São Paulo - Futura afiliada deverá estrear entre dezembro e janeiro, em data a ser definida. Marca já operou em Maceió na década de 90
A Rede Transamérica estará de volta a Maceió, capital de Alagoas. A informação foi antecipada na noite de ontem (24) pelo Blog e confirmada pela rede paulista. A futura Transamérica FM 102.7 já está em formato de expectativa e deverá assumir a bandeira até janeiro de 2023, mas a inauguração poderá ocorrer antes. Com Maceió, a Transamérica amplia a sua presença em grandes mercados do país, além de gerar um fato curioso na região Nordeste, passando a estar presente em "capitais estaduais vizinhas". Acompanhe:
Segundo o que apurou o Blog, a estreia em Maceió ainda terá a sua data definida pela rede e também pela afiliada local, mas a inauguração não deverá passar de janeiro do próximo ano. As partes envolvidas ainda acertam alguns detalhes burocráticos padrão em expansão de rede, além de questões técnicas, mas o dia definitivo para a inauguração deverá ser informado publicamente em breve.
Com a confirmação da chegada da Transamérica à sintonia 102.7 FM, a estação que possui uma longa trajetória como afiliada de rede nacional e também no formato jovem/pop e jovem/adulto-pop poderá seguir nessa mesma linha, além da adição do jornalismo nacional da CNN Rádio em sua grade no período da manhã.
Com a 102.7 FM, a Transamérica passará a estar presente em nove capitais estaduais, sendo quatro na região Nordeste do país. E o fato curioso é que essas praças são "vizinhas", ou seja, a Transamérica irá fechar cobertura na linha litorânea compreendida entre Salvador (Transamérica FM 100.1, emissora própria da rede), Aracaju (Transamérica FM 90.5, inaugurada em 2020), Maceió (através da futura Transamérica FM 102.7) e Recife (Transamérica FM 92.7, também uma emissora própria da rede).
A marca Transamérica não é desconhecida dos ouvintes alagoanos e também do mercado local. Em seu primeiro processo de expansão nacional, a rede paulista chegou a atuar em Maceió durante os anos 90, quando contou com uma afiliação em 97.7 FM. Hoje, essa mesma estação atua em conjunto com outra rede paulista, a Rádio Mix FM 97.7 (no ar desde 2006). Vale ressaltar que as sintonias 102.7 FM e 97.7 FM são operadas pelo mesmo grupo de comunicação local.
Trajetória da 102.7 FM
A longa trajetória da 102.7 FM como uma emissora de formato jovem/pop ocorreu através de sua atuação como afiliada da rede Jovem Pan FM. Entre 27 de outubro de 1995 e 18 de abril deste ano, a emissora alagoana operou como "Jovem Pan FM Maceió". Após o encerramento do vínculo com a rede paulista, a estação manteve o perfil jovem/pop, mas sem adotar um nome fantasia definitivo, apenas indicando a frequência 102.7 FM.
Desde julho deste ano, houveram conversas para uma possível afiliação com a Transamérica, mas não havia um contrato de afiliação fechado entre as partes. A situação se definiu nesta quinta-feira (24), com o início da fase de expectativa em 102.7 FM.