principais políticas públicas do MCom voltadas à modernização do setor de radiodifusão, ampliando a cobertura e melhorando a experiência de sintonia para os ouvintes em todo o país.