São Paulo - 89 FM A Rádio Rock e 105 FM ganham posições no top 10 de audiência. Novabrasil FM tem alta expressiva
Ontem (6) o mercado de rádio de São Paulo acompanhou mais uma atualização da pesquisa que mostra como está o consumo de rádio na capital e também na região metropolitana. E a notícia é boa para o meio: a audiência média de rádio cresceu na comparação com a medição anterior, situação semelhante para métricas como alcance e total de ouvintes únicos. Várias emissoras se destacaram. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2023- Kantar IBOPE Media):
Isolada e líder
Isolada no topo, a Band FM 96.1 (popular/hits) lidera a audiência geral na Grande São Paulo e também é dona do maior número de ouvintes únicos do meio, com mais de 2.7 milhões em 30 dias. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a 96.1 FM apresentou mais uma alta em seu índice, o que ampliou a sua vantagem no topo do ranking FM. No total de ouvintes únicos, a Band FM segue com a Jovem Pan FM como concorrente mais próxima.
Top 3 e top 5 acirrados
Segue intensa a briga por posições dentro do top 5, com mudanças no ranking FM a depender do período de audiência analisado. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a vice-liderança geral segue com a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), rádio que reconquistou essa condição a partir da pesquisa anterior, e segue acima de 2.1 milhões de ouvintes únicos em 30 dias.
A Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) volta a aparecer no top 3 de audiência em 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), próxima da Alpha FM e seguida de muito perto pela Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica). E, se considerado filtros de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB), as duas avançam, com a Jovem Pan FM retomando a vice-liderança geral de audiência e a Nativa FM presente no top 3.
Quem também está muito próxima dessa “briga” é a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits), distante apenas em 1 mil ouvintes por minuto do top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que dá a dimensão da grande proximidade entre as FMs.
Movimentações no top 10
A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) segue como um dos principais destaques de audiência por manter consolidada a sua colocação em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com nova variação positiva, a 98.5 FM segue em sexto geral, além de possuir o terceiro maior total de ouvintes únicos em 30 dias em São Paulo, acima de 2.1 milhões.
Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) apresentou mais uma alta em seu índice e agora passa a ficar posicionada em sétimo geral no ranking FM de audiência. No total de ouvintes, a 89.1 FM voltou a superar a marca de 1.9 milhão em 30 dias.
A Gazeta FM 88.1 (popular/hits) aparece logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que avança para a sexta colocação em fechamentos de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB) e também em alcance, acima de 2 milhões em 30 dias. No geral, ela é seguida pela Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), FM que teve uma variação positiva nos filtros gerais de audiência.
Por fim, a Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) se destacou ao apresentar a segunda maior variação positiva de audiência entre todas as rádios assinantes da pesquisa, o que a reposicionou no top 10 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já em fechamentos de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB) a Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) leva vantagem, esta que tem o sétimo maior alcance do FM (acima de 2 milhões em 30 dias).
Mais destaques
O maior avanço da medição de audiência entre as FMs assinantes ficou com a Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional), emissora que ganhou uma posição nos principais filtros da pesquisa, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta). Com isso, a emissora diminui a distância que a separa da Kiss FM 92.5 (adulto/rock) em filtros gerais e supera em fechamentos de segunda à sexta (06h-19h/FM+WEB).
Em alta, a Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) aparece logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estando em um patamar de audiência mais elevado do que a estação vinha registrando até o começo do ano.
Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes) e BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com cada uma isolada em sua respectiva colocação.
A seguir, a CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) puxa uma sequência que conta com a Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes), Massa FM 92.9 (popular/sertanejo) e Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes), todas com médias relativamente próximas em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). As três FMs apresentaram altas em seus índices.
Resumo dos destaques/mudanças:
- Band FM segue isolada na liderança geral
- Alpha FM segue a vice-liderança de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Jovem Pan FM volta ao top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias) e é vice-líder no comercial e alcance
- 89 FM A Rádio Rock cresce e avança para a sétima colocação em audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- 105 FM cresce e retorna ao top 10 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Novabrasil FM tem o maior crescimento percentual e absoluto do ranking FM de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
Total de ouvintes únicos e alcance: sem alteração de cenário
A grande maioria das rádios mencionadas acima compõem o grupo com marcas superiores a 1 milhão de ouvintes em 30 dias na Grande São Paulo. O mercado conta atualmente com 18 estações nessa condição em filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e 7 FMs acima de 2 milhões.
A equipe do tudoradio.com destacará essa condição ao longo deste mês.
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.comacompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 40 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio da Grande São Paulo.