16 julho 2025

Rede Nacional de Comunicação Pública é ampliada com rádios em Goiás e em Fernando de Noronha (PE)

 Brasília - Nova afiliada em Goiás e inclusão da rádio em Fernando de Noronha ampliam presença da Rede Nacional de Comunicação Pública no país

Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), passou a contar com dois novos canais de rádio FM em sua estrutura: a Rádio UniRV FM 87.1 de Rio Verde (GO), e a FM Noronha 96.9 FM de Fernando de Noronha (PE), emissoras que passam a contar com conteúdo gerado pela Rádio Nacional. As duas operações têm características distintas: enquanto a Rádio UniRV é fruto de parceria com uma universidade, a FM Noronha atua em um sistema de comunicação mantido pelo governo de Pernambuco no arquipélago.

A mais recente inauguração ocorreu na manhã desta segunda-feira (14), quando foi oficialmente lançada a Rádio UniRV FM, emissora universitária controlada pela Universidade de Rio Verde (UniRV). A cerimônia de inauguração contou com a presença do diretor-geral da EBCBráulio Ribeiro, além de autoridades locais e representantes do governo federal.

O canal goiano integra a RNCP e irá retransmitir parte da programação da Rádio Nacional, também gerida pela EBC, além de contar com produção local. O objetivo é ampliar o acesso à informação, educação e cultura no sudoeste de Goiás, alcançando um público estimado em mais de 238 mil pessoas.

Durante o evento, Bráulio Ribeiro destacou a relevância do rádio como meio de comunicação: “O rádio continua sendo atual, mesmo em meio a todas as inovações tecnológicas que vêm acontecendo”, afirmou. O executivo também reforçou o papel da rede pública: “Ela é a forma pela qual a comunicação pública chega até as pessoas de maneira concreta”.

O reitor da UniRVAlberto Barella Netto, também comentou a importância da nova estação: “Nosso compromisso institucional é difundir a atuação da Universidade para além dos muros, mostrando que a UniRV tem presença atuante junto à comunidade”.

Rádio UniRV é fruto de uma parceria entre a EBC, o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério das Comunicações (MCom). A EBC detém a consignação do canal, tendo colaborado com o projeto técnico, definição de equipamentos e envio da programação nacional. A UniRV é responsável pela operação da emissora, incluindo infraestrutura de transmissão com transmissor de 10kW, antena, estúdio, entre outros equipamentos.

Outro reforço importante na RNCP é a Rádio FM Noronha, que passou a integrar a rede desde o dia 6 de junho. A estação, que opera em 96.9 FM, é a única emissora de rádio em FM presente no arquipélago de Fernando de Noronha e agora retransmite parte da programação da Rádio Nacional. A FM Noronha também está disponível online pelo site da Administração de Fernando de Noronha.

A emissora faz parte do Sistema Golfinho de Comunicação, que também engloba a TV Golfinho, criada em 1982 pela então Radiobrás — empresa que antecedeu a EBC. Atualmente, o sistema é gerido pela Administração Geral do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, em parceria com a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC). A EBC mantém acordo de cooperação com a EPC para operação do sistema.

A estação já foi afiliada da rede liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo entre os anos de 2016 e 2017. Na época, houve a troca de bandeiras no dial do arquipélago, interrompendo uma longa trajetória da então Transamérica em 96.9 FM (que ficou no ar desde 1º de março de 2000, ou seja, permaneceu como a marca por cerca de 15 anos.